Connect with us

Queimadas

Audiências, testemunhas e mais: saiba tudo sobre o caso Alberto; PM Bispo é acusado

Jean Mendes, de Salvador, para o Notícias de Queimadas.

A segunda parte da audiência de instrução do cabo da Polícia Militar Edmilson Bispo da Silva foi encerrada na tarde de sexta-feira (8) no Fórum de Queimadas. Ele é acusado de matar, em julho de 2023, o trabalhador rural Alberto dos Santos Pereira, na localidade conhecida como Jacurici.

Foram ouvidas, na oportunidade, testemunhas de defesa. Basicamente, as pessoas relataram que estavam com Bispo no dia em que o assassinato ocorreu. Na primeira parte da audiência, realizada no início de fevereiro, foram ouvidas testemunhas de acusação, incluindo o irmão de Alberto, um adolescente de 16 anos que viu a vítima ser executada a tiros quando voltava do trabalho.

O Notícias de Queimadas levantou os detalhes mais importantes deste caso e, abaixo, traz tudo que você precisa saber.

QUANDO O CRIME OCORREU?

No dia 20 de julho de 2023, Alberto estava voltando do trabalho, com o irmão, quando ambos foram surpreendidos por dois homens que estavam a bordo de um veículo. O carona desceu e mandou a dupla correr. O adolescente atendeu, mas a vítima se recusou e foi baleada várias vezes. Para o Ministério Público da Bahia e para o irmão de Alberto não restam dúvidas: foi Bispo quem cometeu a ação.

QUAL TERIA SIDO A MOTIVAÇÃO?

De acordo com a denúncia, Alberto e o PM tiveram um desentendimento durante a festa da Lavagem da Igreja de Queimadas, em maio. Na oportunidade, Edmilson Bispo teria, ainda, atirado contra o menino e prometido se vingar.

PRISÃO E JUSTIÇA

O cabo foi alvo de uma megaoperação da Polícia Civil da Bahia, em parceria com o MP, em setembro de 2023. Ele se entregou de forma espontânea na sede do Batalhão de Itiúba, onde trabalhava. Edmilson foi transferido para o presídio do Batalhão da PM, em Lauro de Freitas. Pedidos já foram feitos à Justiça para que ele responda ao processo em liberdade, mas pelo menos três já foram negados por instâncias diferentes.

PRIMEIRA PARTE DA AUDIÊNCIA – RESUMO

A audiência de instrução e julgamento é importante para um processo como esse. Na prática, é quando a Justiça ouve todas as testemunhas, que respondem a perguntas formuladas pelo Ministério Público e pela defesa do acusado. Edmilson Bispo constituiu os advogados Cláudio Morgado e Fred Paixão para a sua defesa.

A primeira parte ocorreu no dia 7 de fevereiro, no Fórum de Queimadas. O depoimento mais aguardado foi do irmão de Alberto, G.dos S.P. – por ser menor de idade, o nome será preservado -. “Vi Bispo com chapéu de palha, óculos escuro e duas armas”. O pai dele e da vítima, Adão Pereira, também foi ouvido. Foi um vídeo que ele fez, com Alberto no chão e sem vida, quem denunciou Bispo. Ele foi enfático ao confirmar que o filho, o adolescente, teria reconhecido o PM Edmilson.

Na primeira parte, também foram ouvidas testemunhas de defesa. Comandante da Guarda Civil Municipal de Queimadas, Adalberto José, negou qualquer tipo de amizade com o PM, mas afirmou que o conhecia. Chamou a atenção que, no primeiro momento, relembrou ter ouvido um tiro na festa da Lavagem da Igreja. Em seguida, porém, voltou atrás e disse que se confundiu com fogos de artifício.

