Connect with us

Queimadas

Vereador de Queimadas é acusado de assédio enquanto comandava pasta na Prefeitura: ‘apalpou os seios’

Reportagem: Jean Mendes, para o NQ+ e Portal do Casé. 

O dia 7 de fevereiro de 2017 jamais será esquecido pela servidora pública Débora Ferreira de Andrade. Auxiliar do então secretário de Infraestrutura de Queimadas, Norte da Bahia, ela diz ter sofrido assédio sexual pelo chefe. O acusado é Lázaro José dos Santos Silva, hoje diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia e vereador licenciado da cidade. Hoje, o caso virou um processo cível que está parado no Tribunal de Justiça da Bahia. Sete anos depois, a mulher resolve abrir o jogo com exclusividade e contar, com detalhes, o que teria sofrido.

“Quando mudamos para o prédio da [secretaria da] Infraestrutura, eu ficava em antessala. Todos os dias, quando ele [Lázaro] chegava, queria cada vez mais mostrar intimidade comigo. Um dia, me chamou para a sala dele e pediu para trancar a porta. Ali, ele quis forçar um beijo. Eu me afastei e falei que era estupro. Ele se assustou, saí da sala e continuei trabalhando. Sofri várias situações. Eu sofria calada, por conta do meu esposo. Não sabia o que fazer”, diz.

No processo, que Débora tem contra o hoje diretor da SDE, consta que o dia 7 de fevereiro foi crucial, porque Lázaro teria pedido que a auxiliar instalasse, no computador, o WhatsApp Web – ferramenta que permite que o aplicativo de mensagens seja carregado sem que o celular esteja utilizado -.

“[…] após instalar o aplicativo, a Requerente foi surpreendida com uma mensagem enviada pelo Requerido afirmando que: ‘TENHO VONTADE DE TE DAR UNS AMASSOS’. Após a mensagem, o Réu foi em direção a Autora e apalpou seus seios, saindo em seguida da sala. O fato ocorreu no ambiente de trabalho, tendo a Requerente se apavorado e calado”, narra a peça acusatória, assinada pelo advogado de Débora, Cláudio José Morgado Leite.

AS MENSAGENS ÍNTIMAS

Por conta dos assédios, a mulher relata que começou a apresentar problemas de saúde. Foi em uma unidade hospitalar que, segundo ela, seu marido acabou descobrindo o crime. “Lázaro me mandou uma mensagem. Eu estava no hospital. Meu esposo viu e eu expliquei toda a situação”.

Nervoso, o marido de Débora começou a trocar mensagens com o então secretário de Infraestrutura de Queimadas, para fazer ele confessar. “Saí da Prefeitura agora. Estou na pizzaria. Comer alguma coisa”, escreveu Lázaro José, que pede para a mulher do outro lado explicar dois emoticons. “Foi o celular que deu erro aqui”, escreveu o marido de Débora, se passando por ela. Os “prints” estão disponíveis no processo.

Na mesma troca de mensagens, Lázaro afirma: “Achei que você se assustou com o que eu falei”. Ao receber a negativa, completa: “Então você topa?”. Ao ser instigado a reforçar o que teria afirmado anteriormente, o secretário recua: “não dá para repetir tudo. Sou tímido”. Ao ser novamente provocado a falar, confessa: “Falei que tinha coragem de lhe dar uns amassos. E você precisa dizer se pode”.

A conversa se desenrola, com o então secretário mandando mensagens para a auxiliar. O marido de Débora não sustenta a raiva e acaba mandando um áudio para Lázaro, que se defende: “Engano no ‘zap’. De quem é esse celular?”. Aqui, acaba a conversa.

 

“Meu esposo começou a responder as mensagens. Lázaro falou que estava me esperando. Quando meu marido chegou, algumas pessoas viram o secretário saindo pelas portas dos fundos da lanchonete. Depois disso, ele começou a falar para meu esposo que tinha se equivocado, que sempre me respeitou. No dia seguinte, fui à delegacia”, relembra a mulher sobre o episódio na pizzaria.

OS “AMASSOS”

Como mostrado na troca de mensagens, Lázaro fala em “amassos” na auxiliar. E foi dentro do prédio da Secretaria de Infraestrutura de Queimadas que os assédios se tornaram ainda piores.

No dia 14 de março, por volta das 16h, o Requerido chamou a Requerente em sua sala e quando esta entrou o mesmo fechou a porta com a chave, se aproximou da Requerente e beijou-lhe a boca a força, tendo esta lhe empurrado e perguntado se o mesmo havia enlouquecido, ouvindo como resposta que: ‘ESTAVA LOUCO POR ELA’. Após se livrar das garras do Requerido, a Requerente deixou a sala correndo”, narra o processo.

