Cansanção
Cansanção: prefeita, marido e filha são condenados a até nove anos de prisão por lavagem de dinheiro

O ex-prefeito de Cansanção, Ranulfo da Silva Gomes; a esposa dele, a atual prefeita Vilma Rosa de Oliveira Gomes; e a filha do casal, Pollyana Oliveira Gomes, foram condenados a até 9 anos de prisão por lavagem de dinheiro provenientes do que o Ministério Público Federal (MPF) chamou de “organização criminosa contra a Administração Pública”. O órgão investigou o grupo por fraudes a licitações, desvio de recursos públicos, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
O grupo foi alvo da “Operação Making Of”, deflagrada em 2015, ano em que Ranulfo ainda era prefeito de Cansanção. A partir das apurações, foram instaurados quatro inquéritos para investigar supostas fraudes nos contratos firmados entre a Prefeitura e empresas ligadas à família. Segundo o MPF, o então prefeito “estruturou uma organização criminosa, visando controlar as contratações realizadas pelo município, objetivando frustrar o caráter competitivo das licitações e direcionar contratos às empresas em nome de ‘laranjas'”.
A sentença foi proferida pelo juiz federal Fábio Moreira Ramiro, na quarta-feira (21). Na análise do mérito, o magistrado confirmou que as empresas vencedoras de várias licitações eram ligadas, mesmo que indiretamente, ao Grupo Gomes. “O laudo pericial atesta que no período da gestão de Ranulfo, os valores pagos às empresas por ele controladas chegaram ao montante de R$ 26.536.757,06, provenientes das fraudes realizadas nos certames”. A prática, segundo o juiz, “superfaturava produtos adquiridos pelo município, gerando enorme prejuízo”.
No decorrer do processo, segundo o juiz, o procurador de Cansanção que trabalhou com Ranulfo desde 2011 afirmou que o alertou, na época, avisando que a Prefeitura não poderia contratar empresas de seu grupo ou pertencentes aos seus familiares, “mas que não lhe foi dada a menor importância pelo então prefeito”.
Já Vilma Gomes foi citada no processo porque o Ministério Público Federal apurou que, enquanto secretária da Saúde, “também praticava atos típicos do crime de lavagem de dinheiro”, repassando vários valores para empresas do grupo. “Não existe, nos autos, uma só prova contábil capaz de embasar esse expressivo número de transações financeiras entre as empresas pertencentes à família Gomes, e entre os seus próprios membros”, escreveu o magistrado.
A hoje prefeita teria solicitado as contratações das empresas pertencentes a Ranulfo, além de ter autorizado inúmeros contratos e pagamentos para empresas vinculadas a familiares. “De igual modo, não existe uma só prova capaz de explicar o motivo dessas transações bancárias, o que leva a concluir que, pelo elevado número das movimentações financeiras, e pelos seus valores, não passavam de práticas efetivadas com o propósito de dissimular a verdadeira origem dos recursos que alimentavam essas contas”, ressaltou o juiz.
Pollyana foi condenada por utilizar “as contas bancárias da empresa Taveira Comercial de Combustíveis, cujo nome de fantasia é Auto Posto Gomes, com o propósito de que a empresa pudesse participar livremente das licitações do município de Cansanção”. Segundo o MPF, “efetuou o seu registro em nome de terceiros, o que, à primeira vista, fazia com que a sua participação nos processos licitatórios e a sua vinculação com o município não tivesse nenhum óbice legal”.
CONDENAÇÕES E DEFESA
Ranulfo foi condenado a nove anos, 10 meses e três dias de reclusão e 246 dias-multa, em regime inicialmente fechado. Já Vilma e Pollyana devem cumprir a mesma pena, em regime semiaberto: sete anos, um mês e 15 dias de reclusão, além de 146 dias-multa. O juiz federal, porém, não mandou prender imediatamente pai, mãe e filha. “Concedo aos acusados o direito de recorrerem em liberdade, haja vista o fato de que não se encontra presente, in casu, qualquer das hipóteses que autorizam a prisão preventiva”.
A reportagem do Portal do Casé tentou contato com a assessoria da Prefeitura de Cansanção, mas não tinha obtido resposta até a publicação desta matéria. O espaço está aberto para a manifestação dos citados.
No decorrer do processo, Ranulfo se defendeu das acusações. Ele pediu a absolvição, “alegando atipicidade das condutas”. “Além disso, afirma ser atípica a conduta por ele praticada, tendo em vista ser inadequada a acusação por lavagem dinheiro em montante superior ao que teria sido obtida a título de vantagem ilícita com a prática da infração penal antecedente”.
Em um dos depoimentos, tentou argumentar sobre as transações financeiras entre as suas outras empresas com o posto TAVEIRA, “alegando que todas elas eram clientes do posto, tendo, ainda, confirmado que o posto TAVEIRA recebeu mais de sete milhões do município de Cansanção, visto que o posto, de fato, forneceu combustível como contraprestação”.
Pollyana disse em juízo ser a única “gestora da Taveira, após seu pai ter assumido o mandato de prefeito”. Seus advogados pediram sua absolvição alegando também a inépcia da denúncia, “sob o fundamento de que a exordial acusatória não descreve de maneira suficiente os fatos e o elemento subjetivo do tipo penal de lavagem de dinheiro”.
Também pedindo absolvição, a defesa de Vilma chegou a alegar não “ter movimentado recursos apontados como ilícitos por meio de sua conta bancária”. Isso “afastaria, no seu entender, a etapa de ‘ocultação’ de tais recursos, necessária à configuração do crime de lavagem de dinheiro. Além disso, afirma ser atípica a conduta por ele praticada, tendo em vista ser inadequada a acusação por lavagem dinheiro em montante superior ao que teria sido obtida a título de vantagem ilícita com a prática da infração penal antecedente”.