SEGUNDA PARTE DA AUDIÊNCIA – RESUMO

De acordo com a denúncia do MP, o assassinato aconteceu por volta das 10h40 do dia 20 de julho. A defesa de Edmilson Bispo levou à audiência de instrução e julgamento testemunhas que disseram estar com ele nesse horário. Tarso dos Santos, funcionário de um supermercado, disse que foi à casa de Bispo exatamente neste horário, para comprar ovos. Segundo ele, era uma prática comum.

Vanusa Costa, que trabalhava como diarista na casa do PM, também sustentou que Edmilson estava na residência no horário em que a execução de Alberto teria ocorrido, no Jacurici.

Uma testemunha envolvida com o processo é João de Souza Santos, o “Dãozinho”. Na segunda parte da audiência, testemunhou a favor de Edmilson Bispo. Contou que não passou no povoado Jacurici no dia do crime. O irmão de Alberto, porém, relatou que “Dãozinho” passava na estrada no momento em que Alberto foi surpreendido.

O QUE ACONTECE AGORA?

Todas as testemunhas inseridas no processo já foram ouvidas. Na sexta-feira mesmo, o Tribunal de Justiça da Bahia se adiantou e manteve Edmilson Bispo da Silva preso. O TJ também deu um prazo de 20 dias para que o MP da Bahia e a defesa coloquem no processo novas diligências. Os advogados do acusado querem que a Polícia Civil disponibilize nos autos imagens de câmeras de segurança apreendidas nas apurações.

A partir daí, a Justiça da Bahia decidirá se absolve Bispo ou manda o caso para júri popular. Não há um prazo para que isso ocorra, mas como o réu está preso a decisão deve sair em cerca de dois meses. Nesse período, os advogados Cláudio Morgado e Fred Paixão já adiantaram que vão pedir, mais uma vez, a soltura do cliente.

Queimadas

Em Queimadas, Jerônimo entrega obras e anuncia novidades; veja o que aconteceu

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), fez várias ações nesta quarta-feira (18), em Queimadas. O chefe do Executivo foi ao Gregório e, em seguida, fez um discurso na sede do município.

A principal inauguração foi do Colégio Estadual de Tempo Integral Santo Antônio das Queimadas, que passou por obras de ampliação e modernização. A intervenção teve um investimento de mais de R$ 6,5 milhões, que proporcionou ao colégio mais oito salas, restaurante estudantil, quadra poliesportiva coberta e subestação.

Para o governador, a melhoria deve ser considerada para além das obras físicas. “A meta é atingirmos esse padrão de escola em todos os municípios. Hoje é meio bilhão de investimento só na alimentação para as escolas. Então, além de garantirmos o aprendizado, vamos garantir o empenho e o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula estando bem alimentado”, reiterou Jerônimo.

A unidade tem capacidade para 482 alunos, do Ensino Médio a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Ainda no município, Jerônimo entregou um ônibus escolar rural; uma ambulância; a Praça João Carvalho no Povoado de Gregório e a reforma e implantação de grama sintética do Estádio João Ferreira da Cruz, o “Jongão”.

Na ocasião também foram autorizadas a licitação para início das obras de pavimentação em paralelepípedo no entorno do Colégio Estadual de Tempo Integral Santo Antônio das Queimadas, a concessão de uma máquina de sachê para Casa de Mel do distrito de Espanta Gado, a construção de Unidade de Beneficiamento do Mel no Distrito de Coronel João Borges/ Riacho da Onça e a execução das obras de reforma da Feira Livre da sede do município.

Continue Lendo...

Queimadas

Câmara rejeita contas da Prefeitura de Queimadas, André reage e chama vereador de ‘Rato Branco’

A Câmara de Vereadores de Queimadas rejeitou, por oito votos a três, as contas da Prefeitura relativas ao ano de 2019. A votação aconteceu na manhã desta terça-feira (17).

A Casa Legislativa contrariou parecer do Tribunal de Contas dos Municípios, que aprovou, com ressalvas, as contas. Votaram pela rejeição os vereadores Agnaldo Neto; Litinho; Gordo de Pininho; Ivanivalda Queiroz; Erielson do Riacho; Lázaro José; Clemente; e Leonir Floriani.