“O assédio e as investidas continuaram, levando a Requerente a passar mal, sendo levada para o hospital local, forçando a Requerente a registrar um Boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia de Queimadas”, complementa. “Em uma dessas situações, ele apalpou meus seios. Ele me forçou o beijo. Serrei os lábios e ele tentou morder. No meu braço, ficaram as marcas das mãos dele”, reforça Débora.

A mulher conta que só tomou coragem de levar o caso a público depois de sete anos. “Nós nunca nos calamos. Quando ele assumiu a pasta em Salvador [diretoria da SDE], fiquei indignada. Por qual motivo uma pessoa, que tem processo contra, provas que comprovam que sofri o assédio, e ele consegue [assumir o cargo]?”, questiona.

Hoje, Lázaro é diretor de Supervisão da Gestão e Suporte a Concessões de Centrais de Abastecimento e Mercados. Vereador licenciado de Queimadas, deve concorrer ao cargo ainda em 2024.

PREFEITURA

Após o caso ser registrado na Delegacia Territorial de Queimadas, Débora foi transferida de setor. “Conversei com o prefeito e disse que não queria continuar na secretaria com Lázaro. Ele ficou protelando. Fui à delegacia, prestei queixa e mostrei todo o conteúdo, desde os primeiros dias”, narrou. O chefe do Executivo Municipal em 2017 era André Andrade (PT), que continua como prefeito de Queimadas.

“Eu perguntei ao Lázaro se era verdade [a denúncia]. Ele disse que não. O processo não andou e deixei que cada um assumisse sua responsabilidade. Ele quem deve responder por isso”, argumentou André, procurado pela reportagem. Após deixar o cargo no primeiro escalão da Prefeitura, Lázaro José reassumiu o cargo de vereador e, quando Jerônimo Rodrigues venceu a eleição de 2022, foi nomeado para a SDE, em 2023.

Antes de ser transferida, Débora relembra que ainda chegou a ser ameaçada pelo chefe, Lázaro. “Um dia, ele me chamou e disse: ‘você sabe que é oposição. Você sabe que outras pessoas queriam ficar em seu lugar’. Eu disse a ele: ‘Lázaro, nunca lhe dei abertura para você fazer isso’. Ele me disse que a prefeitura estava pedindo para me colocar no almoxarifado com vários homens. E, lá, eu seria estuprada por vários mecânicos. Eu disse a ele: ‘já que você pode, faça isso'”.

O PROCESSO

Após o Boletim de Ocorrência ser registrado na Delegacia Territorial de Queimadas, o processo foi enviado ao Tribunal de Justiça da Bahia como cível, e não criminal. Na prática, cível propõe uma reconciliação entre as partes. “Já tivemos uma audiência, no ano de 2018. A defesa dele alegou que o juiz leigo foi tendencioso para minha parte”, recorda Débora.

Hoje, o processo está parado na Vara de Queimadas. A reportagem apurou que, até hoje, não foi encaminhada denúncia criminal contra o vereador por parte da Polícia Civil da Bahia.

O QUE DIZ O ACUSADO

Lázaro foi procurado pela equipe de reportagem do Portal do Casé. No primeiro contato, negou todas as acusações e se comprometeu a dar entrevista. Porém, horas mais tarde, declinou e enviou um vídeo, se defendendo.

“Em 2017, ao chegar na secretaria, encontrei uma pessoa que se dizia colaboradora. Ela não foi convidada por mim. Ela pediu ao prefeito a fazer parte da secretaria. Essa pessoa sempre teve comportamento duvidoso. Sempre tentou uma aproximação e não teve sucesso. Como sempre, seu esposo já tinha suspeita de alguma situação, não comigo, a obrigou a mudar de setor. Sua justificativa foi fazendo a acusação contra minha pessoa. Isso nunca aconteceu. Essa pessoa foi transferida”, contou.

O diretor da SDE ainda alegou que o caso tem conotação política. “Por uma tentativa de ganhar dinheiro fácil, entrou com uma ação na Justiça de Queimadas, solicitando mais de 30 mil reais. Exclusivamente, o objetivo é financeiro. Como não houve nenhuma decisão, hoje estão usando essa prerrogativa para me acusar e fazer defesa de um lado político. A pessoa é pré-candidata a vereadora, por outro lado político. Sempre trabalhei em instituições públicas e nunca desrespeitei nenhuma colaboradora”.

