Queimadas
Vereador de Queimadas é acusado de assédio enquanto comandava pasta na Prefeitura: ‘apalpou os seios’
Reportagem: Jean Mendes, para o NQ+ e Portal do Casé.
O dia 7 de fevereiro de 2017 jamais será esquecido pela servidora pública Débora Ferreira de Andrade. Auxiliar do então secretário de Infraestrutura de Queimadas, Norte da Bahia, ela diz ter sofrido assédio sexual pelo chefe. O acusado é Lázaro José dos Santos Silva, hoje diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia e vereador licenciado da cidade. Hoje, o caso virou um processo cível que está parado no Tribunal de Justiça da Bahia. Sete anos depois, a mulher resolve abrir o jogo com exclusividade e contar, com detalhes, o que teria sofrido.
“Quando mudamos para o prédio da [secretaria da] Infraestrutura, eu ficava em antessala. Todos os dias, quando ele [Lázaro] chegava, queria cada vez mais mostrar intimidade comigo. Um dia, me chamou para a sala dele e pediu para trancar a porta. Ali, ele quis forçar um beijo. Eu me afastei e falei que era estupro. Ele se assustou, saí da sala e continuei trabalhando. Sofri várias situações. Eu sofria calada, por conta do meu esposo. Não sabia o que fazer”, diz.
No processo, que Débora tem contra o hoje diretor da SDE, consta que o dia 7 de fevereiro foi crucial, porque Lázaro teria pedido que a auxiliar instalasse, no computador, o WhatsApp Web – ferramenta que permite que o aplicativo de mensagens seja carregado sem que o celular esteja utilizado -.
“[…] após instalar o aplicativo, a Requerente foi surpreendida com uma mensagem enviada pelo Requerido afirmando que: ‘TENHO VONTADE DE TE DAR UNS AMASSOS’. Após a mensagem, o Réu foi em direção a Autora e apalpou seus seios, saindo em seguida da sala. O fato ocorreu no ambiente de trabalho, tendo a Requerente se apavorado e calado”, narra a peça acusatória, assinada pelo advogado de Débora, Cláudio José Morgado Leite.
AS MENSAGENS ÍNTIMAS
Por conta dos assédios, a mulher relata que começou a apresentar problemas de saúde. Foi em uma unidade hospitalar que, segundo ela, seu marido acabou descobrindo o crime. “Lázaro me mandou uma mensagem. Eu estava no hospital. Meu esposo viu e eu expliquei toda a situação”.
Nervoso, o marido de Débora começou a trocar mensagens com o então secretário de Infraestrutura de Queimadas, para fazer ele confessar. “Saí da Prefeitura agora. Estou na pizzaria. Comer alguma coisa”, escreveu Lázaro José, que pede para a mulher do outro lado explicar dois emoticons. “Foi o celular que deu erro aqui”, escreveu o marido de Débora, se passando por ela. Os “prints” estão disponíveis no processo.

Na mesma troca de mensagens, Lázaro afirma: “Achei que você se assustou com o que eu falei”. Ao receber a negativa, completa: “Então você topa?”. Ao ser instigado a reforçar o que teria afirmado anteriormente, o secretário recua: “não dá para repetir tudo. Sou tímido”. Ao ser novamente provocado a falar, confessa: “Falei que tinha coragem de lhe dar uns amassos. E você precisa dizer se pode”.

A conversa se desenrola, com o então secretário mandando mensagens para a auxiliar. O marido de Débora não sustenta a raiva e acaba mandando um áudio para Lázaro, que se defende: “Engano no ‘zap’. De quem é esse celular?”. Aqui, acaba a conversa.


“Meu esposo começou a responder as mensagens. Lázaro falou que estava me esperando. Quando meu marido chegou, algumas pessoas viram o secretário saindo pelas portas dos fundos da lanchonete. Depois disso, ele começou a falar para meu esposo que tinha se equivocado, que sempre me respeitou. No dia seguinte, fui à delegacia”, relembra a mulher sobre o episódio na pizzaria.
OS “AMASSOS”
Como mostrado na troca de mensagens, Lázaro fala em “amassos” na auxiliar. E foi dentro do prédio da Secretaria de Infraestrutura de Queimadas que os assédios se tornaram ainda piores.
No dia 14 de março, por volta das 16h, o Requerido chamou a Requerente em sua sala e quando esta entrou o mesmo fechou a porta com a chave, se aproximou da Requerente e beijou-lhe a boca a força, tendo esta lhe empurrado e perguntado se o mesmo havia enlouquecido, ouvindo como resposta que: ‘ESTAVA LOUCO POR ELA’. Após se livrar das garras do Requerido, a Requerente deixou a sala correndo”, narra o processo.