Pela aprovação, votaram Ariel da Martins; Givaldo de Bimba; e Paulo do Riacho.

A reação do prefeito André Andrade (PT) foi imediata. Por meio de um vídeo, ele disse que a rejeição foi uma manobra política, por conta das eleições municipais que acontecem no dia 6. O gestor não tem maioria na Câmara.

“Tivemos as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas em 2017, 2018, 2019 e 2021. A de 2020, por questões da pandemia, está na fila para ser votada. A Câmara, surpreendentemente, acaba de reprovar as contas de 2019, mas você sabe porque. Estamos a 19 dias da eleição e a Câmara resolveu fazer o papel de oposição. Não tem problema”, comentou André.

Sem citar nome, o prefeito atacou um vereador em específico. “Tem alguns que passaram pelo Governo, e hoje se fazem de santo. Eles trabalharam para que essas contas fossem aprovadas pelo TCM. Tem um vereador lá, metido a sabido, que comprou um saco de cimento em 2012/2013 a R$ 34. Hoje, ele fez uma análise técnica. Hoje, o saco de cimento sai a esse preço”, ironizou.

“Você tinha um apelido, ‘rato branco’. Não fui eu quem coloquei. Não aperte mais minha mão. Sua mão é suja. Não dirija a mim nenhuma palavra, pelo que você disse. A Justiça vai analisar o que o TCM analisou”, disparou o petista.

Continue Lendo...

Queimadas

Homem é baleado durante assalto em Queimadas; bandidos também tentaram matar outro rapaz

Um homem, identificado como Genivan dos Reis Gomes Matias Dantas, foi baleado na perna durante um assalto em Queimadas, nesta sexta-feira (13). Na ação, outro rapaz também sofreu uma tentativa de latrocínio – roubo com morte -.

A informação foi confirmada pela Polícia Militar e pela própria vítima ao Notícias de Queimadas e Região.

Genivan contou aos policiais do pelotão do 16º Batalhão (Queimadas) que trafegava pela localidade conhecida como Fazenda Pombo, às margens da BA-120, quando foi abordado por dois homens, que estavam em outra motocicleta.

“Eles levaram a minha moto e deram um tiro em outro rapaz, mas a moto estava por cima dele. O tiro, então, pegou no veículo. Tentei esconder meu celular e por isso eles me deram um tiro”, relatou Genivan ao NQ+. A moto dele foi uma CG/160, placa: FIL-6H10.

O veículo da outra vítima foi apresentado na Delegacia Territorial de Queimadas. Genivan foi encaminhado para o Hospital Edson Silva e espera por regulação. Ele não corre risco de morrer.

O caso foi informado e será investigado pela Polícia Civil. A Polícia Militar faz rondas para tentar prender os bandidos.

Continue Lendo...

Queimadas

Confusão generalizada entre grupos políticos é registrada em Queimadas; assista

Por: Jean Mendes

Uma confusão generalizada entre simpatizantes de dois grupos políticos foi registrada após comício de um candidato a prefeito na zona rural de Queimadas. A situação aconteceu na noite de quinta-feira (12), no povoado Gregório.

Vídeos disseminados nas redes sociais mostram parte da briga. As imagens, que estão desfocadas para preservar a todos, mostram que quatro homens chegam a trocar socos. Uma testemunha até afirma que um dos rapazes está armado. Ele, porém, não saca.

A situação ocorreu após comício de Ricardo Lopes (PSD). Na cidade, eventos políticos são divididos por datas ímpares ou pares. A outra federação, comandada pelo PT, tem Kelé como cabeça de chapa. A candidatura dele, porém, ainda não foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Testemunhas do lado pessedista apontam que a tensão da noite de quinta teve início na montagem do palanque, quando petistas teriam provocado os adversários a apostarem sobre o vencedor das eleições. A situação teria voltado a acontecer depois do comício.

