Connect with us

municipios

Unidade da PM que abrange maior parte da região sisaleira tem novo comandante

O Comando de Policiamento da Região Nordeste, da Polícia Militar, agora terá um novo chefe: o coronel Daniel Gomes Figueiredo. Ele assume o posto deixado pelo também coronel Antônio Batista Macedo, que vai assumir o recém-criado CPR Litoral-Norte, em Alagoinhas.

A novidade faz parte da reestruturação da PM, anunciada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) na última segunda-feira.

O CPR/Nordeste, com sede em Paulo Afonso, é o responsável pelo policiamento na maioria das cidades da região sisaleira, a exemplo de Serrinha, Conceição do Coité, Queimadas, Nordestina, Cansanção e Santaluz.

O coronel Daniel Gomes Figueiredo foi recém promovido ao posto. Ele ingressou na corporação em 1990 e tem larga experiência. Já passou pela 59ª CIPM, em Vila de Abrantes, pela CIPE Fazendária e já foi ajudante de ordens da Presidência do TJ-BA.

Nessa reestruturação da PM, foram criados novos comandos regionais, batalhões e companhias independentes, além de cargos estratégicos.

Três comandos regionais foram criados para Jequié; Alagoinhas e Irecê; e novos batalhões implementados, no Nordeste de Amaralina, em Itapuã, Feira de Santana, Eunápolis, Luís Eduardo Magalhães, Jacobina, Valença e Candeias.

Já os municípios de Cafarnaum, Monte Santo, Conceição do Jacuípe, Cachoeira e Xique-Xique ganharam novas companhias independentes.

municipios

Veja lista de 15 baianos presos em megaoperação no RJ e seus crimes

Do Portal do Casé 

Passagens por tráfico de drogas, roubo e até homicídio qualificado. Essa é a ficha criminal de 15 baianos presos durante a megaoperação das Polícias Militar e Civil nos Complexos da Penha e Alemão, no Rio de Janeiro, desde terça-feira (28).

Pelo menos um baiano está morto. Júlio Souza Silva era considerado liderança do Comando Vermelho no bairro do Nordeste de Amaralina, em Salvador. Além dele, outros baianos podem estar entre os mortos. A identificação formal ainda está sendo realizada pelo Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro, que montou uma força-tarefa para identificar os mais de 120 corpos.

Além de baianos, havia nos dois complexos de bairros traficantes do Pará e Goiás. Fontes da segurança pública apontam que os criminosos fazem uma espécie de “intercâmbio do crime” ou até mesmo recebem proteção por estarem com mandados de prisão nos seus estados. É o que acontece, por exemplo, com Anderson Souza de Jesus, o “Buel”, que está no Rio de Janeiro, mas é considerado um dos homens mais perigosos do CV baiano.

A lista dos presos foi divulgada inicialmente pelo G1 e confirmada pelo Portal do Casé com base em informações do Tribunal de Justiça da Bahia.

CONFIRA, ABAIXO:

Anailton Conceição dos Santos

– Atua no Baixo Sul da Bahia, entre Ituberá e Valença. Tem registros policiais por tráfico de drogas, homicídio qualificado, posse ou porte de arma de fogo e roubo.

Diogo Garcez Santos Silva

– Atua em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador. Tem passagens por tráfico de drogas na cidade.

Fábio Francisco Santana Sales

– Não tem registros criminais no sistema judiciário. De acordo com fontes da Polícia Civil, teria atuação em Feira de Santana.

Felipe de Jesus do Rosário

– Não possui passagem judicial registrada. Dados da Secretaria da Segurança Pública apontam que ele é natural de Itatim, mas chegou a ser investigado por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Danilo Ferreira do Amor Divino

– Atua em Feira de Santana e possui passagens por tráfico de drogas e homicídio qualificado. Em setembro de 2023, foi pronunciado por atacar um bar a tiros na localidade Vila Nova, bairro Santa Mônica II. Segundo a Polícia Civil, a ideia era acertar o proprietário, conhecido como Léo “Gordo”. Porém, Danilo matou Jackson Quintino de Oliveira e ainda baleou outras duas pessoas.

Pedro Henrique Mascarenhas Ribeiro

– Conhecido como “Gago Cabeção”. Possui diversas passagens pela Polícia Civil em Feira de Santana, onde atua. Seus crimes incluem homicídio qualificado, roubo e posse ou porte ilegal de arma de fogo.

Lucas Santos Barbosa

– Assim como “Gago Cabeção”, atua em Feira de Santana. Tem passagem por homicídio ocorrido na cidade em 2024.