Cansanção
Em poucas horas, PM faz apreensões em Cansanção; veja o que aconteceu

Em poucas horas da madrugada deste domingo (17/8), a Polícia Militar em Cansanção fez duas importantes apreensões: de um “paredão” e de materiais cortantes.
Por volta das 0h50, a guarnição informou que recebeu denúncias sobre perturbação do sossego, no Povoado Lagoa do Sertão. No local, a PM aprendeu um “paredão” porque o alvará de um evento não autorizava esse tipo de som.
Já às 2h25, no Povoado Caldeirão dos Vaqueiros, a PM abordou pessoas que estavam em um bar e achou uma faca e um canivete. Como ninguém soube dizer de quem era o material, tudo foi apreendido.
As ações foram do pelotão de Cansanção, ligado ao 16º Batalhão da PM.
Cansanção
Homem é preso com cocaína e dinheiro em Cansanção; veja detalhes

Um homem de 27 anos, que não teve o nome revelado, foi preso com droga e dinheiro em Cansanção, na manhã desta segunda-feira (11/8). A ação foi da Polícia Militar.
Os PMs disseram que receberam a denúncia de que estava acontecendo movimentação estranha e perturbação do sossego em uma casa, na Laje da Tapera, e foram averiguar a situação.
No local, segundo a PM, foram achadas várias pessoas, que correram. Um rapaz, porém, não conseguiu. Durante a abordagem, foi achada uma pedra grande de cocaína e dinheiro.
Todo o material foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Cansanção.
Cansanção
Jovem de 18 anos é morto na frente da namorada, em Cansanção

