Connect with us

Queimadas

TJ marca júri popular de PM acusado de matar jovem por vingança, em Queimadas

Está marcado para o dia 10 de julho, às 9h, o júri popular do caso Alberto dos Santos Pereira, trabalhador rural morto a tiros na Bahia. O Portal do Casé acompanha o caso deste os primeiros dias por conta da repercussão que houve no Nordeste do estado. A confirmação da data foi assinada pelo juiz Armando Duarte Mesquita Júnior, na quinta-feira (15). O sorteio dos jurados será realizado ainda em maio, em uma data que também já está marcada.

O acusado é o cabo da Polícia Militar Edmilson Bispo da Silva. Ele responde por homicídio duplamente qualificado – motivo torpe e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima -, além de furto. De acordo com a denúncia do Ministério Público, no dia 20 de julho de 2023, por volta das 10h40, no Povoado de Jacurici da Ponte, zona rural de Queimadas, o acusado cometeu o crime junto com outra pessoa, não identificada.

COMO FUNCIONA O JÚRI POPULAR?

O júri acontecerá no Fórum de Queimadas. O Portal do Casé ouviu o advogado Luciano Pontes, co-fundador da Associação dos Advogados Criminalistas da Bahia. Ele não faz parte do processo, mas ajuda a explicar o rito. “A criação do Tribunal do Júri, no Brasil, tem influência do direito anglo-saxónico; do direito romano; e do direito grego. Hoje, não existe consenso sobre qual seria a formatação exata, se pegando origem grega, romana ou da Inglaterra”, introduz.

“Nosso júri tem algumas características peculiares. Primeiro: o cidadão é julgado pelos crimes dolosos contra a vida, por sete jurados. Estes, que formam o conselho de sentença, são os verdadeiros juízes. O juiz togado apenas vai presidir a sessão de julgamento. O conselho é escolhido por sorteio dos jurados, onde há uma lista anual de jurados. São pessoas do serviço público, da sociedade, que anualmente são sorteadas pela Vara do Júri”, explica.

“Esse conselho é realmente quem vai decidir como o cidadão vai ser encaminhado para sentença condenatória ou absolutória. Há a explanação da acusação, de quem é o titular da ação penal. Existe a possibilidade de assistente de acusação. Do outro lado, há a defesa. Cada um pode explanar suas teses. O conselho de sentença, ao final, se reunirá na sala secreta, onde recebe duas cédulas de votação: sim ou não”, completa Luciano Pontes.

O advogado ainda pontua que os sete jurados são questionados acerca da autoria e materialidade do crime. “Às vezes, o conselho de sentença diz que não foi homicídio, mas lesão corporal seguida de morte. Depois, o juiz aplica a pena. Quando a gente observa o rito, aquilo já é a fase final. A primeira fase é de conhecimento, onde o cidadão é levado à ação penal por um juiz da vara do júri”, acrescenta.

Pontes ainda conclui que, caso o acusado seja absolvido, ele não é liberado para sair do fórum naquele momento. “Ele sai livre da acusação. Ele só retorna à unidade prisional para que, lá, seja dada a baixa nos seus registros. Quando ele sai, de escolta, da unidade, ele está preso. Ele sai com uma autorização para ser julgado. Se ele está preso e o juiz lê a sentença de absolvição, o juiz o encaminha de volta à unidade prisional e orienta que ele seja liberado”.

JUSTIÇA

No decorrer do processo, o policial militar foi defendido por advogados diferentes: Cláudio Morgado Leite; Tiago Glicério dos Santos; Antônio Frederico Gomes; Dominique Viana Silva; Bianca Beatriz Barbosa; Enzo Luiz Paraíso Lopes; Beatriz de Oliveira Scaldaferri; e Vivaldo Amaral. Os defensores chegaram a pedir a soltura do acusado no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF), sem sucesso.

Audiências de instrução e julgamento, onde testemunhas são ouvidas antes de o juiz decidir pelo júri popular, aconteceram no Fórum de Queimadas no ano de 2024. O cabo Edmilson Bispo sempre negou ter cometido o homicídio e disse não entender o motivo de estar sendo acusado. Uma das testemunhas de defesa, inclusive, chegou a garantir que estava com o acusado no momento em que o homicídio ocorreu, por volta das 10h30 daquela data.

