Queimadas
Grupo faz manifestação após feminicídio de Rosana, em Queimadas

Um grupo de mulheres realizou uma manifestação em Queimadas, na noite desta terça-feira (22/4). Todas chamaram a atenção para o problema da violência doméstica após o feminicídio de Rosana Santos, ocorrido no domingo.
O grupo saiu do Fórum de Queimadas em direção à Rua da Palha, onde o assassinato ocorreu. A vítima foi morta a pedradas.
“A conheci no movimento de associação comunitária. Ela decidiu reativar a associação. Rosana estava sempre nas reuniões voltadas para a comunidade. Era uma pessoa que estava sempre no sindicato. Era uma mulher que desejava viver e ser feliz”, disse a secretária de Mulheres do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Alcrisia Simões.
Irmã de Rosana, Rosemeire Santos esteve no protesto. Ela comentou sobre a prisão do suspeito, José dos Anjos Amorim. Ele foi localizado nesta terça, em Santaluz.
“De início, sim. A gente acredita que ele possa ficar muito tempo na cadeia, pagar pelos crimes. Esperamos que ele possa cumprir o máximo de anos possível na cadeia para que outras pessoas não sejam vítimas dessa criatura”, comentou.
Ex-secretária de Assistência Social, Sarah Oliveira deu dica para a mulher que está sofrendo algum tipo de violência dentro da própria casa.
“A primeira é a mulher que sofre ameaça, tem ciência disso mas não tem o conhecimento necessário para buscar ajuda. Essa mulher precisa buscar a rede de apoio. Já aquelas que sabem que estão nessa situação, são conscientes disso, tem os conhecimentos e não consegue sair dessa situação precisa de apoio da família, especialmente”, enumerou.
O NQ+ apurou que a atual secretária de Assistência Social é primeira-dama, Juliana Matos, não compareceu ao evento por motivo de força maior, mas mandou coordenadores da pasta como representantes.

Queimadas
TENTATIVA DE HOMICÍDIO: idoso é esfaqueado cinco vezes em Queimadas

Um idoso de 84 anos, que terá a identidade preservada, sofreu uma tentativa de homicídio em Queimadas, na noite desta terça-feira (22/4).
Segundo testemunhas, a vítima estava jogando dominó em uma praça do povoado Lagoinha quando foi esfaqueada. O idoso foi ferido pelo menos cinco vezes.
A vítima foi encaminhada para o Hospital doutor Edson Silva e seu estado de saúde é considerado grave.
O autor, que também não teve o nome revelado, foi preso em flagrante durante ação rápida de policiais militares do 4° pelotão (Queimadas)/5ª Companhia do 16º Batalhão (BPM/Serrinha). Ele será apresentado à Polícia Civil.
A motivação da tentativa de homicídio será investigada.
Queimadas
Suspeito de matar Rosana confessou o crime para PMs e estava com arma; veja detalhes exclusivos

Suspeito de matar a cozinheira Rosana Silva Santo, José dos Anjos Amorim estava com uma arma de fogo quando foi localizado pelas Polícias Militar e Civil, nesta terça-feira (22/4). A informação foi confirmada com exclusividade pelo Notícias de Queimadas e Região.
O NQ+ apurou que José estava a bordo de uma motocicleta, da marca Yamaha, com uma mochila nas costas, próximo ao Estádio Municipal. Ao ser abordado por militares do 16º Batalhão (BPM/Serrinha) e policiais civis, ele não tentou correr ou reagir.
Dentro da mochila, para a surpresa dos agentes, foi achada uma espingarda Benelli calibre 28. O armamento, de fabricação artesanal, é considerado de grosso calibre.
O NQ+ ainda conseguiu levantar que, durante interrogatório informal, José dos Anjos confessou que matou a cozinheira a pedradas em Queimadas, no domingo. Além disso, ele era procurado pelo assassinato de um homem, só que no estado de Goiás.
Por questões de segurança, o rapaz foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Valente. Após depoimentos e investigações, a Polícia Civil de Queimadas deve concluir o inquérito sobre a morte da cozinheira e enviar ao Tribunal de Justiça da Bahia.
José foi preso em flagrante pelo porte da arma de fogo. Participaram da ação equipes da Polícia Civil e dos pelotões do 16º Batalhão de Polícia Militar de Santaluz e Queimadas (1º e 4º).
Queimadas
Idoso escapa ileso após carro capotar em Queimadas

Um idoso, de prenome Zelito, saiu ileso de um grave acidente ocorrido na manhã desta terça-feira (22/4), em Queimadas. O caso aconteceu às margens da BA-120.
O Notícias de Queimadas e Região apurou que o motorista perdeu o controle da direção de seu carro, modelo Siena, após um dos pneus estourar. O automóvel saiu da pista e capotou em seguida. Zelito não teve ferimentos.
ASSISTA
Queimadas
Preso suspeito de matar Rosana em Queimadas; saiba quem é ele