“O assédio e as investidas continuaram, levando a Requerente a passar mal, sendo levada para o hospital local, forçando a Requerente a registrar um Boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia de Queimadas”, complementa. “Em uma dessas situações, ele apalpou meus seios. Ele me forçou o beijo. Serrei os lábios e ele tentou morder. No meu braço, ficaram as marcas das mãos dele”, reforça Débora.
A mulher conta que só tomou coragem de levar o caso a público depois de sete anos. “Nós nunca nos calamos. Quando ele assumiu a pasta em Salvador [diretoria da SDE], fiquei indignada. Por qual motivo uma pessoa, que tem processo contra, provas que comprovam que sofri o assédio, e ele consegue [assumir o cargo]?”, questiona.
Hoje, Lázaro é diretor de Supervisão da Gestão e Suporte a Concessões de Centrais de Abastecimento e Mercados. Vereador licenciado de Queimadas, deve concorrer ao cargo ainda em 2024.
PREFEITURA
Após o caso ser registrado na Delegacia Territorial de Queimadas, Débora foi transferida de setor. “Conversei com o prefeito e disse que não queria continuar na secretaria com Lázaro. Ele ficou protelando. Fui à delegacia, prestei queixa e mostrei todo o conteúdo, desde os primeiros dias”, narrou. O chefe do Executivo Municipal em 2017 era André Andrade (PT), que continua como prefeito de Queimadas.
“Eu perguntei ao Lázaro se era verdade [a denúncia]. Ele disse que não. O processo não andou e deixei que cada um assumisse sua responsabilidade. Ele quem deve responder por isso”, argumentou André, procurado pela reportagem. Após deixar o cargo no primeiro escalão da Prefeitura, Lázaro José reassumiu o cargo de vereador e, quando Jerônimo Rodrigues venceu a eleição de 2022, foi nomeado para a SDE, em 2023.
Antes de ser transferida, Débora relembra que ainda chegou a ser ameaçada pelo chefe, Lázaro. “Um dia, ele me chamou e disse: ‘você sabe que é oposição. Você sabe que outras pessoas queriam ficar em seu lugar’. Eu disse a ele: ‘Lázaro, nunca lhe dei abertura para você fazer isso’. Ele me disse que a prefeitura estava pedindo para me colocar no almoxarifado com vários homens. E, lá, eu seria estuprada por vários mecânicos. Eu disse a ele: ‘já que você pode, faça isso'”.
O PROCESSO
Após o Boletim de Ocorrência ser registrado na Delegacia Territorial de Queimadas, o processo foi enviado ao Tribunal de Justiça da Bahia como cível, e não criminal. Na prática, cível propõe uma reconciliação entre as partes. “Já tivemos uma audiência, no ano de 2018. A defesa dele alegou que o juiz leigo foi tendencioso para minha parte”, recorda Débora.
Hoje, o processo está parado na Vara de Queimadas. A reportagem apurou que, até hoje, não foi encaminhada denúncia criminal contra o vereador por parte da Polícia Civil da Bahia.
O QUE DIZ O ACUSADO
Lázaro foi procurado pela equipe de reportagem do Portal do Casé. No primeiro contato, negou todas as acusações e se comprometeu a dar entrevista. Porém, horas mais tarde, declinou e enviou um vídeo, se defendendo.
“Em 2017, ao chegar na secretaria, encontrei uma pessoa que se dizia colaboradora. Ela não foi convidada por mim. Ela pediu ao prefeito a fazer parte da secretaria. Essa pessoa sempre teve comportamento duvidoso. Sempre tentou uma aproximação e não teve sucesso. Como sempre, seu esposo já tinha suspeita de alguma situação, não comigo, a obrigou a mudar de setor. Sua justificativa foi fazendo a acusação contra minha pessoa. Isso nunca aconteceu. Essa pessoa foi transferida”, contou.
O diretor da SDE ainda alegou que o caso tem conotação política. “Por uma tentativa de ganhar dinheiro fácil, entrou com uma ação na Justiça de Queimadas, solicitando mais de 30 mil reais. Exclusivamente, o objetivo é financeiro. Como não houve nenhuma decisão, hoje estão usando essa prerrogativa para me acusar e fazer defesa de um lado político. A pessoa é pré-candidata a vereadora, por outro lado político. Sempre trabalhei em instituições públicas e nunca desrespeitei nenhuma colaboradora”.
