Queimadas
Ricardo sinaliza intenção de pagar servidores após calote da gestão André
Prefeito de Queimadas, Ricardo Lopes (PSD) disse que tem a intenção de pagar salários atrasados dos servidores municipais. Alguns trabalhadores não receberam os vencimentos de dezembro, quando a gestão ainda era comandada por André Andrade (PT).
“A minha intenção é pagar a todos os servidores que foram prejudicados pela gestão passada, não só os da Educação, mas todos os que ficaram em prejuízo”, ressaltou Ricardo.
A declaração foi dada no fim da tarde de quarta-feira (22), durante reunião que envolveu ainda o secretário de Educação, Israel Lima, o assessor financeiro da SEMEQ, Leonir Floriani, e o procurador municipal, Henre Hermelino. Representantes da APLB Sindicato também estiveram no encontro.
O prefeito de Queimadas mencionou que ainda está fazendo o levantamento dos valores devidos aos servidores, bem como aguarda informações acerca do saldo financeiro do município, para então voltar a discutir com a classe formas de negociação dos débitos.
“Entre os temas debatidos discutimos o não pagamento do salário de dezembro a 110 professores, entre outros absurdos deixados pelo ex-prefeito, e reafirmamos nosso compromisso e sensibilidade enquanto gestão de resolver o grave problema financeiro deixado pelo ex Prefeito André Andrade e pelo ex-Secretário de Educação Rogério Reis”, destacou o secretário da Educação.
Queimadas
Ex-vereador de Queimadas, Oscar Lima morre após quatro dias internado
Ex-vereador de Queimadas, Oscar dos Santos Lima morreu após quatro dias internado em Feira de Santana. A informação foi confirmada ao Notícias de Queimadas e Região na tarde desta sexta-feira (17).
Familiares contaram que o ex-parlamentar foi visto pela última vez no sábado. Na manhã de domingo, os patentes não conseguiram contato com ele e resolveram entrar na sua casa, no bairro Alto da Jacobina. No imóvel, Oscar estava caído, inconsciente, perto do banheiro.
O ex-vereador foi levado ainda no domingo para o Hospital dr. Édson Silva. Em seguida, foi encaminhado para uma unidade hospitalar de Feira de Santana. Ele sofreu paradas cardíacas e não resistiu, já no fim da noite de quinta-feira.
O corpo de Oscar será enterrado em Queimadas, neste sábado. Ele foi parlamentar por três mandatos. Presidente da Câmara, Gordo de Pininho lamentou a morte, por meio de nota.
“Os nossos mais sinceros sentimentos, a familiares e amigos por tão imensa perda e que o nosso Senhor Deus traga paz dos corações enlutados”.
O prefeito de Queimadas, Ricardo Lopes, também se manifestou por nota.
Queimadas
Secretária Juliana Matos visita famílias afetadas pela chuva em Queimadas: ‘Desafiador’
A secretária de Assistência Social de Queimadas, Juliana Matos, visitou, nesta sexta-feira (17), famílias afetadas diretamente pelas chuvas na cidade. Muitas pessoas perderam móveis e precisaram sair dos imóveis, inundados.
No bairro do Alto da Cerâmica, a secretária viu um cenário que chamou de “desafiador”. “São muitas famílias necessitadas dessa assistência, tanto da Secretaria da Assistência Social, quanto da Prefeitura e outros órgãos, como saúde e educação. Estamos em prol de trabalhar unidos, para ajudar essas pessoas que necessitam do poder público”, disse a titular da pasta, ao Notícias de Queimadas e Região.
“Estamos fazendo visitas, principalmente aos bairros mais afetados pelas chuvas. Estamos conhecendo as necessidades das pessoas, para que a gente possa ajudar com nossas ações. A Prefeitura, por exemplo, já disponibilizou carros desde o primeiro dia das chuvas. Foram disponibilizados caminhões, para o deslocamento das famílias. Todos estão em alerta para que, caso ocorra mais chuva, já estamos preparados para receber essas famílias”, completou.
Na quinta-feira (16), o prefeito de Queimadas, Ricardo Lopes (PSD), decretou situação de emergência. O chefe do Executivo, que também visitou áreas afetadas no município, esteve na Secretaria da Infraestrutura da Bahia, pedindo apoio ao governador Jerônimo Rodrigues (PT). O Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (CONSISAL) também já foi acionado, para suporte com maquinário.
“Aos poucos, estamos colocando a cidade em ordem. Estamos com algumas dificuldades porque foram deixadas pendências da antiga gestão, a exemplo de máquinas quebradas. Isso está dificultando nosso trabalho. Isso gera demanda maior, mas estamos buscando fazer o melhor pelo município”, contou Juliana Matos.
O nível do Rio Itapicuru subiu muito. Na manhã desta sexta, ruas do bairro da Ponte Nova ficaram alagadas e intransitáveis. Nesta semana, residências foram invadidas pela água. Mostramos aqui, também, como ficou a região onde funciona o Quiosque de Luciro.
