municipios
Mulher diz ter sido agredida pelo amante na Bahia; suspeito, vereador de Queimadas nega
Um vereador de Queimadas, Norte da Bahia, é acusado de agredir a amante. Shirley Leite disse que manteve um relacionamento de cerca de três anos com André Batista de Oliveira, conhecido como André de Maurinho. Como o romance já não estava dando certo, resolveu colocar um fim. O parlamentar, porém, não teria aceitado e cometido o crime. Por outro lado, o edil deu outra versão para a situação. Os dois se encontraram nesta segunda-feira (27), ao registrarem o fato na Delegacia Territorial de Santaluz.
A agressão, segundo a mulher, aconteceu na madrugada de sábado (25). “André estava com meu amigo, em um bar. Esse meu amigo passou o celular para eu falar com ele. Eu disse que queria ficar em paz, mas André insistiu, dizendo que viria aqui em casa. Aceitei. Quando ele chegou, tentou ficar comigo e eu disse que não queria. Começaram as agressões. Ele arrastou o carro comigo dentro e bateu na minha cabeça, com tapas e murros. Depois, voltou para a minha casa dizendo que iria acionar a polícia”, disse Shirley durante entrevista ao Portal do Casé nesta segunda. Ela sofreu hematomas no rosto, braços e costela.
O parlamentar nega veementemente a acusação. Também em entrevista ao Portal do Casé nesta segunda, ele classificou a denúncia como “montagem”. O que aconteceu dentro do automóvel também é ponto de discordância entre Shirley e André. Ela frisou que o vereador estava no automóvel, bêbado e somente de cueca. Por outro lado, Oliveira fala ao contrário: de que a então amante o recebeu já sem roupa.
“Tudo que aconteceu [agressão] foi montado. Ela [Shirley] não queria aceitar o término. Ela me propôs eu ir [para a casa dela, no sábado]. Ela queria afetar meus filhos. Se eu não fosse lá, ameaçou ir na porta da escola do meu filho. Me forçou a ir à casa dela na sexta. Quando parei na casa dela, entrou no banco do meu carro, nua. Eu disse que não iria manter relações com ela e pedi para sair do carro. Shirley me agrediu e me empurrou. Tirei ela do meu veículo e segui para Queimadas”, relatou o vereador.
Shirley confirmou que estava no veículo, mas argumentou que se negou a descer porque queria que a Polícia Militar fosse acionada. “Mandei uma amiga minha chamar a polícia. André mandou eu descer do carro e falei que só desceria com a polícia. Ele abriu a porta e me jogou no chão, depois de me agredir”, sustentou.
A mulher ainda relembrou que ligou para a esposa de André de Maurinho para falar do relacionamento extraconjugal. “Não sei o que ele falou para a esposa. Retornei a ligação e contei tudo para ela. Contei que ele sempre mentiu para ela. A mulher dele me pediu as provas que eu tive um relacionamento. A filha dele me ameaçou. André ainda gravou um áudio contando que tinha me agredido. Ele confessa e esse áudio está com a Polícia Civil. Ele disse que eu surtei e, por isso, puxou o meu cabelo”, contou a moça.
Os dois fizeram exames de corpo de delito. Shirley foi atendida no Hospital Municipal de Santaluz, alegando dor de cabeça, além dos hematomas. O vereador também: “Fui 3h na delegacia. Quando ela fez exame, eu já tinha queixa pronta. Shirley tem vários processos. Ela não mantém bom relacionamento com o pai do filho dela, por exemplo. Eu não sou baixo igual a ela, porque tem dois filhos, crianças inocentes. Tenho ciência dos meus atos. Pelo meu erro [da traição], estou pagando caríssimo. Tenho filhos também”, disse André.
RELACIONAMENTO FORA DO CASAMENTO
Tanto André quanto Shirley não negam que tiveram um caso, que durou cerca de três anos, entre términos e voltas.
“Nos víamos praticamente todos os dias, e posso provar isso também. Tivemos brigas e violência psicológica, inclusive. Tive início de depressão, e André me acusou coisas que eu não tinha feito. Eram ciúmes doentios, em situações incabíveis. Tive a depressão e ansiedade por conta disso. Na quarta-feira antes da agressão, ele invadiu a casa da minha mãe e tentou falar com ela. Eu disse que ia tornar público o que estava acontecendo. André falou para a minha mãe conteúdos íntimos da nossa relação”, revelou Shirley.
