Connect with us

municipios

Polícia volta a prender rifeiros ‘Nanan’ e Ramhon Dias; PM ‘Tchaca’ também entre os alvos

Os rifeiros José Roberto Santos, conhecido como Nanan, sua esposa, Gabriela Silva, além de Ramhon Dias, que lideram um esquema criminoso, foram presos nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (9), durante a Operação Falsas Promessas 2, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia.

A ação ocorreu em um condomínio de luxo na Estrada do Coco, Região Metropolitana de Salvador (RMS), e faz parte de uma investigação que mira uma organização criminosa envolvida com lavagem de dinheiro e rifas ilegais.

No total, são 22 alvos. Entre os presos, estão cinco policiais militares. Entre eles, Alexandre Pereira de Andrade, o “Alexandre Tchaca Tchaca”. Ele tem quase 200 mil seguidores nas redes sociais.

ASSISTA À REPORTAGEM DE JEAN MENDES. NÃO SE ESQUEÇA DE CURTIR

A operação, conduzida pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD), também ocorre em outras cidades do interior do estado, com dezenas de mandados judiciais e medidas cautelares sendo cumpridos.

Segundo as investigações, o grupo utilizava redes sociais para divulgar rifas de alto valor com resultados manipulados para beneficiar integrantes da organização. Empresas de fachada e pessoas interpostas eram usadas para ocultar a origem dos valores ilícitos.

Cerca de 300 policiais civis participam da operação, com apoio de vários departamentos especializados, incluindo o Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), a Coordenação de Operações de Polícia Judiciária e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A ação também conta com o acompanhamento da Corregedoria da Polícia Militar.

A justiça já havia libertado seis pessoas presas em setembro, relacionadas à “Operação Falsas Promessas”, mas manteve 17 investigados presos preventivamente. Quatro mulheres estão em prisão domiciliar e continuarão nessa condição.

municipios

Jornalista cobra lei para punir donos de animais que causam acidentes nas estradas; ‘Quem é pago para legislar não está nem aí’

O jornalista Jean Mendes cobrou dos deputados estaduais da Bahia algum Projeto de Lei que registre os animais que são deixados soltos em rodovias na Bahia. Nos últimos dias, mortes de pessoas têm ocorrido após carros ou motocicletas se chocarem contra vacas, cavalos ou jumentos.

“Só consigo pensar em registrar o animal em nome do dono. Tem que ter uma lei para isso. Assim como vacina contra a aftosa, coloca um registro. Quem é pago para legislar, parece que nem está aí para isso. Claro, muitas vezes anda de helicóptero. É preciso fazer alguma coisa”, disse o jornalista.

Na madrugada desta segunda-feira (14/4), Ivana Caroline Andrade e a advogada Cicleide Madureira morreram após o carro que elas estavam se chocar contra uma vaca, na BR-407. Três homens, que também viajavam, ficaram feridos. O grupo morava em Itiúba.

“Todos os dias chegam informações de pessoas que perdem a vida da mesma forma. Vamos aguardar para ver se alguma coisa acontece”, completou Jean Mendes.

Há casos também de mortes nas rodovias que cortam Serrinha, Conceição do Coité e Santaluz.

ASSISTA 

Continue Lendo...

municipios

Itiúba de luto: mulheres morrem após acidente na BR-407

Duas mulheres morreram e três homens ficaram feridos após o carro que estavam se chocar contra uma vaca na BR-407, entre Ponto Novo e Itiúba. O caso aconteceu na madrugada desta segunda-feira (14/4).

Ivana Caroline Andrade e a advogada Cicleide Madureira não resistiram aos ferimentos. Já João dos Santos, Marcelo Ferreira e Danilo Cerqueira foram encaminhados para hospitais da região. Não há informações sobre o estado de saúde.

O grupo saiu de Itiúba com destino a Salvador. O impacto da batida foi tão grande que o motor do carro, modelo Cobalt, chegou a se soltar.

A tragédia chama a atenção para, mais uma vez, a situação de animais soltos nas estradas da região sisaleira da Bahia. Mortes já foram registradas em cidades como Conceição do Coité e Serrinha, por exemplo.