Um jovem de 18 anos, Ray Rangel Pereira de Almeida, foi morto a tiros em uma estrada vicinal, na região conhecida como Cedro, em Cansanção. O caso aconteceu na madrugada deste domingo (3/8).
Policiais militares do 1° pelotão/2ª Companhia do 16° Batalhão (BPM) foram informados de que a vítima estava a bordo de uma motocicleta, com sua namorada, quando ambos foram surpreendidos pelos criminosos, que estavam em outra moto.
Ainda segundo apurado pelos PMs, um dos ocupantes da segunda moto atirou e atingiu o casal. Ray morreu na hora, enquanto a menina, de 16 anos, acabou ferida. Ela foi encaminhada para o Hospital Senhora Santana.
O corpo de Ray foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Senhor do Bonfim. Ele era morador de Nordestina. O caso será apurado pela Polícia Civil.
Segundo apurado pelo repórter Jean Mendes, a motivação do crime pode ser passional. Oficialmente, a Polícia Civil não confirma.
Cansanção
Homem é morto na frente da mãe, em Cansanção; criminoso falou com ela

Um homem de 32 anos, identificado como Júnior de Jesus Barbosa, foi morto a tiros em uma casa no município de Cansanção. O caso aconteceu na noite de segunda-feira (28/7) e foi testemunhado pela mãe da vítima, que ainda falou com o criminoso.
O homicídio foi registrado no bairro Populares. Policiais militares do pelotão da cidade foram informados de que o criminoso entrou no imóvel pela cozinha, onde a mãe da vítima estava. Em seguida, ele foi até a sala, onde Júnior dormia no sofá. Ele foi ferido nas pernas, braço e bochecha.
Depois do crime, o bandido ainda teria conversado com a mãe de Júnior, afirmando que ele queria apenas a vítima. Em seguida, conseguiu escapar.
Júnior foi encaminhado para o Hospital Senhora Santana, mas não resistiu aos ferimentos. O caso será investigado pela Polícia Civil.
ASSISTA, ABAIXO, À REPORTAGEM DE JEAN MENDES
Ver essa foto no Instagram
Cansanção
IDENTIFICADO: jovem é morto com vários tiros dentro de barbearia em Cansanção

Um homem identificado como Rian da Silva Ramos, de 23 anos, foi morto com vários tiros dentro de uma barbearia em Cansanção, na noite desta sexta-feira (18/7).
A Polícia Militar já apurou que a vítima estava cortando o cabelo quando três homens, a bordo de um veículo, entraram no estabelecimento, renderam os presentes e perguntaram os nomes de todos.
Ainda segundo apuração inicial da PM, ao se identificar, Rian acabou baleado. Ele morreu na hora, enquanto os bandidos conseguiram escapar a bordo de um carro, modelo Palio.
Policiais militares do 1° Pelotão (Cansanção) do 16° Batalhão (BPM) foram acionados e isolaram a área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
A autoria e motivação do assassinato serão investigadas pela Policia Civil. O corpo de Rian será levado para o Instituto Médico Legal de Senhor do Bonfim.
Cansanção
Mercado é atingido por incêndio em Cansanção

Um supermercado ficou parcialmente destruído após um incêndio em Cansanção. O caso aconteceu na manhã desta sexta-feira (4/7).
Imagens feitas por testemunhas mostram uma fumaça escura saindo do empreendimento, enquanto ele ainda estava fechado. Ninguém ficou ferido.
As primeiras informações apontam que o incêndio teria começado em um freezer, mas uma perícia deve determinar as circunstâncias do ocorrido.
O incêndio foi debelado por populares.
Cansanção
Ex-candidato a vereador de Cansanção é preso por estupro; SAIBA QUEM

Um ex-candidato a vereador de Cansanção foi preso após ser condenado por estupro. Joaldo Soares de Oliveira, 50 anos, estava com mandado de prisão em aberto, cumprido na tarde de quarta-feira (4) pela Polícia Civil.
O estupro aconteceu no ano de 2005 e detalhes sobre a situação não foram informados. Com o processo já transitado em julgado – quando não há mais possibilidade de recorrer -, ele acabou localizado na casa da mãe, no Centro.
Joaldo foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Cansanção, foi autuado e encaminhado para o Presídio de Juazeiro.
O rapaz, que usava o nome Joaldo da Nicinha nas urnas, foi candidato a vereador de Cansanção em duas oportunidades, nos anos de 2016, pelo partido Patriota, e 2020, pelo PROS. Nas duas oportunidades, não conseguiu se eleger.
Cansanção
Polícia prende suspeito de pelo menos três furtos em Cansanção