Queimadas
Queimadas em situação de emergência: nível do rio alto e sem água nas torneiras
Moradores contabilizam, já nesta sexta-feira (17), os prejuízos causados pelas fortes chuvas que caíram em Queimadas, principalmente entre sábado e quinta-feira. O nível do Rio Itapicuru subiu muito, e invadiu imóveis ribeirinhos. O fornecimento de água está interrompido na cidade.
Na quinta-feira, o quiosque de Luciro – point bastante frequentado em Queimadas – foi invadido pela água do Rio Itapicuru. Vídeos enviados à redação do Notícias de Queimadas e Região mostram o local ilhado.
VEJA VÍDEO FEITO POR CÉSAR LUCIRO
Além dos problemas físicos na cidade, o fornecimento de água também é um problema. Interrompido na terça-feira (14), em Queimadas e Santaluz, o abastecimento não retornou mesmo três dias depois. Segundo a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), houve danos na captação nas Estações Leste e Medrado.
Por conta dos problemas, o prefeito de Queimadas, Ricardo Lopes (PSD), decretou situação de emergência na cidade. Segundo o decreto, “tal situação ultrapassou a capacidade de resposta do Município, sendo necessária a mobilização”.
Dentre as medidas, foi autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de desastre e realizar campanhas de doação.
Queimadas
Ponte do Rio D’Água é inundada, e moradores ficam ilhados
A Ponte do Rio D’Água, que liga a sede de Queimadas a distritos e localidades importantes, ficou completamente bloqueada nesta quarta-feira (15).
As fortes chuvas dos últimos dias elevaram o nível do rio, que inundou a edificação.
Moradores do Espanta Gado, Alecrim, Japão, Aroeira e Abobreira estão sem acesso à sede do município. Por enquanto, a única saída está sendo via Ponto Novo, município que fica ao lado de Queimadas.
As chuvas começaram no sábado e, na terça-feira, ficaram ainda mais fortes. No bairro da Ponte Nova, na sede, a água invadiu várias casas. Moradores perderam imóveis e ainda contabilizam prejuízos.
Queimadas
Demitido, ‘Lucinho Coveiro’ se diz desrespeitado após 28 anos de trabalho: ‘Já veio com outro para meu lugar’
Por 28 anos, Lúcio Batista de Oliveira trabalhou. Poderia ser domingo, feriado ou até Réveillon. Ele estava lá. E, em um momento de dor, às vezes sua figura passava despercebida nos centenas de casos que já viu no Cemitério Municipal de Queimadas.
Mesmo com esse tempo de contribuição e dedicação – que ultrapassaram gerações de prefeitos das mais variadas vertentes políticas -, o rapaz disse ter sido demitido neste início de 2025 sem sequer ouvir um “muito obrigado”.
Na terça-feira (14), Lucinho Coveiro, como é conhecido, falou com o Notícias de Queimadas e Região. Ele relembrou como ficou sabendo da demissão, nos primeiros dias da administração municipal comandada por Ricardo Lopes (PSD).
“Fui informado em um domingo. Havia um enterro para fazer e o prefeito não tinha me dito se era eu ou outro para trabalhar. Eu mandei o filho de Mainar perguntar ao prefeito qual seria o coveiro”, sustentou.
Depois de questionar quem seria o novo trabalhador, a gestão municipal teria enviado um rapaz, já para assumir o lugar do senhor. “Como bom samaritano, obedeci e entreguei a chave para o menino. Entreguei sem conversa porque a Prefeitura é dele, não minha”, complementou Lucinho.
O trabalhador disse entender a motivação de sua saída, mas cobrou uma melhor postura da gestão municipal, a quem ele foi fiel por quase 30 anos.
“Pelo tempo que eu tenho trabalhando ele tinha que ter respeito por mim. Passei pelas gestões, como Tarcísio, doutor Edivaldo, Maurinho, doutor André. Todos sempre me respeitaram. O respeito dele [Ricardo] foi muito pouco para meu lado. Não tenho nada contra ele, mas caberia respeito pelo que o coveiro fez pela cidade”, pediu.
Na entrevista, Lucinho ainda comentou sobre uma taxa, que é cobrada a familiares que enterram seus parentes nos dois cemitérios de Queimadas.
“Eu trabalhava sozinho em um cemitério e passei a trabalhar em dois. Em seguida, peguei um ajudante. Essa taxa que eu pegava era para pagar ajudante. Nunca tive férias ou 13º. Eu trabalhava de domingo a domingo. Se eu não cobrasse, como eu pagaria ajudante? Se a pessoa não tivesse dinheiro eu enterrava. Cansei de pagar do meu salário para pagar o ajudante. Quem está de fora não vê isso”, ponderou.
ASSISTA AO VÍDEO
Ver essa foto no Instagram
Queimadas
Ponte Nova: casas inundadas e cachorro arrastado pela correnteza
A chuva que caiu em Queimadas, na noite desta terça-feira (14), inundou casas no bairro da Ponte Nova.