Foi preso, nesta terça-feira (22/4), José dos Anjos Amorim. Ele é o principal suspeito de matar Rosana Silva Santos, em Queimadas. A informação foi confirmada pelo Notícias de Queimadas e Região.
Segundo as primeiras informações, José foi localizado em Santaluz, por equipes das Polícias Militar e Civil – essa chefiada pelo delegado Luís Filgueiras. O criminoso foi transferido para o Hospital Municipal, onde está custodiado.
Amorim tinha mandado de prisão em aberto, também por homicídio, expedido pela Justiça de Goiás.
Rosana foi morta a pedradas, no domingo (20/4). O caso gerou comoção, porque a vítima era bastante querida na cidade.
Dezenas de pessoas acompanharam o enterro da vítima, no final da tarde de segunda-feira (21/4). O corpo foi velado na quadra de uma escola municipal e, em seguida, enterrado no Cemitério do Santo Antônio. Esse foi o primeiro caso de feminicídio em Queimadas neste ano.
“Minha irmã, infelizmente, foi vítima de pessoa mal escolhida para a vida dela. Espero que se torne exemplo para as mulheres. Saber escolher e saber sair do relacionamento. A gente apoia como família [a saída do namoro], mas, às vezes, a Justiça é fraca e fica em vão”, disse Rosemeire Santos.
Segundo testemunhas, a vítima estava em casa quando surpreendeu vizinhos ao sair gritando, pela Rua da Palha. Um homem, que estaria perseguindo Rosana, deu pedradas na vítima. O criminoso escapou em seguida. No momento, a mulher não recebeu ajuda de ninguém.
ASSISTA À REPORTAGEM DE JEAN MENDES
Ver essa foto no Instagram
Queimadas
Mulher é morta a pedradas em Queimadas

Uma mulher, identificada como Rosana Silva Santos, foi morta em Queimadas, na noite deste domingo (20/4).
Segundo as primeiras informações, a vítima estava em casa quando surpreendeu vizinhos ao sair gritando, pela Rua da Palha.
Um homem, que estaria perseguindo Rosana, deu pedradas na vítima. O criminoso escapou em seguida.
Policiais militares do 4° Pelotão/5ª Companhia (Queimadas) do 16º Batalhão foram acionados, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Rosana chegou a receber atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Senhor do Bonfim.
O caso será investigado pela Delegacia Territorial de Queimadas.
Queimadas
‘Paixão de Cristo’ é realizada pelas ruas de Queimadas

Na tarde desta sexta- feira (18/4), foi realizada na Igreja Matriz de Queimadas a Celebração da Paixão de Cristo, comandada pelo Frei Francisco Pereira.
Após a celebração, os fiéis participaram de procissão pelas principais ruas do centro da cidade, com muitos cânticos, até a Igreja de Santo Antônio.
A Semana Santa é uma tradição religiosa cristã que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa.
Na sexta da Paixão, é quando a Igreja recorda a morte de Jesus. É celebrada a Solene Ação Litúrgica, Paixão e a Adoração da Cruz.
A recordação da morte de Jesus consiste em quatro momentos: A Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração da Cruz e Rito da Comunhão. Presidida por presbítero ou bispo, os paramentos para a celebração são de cor vermelha.
A programação da Semana Santa da Igreja Católica de Queimadas teve seu início no último domingo (13) e encerra neste domingo (20).
No sábado, às 19h30, haverá Vigília Pascoal. No domingo, celebração da ressurreição, às 19h30.
Queimadas
Via-Sacra é encenada pelas ruas de Queimadas

Jovens membros da Igreja Católica de Queimadas celebraram e encenaram a Via Sacra pelas ruas do município na manhã desta sexta-feira (18).
A Via-Sacra faz parte das tradições dos católicos, sobretudo durante a quaresma. É um exercício espiritual – e, em alguns casos, também físico – que ajuda quem o faz a reviver a paixão e morte do Senhor Jesus, acompanhando aquele que deu a vida pela humanidade e aprendendo d’Ele o “caminho da cruz”, o caminho de todos os homens e mulheres, mais ainda de todos os cristãos.
A programação tem continuidade às 15h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, com a celebração da Paixão do Senhor. Em seguida, procissão com o Senhor morto para Igreja de Santo Antônio.
Queimadas
SSP coloca homem que atua em Queimadas no ‘Baralho do Crime’