Queimadas

Em Queimadas, Jerônimo entrega obras e anuncia novidades; veja o que aconteceu

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), fez várias ações nesta quarta-feira (18), em Queimadas. O chefe do Executivo foi ao Gregório e, em seguida, fez um discurso na sede do município.

A principal inauguração foi do Colégio Estadual de Tempo Integral Santo Antônio das Queimadas, que passou por obras de ampliação e modernização. A intervenção teve um investimento de mais de R$ 6,5 milhões, que proporcionou ao colégio mais oito salas, restaurante estudantil, quadra poliesportiva coberta e subestação.

Para o governador, a melhoria deve ser considerada para além das obras físicas. “A meta é atingirmos esse padrão de escola em todos os municípios. Hoje é meio bilhão de investimento só na alimentação para as escolas. Então, além de garantirmos o aprendizado, vamos garantir o empenho e o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula estando bem alimentado”, reiterou Jerônimo.

A unidade tem capacidade para 482 alunos, do Ensino Médio a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Ainda no município, Jerônimo entregou um ônibus escolar rural; uma ambulância; a Praça João Carvalho no Povoado de Gregório e a reforma e implantação de grama sintética do Estádio João Ferreira da Cruz, o “Jongão”.

Na ocasião também foram autorizadas a licitação para início das obras de pavimentação em paralelepípedo no entorno do Colégio Estadual de Tempo Integral Santo Antônio das Queimadas, a concessão de uma máquina de sachê para Casa de Mel do distrito de Espanta Gado, a construção de Unidade de Beneficiamento do Mel no Distrito de Coronel João Borges/ Riacho da Onça e a execução das obras de reforma da Feira Livre da sede do município.

Continue Lendo...

Queimadas

Câmara rejeita contas da Prefeitura de Queimadas, André reage e chama vereador de ‘Rato Branco’

A Câmara de Vereadores de Queimadas rejeitou, por oito votos a três, as contas da Prefeitura relativas ao ano de 2019. A votação aconteceu na manhã desta terça-feira (17).

A Casa Legislativa contrariou parecer do Tribunal de Contas dos Municípios, que aprovou, com ressalvas, as contas. Votaram pela rejeição os vereadores Agnaldo Neto; Litinho; Gordo de Pininho; Ivanivalda Queiroz; Erielson do Riacho; Lázaro José; Clemente; e Leonir Floriani.

Pela aprovação, votaram Ariel da Martins; Givaldo de Bimba; e Paulo do Riacho.

A reação do prefeito André Andrade (PT) foi imediata. Por meio de um vídeo, ele disse que a rejeição foi uma manobra política, por conta das eleições municipais que acontecem no dia 6. O gestor não tem maioria na Câmara.

“Tivemos as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas em 2017, 2018, 2019 e 2021. A de 2020, por questões da pandemia, está na fila para ser votada. A Câmara, surpreendentemente, acaba de reprovar as contas de 2019, mas você sabe porque. Estamos a 19 dias da eleição e a Câmara resolveu fazer o papel de oposição. Não tem problema”, comentou André.

Sem citar nome, o prefeito atacou um vereador em específico. “Tem alguns que passaram pelo Governo, e hoje se fazem de santo. Eles trabalharam para que essas contas fossem aprovadas pelo TCM. Tem um vereador lá, metido a sabido, que comprou um saco de cimento em 2012/2013 a R$ 34. Hoje, ele fez uma análise técnica. Hoje, o saco de cimento sai a esse preço”, ironizou.

“Você tinha um apelido, ‘rato branco’. Não fui eu quem coloquei. Não aperte mais minha mão. Sua mão é suja. Não dirija a mim nenhuma palavra, pelo que você disse. A Justiça vai analisar o que o TCM analisou”, disparou o petista.

Continue Lendo...

Queimadas

Homem é baleado durante assalto em Queimadas; bandidos também tentaram matar outro rapaz

Um homem, identificado como Genivan dos Reis Gomes Matias Dantas, foi baleado na perna durante um assalto em Queimadas, nesta sexta-feira (13). Na ação, outro rapaz também sofreu uma tentativa de latrocínio – roubo com morte -.

A informação foi confirmada pela Polícia Militar e pela própria vítima ao Notícias de Queimadas e Região.

Genivan contou aos policiais do pelotão do 16º Batalhão (Queimadas) que trafegava pela localidade conhecida como Fazenda Pombo, às margens da BA-120, quando foi abordado por dois homens, que estavam em outra motocicleta.

“Eles levaram a minha moto e deram um tiro em outro rapaz, mas a moto estava por cima dele. O tiro, então, pegou no veículo. Tentei esconder meu celular e por isso eles me deram um tiro”, relatou Genivan ao NQ+. A moto dele foi uma CG/160, placa: FIL-6H10.