Um homem de 24 anos, de iniciais F.de J, foi preso na tarde de quarta-feira (14/5) em Cansanção. Ele tinha mandado de prisão em aberto por cometer vários furtos em estabelecimentos comerciais do município.
A Delegacia Territorial de Cansanção apurou que o suspeito cometeu pelo menos três crimes parecidos, todos para sustentar o vício em drogas. Ele tinha mandado de prisão em aberto desde março, e foi achado na frente de casa.
F.de J fez exames no Instituto Médico Legal de Senhor do Bonfim e, em seguida, foi encaminhado para o Presídio de Juazeiro. Agora, a Polícia Civil investiga se o suspeito cometeu outros crimes em Cansanção.
Cansanção
Cansanção: tiroteio, perseguição e morte durante ação da CIPE

Um homem, que não teve a identidade revelada, morreu após troca de tiros com a Polícia Militar em Cansanção, na manhã desta sexta-feira (11/4). O caso aconteceu por volta das 9h e o comparsa do criminoso conseguiu escapar.
As primeiras informações apontam que a dupla estava em um carro, modelo HB-20, que fugiu de uma abordagem da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Nordeste) em Monte Santo.
A perseguição só terminou no Centro de Cansanção, após o condutor do HB-20 chocar o automóvel contra um poste.
No confronto, segundo a PM, um dos criminosos ficou ferido. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Municipal Senhora Santana, mas não resistiu aos ferimentos.
No veículo, foram achadas armas, escudos, munições e dois coletes à prova de balas. A situação chamou a atenção na cidade. Testemunhas gravaram vídeos da ação da Polícia Militar.
Sem se identificar, um caminhoneiro contou detalhes da perseguição. “Eu estava saindo no sentido Itiúba. Depois, o carro passou correndo do meu lado. Depois, veio outro com a porta aberta. Parecia coisa de filme”, argumentou.
Cansanção
Homem é preso com arma tentando despistar a PRE em Cansanção

Um homem de 30 anos, que não teve o nome revelado, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo em Cansanção. O caso aconteceu na madrugada deste domingo (30/3).
Policiais do 16º Batalhão faziam rondas pela Rua Luiz Gomes da Silva quando perceberam um veículo, modelo Voyage, passando por trás do posto da Polícia Rodoviária Estadual. A ação chamou a atenção.
Durante a abordagem, os policiais encontraram com o motorista uma pistola calibre 380 e munições. Como ele não tinha registro, foi encaminhado para a Delegacia Territorial.
O preso disse que comprou o armamento por R$ 7 mil. Ele vai passar por audiência de custódia.
-
Notícias Região10 meses ago
Vereador de Queimadas, Ariel da Martins sofre acidente de moto; veja detalhes
-
Queimadas1 ano ago
Urgente! Dois homens são mortos a tiros de grosso calibre em Queimadas
-
Notícias Região1 ano ago
Jovem de Queimadas morre eletrocutado em Castro Alves
-
Queimadas6 meses ago
Urgente! Um morre em ação da Rondesp em Queimadas; veja quem
-
Queimadas7 meses ago
Morre ‘Negão’, esfaqueado pelo próprio irmão em Queimadas
-
Queimadas5 meses ago
Açougueiro morre após ser atropelado por carro, em Queimadas
-
Queimadas1 ano ago
Jovem de Queimadas morre em Minas Gerais e família pede ajuda
-
Queimadas12 meses ago
Tragédia em Queimadas: homem morre atropelado por trator pilotado pelo próprio irmão
-
Queimadas2 anos ago
Homem é encontrado morto em estrada na zona rural de Queimadas
-
Queimadas12 meses ago
Homem morre eletrocutado em Queimadas; veja detalhes