“Os advogados de defesa acostaram petição no processo com informação de renúncia a todos os prazos recursais, bem como todos os recursos em instâncias superiores, razão pela qual manifestaram ciência de que o réu será submetido a Júri Popular”, pontuou o juiz Armando Duarte Júnior.

MOTIVAÇÃO PARA O CRIME

Bispo está preso desde setembro de 2023. A denúncia do Ministério Público aponta que, no dia do assassinato, Alberto estava saindo da lavoura, com seu irmão, quando foi surpreendido por dois homens, que estavam em um veículo. O cabo Bispo teria mandado ambos correrem e atirou. Alberto morreu na hora, enquanto o outro rapaz conseguiu escapar.

A motivação seria um acerto de contas. O MP sustenta que a vítima havia chegado há pouco tempo na Bahia, após passar anos trabalhando em lavouras de café em Minas Gerais. Nos festejos de Queimadas, que tradicionalmente acontecem no mês de maio, ele se desentendeu com o PM. O cabo teria ficado com raiva e resolveu descontar. Depois do homicídio, o celular da vítima foi levado e não foi achado.

Queimadas

Vovô do crime! Idoso furta loja em Queimadas, mas deixa material para trás

Um idoso foi filmado furtando um boné que estava exposto em uma loja, no Centro de Queimadas, nesta quarta-feira (19/11). O caso foi registrado por câmeras de segurança.

As imagens mostram que o suspeito passa pela rua, observa o produto, mas não leva. Poucos segundos depois, ele retorna e comete o crime.

O dono do estabelecimento percebeu a ação e correu atrás do suspeito. Na fuga, o idoso acabou deixando para trás uma caixa com outros objetos que, para o empresário, também eram produtos de furto.

Na caixa foram achados martelo, sandália e desodorante, além do próprio boné produto do crime.

CLIQUE AQUI E ASSISTA 

A Guarda Civil Municipal foi acionada e fez rondas pela região, mas o idoso não foi achado.

Continue Lendo...

Queimadas

Segurança em destaque! PM, PC e GCM recebem moção de aplausos na Câmara de Queimadas

A segurança pública foi destaque na Câmara de Queimadas, nesta terça-feira (18/11). Polícias Militar, Civil e Guarda Civil Municipal receberam moção de aplausos por conta dos serviços prestados à população.

Estiveram na sede do Legislativo oficiais e praças da PM, o titular da Delegacia Territorial de Queimadas, Eduardo Ataanderson, e o comandante da GCM, Wellington Guimarães. A moção de aplausos foi proposta pelo vereador José Raimundo (PT).

“Vim reafirmar compromisso da Polícia Civil, dentro da nossa legislação. No pouco tempo que estou aqui, venho tentando fazer o trabalho em parceria com as outras forças de segurança. Sozinho, ninguém faz nada. Quem ganha é a sociedade”, pontuou Ataanderson.

O comandante do 3ª pelotão da 7ª Companhia (CIPM/Monte Santo) – responsável pelo policiamento em Queimadas -, subtenente Dioney, reforçou a ação que foi tema de reportagem do Notícias de Queimadas e Região na semana passada: policiamento mais ostensivo, com vista também aos veículos irregulares.

“Não sei se temos enfermeiros ou médicos aqui, mas o atendimento de acidentados caiu muito. Nas drogas, a gente não vai conseguir acabar, mas a gente diminui. Conseguimos entre 20 e 30%. Não podemos esquecer a grande parceria com a GCM de Queimadas. A gente está à disposição para ajudar. A Polícia Militar é isso: prevenir o crime e trazer dias de mais conforto para a sociedade”, pontuou o comandante.

Sargento operacional e também agraciado com a moção, Ivaldo Brito foi além: “Segurança é um conjunto da obra, com Poder Judiciário, Legislativo e Executivo, além da sociedade ajudando a polícia. O resultado sempre será positivo. Em se tratando de PM, que é a primeira linha de frente, não trabalhamos com adivinhações. Precisamos da confiança da população para chegar ao mal, que será combatido”, ponderou.

Também foram agraciados com a moção os majores Arnaldo, Tiago Andrade e Tiago Fonseca, além dos soldados da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT/Rondesp Nordeste), Gustavo de Oliveira Brandão, Ivo Silva, Uanderson Santos, Charles Martins e Jonicleison Brasil.