O veículo da outra vítima foi apresentado na Delegacia Territorial de Queimadas. Genivan foi encaminhado para o Hospital Edson Silva e espera por regulação. Ele não corre risco de morrer.

O caso foi informado e será investigado pela Polícia Civil. A Polícia Militar faz rondas para tentar prender os bandidos.

Continue Lendo...

Queimadas

Confusão generalizada entre grupos políticos é registrada em Queimadas; assista

Por: Jean Mendes

Uma confusão generalizada entre simpatizantes de dois grupos políticos foi registrada após comício de um candidato a prefeito na zona rural de Queimadas. A situação aconteceu na noite de quinta-feira (12), no povoado Gregório.

Vídeos disseminados nas redes sociais mostram parte da briga. As imagens, que estão desfocadas para preservar a todos, mostram que quatro homens chegam a trocar socos. Uma testemunha até afirma que um dos rapazes está armado. Ele, porém, não saca.

A situação ocorreu após comício de Ricardo Lopes (PSD). Na cidade, eventos políticos são divididos por datas ímpares ou pares. A outra federação, comandada pelo PT, tem Kelé como cabeça de chapa. A candidatura dele, porém, ainda não foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Testemunhas do lado pessedista apontam que a tensão da noite de quinta teve início na montagem do palanque, quando petistas teriam provocado os adversários a apostarem sobre o vencedor das eleições. A situação teria voltado a acontecer depois do comício.

Do lado petista, algumas pessoas informaram que tudo começou porque um homem teria danificado um brinquedo em forma de marreta, com o número 13 – do PT.

“O PSD estava tendo uma reunião e estávamos olhando. Meu genro comprou uma marreta de plástico para minha filha, de 4 anos. Nisso, eu colei o papel escrito 13 nessa marreta. Minha mãe estava do outro lado e eu fui atravessar. Meus amigos [adversários políticos] me abraçaram e um deles pegou a marreta e mordeu. Ele começou a pisar. Eu achei que fosse brincadeira dele. Nisso, começou a confusão” , contou um homem, sem querer se identificar.

Esse rapaz garante que ele não participou da briga generalizada, mas sustenta que a marreta de plástico provocou a tensão. Por meio de nota, a federação do PT prestou “solidariedade aos eleitores e simpatizantes do PT que estavam presentes”. “Reafirmamos nossa confiança na integridade do processo eleitoral e na importância do diálogo como caminho para fortalecer a democracia”, pontuou.

Continue Lendo...

Queimadas

Grávida e mãe de dois, esposa de homem que morreu eletrocutado precisa de ajuda

Há dois dias, a vida de Daniela Ferreira da Silva mudou para pior. Jailton Pereira, marido dela e provedor do lar, morreu eletrocutado na Barragem dos Sem Terra, em Queimadas. Grávida, a dona de casa tenta entender como vai criar os dois filhos que já tem.

Daniela vivia com o marido em uma casa simples, que é emprestada, no bairro Alto da Jacobina. Ao saber da situação da família, a doceira Rita de Cássia se movimentou e conseguiu um fogão, compras e um carrinho para o bebê que está perto de chegar.

“Essa moradia não é minha. No momento, eu preciso de uma casinha melhor para meus filhos. Algumas pessoas já me ajudaram. Se não fosse ela [Rita de Cássia], eu estava sem ter o que comer. Agora, é só lutar, mas meu sonho mesmo é uma moradia fixa. Não sei o que seria de mim, sem ela que me ajudou, hoje”, disse Daniela ao Notícias de Queimadas e Região.

Quem quiser ajudar, pode entrar em contato com Rita, por meio do Instagram. CLIQUE AQUI!

O corpo de Jailton já foi enterrado.

ASSISTA À REPORTAGEM, DE JEAN MENDES

Continue Lendo...

Queimadas

Homem morre eletrocutado em Queimadas; veja detalhes

Um homem de 40 anos, identificado como Jailton Pereira de Jesus Silva, morreu após sofrer uma descarga elétrica em uma barragem de Queimadas. A situação aconteceu na tarde desta segunda-feira (9).

O caso aconteceu na localidade conhecida como “Barragem dos Sem Terra”.

Reginaldo Pereira, irmão da vítima, contou ao Notícias de Queimadas e Região que ele e Jailton estavam no local, se divertindo. Em um determinado momento, já encontrou o irmão tomando a descarga.

“Nós tentamos ajudar, mas eu também acabei tomando o choque, com outro rapaz”, falou Reginaldo.