ASSISTA À REPORTAGEM DE JEAN MENDES

Continue Lendo...

municipios

Prefeito de Gavião defende abate de cachorros na cidade: ‘Mata esse desgraçado’

O prefeito de Gavião, na Bacia do Jacuípe, Laurindo Nazário (PSD), criou polêmica ao defender o abate de cachorros na cidade. A fala do chefe do Executivo aconteceu no dia 17 de março, na Câmara de Vereadores, mas começou a repercutir neste final de semana.

Na oportunidade, Nazário comentava sobre ataques praticados por cachorros contra ovelhas. Ele sugere que os tutores dos responsáveis pelos ataques paguem as despesas. Caso isso não aconteça, o cachorro deve, na sua visão, ser abatido. “Se pegar matando a criação, força o dono a pagar. Se não, já sabe quem é o cachorro. Mata esse desgraçado. Mata! Vai deixar a sua filha com fome porque o cachorro matou a ovelha? O cachorro é santo? Santo o que, rapaz?!”, diz.

O prefeito ainda compara o abate de cachorros com bovinos infectados com a chamada doença da vaca louca. “Quando ela está fica louca, o que faz com ela? Não sacrifica? E o cachorro que está na roça matando a criação, não pode fazer isso? Porque o cachorro é santo? Precisamos pensar diferente”, completa.

Já no fim do discurso, Laurindo acaba confrontado por um vereador. Ele volta a repetir a ideia. “Se a castração resolvesse, estávamos sossegados. Você sabe quanto é para castrar? Vou deixar de atender o hospital, consertar o carro, dar manutenção, para criar cachorro velho? Castração não resolve. Não é o caminho castração. Falei e repito: se o cachorro matar ovelha vou procurar saber quem é o dono. Se não der jeito, dou jeito no cachorro”.

A fala do chefe do Executivo Municipal foi compartilhada por defensores de animais, nas redes sociais. Por conta da repercussão negativa, as redes sociais da Prefeitura e de Laurindo foram desativadas. Neste sábado (12), o Portal do Casé, parceiro do NQ+, procurou a assessoria de imprensa da gestão municipal. O órgão prometeu dar um posicionamento, via jurídico, o que não tinha acontecido até a publicação desta reportagem.

O abate de cachorro é crime, previsto na legislação brasileira. O autor pode ser condenado a até um ano de prisão.

ASSISTA À REPORTAGEM 

Continue Lendo...

municipios

Chuva alivia calor na região sisaleira; meteorologista explica

A chuva deu uma aliviada no calor em Queimadas e outros municípios da região sisaleira da Bahia. A precipitação ganhou força nesta manhã de sábado (12/4).

Além de Queimadas, a chuva atingiu Santaluz, Itiúba, Valente e Nordestina, por exemplo.

CLIQUE AQUI E ASSISTA 

De acordo com a meteorologista Morgana Almeida, a expansão das chuvas para o interior se dá pela mudança no padrão atmosférico com a passagem de um sistema frontal no oceano, que vai contribuir para o aumento da umidade na Região Nordeste.

A previsão é que a chuva continue até o domingo.

Continue Lendo...

municipios

Idoso querido morre após ser espancado em Euclides da Cunha

Um idoso de 62 anos, identificado como Rozenildo Rodrigues da Silva, foi assassinado em Euclides da Cunha. A vítima chegou a ficar 11 dias internada, e morreu na última quarta-feira (9/4).

Segundo a Polícia Civil, “Zem”, como era conhecido, foi agredido por um homem, que foi preso em flagrante. O suspeito, identificado apenas como Júnior, já está no presídio de Feira de Santana.

Rozenildo trabalhava no fórum de pequenas causas de Euclides da Cunha e era bastante querido. O crime chocou a cidade, e a motivação ainda é um mistério.

Por meio das redes sociais, o irmão da vítima, lembrou com carinho de “Zem”: “Você, meu irmão, foi uma referência pra mim. Lembro-me quando adolescente você me levava pra o Hotel Lua, pra lavar carros e ajudar nas despesas de casa. Trabalhamos juntos em outros empregos, nosso respeito era mútuo. Sinto gratidão por ter tido o privilégio de compartilhar minha vida com você”, resumiu.

ASSISTA À REPORTAGEM, EM VÍDEO 

Continue Lendo...

municipios

‘Abril Azul’: médico Maike Araújo alerta para diagnóstico precoce no mês da conscientização do autismo

Estabelecido pela Organização das Nações Unidas com o objetivo de conscientizar a população sobre o autismo, o “Abril Azul” chama a atenção ainda para envolver a comunidade, trazer visibilidade e buscar uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva. De acordo com o psiquiatra infantil Maike Araujo, é importante que os pais e cuidadores estejam atentos aos primeiros sinais, porque o diagnóstico precoce é fundamental.