O vereador nega que tenha invadido a residência da mãe da ex-amante, mas confirmou que esteve lá. “A mãe dela não gosta de mim, me respeita pelo homem que fui. Ela não queria que a filha tivesse caso com homem casado. Eu disse à mãe dela: ‘não quero ela mais’. Shirley tirou minha foto conversando com a mãe dela”, contou André.
Ainda de acordo com o vereador de Queimadas, a filha pequena de Shirley o considera como pai. “Jamais iria agredir uma pessoa que tem uma filha que me considera pai. Tenho tomado as medidas cabíveis contra essa situação”, lamentou.
JUSTIÇA
É a Delegacia de Santaluz que vai dar seguimento às apurações. Os ex-amantes se encontraram na unidade nesta segunda. “André saiu do flagrante. Ele se apresentou com o advogado, rindo e debochando, por ele ter influência política, como se não tivesse dado em nada. Homem é assim”, resumiu Shirley.
O que chama a atenção é que André é autor de um Projeto de Lei, em Queimadas, que proíbe homens condenados pela Lei Maria da Penha de assumir cargos públicos. “Temos essa lei em Queimadas. Coloquei meu casamento de 25 anos em risco. Shirley disse que iam mandar me procurar, que ela tem amigos no tráfico de drogas. Disse ainda que iria ver eu perder meu cargo. A lei foi aprovada nesse ano e só pode ser implantada no próximo mandato. Shirley tentou sujar minha imagem”, sustentou.
“Espero que André pague por isso. As pessoas têm mania de achar que político não paga pelo que faz. Deixar isso impune desencoraja muitas mulheres de denunciar. Se ele não pagar, vai desencorajar muita gente”, atacou Shirley.
municipios
Jerônimo diz que manda secretária de Saúde manter pacientes nos corredores de hospitais: ‘Peça para o MP vir me consultar’
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), disse que manda a Secretaria da Saúde deixar pacientes nos corredores de hospitais estaduais de maior complexidade. A declaração foi dada nesta sexta-feira (14), durante entrevista coletiva a um pool de rádios em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo.
Na oportunidade, o chefe do Executivo exemplificava municípios que, para ele, não possuem estrutura básica de saúde para absorver pacientes que não precisam estar nos grandes hospitais, como o Clériston Andrade, em Feira de Santana.
“Essa agenda de saúde, quero deixar claro. Uma delas, é a responsabilidade da União. A outra, do estado. Mas também a responsabilidade do município. Tem município que não tem hospital. Municípios grandes. Tem municípios que não têm Unidade de Pronto Atendimento, com população grande. Tem município que não tem cobertura adequada de Unidade Básica de Saúde. Não vou ficar batendo em prefeito. Não é meu papel”, começou Jerônimo.
“Ninguém nunca ouviu, nem vai ouvir, quando os prefeitos não cumprem o papel do atendimento presente. Sabe o que acontece? Quando o município não faz a atenção básica, que é o atendimento primário, as pessoas se sentem na obrigação, e estão corretas, de procurar o primeiro atendimento, a primeira porta, para encontrar um socorro”, completou.
Foi, ao citar conversa com a secretária da Saúde, Roberta Santana, que Jerônimo sugeriu deixar pessoas nos corredores dos hospitais.
“Quando vejo, no final de semana, o relatório da secretária Roberta […] ‘Roberta, como está hoje a regulação’? ‘Governador, tem hoje gente nos corredores do Clériston Andrade’. Falo: ‘Deixe. Peça para o Ministério Público vir me consultar, para eu poder conversar com o MP. Porque, no fim do dia, ela diz: ‘governador, daquelas pessoas que estavam na maca, na cadeira, no corredor, 90% não era para estar ali”, finalizou.
municipios
Operação policial na Bahia deixa nove mortos e cinco presos; VÍDEO
Nove mortos e cinco presos. Esse é o balanço, divulgado na manhã desta quinta-feira (13), de operação da Polícia Militar contra duas facções criminosas em São Félix, Cachoeira e Muritiba, no Recôncavo da Bahia. Desde terça-feira, conflitos foram registrados, principalmente em um matagal.
Utilizando tecnologia para encontrar um bonde (cerca de 30 integrantes de uma facção armados), nesta quinta, os policiais localizaram mais um criminoso em uma área de mata próximo à barragem de Pedra do Cavalo.