Policiais militares do Pelotão do 16º Batalhão (Queimadas) e guardas municipais foram acionados para atenderem a ocorrência. Jailton, porém, morreu na hora.

O corpo da vítima será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Senhor do Bonfim. A Polícia Civil expediu guias de remoção e perícia.

Continue Lendo...

Queimadas

Tragédia em Queimadas: homem morre atropelado por trator pilotado pelo próprio irmão

Um homem de 46 anos, identificado como José Nóbio Dias de Araújo, morreu ao ser atropelado por um trator pilotado pelo próprio irmão em Queimadas. O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (4), no povoado Alecrim.

Segundo testemunhas, José estava em um rio quando encontrou o irmão, que estava a bordo do trator. Ele pediu uma carona e, durante o deslocamento, se desequilibrou e caiu. Em seguida, o atropelo aconteceu.

José Nóbio, que era conhecido como Berrega, morreu na hora. O irmão dele, que terá o nome preservado, precisou ser internado no Hospital dr. Edson Silva, com problema de pressão.

O caso foi informado a policiais militares do 16° Batalhão (BPM/Serrinha), que foram acionados para o local. A Delegacia Territorial de Queimadas vai expedir guias de remoção e perícia.

O corpo de José será encaminhado para o Instituto Médico Legal de Senhor do Bonfim.

Continue Lendo...

Queimadas

Preso suspeito de estuprar menina de 13 anos em Queimadas

Está preso o jovem suspeito de estuprar uma menina de 13 anos em Queimadas. A informação foi confirmada pela Polícia Civil, na tarde desta quinta-feira (29).

O nome dele não pode ser divulgado por conta da Lei de Abuso de Autoridade, mas o Notícias de Queimadas e Região apurou que trata-se de Antônio Eduardo Aquino, de 19 anos.

Após o crime ser registrado na Delegacia Territorial, a Polícia Civil e Guarda Civil Municipal fizeram uma operação para tentar prender o suspeito. Ele foi localizado na porta de sua residência. Na unidade policial, ele confessou.

O NQ+ também apurou que, no depoimento, Eduardo detalhou como cometeu o abuso. Ele ainda relatou que conheceu a vítima por meio do Instagram, e que marcaram um encontro na noite de quarta-feira (28).

A vítima foi levada para fazer exames de corpo de delito em Senhor do Bonfim. Já Eduardo passará por audiência de custódia.

O caso foi levados às autoridades ainda na quarta-feira. Agentes da 5ª Companhia/4º Pelotão do 16º Batalhão (BPM/Serrinha) informaram ao Notícias de Queimadas e Região que faziam rondas na Rua do Estádio quando foram parados pela mãe da jovem. Pela gravidade do fato relatado, o Conselho Tutelar foi acionado imediatamente.

ASSISTA ABAIXO À REPORTAGEM DO JORNALISTA JEAN MENDES. NÃO ESQUEÇA DE CURTIR 

Continue Lendo...

Queimadas

Adolescente denuncia estupro em Queimadas; Polícia Civil apura

Uma adolescente de 13 anos, que terá todas as características preservadas, denunciou um estupro sofrido dentro de uma casa em Queimadas. A Polícia Militar foi acionada pela mãe da menina já no final da noite de quarta-feira (28).

Agentes da 5ª Companhia/4º Pelotão do 16º Batalhão (BPM/Serrinha) informaram ao Notícias de Queimadas e Região que faziam rondas na Rua do Estádio quando foram parados pela mãe da jovem. Pela gravidade do fato relatado, o Conselho Tutelar foi acionado imediatamente.

Os detalhes do crime também não serão informados, mas o suspeito é um homem de 19 anos, que estava na casa de uma amiga da vítima. Ele não foi localizado.

O caso foi registrado na manhã desta quinta-feira (29) na Delegacia Territorial de Queimadas. A adolescente, que é acompanhada pelo Centro de Atenção Psicossocial, foi encaminhada para fazer exame de corpo de delito em Senhor do Bonfim.

Continue Lendo...

Queimadas

Homem é apreendido após ser flagrado com moto adulterada em Queimadas

Um homem, de iniciais C.L.R, de 20 anos, foi conduzido à delegacia de Queimadas por estar com uma motocicleta adulterada. O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (28).

Uma equipe da 5ª Companhia/4º Pelotão do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Serrinha) informou que fazia rondas na rua dr. Elzio Ferreira, quando percebeu que um motociclista estava nervoso. Foi dada, então, ordem de parada.

O veículo, segundo a PM, estava com sinais identificadores adulterados. O documento também era falso. Por conta disso, condutor e a moto foram levados para a Delegacia Territorial de Queimadas.

Continue Lendo...

Recentes