“O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento. Portanto, a criança manifesta alguns sinais desde a primeira infância. São crianças que interagem pouco socialmente, têm atraso na fala e apresentam dificuldades para se comunicar. Além disso, têm comportamentos restritos, tais como balançar muito as mãos, enfileirar brinquedos e girar em volta de si mesmos”, explica o especialista.

O médico enumera, ainda, outros sinais: “Crianças sensíveis a alguns barulhos e que também evitam o contato visual. Se seu filho ou alguma criança que você conhece tem alguma dessas características é importante procurar um psiquiatra infantil”, alerta.

Maike ressalta também que o diagnóstico é importante para realizar o tratamento adequado: “Quando a gente recebe uma criança com autismo, priorizamos o tratamento precoce, pois aproveitamos a neuroplasticidade cerebral dela, ou seja, quanto mais cedo essa criança estiver sendo exposta às terapias com psicóloga, psicopedagoga, fonoaudióloga e terapia ocupacional, melhor será o prognóstico dela. Não existe remédio para tratar autismo. Algumas medicações tratam apenas alguns sintomas,” explica o profissional.

Por fim, o médico com especialização em psiquiatra infantil reforça também a importância do cuidado das mães atípicas com a sua saúde mental: “O índice de depressão e ansiedade em mães atípicas é muito alto. Em torno de 50%. A sobrecarga é muito grande. Muitas vezes, a criança não tem acesso às terapias, ao psiquiatra infantil, às medicações e tudo isso afeta a saúde mental da mãe”.

Continue Lendo...

municipios

Jovem natural de Queimadas é morto com crueldade em São Domingos

A Polícia Civil em São Domingos investiga o assassinato cruel de Adalberto Evangelista de Jesus dos Santos, de 27 anos. O corpo dele foi achado na manhã de domingo (30/3), em uma área de mata, na saída para a região do Ouro Verde.

A vítima era natural de Queimadas. Segundo apurado pelo repórter Jean Mendes, Adalberto estava bebendo com alguns amigos no sábado e, em seguida sumiu.

O que chama a atenção é que uma barra de ferro, pedras e uma poça de sangue foram achadas no local do assassinato. O corpo do jovem estava a cerca de 10 metros dali, com uma corda enrolada no pescoço.

Horas depois, a Polícia Militar prendeu um suspeito. Ele foi encaminhado para a delegacia Territorial de Riachão do Jacuípe e não ficou preso. Isso porque o delegado não ficou convencido da participação dele no homicídio de Adalberto.

Segundo apurado por Jean Mendes, uma testemunha disse que viu a corda usada no crime na motocicleta do suspeito. Além disso, outra pessoa teria informado que vítima e suspeito estariam no mesmo veículo.

O advogado do homem apontado pelo crime, Antônio Carleon, argumentou que nenhum elemento convenceu o delegado, e que várias consistências nos depoimentos das testemunhas também foram apontadas.

A reportagem NA ÍNTEGRA E EM VÍDEO VOCÊ ASSISTE aqui!

Continue Lendo...

municipios

Acidente mata ao menos 10 pessoas na Bahia; assista reportagem

Um grave acidente ocorrido na tarde deste domingo (30) na BR-242, nas proximidades da localidade do Zuca, resultou na morte de pelo menos 10 pessoas e deixou outras cinco feridas. A tragédia aconteceu na Chapada Diamantina, Bahia, envolvendo uma van que transportava 16 passageiros e uma carreta de carga.

ASSISTA À REPORTAGEM 

Nove vítimas fatais já estão no Instituto Médico Legal de Itaberaba aguardando reconhecimento da família. Segundo informações apuradas, entre as vítimas fatais, estão membros de uma mesma família de Ruy Barbosa, incluindo pai, mãe e filho. O motorista do veículo também está entre os mortos.

As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas pela Polícia Rodoviária Federal, que busca entender as causas da colisão. A van havia saído de Boa Vista do Tupim e retornava para Ruy Barbosa transportando um grupo que participou de um evento na cidade.