Queimadas
‘Fui chamado de corno, na minha porta’, diz homem acusado de agredir idoso em Queimadas
Régis Mendes, morador do Tanque das Pedras, em Queimadas, usou as redes sociais para se defender da acusação de ter agredido um idoso. O caso aconteceu na manhã de sábado (8/11), e foi relatado pelo Notícias de Queimadas e Região.
De acordo com Régis, ele estava em casa quando foi surpreendido por Antônio Diógenes Carneiro, de 65 anos.
“Essa pessoa [envolvida na situação] sou eu. Fui agredido na minha porta. Fui chamado de corno e de outros nomes, aqui, na minha porta. O cidadão se diz machucado. Eu também fiquei machucado pelo cidadão”, disse ele, mostrando o braço machucado.
Antônio dá outra versão para o caso. Segundo ele, a discussão com Régis começou por conta de um colchete – que estaria fazendo com que animais entrassem em sua propriedade -. Após a discussão, o idoso disse que foi surpreendido por golpes de enxada. Ele ficou com várias marcas pelo corpo.
O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.
Queimadas
Idoso é espancado com enxada após discussão por colchete, em Queimadas
Um idoso de 64 anos foi espancado por outro homem em Queimadas, na manhã deste sábado (8/11). A vítima, Antônio Diógenes Carneiro, foi atacada por uma enxada, na localidade conhecida como Tanque da Pedra.
A vítima contou ao Notícias de Queimadas e Região que discutiu com o agressor por conta de um colchete – aberto pelo suspeito e que estaria fazendo com que animais entrassem em sua propriedade -.
Após a discussão, Antônio disse que foi surpreendido por golpes de enxada. Ele ficou com várias marcas pelo corpo.
O idoso, que fez uma cirurgia recentemente, foi ao Hospital dr. Edson Silva, onde foi atendido.
O outro homem envolvido na situação terá o nome preservado. Por meio das redes sociais, ele disse que Antônio foi até a porta da sua residência para “um desafio”.
A Guarda Civil Municipal foi acionada e fez rondas em busca do suspeito, sem sucesso. O caso será registrado na Delegacia Territorial de Queimadas.
*Atualizada às 11h28
Queimadas
Vítima identificada: homem tem fratura exposta após acidente, em Queimadas
Um homem, identificado como Crispiniano Dantas de Oliveira, ficou ferido após a motocicleta que pilotava se chocar contra um carro, em Queimadas. O caso aconteceu na noite desta quinta-feira (6/10).
O acidente, que deixou uma fratura exposta na vítima, aconteceu na região das Populares, na estrada para quem segue rumo à Barragem de Queimadas.
As circunstâncias da colisão ainda serão apuradas, mas testemunhas já sabem que o motorista do carro e motociclista estavam em direções opostas.
Crispiniano foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital dr. Edson Silva e seu estado de saúde é estável. Ele deve ser transferido.
Policiais militares da 7ª Companhia Independente estiveram na unidade de saúde e registraram a ocorrência. Não há informações se o motorista do carro fugiu.
Queimadas
Homem é preso com moto roubada, em Queimadas
Um homem foi preso com uma motocicleta roubada, em Queimadas. O flagrante foi realizado pela Polícia Militar, na noite de quarta-feira (5/11), na Rua Alda Martins.
Agentes da 7ª Companhia Independente (CIPM/Monte Santo) disseram que faziam rondas no local quando perceberam um motociclista fazendo manobras perigosas. Então, resolveram abordá-lo.
Durante as consultas, os PMs perceberam que o veículo tinha restrição de roubo. O condutor disse que comprou a motocicleta em Valente. Ele foi autuado e encaminhado para a Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim.
A moto, modelo CG 160, foi levada para o pátio da Polícia Militar em Queimadas.
Queimadas
Caso Alberto: júri popular é adiado, e Edmilson Bispo é solto
O Tribunal de Justiça da Bahia soltou o policial militar Edmilson Bispo da Silva. Ele é acusado de matar o jovem Alberto dos Santos Pereira e passaria por júri popular nesta quarta-feira (5/11).
O repórter Jean Mendes apurou que, já no Fórum de Conceição do Coité, o Ministério Público não ouviu testemunhas em tempo hábil, o que motivou pedido de soltura do advogado do acusado, Vivaldo Amaral.