Felipe Neves da Silva

– Atua na região da Queimadinha, também em Feira de Santana. Tem passagens por tráfico de drogas. Em 2021, foi preso com 47 papelotes de maconha, 18 de cocaína, oito pinos contendo a mesma substância e seis pedras de crack.

Alan Barbosa Fonseca

– Atua em Feira de Santana. Neste ano, foi condenado por homicídio qualificado e corrupção de menores pelo assassinato de Cleberson da Anunciação Lima, em 2017. Ele foi espancado por então menores de idade, em uma ação motivada pela guerra do tráfico de drogas.

Rauflan Santos Costa

– Atua na região Sul da Bahia e no Espírito Santo. No estado baiano, nas Varas Judiciais de Itabuna, Teixeira de Freitas e Canavieiras, responde a processos por tráfico de drogas, uso de documento falso e organização criminosa. Já no estado capixaba, foi denunciado pelo Ministério Público pelos mesmos crimes. De acordo com a Promotoria de Justiça de Rio Bananal, ele seria operador financeiro de Jandson de Jesus Ribeiro, o “Jan”.

Marlon Niza dos Santos Júnior

– Assim como Rauflan, age em Canavieiras, Sul da Bahia. Tem passagem na Polícia Civil por tráfico de drogas e homicídio qualificado. Ele é acusado de, em 2021, assassinar Jaqueline Santos de Jesus e Rafael Luiz de Macedo, após discussão em um bar da cidade.

Robert da Silva de Jesus

– Conhecido como “Siri”, atua em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. É considerado liderança do CV no bairro de Portão e apontado por liderar ataques contra o BDM em Abrantes, Camaçari. Em 2019, foi preso com 289 trouxinhas de cocaína, 21 pinos de cocaína, 1000 pinos vazios, 58 papelotes de maconha, 227 pedras de crack, balanças, brucutus e cadernetas anotações.

Armando Santos de Jesus

– Atua em Salvador e Região Metropolitana. Tem passagens por tráfico de drogas.

Carlos Henrique Souza dos Santos

– Por ter homônimos, não é possível obter sua ficha criminal.

Carlos Anderson Mattos Conceição

– Também não é possível obter a ficha criminal.

Continue Lendo...

municipios

Com ações na região sisaleira, MP faz operação para prender traficantes de animais silvestres

Quatro mandados de prisão e 17 de busca foram expedidos para operação do Ministério Público da Bahia, deflagrada nesta quarta-feira (29) contra integrantes daquela que é considerada a maior organização criminosa de tráfico de aves silvestres do país. A ação, batizada de “Fauna Protegida”, ocorre na Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Na Bahia, as ações aconteceram nos municípios de Monte Santo e Valente – na região sisaleira; no Rio de Janeiro, em Magé, Guapimirim, Rio das Ostras, Cabo Frio e Casimiro de Abreu; e em Minas Gerais, nas cidades Almenara e Divisópolis. A organização criminosa, segundo o MP, é liderada por Weber Sena Oliveira, conhecido como “Paulista”, preso em setembro deste ano, durante a primeira fase da operação.

A ação é realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPBA, em conjunto com as Promotorias de Justiça Regional Ambiental de Itabuna e Ilhéus, com apoio nas investigações do Ministério Público do Estado do Alagoas (MPAL), por meio do Núcleo de Defesa do Meio Ambiente (Nudema), e do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do MP baiano (Ceama).

As investigações apontaram que a organização é especializada na captura, transporte, receptação e comercialização ilegal de animais silvestres, principalmente aves de canto, com estrutura complexa e ramificada a partir de núcleos bem definidos de fornecedores, transportadores, financiadores e receptadores, operando em larga escala e com divisão de tarefas.

As apurações revelaram ainda que os animais eram “encomendados” por espécie e quantidade, capturados em áreas rurais da Bahia e de Minas Gerais, mantidos em cativeiros precários e transportados para receptadores localizados principalmente no Rio de Janeiro.

A ação conta com apoio da Polícia Militar da Bahia, por meio do Comando de Policiamento Especializado (CPE), da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA), além da 16º Batalhão de Polícia Militar (16º BPM), 7ª CIPM e dos Ministérios Públicos de Minas Gerais (MPMG) e do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente do MPRJ.