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia atualizou nesta quinta-feira (17) o Baralho do Crime, ferramenta destinada a divulgar foragidos da Justiça envolvidos em crimes graves. Entre os alvos, está um homem que atua em duas cidades da região sisaleira da Bahia.
Procurado pelos crimes de roubo e extorsão, Edson dos Santos da Silva, conhecido como “Chiquinho”, foi incluído na carta “Quatro de Copas”. A SSP da Bahia sustenta que ele é procurado em Nordestina e Queimadas.
O carta “Rei de Espadas” passa a ser ocupada por Sandro Santos Queiroz, o “Real” ou “Doideira”. Ele é líder de uma facção em Jequié e procurado por porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Já Uriel Pereira Carvalho, conhecido como “Mequinho” ou “Mekinho”, ocupa a posição do “Dois de Ouros”. Procurado por homicídio, ele é apontado como o chefe do tráfico de drogas em Camaçari. Em 2024, ordenou o espancamento até a morte de um homem, cuja vítima teve o corpo abandonado pelos agressores.
Antônio Bruno da Cruz Magalhães, conhecido como “Bruninho”, assume o posto de “Valete de Espadas”. Com dois mandados de prisão por homicídio, organização criminosa, associação e tráfico de drogas, atua na região do bairro Rio Sena, em Salvador. Segundo a SSP, o foragido ainda mantém ligação com Luiz Henrique Santos Souza, conhecido como “Demorô”, atual “Quatro de Ouros”. “Bruninho” também coordena bondes para atacar rivais.
A carta “Cinco de Paus” passa a exibir Pedro Henrique dos Santos Sena, conhecido como “Galego de Brumado” ou “Meia-Noite”. Ele atua na cidade de Senhor do Bonfim, no Norte do estado, e possui mandado de prisão por tráfico de drogas, além de ser apontado como responsável pela guarda e distribuição de drogas e fornecer armas utilizadas em execuções realizadas por um grupo criminoso.
Informações que auxiliem na localização dos fugitivos podem ser enviadas pelo Disque Denúncia, pelo número 181, sob total sigilo.
ASSISTA À REPORTAGEM. TAMBÉM CURTA
Ver essa foto no Instagram
Queimadas
Brasilista: natural de Queimadas, idosa completa 105 anos e dá dica sobre longevidade

“Amizade sincera é melhor que amor falso”. A frase é de dona Brasilista Evangelina Santos. E esse é um dos aprendizados que ela carrega da vida – que é longa, aliás. Baiana natural de Queimadas, ela completou 105 anos na última quarta-feira (15/4).
Ver essa foto no Instagram
A idosa nasceu em 1920, dois anos depois de ser encerrada a Primeira Guerra Mundial. Brasilista era uma moça de 19 anos quando a Segunda Grande Guerra explodiu. Ao longo dos anos, viu a história pelos próprios olhos, inclusive aquelas da cidade em que nasceu.
Hoje, a senhora mora em São Paulo, com a família. É motivo de orgulho para os 11 filhos (quatro já falecidos); 30 netos; 22 bisnetos e 5 tataranetos. Olha dona Brasilista no vídeo abaixo, recebendo o carinho de uma criança.
Questionada sobre o segredo da longevidade, Brasilista é categórica: “Deus e a união da família”.
Queimadas
FOTOS! Fiéis de Queimadas celebram o Domingo de Ramos

Assim como toda a Igreja Católica, fiéis de Queimadas celebram neste dia 13 o Domingo de Ramos, data que marca o início da Semana Santa no calendário cristão.
A celebração relembra a entrada de Jesus em Jerusalém, momento simbólico que antecede os principais acontecimentos da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
Em Queimadas, fiéis saíram pelas ruas da cidade, com o símbolo da data: folhas em mãos. O grupo foi liderado pelo padre Francisco.
Mais do que uma lembrança histórica, o Domingo de Ramos convida os fiéis à reflexão e à introspecção espiritual, destacando valores como humildade, fé e amor ao próximo.
A Igreja Católica acredita que é o ponto de partida para uma semana de renovação da fé, marcada por orações, procissões e celebrações litúrgicas que culminam na Páscoa.
-
Notícias Região6 meses ago
Vereador de Queimadas, Ariel da Martins sofre acidente de moto; veja detalhes
-
Queimadas1 ano ago
Urgente! Dois homens são mortos a tiros de grosso calibre em Queimadas
-
Notícias Região1 ano ago
Jovem de Queimadas morre eletrocutado em Castro Alves
-
Queimadas2 meses ago
Urgente! Um morre em ação da Rondesp em Queimadas; veja quem
-
Queimadas11 meses ago
Jovem de Queimadas morre em Minas Gerais e família pede ajuda
-
Queimadas1 mês ago
Açougueiro morre após ser atropelado por carro, em Queimadas
-
Queimadas3 meses ago
Morre ‘Negão’, esfaqueado pelo próprio irmão em Queimadas
-
Queimadas8 meses ago
Tragédia em Queimadas: homem morre atropelado por trator pilotado pelo próprio irmão
-
Queimadas1 ano ago
Homem é encontrado morto em estrada na zona rural de Queimadas
-
Queimadas8 meses ago
Homem morre eletrocutado em Queimadas; veja detalhes