O juiz Gerivaldo Neiva foi além. Decretou a soltura do PM alegando excesso de prazo da prisão. Não há data para que o novo júri aconteça. Enquanto isso, o PM responde em liberdade. Ele terá medidas restritivas, como não se aproximar da família da vítima.
CLIQUE AQUI E ASSISTA À REPORTAGEM
CASO
O caso acometeu no dia 20 de julho de 2023, na zona rural de Queimadas. Segundo denúncia do Ministério Público, Alberto estava voltando do trabalho, com o irmão, quando os dois foram surpreendidos homens que estavam a bordo de um veículo. O carona desceu e mandou a dupla correr. O adolescente atendeu, mas a vítima se recusou e foi baleada várias vezes.
O PM foi preso em setembro de 2023 e, desde então, várias decisões judiciais em todas as instâncias, o mantiveram atrás das grades.
A primeira audiência de instrução e julgamento aconteceu em fevereiro de 2024. O irmão de Alberto, que sobreviveu ao ataque, confirmou que foi Bispo o atirador. Na segunda audiência, no mesmo ano, foi a vez de testemunhas de defesa afirmarem que estavam com o PM no horário em que a ação teria ocorrido.
Edmilson foi pronunciado ao júri popular, marcado para acontecer inicialmente em Queimadas. Porém, o MP pediu que ele acontecesse em Conceição do Coité.
Queimadas
Veja como vai funcionar a Moeda Itapicuru, que deve ser implementada em Queimadas
A Moeda Social Itapicuru, que deve ser implementada em Queimadas, foi apresentada oficialmente na noite de segunda-feira (3/11), na Câmara de Vereadores. Autoridades, empreendedores, parlamentares e moradores participaram do encontro.
Na prática, a iniciativa busca estimular o comércio local, fomentar o empreendedorismo e promover a circulação de recursos dentro do próprio município, fortalecendo os pequenos negócios e a economia solidária.
Funciona da seguinte forma: a moeda será igual ao real — ou seja, 1 Itapicuru valerá R$ 1 — e será usada, inicialmente, em projetos sociais. Os beneficiários poderão utilizá-la apenas no comércio local já cadastrado, garantindo que os recursos circulem dentro da própria cidade.
Segundo o Procurador Municipal, Henre Hermelino, o projeto vem sendo estudado desde fevereiro, com visitas a cidades onde já existem moedas sociais, como Indiaroba, em Sergipe. “O Executivo apresentou ao Legislativo, no final de agosto, o projeto de implantação da Moeda Social Itapicuru em Queimadas”. Caso passe na Câmara, o Projeto segue para sanção do prefeito.
Na cidade sergipana, a moeda é batizada de Aratu e foi criada em 2022. Ela circula também de forma virtual e reviveu o comércio local.
Estiveram presentes no evento o prefeito de Queimadas, Ricardo Lopes (PSD), o vice, André de Edivaldo, o presidente da Câmara, Gordo de Pininho (PSD), além de secretários, o presidente do BANCOSOL, Cosme Arisvaldo, além do coordenador estadual de Microcrédito e Finanças Solidárias, José Paulo Crisóstomo.
Queimadas
Rondesp acha muita droga em Queimadas e apreende menina
Tabletes de maconha, cocaína, balança de precisão e dinheiro em espécie foram achados com uma adolescente durante operação da Polícia Militar em Queimadas. O caso aconteceu na noite de domingo (2/11), no bairro Campo de Aviação.
A ação foi realizada pela Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT/Rondesp Nordeste) e pela 7ª Companhia Independente (CIPM/Monte Santo).
Segundo a PM, as guarnições faziam rondas na Rua Nova Queimadas quando receberam informação sobre tráfico de drogas na região. No local indicado, os agentes visualizaram um homem e uma adolescente. Ele conseguiu escapar, mas a jovem ficou no local, com uma mochila.
Além da adolescente, foram apreendidos dois tabletes de maconha, 358 papelotes de cocaína, uma pedra de crack, 34 frascos de “loló”, 121 comprimidos de ecstasy, munições de calibre 38, duas balanças e R$ 1305, em dinheiro.
O material e a menina, que não pode ter o nome revelado por ser menor, foram apresentados na Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim.
Queimadas
Capivaras são vistas em Queimadas e caso chama a atenção para preservação ambiental
Nos últimos dias capivaras são vistas nas margens do Rio Itapicuru, em Queimadas, surpreendendo moradores e despertando a curiosidade de quem passava pelo local. O registro do animal, considerado o maior roedor do mundo, reforça a importância da preservação dos ecossistemas aquáticos e das áreas verdes do município.