Do lado petista, algumas pessoas informaram que tudo começou porque um homem teria danificado um brinquedo em forma de marreta, com o número 13 – do PT.

“O PSD estava tendo uma reunião e estávamos olhando. Meu genro comprou uma marreta de plástico para minha filha, de 4 anos. Nisso, eu colei o papel escrito 13 nessa marreta. Minha mãe estava do outro lado e eu fui atravessar. Meus amigos [adversários políticos] me abraçaram e um deles pegou a marreta e mordeu. Ele começou a pisar. Eu achei que fosse brincadeira dele. Nisso, começou a confusão” , contou um homem, sem querer se identificar.

Esse rapaz garante que ele não participou da briga generalizada, mas sustenta que a marreta de plástico provocou a tensão. Por meio de nota, a federação do PT prestou “solidariedade aos eleitores e simpatizantes do PT que estavam presentes”. “Reafirmamos nossa confiança na integridade do processo eleitoral e na importância do diálogo como caminho para fortalecer a democracia”, pontuou.

Continue Lendo...

Queimadas

Grávida e mãe de dois, esposa de homem que morreu eletrocutado precisa de ajuda

Há dois dias, a vida de Daniela Ferreira da Silva mudou para pior. Jailton Pereira, marido dela e provedor do lar, morreu eletrocutado na Barragem dos Sem Terra, em Queimadas. Grávida, a dona de casa tenta entender como vai criar os dois filhos que já tem.

Daniela vivia com o marido em uma casa simples, que é emprestada, no bairro Alto da Jacobina. Ao saber da situação da família, a doceira Rita de Cássia se movimentou e conseguiu um fogão, compras e um carrinho para o bebê que está perto de chegar.

“Essa moradia não é minha. No momento, eu preciso de uma casinha melhor para meus filhos. Algumas pessoas já me ajudaram. Se não fosse ela [Rita de Cássia], eu estava sem ter o que comer. Agora, é só lutar, mas meu sonho mesmo é uma moradia fixa. Não sei o que seria de mim, sem ela que me ajudou, hoje”, disse Daniela ao Notícias de Queimadas e Região.

Quem quiser ajudar, pode entrar em contato com Rita, por meio do Instagram. CLIQUE AQUI!

O corpo de Jailton já foi enterrado.

ASSISTA À REPORTAGEM, DE JEAN MENDES

Continue Lendo...

Queimadas

Homem morre eletrocutado em Queimadas; veja detalhes

Um homem de 40 anos, identificado como Jailton Pereira de Jesus Silva, morreu após sofrer uma descarga elétrica em uma barragem de Queimadas. A situação aconteceu na tarde desta segunda-feira (9).

O caso aconteceu na localidade conhecida como “Barragem dos Sem Terra”.

Reginaldo Pereira, irmão da vítima, contou ao Notícias de Queimadas e Região que ele e Jailton estavam no local, se divertindo. Em um determinado momento, já encontrou o irmão tomando a descarga.

“Nós tentamos ajudar, mas eu também acabei tomando o choque, com outro rapaz”, falou Reginaldo.

Policiais militares do Pelotão do 16º Batalhão (Queimadas) e guardas municipais foram acionados para atenderem a ocorrência. Jailton, porém, morreu na hora.

O corpo da vítima será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Senhor do Bonfim. A Polícia Civil expediu guias de remoção e perícia.

Continue Lendo...

Queimadas

Tragédia em Queimadas: homem morre atropelado por trator pilotado pelo próprio irmão

Um homem de 46 anos, identificado como José Nóbio Dias de Araújo, morreu ao ser atropelado por um trator pilotado pelo próprio irmão em Queimadas. O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (4), no povoado Alecrim.

Segundo testemunhas, José estava em um rio quando encontrou o irmão, que estava a bordo do trator. Ele pediu uma carona e, durante o deslocamento, se desequilibrou e caiu. Em seguida, o atropelo aconteceu.