Na tentativa de prisão, houve confronto e o indivíduo acabou ferido. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele foram apreendidos uma pistola, carregador e munições.
Imagens de drone, divulgadas pela própria Secretaria da Segurança Pública, mostram um grupo fortemente armado andando pela mata.
CLIQUE AQUI E ASSISTA AOS VÍDEOS
Desde o início da intensificação do patrulhamento na região, cinco integrantes da facção foram capturados e nove resistiram à prisão.
Informações que auxiliem as Forças da Segurança Pública podem ser enviadas através do telefone 181 (Disque Denúncia). O anonimato é garantido por lei.
Os tiroteios, segundo fontes da Secretaria da Segurança Pública, foram intensificados por ações de criminosos do Comando Vermelho. É que a facção carioca estaria tentando tomar o território do Bonde do Maluco, radicado principalmente em Cachoeira. No final de setembro, já com as duas cidades sob tensão, uma suposta proibição de moradores transitarem nos municípios que não sejam os de origem chegou a ser imposta.
municipios
Jogador que passou por Palmeiras e Jacuipense é morto a tiros em Salvador
Um jogador de futebol, identificado como Diego Lima Ferreira, de 19 anos, foi morto a tiros em Salvador, na noite de terça-feira (11/11).
O caso aconteceu no bairro do Alto do Coqueirinho. Segundo testemunhas, a vítima passava pela rua quando foi surpreendida pelo atirador.
A Polícia Militar foi acionada e fez rondas pela região, mas ninguém foi preso. A autoria e motivação serão apurados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa.
Diego era conhecido como DG9. Ele passou pelas categorias de base do Bahia e Palmeiras. Ele tinha um vínculo não profissional com o Jacuipense, time da Bacia do Jacuípe.
Por meio de nota, o time do interior lamentou o ocorrido e disse que Diego era querido por todos no Jacuipense.
municipios
Caçadores desaparecem sem deixar rastros, na Bahia
Dois caçadores, Antônio dos Reis Araújo, de 60 anos, e Ocimar Marques dos Santos, 58, estão desaparecidos em Xique-Xique, Norte da Bahia.
Nesta terça-feira (11/11), já são 15 dias de angústia para as duas famílias. A dupla foi vista pela última vez em Várzea Grande, próximo à Fazenda Aroeira.
Nestas duas semanas, equipes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e voluntários fizeram buscas na região, mas nenhum sinal dos caçadores.
Na região, o carro de um deles, um pacote de biscoito, remédios e um tatu já foram achados.
municipios
Psiquiatra que atende na região sisaleira, Maike Araújo participa de congresso nacional
O psiquiatra Maike Araújo, que atende na região sisaleira da Bahia, participa de mais um evento para reforçar os conhecimentos. Trata-se do XLII CBP, no Rio de Janeiro.
“Participar do Congresso Brasileiro de Psiquiatria é sempre uma oportunidade única de aprendizado, troca e crescimento”, disse o médico.
“Discutir temas importantes da nossa prática clínica e novos caminhos para o cuidado em saúde mental fortalece nosso compromisso em oferecer um atendimento cada vez mais acolhedor, humanizado e, claro, baseado em evidências”, finalizou.
O CBP já é o mais tradicional congresso de Psiquiatria da América Latina. Todos os anos, milhares de pessoas, do mundo inteiro, participam de mais de 300 horas de atividades científicas divididas em 4 dias de congresso.
Em Queimadas, Maike Araújo atende na Clínica DNA.
municipios
Queimadense morre atropelada em Juazeiro ao visitar o filho no presídio
Uma mulher, Maria Silva dos Santos, 54 anos, morreu atropelada em Juazeiro, no final da tarde de domingo (2/11). A vítima era moradora de Queimadas e tinha ido ao Norte do estado visitar o filho, preso no complexo penal.
Segundo a Polícia Civil, o acidente que vitimou Maria aconteceu na BR-407, já na zona rural de Juazeiro. Os detalhes da ocorrência, porém, não foram informados. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Juazeiro.
Não há informações sobre data e local do enterro.