De comportamento dócil e hábitos sociais, as capivaras vivem geralmente em grupos próximos a rios, lagoas e barragens, alimentando-se de capim e plantas aquáticas. Elas são excelentes nadadoras e costumam buscar locais tranquilos para descanso e alimentação — características que encontram facilmente nas margens de rios e barragens das correntezas , e nas áreas próximas ao Rio Itapicuru.
Segundo educadores ambientais, a presença da capivara na região é um indicador positivo de equilíbrio ecológico, pois demonstra que ainda há fontes de água limpa e vegetação natural suficientes para abrigar a fauna silvestre. No entanto, o alerta também é para o cuidado: não se deve tentar capturar, alimentar ou se aproximar demais do animal, uma vez que se trata de uma espécie silvestre protegida por lei.
A aparição desperta não apenas a curiosidade, mas também a reflexão sobre a importância da convivência harmoniosa entre as comunidades humanas e o meio ambiente. Preservar as margens dos rios, evitar queimadas e o descarte de lixo são ações essenciais para que cenas como essa continuem sendo possíveis em Queimadas.
“Ver uma capivara tão próxima de nós é um sinal de que ainda temos um meio ambiente vivo. Precisamos cuidar para que ele continue assim”, comentou um morador que registrou o animal.
Queimadas
IDENTIFICADO! Acusado de violência doméstica é preso em Queimadas após descumprir medida judicial
Um homem foi preso pela Polícia Civil, nesta quarta-feira (29/10), pelo crime de descumprimento de medidas protetivas, em Queimadas. A ação foi coordenada pelo titular da Delegacia Territorial, Eduardo Ataanderson.
Por conta da Lei de Abuso de Autoridade, o nome do suspeito não pode ser divulgado ou confirmado pela Polícia Civil, mas o NQ+ apurou que trata-se de Edcarlos de Jesus Silva. Ele já está no Conjunto Penal de Juazeiro.
O crime de descumprir medidas protetivas acontece no âmbito da violência doméstica. O processo pelo qual Edcarlos responde está em segredo de Justiça, mas o NQ+ apurou que ele está sendo acusado de ameaça contra uma mulher.
Por ter ignorado uma das imposições judiciais, a Polícia Civil pediu a prisão de Edcarlos, o que foi atendido pelo juízo de Queimadas. O homem passou pelos procedimentos legais.
Até a publicação desta reportagem, a defesa de Edcarlos não tinha se manifestado sobre o assunto. O espaço está aberto.
Queimadas
CADÊ A STRADA PRETA? Idosa é atropelada por caminhonete, em Queimadas; motorista foge
Uma idosa de 79 anos foi atropelada enquanto estava sentada na porta de casa, em Queimadas. O caso aconteceu na tarde de domingo (26/10), e divinos Therezinha Ferreira.
Testemunhas disseram que o acidente aconteceu na Avenida Paulista. A idosa teria sido atingida por uma Strada, de cor preta, dirigida também por um idoso. Ele fugiu.
Therezinha foi encaminhada para o hospital Doutor Édson Silva. Segundo apuração do Notícias de Queimadas e Região, ela foi liberada da unidade hospitalar horas depois do acidente.
Policiais militares da 7ª Companhia Independente (CIPM) chegaram a fazer rondas, mas não acharam a Strada preta. Os familiares da idosa foram orientados a registrarem Boletim de Ocorrência na DT de Queimadas.
-
Notícias Região1 ano agoVereador de Queimadas, Ariel da Martins sofre acidente de moto; veja detalhes
-
Queimadas2 anos agoUrgente! Dois homens são mortos a tiros de grosso calibre em Queimadas
-
Queimadas10 meses agoMorre ‘Negão’, esfaqueado pelo próprio irmão em Queimadas
-
Notícias Região2 anos agoJovem de Queimadas morre eletrocutado em Castro Alves
-
Queimadas8 meses agoAçougueiro morre após ser atropelado por carro, em Queimadas
-
Queimadas8 meses agoUrgente! Um morre em ação da Rondesp em Queimadas; veja quem
-
Queimadas1 ano agoJovem de Queimadas morre em Minas Gerais e família pede ajuda
-
Queimadas1 ano agoTragédia em Queimadas: homem morre atropelado por trator pilotado pelo próprio irmão
-
Queimadas2 anos agoHomem é encontrado morto em estrada na zona rural de Queimadas
-
Queimadas1 ano agoHomem morre eletrocutado em Queimadas; veja detalhes