Continue Lendo...

municipios

Sessenta traficantes e quatro policiais são mortos em operação no RJ; VÍDEOS

Cerca de 60 traficantes do Comando Vermelho morreram durante operação policial no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (28/10). A megaoperação começou durante a madrugada, nos Complexos da Penha e Alemão.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Rio de Janeiro, cerca de 100 pessoas foram presas e mais de 80 fuzis acabaram apreendidos. Lideranças do CV estão entre os localizados.

Além dos 60 mortos, quatro policiais perderam a vida. Os PMs do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Helber Carvalho e Cleiton Serafim, além de policiais civis, Rodrigo Velloso e Marcus Vinícius.

O repórter Jean Mendes fez um resumo da situação, com vídeos.

CLIQUE AQUI E ASSISTA 

Continue Lendo...

municipios

Luz misteriosa cortando o céu é também vista em cidades da região sisaleira. O que pode ter acontecido?

Um clarão, cortando o céu, que durou por alguns segundos. Essa é a descrição do que aconteceu, na noite de segunda-feira (27), em várias cidades do país. Após às 22h, registros do fenômeno já estavam nas redes sociais.

Na Bahia, moradores de cidades como Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Brumado e até Salvador relataram ter visto o clarão. Nas cidades da região sisaleira, como Queimadas, Cansanção e Santaluz, o objeto também não passou despercebido.

VEJA, ABAIXO, OS REGISTROS EM QUEIMADAS E CANSANÇÃO 

Mas o que pode ter acontecido? Especialistas acreditam que o fenômeno visto na noite de segunda-feira em parte do país trata-se de lixo espacial que realizou a reentrada na atmosfera.

Em maio, uma situação bastante parecida aconteceu. Na época, a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros confirmou que tratava-se de um foguete Falcon 9, da SpaceX. O estágio do foguete foi lançado em 5 de agosto de 2014, como parte da missão que colocou em órbita o satélite AsiaSat 8.

Até o momento, não há registros de acidente em solo com o objeto registrado na noite de segunda.

Continue Lendo...

municipios

Tragédia na BR-116: colisão entre ônibus e carreta deixa mortos e feridos

Um acidente entre ônibus e carreta deixou mortos e feridos na BR-116, entre Tucano e Euclides da Cunha, no final da manhã desta quinta-feira (23/10).

As primeiras informações de testemunhas apontam que pelo menos dois passageiros do ônibus não resistiram. A Polícia Rodoviária Federal, porém, ainda apura o cenário.

O coletivo transportava passageiros de um povoado de Tucano e as circunstâncias da batida ainda serão apuradas.

O trecho da BR-116 foi fechado para o atendimento das vítimas. Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foram acionadas.

Continue Lendo...

municipios

Vídeo mostra homem sendo morto a tiros no Jorro; ASSISTA

Um homem foi morto a tiros na principal praça do distrito de Caldas do Jorro, área turística da Bahia. O caso aconteceu na madrugada deste domingo (19) e vitimou Mailson José Santos Santana. O caso foi gravado por câmeras de segurança.

As imagens mostram que o suspeito chega a bordo de uma motocicleta e, poucos segundos depois, entra em luta corporal com a vítima. Em seguida, atira pelo menos duas vezes contra Mailson. Ele morreu na hora.

A Polícia Militar informou que localizou o suspeito poucas horas depois. Adriano Bezerra de Lima foi achado em uma área de mata, segundo a Polícia Civil. Na Delegacia Territorial de Euclides da Cunha, confessou o assassinato.

A Polícia Civil já sabe que Adriano e Mailson tiveram uma discussão, dias antes. Essa é a principal linha de investigação para a motivação.

A captura do suspeito foi realizada por equipes da Guarda Civil Municipal, do 5º Batalhão e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Nordeste).

CLIQUE AQUI E ASSISTA À REPORTAGEM COM VÍDEO 

Continue Lendo...

municipios

Filipe ‘Aracuã’ e comparsa: dois morrem durante tiroteio com a PM em Ponto Novo

Dois homens morreram após troca de tiros com a Polícia Militar, na madrugada deste sábado (18/10), em Ponto Novo. Uma grande quantidade de maconha também foi achada.

A ação foi da 4ª Companhia do 6º Batalhão (BPM/Senhor do Bonfim). Um dos mortos é Filipe “Aracuã”, que já tem ficha criminal e investigado por financiar exportação de drogas. O outro não teve o nome revelado.

Os PMs informaram que faziam rondas no Centro de Ponto Novo quando perceberam um carro, modelo Polo, com os vidros escuros e em alta velocidade. Por isso, resolveram fazer a abordagem.

Ainda segundo a versão oficial, Filipe e o comparsa atiraram contra os policiais, que revidaram. No confronto, os dois acabaram feridos e, mesmo socorridos para o Hospital Municipal, não resistiram.