Segundo moradores, em alguns imóveis, a água chegou a 1 metro de altura. Ninguém se feriu, mas algumas pessoas perderam móveis.
Durante a chuva, um cachorro foi arrastado pela correnteza e desapareceu.
Moradores da Ponte Nova dizem que o alagamento pode ser provocado pela construção de um muro. Já é a segunda vez que inundação é registrada no local.
Chove forte em Queimadas desde o último sábado. Na zona rural, tanques transbordaram. A Barragem de Cima, por exemplo, teve vazão de água.
Queimadas
Veja vídeo: chuva muda cenário em Queimadas; Barragem da Leste transborda
Os efeitos da forte chuva que cai há pelo menos três dias em Queimadas já começaram a aparecer. Na tarde desta terça-feira (14), o Notícias de Queimadas e Região fez visitas a vários pontos do município para constatar as mudanças de cenários.
A Barragem da Leste, que abastece municípios como Santaluz e Cansanção, recebeu um grande volume de água. O local, inclusive, atingiu sua capacidade máxima e transbordou, trazendo alegria para população sertaneja.
O cenário é bem diferente do encontrado em outras épocas do ano, quando a barragem fica com pouca vazão de água.
Cenário bastante parecido, encontramos na ponte do Rio D’Água. O volume de água é tão forte que pequenas vegetações foram arrancadas.
Ver essa foto no Instagram
Queimadas
Não estava só! Homem danifica hotel em Queimadas, desacata PMs e tenta quebrar tudo em delegacia
Um homem de 37 anos, que não teve o nome revelado, foi preso por desacatar uma guarnição da Polícia Militar, no Centro de Queimadas. O caso aconteceu no início da madrugada de domingo (12).
Policiais militares do 4º Pelotão/5ª Companhia do 16º Batalhão (BPM) disseram que foram acionados por uma mulher, com a informação de que o rapaz estava descontrolado, em um hotel. No estabelecimento, a situação foi confirmada.
A PM, então, começou a fazer rondas para tentar encontrar o suspeito, já que ele não estava mais no imóvel. O criminoso foi achado em um bar e, durante a abordagem, desacatou os policiais. Por conta disso, foi preso.
Os PMs ainda disseram que, durante deslocamento para a delegacia, o homem tentou danificar a viatura. Na delegacia, também continuou descontrolado. A Polícia Civil registrou a ocorrência.
Queimadas
Filme repetido! Moto é furtada em Queimadas, é GCM recupera horas depois
Uma motocicleta, Pop 100, foi furtada em Queimadas, na manhã deste sábado (11). O veículo, que foi recuperado logo em seguida, estava na porta de uma casa, às margens da BA-120, quando foi levado por dois homens.
Depois do crime, a Guarda Civil Municipal foi acionada, com a informação de que a Pop estava abandonada na localidade conhecida como Junco, já em Santaluz. No local, a motocicleta foi achada.
A Pop foi devolvida ao dono pela GCM de Queimadas.
Em 24 horas, essa foi a segunda motocicleta recuperada pela GCM de Queimadas. Na quinta-feira, uma KS 125 foi achada pela corporação no povoado do Gregório, após ser furtada na Várzea do Curral.
Queimadas
Felicidade do sertanejo: chuva cai em Queimadas e enche tanques
A chuva que cai em boa parte da Bahia aliviou o calor e já provocou enchentes em Queimadas. Neste sábado (11), a precipitação começou pouco depois do meio-dia.
O Notícias de Queimadas e Região recebeu vídeos de várias regiões do município, já com muita água. Na localidade Abobreira, a força da enchente atravessou uma pista vicinal.
Na região conhecida como Dão da Fortaleza, situação parecida: “A água aqui vai longe. Olha como está”, disse um cinegrafista amador.
Em povoados e distritos, como Alecrim, a chuva também já animou o sertanejo queimadense.
-
Notícias Região3 meses ago
Vereador de Queimadas, Ariel da Martins sofre acidente de moto; veja detalhes
-
Queimadas10 meses ago
Urgente! Dois homens são mortos a tiros de grosso calibre em Queimadas
-
Notícias Região10 meses ago
Jovem de Queimadas morre eletrocutado em Castro Alves
-
Queimadas8 meses ago
Jovem de Queimadas morre em Minas Gerais e família pede ajuda
-
Queimadas5 meses ago
Tragédia em Queimadas: homem morre atropelado por trator pilotado pelo próprio irmão
-
Queimadas1 ano ago
Homem é encontrado morto em estrada na zona rural de Queimadas
-
Queimadas5 meses ago
Homem morre eletrocutado em Queimadas; veja detalhes
-
Santa Luz8 meses ago
Acidente com jovens de Queimadas deixa mortos na BA-120
-
Cansanção7 meses ago
Jovem é morto a pedradas pelo próprio colega em Cansanção
-
Queimadas1 ano ago
Homem Natural de Queimadas é assassinado em balada de União da Vitória com vários golpes de faca