Maria era mãe de Jonilson Silva dos Santos. Ele foi preso após matar, em 2023, o próprio tio, no Alto da Cerâmica. A vítima, Genivaldo Silva dos Santos, foi atacada a facadas e não resistiu.
municipios
Acidente deixa casal e filho pequeno mortos, na região sisaleira
Um casal e uma criança morreram após um acidente na BR-116, entre os municípios de Araci e Teofilândia, na noite de domingo (2). As três vítimas estavam em uma motocicleta que teria se chocado contra uma carreta.
As primeiras informações de testemunhas indicam que a tragédia vitimou Cristiano Bispo da Silva, a esposa, Silvana Santos de Oliveira, e o filho deles, Mikael Santos de Oliveira.
O advogado Felipe Nunes ajudou no resgate. Ele contou ao Portal do Casé que chegou ao local segundos depois da batida. Cristiano estava na rodovia, já sem vida. Já a criança, segundo ele, respirava com dificuldade. O corpo da mulher estava em uma ribanceira.
“Chamamos Polícia Rodoviária Federal e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Na hora em que o menino estava sendo atendido, peguei a lanterna e fui olhar ao redor. Achei o corpo da mãe, na ribanceira”, relatou o advogado.
O menino chegou a ser levado para uma Unidade de Pronto Atendimento, mas não resistiu. Os corpos de Cristiano e esposa foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Serrinha.
municipios
Bahia: vídeo mostra homem assassinado a tiros; assista
Um vídeo mostra o momento em que um homem é executado a tiros. O caso aconteceu na tarde deste sábado (1/11), no bairro de Castelo Branco, em Salvador.
As imagens registram o segundo em que Ariel Estrela já está no chão, recebendo os disparos. Em seguida, dois homens entram em um carro, de cor branca, e fogem.
Policiais militares da 47ª Companhia Independente foram acionados e isolaram a área do crime até a chegada do Departamento de Polícia Técnica.
municipios
Deu ruim! Suspeito de assalto em fuga morre após carro bater em caminhão, na região sisaleira
Um jovem de 28 anos, Vinícius Samuel Silva, morreu após o carro que dirigia se chocar contra um caminhão na BA-409, entre Conceição do Coité e Serrinha, neste sábado (1/11).
Segundo a Brigada Águias Resgate, o automóvel, modelo Palio, invadiu a pista contrária. Vinicius morreu na hora, enquanto os ocupantes do caminhão não se feriram.
De acordo com o Portal Raízes, Vinícius havia assaltado, momentos antes, duas farmácias em Conceição do Coité. Com ele, foram achados R$ 400.
O corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal de Serrinha.
municipios
Veja lista de 15 baianos presos em megaoperação no RJ e seus crimes
Passagens por tráfico de drogas, roubo e até homicídio qualificado. Essa é a ficha criminal de 15 baianos presos durante a megaoperação das Polícias Militar e Civil nos Complexos da Penha e Alemão, no Rio de Janeiro, desde terça-feira (28).
Pelo menos um baiano está morto. Júlio Souza Silva era considerado liderança do Comando Vermelho no bairro do Nordeste de Amaralina, em Salvador. Além dele, outros baianos podem estar entre os mortos. A identificação formal ainda está sendo realizada pelo Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro, que montou uma força-tarefa para identificar os mais de 120 corpos.
Além de baianos, havia nos dois complexos de bairros traficantes do Pará e Goiás. Fontes da segurança pública apontam que os criminosos fazem uma espécie de “intercâmbio do crime” ou até mesmo recebem proteção por estarem com mandados de prisão nos seus estados. É o que acontece, por exemplo, com Anderson Souza de Jesus, o “Buel”, que está no Rio de Janeiro, mas é considerado um dos homens mais perigosos do CV baiano.
A lista dos presos foi divulgada inicialmente pelo G1 e confirmada pelo Portal do Casé com base em informações do Tribunal de Justiça da Bahia.
CONFIRA, ABAIXO:
Anailton Conceição dos Santos
– Atua no Baixo Sul da Bahia, entre Ituberá e Valença. Tem registros policiais por tráfico de drogas, homicídio qualificado, posse ou porte de arma de fogo e roubo.
Diogo Garcez Santos Silva
– Atua em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador. Tem passagens por tráfico de drogas na cidade.
Fábio Francisco Santana Sales
– Não tem registros criminais no sistema judiciário. De acordo com fontes da Polícia Civil, teria atuação em Feira de Santana.