Continue Lendo...

Queimadas

Fechando o cerco! PM e GCM reforçam blitz contra motos irregulares em Queimadas e prometem punir quem ‘pratica desordem’

A Polícia Militar e Guarda Civil Municipal de Queimadas fecharam o cerco contra motocicletas irregulares na cidade. Nesta sexta-feira (14/11), várias blitze educativas foram realizadas.

“O objetivo é trazer a segurança para os moradores da nossa cidade, através dessa parceria com a GCM. O intuito é orientar o pessoal que ajeite as lanternas das motocicletas, use capacete, ajuste as placas e retrovisor. As blitze não são para punir o cidadão, trabalhador, mas aquele que vem praticando desordem”, pontuou o comandante do 3° pelotão da 7ª CIPM em Queimadas, subtenente Dionei

“Estamos visitando as escolas, fazendo o papel de polícia preventiva também. É mais força para o cidadão. É nosso papel gerir isso”, comentou.

E a novidade já rendeu frutos. Nesta sexta-feira, uma motocicleta com queixa de furto foi recuperada na cidade. O condutor foi liberado.

“Apreendemos, em média, 60 motos e mais quatro carros [em um mês], alguns com restrição. Fazemos apreensões também de alguns que estavam sem retrovisor. A gente orienta, depois faz a liberação na legalidade”, finalizou o comandante.

Continue Lendo...

Queimadas

Operação em Queimadas: polícia prende dois, suspeitos de homicídio e estupro

Dois homens, investigados pelos crimes de homicídio e estupro, foram presos durante a operação deflagrada pela Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, em Queimadas, na manhã desta quinta-feira (13/11).

Os nomes dos presos não podem ser divulgados pela polícia por conta da Lei de Abuso de Autoridade. O Notícias de Queimadas e Região apurou que o primeiro preso tem iniciais J.D.J.S.S. Ele é investigado por homicídio doloso.

O NQ+ apurou ainda que esse homem teria participado do assassinato de Arleyson Endreson Nunes Cruz Santos, executado a tiros em fevereiro no bairro do Cemitério dos Crentes, em Queimadas.

O outro preso, S.C.D.B., é investigado por estupro de vulnerável. Os detalhes desse crime não foram dados.

Na mesma operação, os policiais cumpriram cinco mandados de busca e apreensão – inclusive contra estes dois homens presos – e pelo crime de violência doméstica.

A ação foi da 19ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin/Senhor do Bonfim), com apoio da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Monte Santo) e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Nordeste).

A operação contou com um delegado, 11 investigadores, um escrivão e 12 policiais militares.

Continue Lendo...

Queimadas

Urgente! Megaoperação policial em Queimadas prende suspeito de homicídio e faz buscas

As Polícias Civil e Militar fazem, nesta quinta-feira (13/11), uma megaoperação para cumprimentos de mandado de prisão em Queimadas. Nas primeiras horas da manhã, as viaturas já estavam na cidade.

Até às 8h40, a ação estava em andamento. Segundo apuração do Notícias de Queimadas e Região, pelo menos um homem, de 27 anos foi preso, em um bairro da sede. Ele responde por homicídio qualificado. Os detalhes desse crime ainda não foram passados.

Os policiais, em seguida, foram para o distrito do Espanta Gado. A Guarda Civil Municipal dá apoio na operação.

Fazem parte da ação policiais da 7ª Companhia Independente (CIPM/Monte Santo), da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Nordeste) e da 19ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin/Senhor do Bonfim).

O NQ+ acompanha os detalhes da operação e trará atualizações assim que ocorrerem.

Continue Lendo...

Queimadas

Dois ficam feridos após moto se chocar contra animal solto, em Queimadas

Dois homens ficaram feridos após a motocicleta que estavam se chocar contra um burro, na zona rural de Queimadas, na noite de domingo (9/11). As vítimas foram identificadas apenas pelos prenomes: Edvaldo e Edielson.

Os dois contaram já no Hospital dr. Edson Silva que estavam em um evento, no povoado Cancelas, quando resolveram retornar para casa, no Gregório. No caminho, o condutor foi surpreendido pelo animal, que estava solto na estrada.