José Nóbio, que era conhecido como Berrega, morreu na hora. O irmão dele, que terá o nome preservado, precisou ser internado no Hospital dr. Edson Silva, com problema de pressão.

O caso foi informado a policiais militares do 16° Batalhão (BPM/Serrinha), que foram acionados para o local. A Delegacia Territorial de Queimadas vai expedir guias de remoção e perícia.

O corpo de José será encaminhado para o Instituto Médico Legal de Senhor do Bonfim.

Continue Lendo...

Queimadas

Preso suspeito de estuprar menina de 13 anos em Queimadas

Está preso o jovem suspeito de estuprar uma menina de 13 anos em Queimadas. A informação foi confirmada pela Polícia Civil, na tarde desta quinta-feira (29).

O nome dele não pode ser divulgado por conta da Lei de Abuso de Autoridade, mas o Notícias de Queimadas e Região apurou que trata-se de Antônio Eduardo Aquino, de 19 anos.

Após o crime ser registrado na Delegacia Territorial, a Polícia Civil e Guarda Civil Municipal fizeram uma operação para tentar prender o suspeito. Ele foi localizado na porta de sua residência. Na unidade policial, ele confessou.

O NQ+ também apurou que, no depoimento, Eduardo detalhou como cometeu o abuso. Ele ainda relatou que conheceu a vítima por meio do Instagram, e que marcaram um encontro na noite de quarta-feira (28).

A vítima foi levada para fazer exames de corpo de delito em Senhor do Bonfim. Já Eduardo passará por audiência de custódia.

O caso foi levados às autoridades ainda na quarta-feira. Agentes da 5ª Companhia/4º Pelotão do 16º Batalhão (BPM/Serrinha) informaram ao Notícias de Queimadas e Região que faziam rondas na Rua do Estádio quando foram parados pela mãe da jovem. Pela gravidade do fato relatado, o Conselho Tutelar foi acionado imediatamente.

ASSISTA ABAIXO À REPORTAGEM DO JORNALISTA JEAN MENDES. NÃO ESQUEÇA DE CURTIR 

Continue Lendo...

Queimadas

Adolescente denuncia estupro em Queimadas; Polícia Civil apura

Uma adolescente de 13 anos, que terá todas as características preservadas, denunciou um estupro sofrido dentro de uma casa em Queimadas. A Polícia Militar foi acionada pela mãe da menina já no final da noite de quarta-feira (28).

Agentes da 5ª Companhia/4º Pelotão do 16º Batalhão (BPM/Serrinha) informaram ao Notícias de Queimadas e Região que faziam rondas na Rua do Estádio quando foram parados pela mãe da jovem. Pela gravidade do fato relatado, o Conselho Tutelar foi acionado imediatamente.

Os detalhes do crime também não serão informados, mas o suspeito é um homem de 19 anos, que estava na casa de uma amiga da vítima. Ele não foi localizado.

O caso foi registrado na manhã desta quinta-feira (29) na Delegacia Territorial de Queimadas. A adolescente, que é acompanhada pelo Centro de Atenção Psicossocial, foi encaminhada para fazer exame de corpo de delito em Senhor do Bonfim.

Continue Lendo...

Queimadas

Homem é apreendido após ser flagrado com moto adulterada em Queimadas

Um homem, de iniciais C.L.R, de 20 anos, foi conduzido à delegacia de Queimadas por estar com uma motocicleta adulterada. O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (28).

Uma equipe da 5ª Companhia/4º Pelotão do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Serrinha) informou que fazia rondas na rua dr. Elzio Ferreira, quando percebeu que um motociclista estava nervoso. Foi dada, então, ordem de parada.

O veículo, segundo a PM, estava com sinais identificadores adulterados. O documento também era falso. Por conta disso, condutor e a moto foram levados para a Delegacia Territorial de Queimadas.

Continue Lendo...

Recentes