Felipe de Jesus do Rosário
– Não possui passagem judicial registrada. Dados da Secretaria da Segurança Pública apontam que ele é natural de Itatim, mas chegou a ser investigado por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Danilo Ferreira do Amor Divino
– Atua em Feira de Santana e possui passagens por tráfico de drogas e homicídio qualificado. Em setembro de 2023, foi pronunciado por atacar um bar a tiros na localidade Vila Nova, bairro Santa Mônica II. Segundo a Polícia Civil, a ideia era acertar o proprietário, conhecido como Léo “Gordo”. Porém, Danilo matou Jackson Quintino de Oliveira e ainda baleou outras duas pessoas.
Pedro Henrique Mascarenhas Ribeiro
– Conhecido como “Gago Cabeção”. Possui diversas passagens pela Polícia Civil em Feira de Santana, onde atua. Seus crimes incluem homicídio qualificado, roubo e posse ou porte ilegal de arma de fogo.
Lucas Santos Barbosa
– Assim como “Gago Cabeção”, atua em Feira de Santana. Tem passagem por homicídio ocorrido na cidade em 2024.
Felipe Neves da Silva
– Atua na região da Queimadinha, também em Feira de Santana. Tem passagens por tráfico de drogas. Em 2021, foi preso com 47 papelotes de maconha, 18 de cocaína, oito pinos contendo a mesma substância e seis pedras de crack.
Alan Barbosa Fonseca
– Atua em Feira de Santana. Neste ano, foi condenado por homicídio qualificado e corrupção de menores pelo assassinato de Cleberson da Anunciação Lima, em 2017. Ele foi espancado por então menores de idade, em uma ação motivada pela guerra do tráfico de drogas.
Rauflan Santos Costa
– Atua na região Sul da Bahia e no Espírito Santo. No estado baiano, nas Varas Judiciais de Itabuna, Teixeira de Freitas e Canavieiras, responde a processos por tráfico de drogas, uso de documento falso e organização criminosa. Já no estado capixaba, foi denunciado pelo Ministério Público pelos mesmos crimes. De acordo com a Promotoria de Justiça de Rio Bananal, ele seria operador financeiro de Jandson de Jesus Ribeiro, o “Jan”.
Marlon Niza dos Santos Júnior
– Assim como Rauflan, age em Canavieiras, Sul da Bahia. Tem passagem na Polícia Civil por tráfico de drogas e homicídio qualificado. Ele é acusado de, em 2021, assassinar Jaqueline Santos de Jesus e Rafael Luiz de Macedo, após discussão em um bar da cidade.
Robert da Silva de Jesus
– Conhecido como “Siri”, atua em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. É considerado liderança do CV no bairro de Portão e apontado por liderar ataques contra o BDM em Abrantes, Camaçari. Em 2019, foi preso com 289 trouxinhas de cocaína, 21 pinos de cocaína, 1000 pinos vazios, 58 papelotes de maconha, 227 pedras de crack, balanças, brucutus e cadernetas anotações.
Armando Santos de Jesus
– Atua em Salvador e Região Metropolitana. Tem passagens por tráfico de drogas.
Carlos Henrique Souza dos Santos
– Por ter homônimos, não é possível obter sua ficha criminal.
Carlos Anderson Mattos Conceição
– Também não é possível obter a ficha criminal.
-
Notícias Região1 ano agoVereador de Queimadas, Ariel da Martins sofre acidente de moto; veja detalhes
-
Queimadas2 anos agoUrgente! Dois homens são mortos a tiros de grosso calibre em Queimadas
-
Queimadas10 meses agoMorre ‘Negão’, esfaqueado pelo próprio irmão em Queimadas
-
Notícias Região2 anos agoJovem de Queimadas morre eletrocutado em Castro Alves
-
Queimadas8 meses agoAçougueiro morre após ser atropelado por carro, em Queimadas
-
Queimadas9 meses agoUrgente! Um morre em ação da Rondesp em Queimadas; veja quem
-
Queimadas1 ano agoJovem de Queimadas morre em Minas Gerais e família pede ajuda
-
Queimadas1 ano agoTragédia em Queimadas: homem morre atropelado por trator pilotado pelo próprio irmão
-
Queimadas2 anos agoHomem é encontrado morto em estrada na zona rural de Queimadas
-
Queimadas1 ano agoHomem morre eletrocutado em Queimadas; veja detalhes