Os homens foram socorridos e atendidos no Hospital de Queimadas. A dupla, que não estava sob efeito de bebida alcoólica no momento do acidente, está estável. Mesmo assim, Edielson foi encaminhado para outra unidade hospitalar, de maior porte.

O burro foi apreendido por populares até que o dono se identifique e explique o motivo de o animal estar solto.

Continue Lendo...

Queimadas

‘Fui chamado de corno, na minha porta’, diz homem acusado de agredir idoso em Queimadas

Régis Mendes, morador do Tanque das Pedras, em Queimadas, usou as redes sociais para se defender da acusação de ter agredido um idoso. O caso aconteceu na manhã de sábado (8/11), e foi relatado pelo Notícias de Queimadas e Região.

De acordo com Régis, ele estava em casa quando foi surpreendido por Antônio Diógenes Carneiro, de 65 anos.

“Essa pessoa [envolvida na situação] sou eu. Fui agredido na minha porta. Fui chamado de corno e de outros nomes, aqui, na minha porta. O cidadão se diz machucado. Eu também fiquei machucado pelo cidadão”, disse ele, mostrando o braço machucado.

Antônio dá outra versão para o caso. Segundo ele, a discussão com Régis começou por conta de um colchete – que estaria fazendo com que animais entrassem em sua propriedade -. Após a discussão, o idoso disse que foi surpreendido por golpes de enxada. Ele ficou com várias marcas pelo corpo.

O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.

Continue Lendo...

Queimadas

Idoso é espancado com enxada após discussão por colchete, em Queimadas

Um idoso de 64 anos foi espancado por outro homem em Queimadas, na manhã deste sábado (8/11). A vítima, Antônio Diógenes Carneiro, foi atacada por uma enxada, na localidade conhecida como Tanque da Pedra.

A vítima contou ao Notícias de Queimadas e Região que discutiu com o agressor por conta de um colchete – aberto pelo suspeito e que estaria fazendo com que animais entrassem em sua propriedade -.

Após a discussão, Antônio disse que foi surpreendido por golpes de enxada. Ele ficou com várias marcas pelo corpo.

O idoso, que fez uma cirurgia recentemente, foi ao Hospital dr. Edson Silva, onde foi atendido.

O outro homem envolvido na situação terá o nome preservado. Por meio das redes sociais, ele disse que Antônio foi até a porta da sua residência para “um desafio”.

A Guarda Civil Municipal foi acionada e fez rondas em busca do suspeito, sem sucesso. O caso será registrado na Delegacia Territorial de Queimadas.

*Atualizada às 11h28

 

Continue Lendo...

Queimadas

Vítima identificada: homem tem fratura exposta após acidente, em Queimadas

Um homem, identificado como Crispiniano Dantas de Oliveira, ficou ferido após a motocicleta que pilotava se chocar contra um carro, em Queimadas. O caso aconteceu na noite desta quinta-feira (6/10).

O acidente, que deixou uma fratura exposta na vítima, aconteceu na região das Populares, na estrada para quem segue rumo à Barragem de Queimadas.

As circunstâncias da colisão ainda serão apuradas, mas testemunhas já sabem que o motorista do carro e motociclista estavam em direções opostas.

Crispiniano foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital dr. Edson Silva e seu estado de saúde é estável. Ele deve ser transferido.

Policiais militares da 7ª Companhia Independente estiveram na unidade de saúde e registraram a ocorrência. Não há informações se o motorista do carro fugiu.

Continue Lendo...

Queimadas

Homem é preso com moto roubada, em Queimadas

Um homem foi preso com uma motocicleta roubada, em Queimadas. O flagrante foi realizado pela Polícia Militar, na noite de quarta-feira (5/11), na Rua Alda Martins.

Agentes da 7ª Companhia Independente (CIPM/Monte Santo) disseram que faziam rondas no local quando perceberam um motociclista fazendo manobras perigosas. Então, resolveram abordá-lo.

Durante as consultas, os PMs perceberam que o veículo tinha restrição de roubo. O condutor disse que comprou a motocicleta em Valente. Ele foi autuado e encaminhado para a Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim.

A moto, modelo CG 160, foi levada para o pátio da Polícia Militar em Queimadas.

Continue Lendo...

Recentes