Com eles, foram apreendidos 58 pacotes de maconha, celulares, dois revólveres e munições. O caso foi registrado pela Polícia Civil.

Continue Lendo...

municipios

Criança de dois anos é morta pelo pai, na Bahia

Um homem identificado como Lucas de Souza Nascimento foi preso suspeito de matar o próprio filho, uma criança de dois anos, em Salvador.

O caso aconteceu na madrugada desta sexta-feira (17/10), no bairro de Paripe. A vítima foi identificada como Nicolas Pietro Santos do Nascimento.

O menino foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento, mas não resistiu. Preso pela PM, Lucas negou o assassinato. A Polícia Civil investiga o caso.

CLIQUE AQUI E ASSISTA À REPORTAGEM, COM MAIS DETALHES

Continue Lendo...

municipios

‘Ninguém aguenta mais’: motos sem descarga aterrorizam até rua da prefeita de Cansanção; VÍDEOS

O povo de várias cidades da Bahia tem sofrido com um problema que parece estar fora de controle: de motocicletas adulteradas para ficar sem escapamento. Nesta semana, o Notícias de Queimadas e Região recebeu denúncias de casos em Cansanção e Pedro Alexandre.

Em Cansanção, vários homens foram vistos, durante uma madrugada, acelerando os veículos de forma intencional, para causar barulho.

Segundo testemunhas que, por medo, não querem se identificar, a situação aconteceu na rua em que a prefeita Vilma Gomes (MDB) mora. “Ninguém aguenta mais. No dia destes vídeos, ficamos acordados. Se fazem isso na rua da prefeita, imagine nas demais”, criticou um morador.

Ele ainda pede uma ação enérgica da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar.

Na cidade de Pedro Alexandre, também nesta semana, a ousadia foi além. Um homem, com uma motocicleta fazendo barulho, passou em frente à unidade do 20º Batalhão da Polícia Militar.

Continue Lendo...

municipios

Caso das amigas de Anguera: polícia localiza mais três suspeitos e teoria para motivação de crime surge

Mais três envolvidos nas mortes de três jovens em Anguera, no Portal do Sertão, foram localizados pela Polícia Civil da Bahia. O trio foi achado durante mais uma fase da “Operação Vale das Sombras”, entre quinta e esta sexta-feira (17). Os corpos de Letícia Araújo Rodrigues, 22 anos, Carol Ferreira Rodrigues, 21, e Rafaela Carvalho Silva, 15, foram achados na última terça-feira.

Estão atrás das grades:

  • Adolescente de 17 anos. Apreendido, ele é ex-namorado de uma das vítimas;
  • Homem de 27 anos. A Polícia Civil diz que ele testemunhou as execuções;
  • Jovem, de 18 anos. Ex-namorado de Carol, há indícios de sua participação no caso.

Segundo a Polícia Civil, o adolescente foi localizado em Anguera. Ele já tinha sido ouvido em delegacia de Feira de Santana e negado o crime. Porém, para os investigadores, surgiram indícios consistentes de sua atuação direta nos crimes. A 1ª Vara da Infância e Juventude de Feira de Santana determinou a apreensão, e ele será encaminhado para internação socioeducativa na Casa de Acolhimento Melo Matos.

Na tarde de quinta-feira (16), em Feira de Santana, foi preso o jovem de 18 anos. O investigado se apresentou à sede do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), acompanhado de advogado, para prestar depoimento. No entanto, já havia contra ele um mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal de Feira de Santana, após representação da Polícia Civil, diante dos indícios.

MOTIVAÇÃO

Com essas prisões e apreensão, sobe para oito o número de envolvidos no homicídio. A Polícia Civil, agora, quer saber a motivação dos assassinatos. Uma tese surge: o tráfico de drogas. Para os policiais, o líder do crime em Anguera autorizou as execuções das amigas. Ele não teve o nome revelado, já possui mandados de prisão expedidos por homicídio e tráfico de drogas e é considerado foragido.

O Poder Judiciário determinou o bloqueio dos bens do investigado e de familiares, medida que visa descapitalizar o suspeito e a organização criminosa à qual ele estaria vinculado.

As ações foram realizadas pelas equipes da Delegacia Territorial (DT/Anguera) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR/Feira de Santana), unidades subordinadas à 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (1ª Coorpin/Feira de Santana) e ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic).

ASSISTA À REPORTAGEM, EM VÍDEO

Continue Lendo...

Recentes