Os cinco sobreviventes foram socorridos por equipes de resgate e encaminhados para unidades de saúde da região. No entanto, até o momento, não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde deles.

O velório das vítimas vai acontecer de forma coletiva, no ginásio de esportes. Órgãos da Prefeitura local mobilizaram serviços para prestar apoio às famílias das vítimas. A secretária de Assistência Social do município divulgou que, nesta segunda-feira (31), uma equipe de psicólogos e assistentes sociais vai prestar atendimento a familiares e amigos das vitimas.

O prefeito em exercício de Ruy Barbosa, Ney Dias, divulgou nota de solidariedade.

A tragédia causou comoção na cidade de Ruy Barbosa, onde centenas de moradores se dirigiram à porta da Santa Casa, que emitiu uma nota de pesar em solidariedade às famílias atingidas. O senador Otto Alencar, natural do município, também lamentou o ocorrido em suas redes sociais:

“Recebi com grande tristeza, na noite deste domingo (30), a notícia de um trágico acidente que resultou na perda de pessoas queridas de Ruy Barbosa, pelas quais sempre tive muito respeito e admiração. Neste momento de dor, manifesto meu profundo sentimento de solidariedade aos familiares e amigos. Que Deus, em sua infinita bondade, conforte a todos. Compartilho meu sentimento de pesar com seus entes queridos e com todos aqueles que, junto comigo, passam por esse momento doloroso em minha cidade”.

VEJA OS NOMES DOS MORTOS

Flávio Silva Boaventura,
Franciele Boaventura,
Enoi Silva Boaventura,
Ana Lucia Rocha de Oliveira,
Samuel Oliveira,
Isael Oliveira,
Eloisa Boaventura Dias,
Luciene Boaventura de Oliveira,
Romário Mateus,
Vitor.

Continue Lendo...

municipios

Esposa de traficante do BDM trai o marido e apanha; vídeo mostra tudo

Uma mulher apanhou de barrote após supostamente ter sido flagrada tendo conversas íntimas com outro homem. O autor do crime é o marido dela, um traficante do bairro de Tubarão, em Salvador.

O caso teria sido registrado na noite de segunda-ferira (24/3). O bandido fez questão de gravar tudo e ainda mandou para a sogra. A sessão durou pouco menos de dois minutos.

Não há informações se o caso foi registrado pela Polícia Civil. O traficante envolvido na ação faz parte da facção Bonde do Maluco.

CLIQUE AQUI E ASSISTA NA ÍNTEGRA 

Continue Lendo...

municipios

PM acha roça com 90 mil pés de maconha em Filadélfia

Uma plantação de aproximadamente 90 mil pés de maconha em uma roça de três hectares foi achada pela Polícia Militar, na manhã desta quinta-feira (20/3), em Filadélfia, que fica a 100 quilômetros de Queimadas. Um homem, que não teve o nome revelado, acabou preso.

A plantação tinha potencial para a produção de 30 toneladas da droga. A ação, das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (CIPEs Caatinga e Semiárido), ocorre durante a Operação Força Total, que acontece ao longo do dia em todo o território nacional.

“Essa roça estava muito estruturada com sistema de irrigação e adubamento. Vale lembrar que 3 mil pés erradicados equivalem a uma tonelada da droga retirada de circulação, sendo que um quilo de maconha equivale a mil reais, ou seja, um prejuízo considerável para os envolvidos com o tráfico de drogas na Bahia”, destacou o major Érico, comandante da CIPE/Caatinga, que comandou a operação de hoje.

A apreensão do plantio da maconha é resultado de uma operação integrada da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Rede Nacional de Operações Ostensivas Especializadas (Renoe), e as polícias militares dos estados nordestinos para erradicar plantios de maconha e apreender drogas.

A parceria com a secretaria nacional surgiu diante da expertise na erradicação de plantios de maconha pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, unidade especializada da PM que atua no conhecido “polígono da maconha”.

No último domingo (16) na Ilha Redonda de Cima, em Curaçá, também região norte do estado, a PM erradicou cerca de 20 mil pés de maconha. Ao longo de 2024, a Cipe Caatinga erradicou 896 mil pés de maconha, evitando que a produção de 298 toneladas da erva chegassem ao mercado. A companhia apreendeu também 213 armas de fogo, realizou a prisão de 143 pessoas e recuperou 54 veículos.

Continue Lendo...

Recentes