Connect with us

Itiúba

Cansado de tanto prejuízo com ataques de cães ao seu rebanho de ovinos, produtor rural desiste da criação

“Boa tarde a todos e a todas, mais uma vez ataque de cães em meu rebanho! Passando aqui para expor minha indignação e dizer que a partir de hoje, 21/01/2024, desisto de criar ovinos e caprinos. Sinto muito, pois sou apaixonado. O caso mais recente são 6 animais mortos e 3 feridos, meu filho tem 17 anos um amante da criação junto comigo e hoje morre um sonho e uma realidade minha e dele, mas tudo bem, desejo que, quem tem como fazer algo por esta situação e não faz, que uma hora chegue para você o ponto que chegou para mim, em suas atividades. Desculpem a força das palavras mais é meu desabafo”, disse o produtor do município de Itiúba, Geovane Silva de Souza indignado com tanto prejuízo, sempre procurou as autoridades e nada foi feito.

Ano passado ele perdeu 16 animais sempre da mesma forma, os cães que nunca se sabe quem são os donos invadem as propriedades e atacam as criações que ficam agonizado até a morte, com mordidas violentas pricipalmente no pescoço dos ovinos. Paro minhas atividades na ovinocultura por entender que não posso contar com apoio político e nem a compreensão dos donos dos cachorros que os mantém soltos causado prejuízos”, disse o produtor residente na Fazenda Vázea Grande.

O Calila Notícias cobriu uma audiência pública na Câmara Municipal de Riachão do Jacuípe em julho de 2022 que teve a participação de produtores de vários municípios e tinha como objetivo eleborar um documento e entregar na Assembleia Legislativa para ver se os deputados abraçavam a causa, mas até hoje não houve nenhuma resposta.

A indignação de Geovane é a mesma de centenas de produtores de vários municípios baianos, principalmente no semiárido onde concentra a maior quantidade de produtores da ovinocaprinocultura. Nesta reportagem abaixo publicada em agosto de 2022 Geovane já estava buscando ajuda dos poderes públicos.

Na ocasião ele disse: “A gente cria, ovelhas, cabras, bezerros, presos, para não invadirem as propriedades dos vizinhos. Por que os cachorros que vêm causando tanto prejuízo podem ser criados soltos? Então, cada criador deve adaptar-se, assim como nós, adaptamos nossas propriedades para criar nossos animais.” Afirmou

Em abril de 2023 o assunto chegou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) através de deputado Luciano Araújo (Solidariedade) quando ele levou o debate para a Comissão da Agricultura.

“É um problema imenso, que atinge milhares de criadores baianos espalhados por todo o Estado, em especial aos pequenos produtores que são a grande maioria”, revelou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Humberto Miranda.

Ancorado em números, ele revelou que, no ano passado e em apenas 10 dos 417 municípios baianos, foram atacados e mortos 4.690 animais de pequeno porte, em especial caprinos e ovinos. “Quando se projeta que mais de 300 cidades criam estes animais, o problema assume proporção gigantesca, que exige imediato posicionamento dos poderes públicos”, alertou.

O último contato com o deputado Luciano Araújo no mês de outubro do ano passado, perguntamos o que tem sido feito para acabar com esse grave problema e ele disse que uma das alternativas encontrada e que estaria sendo apresentada ao governador Jerônimo Rodrigues, é a doação de um castramóvel para cada território de identidade, ou seja, território do sisal onde está Itiúba teria um que percorreria todos os 19 municípios, Bacia do Jacuipe onde concentra 14 municípios teria outro, Nordeste II região de Euclides da Cunha teria outro e assim sucessivamente, mas ao que parece a ideia está parada, já que a audiência aconteceu em abril do ano passado e mês a mês os criadores continuam relatado prejuízos.

Itiúba

Morador de Queimadas é morto em Itiúba; por qual motivo assassinaram Joel?

A família de Joel da Silva Oliveira, de 53 anos, acredita que ele tenha sido assassinado. É o que aponta o filho da vítima, Raul Freitas. Ele deu entrevista ao NQ+ nesta segunda-feira (10), durante o enterro do rapaz, no Gregório, em Queimadas. Ele era natural da cidade e morava no povoado.

Joel foi encontrado já sem vida, no final da noite de domingo, na estrada vicinal da Agrovila, zona rural Itiúba. Inicialmente, algumas pessoas chegaram a falar que a vítima tinha sofrido um acidente de motocicleta, o que teria sido descartado pela perícia inicial.

“O homem, que acho ter sido culpado, chegou na minha casa dizendo que meu pai estava caído de motocicleta, já morto. Eu, como filho, fui correndo. No local, percebi que ele estava sem vida, mas com muitas marcas de pancadas. Havia um sinal na moto. Parece que foi tudo premeditado”, disse Raul.

O filho de Joel acredita que o pai tenha sido assassinado porque estaria contrariando um grupo de pescadores.

“Há nessa região um açude é do estado. Lá, não pode pescar de linha. Meu pai achou ruim que algumas pessoas estavam indo pescar lá, com linha. Meu pai foi perguntar ao homem o motivo e acho que alguém não estava gostando”, relembrou Joel.

LEIA TAMBÉM: SertãoCred: conheça a nova forma de pegar dinheiro emprestado em Queimadas

“Meu pai era uma ótima pessoa. Tive o prazer de conviver com ele. Minha filha não tem um mês. Eu queria muito que ele tivesse com a gente. Os culpados precisam aparecer e eu quero Justiça […] O médico descartou acidente, porque tinham cortes não compatíveis com queda de moto”, contou o filho.

O caso deve ser investigado pela Delegacia Territorial de Itiúba. A família deve ir à unidade nesta terça-feira. “Estamos muito tristes, pela morte dele. Nossa família está sofrendo. Vamos cobrar às autoridades que corram atrás disso”, finalizou Raul Freitas.

ASSISTA À REPORTAGEM DE JEAN MENDES 

Continue Lendo...

Itiúba

Zona rural de Itiúba sofre com furtos de fios

Moradores do povoado Jacurici da Leste, zona rural de Itiúba, estão sofrendo com os constantes furtos de fios. A informação foi repassada ao NQ+ por moradores da região.

Neste sábado (8/3) aconteceu de novo. Fios de alta tensão foram levados, como mostra um vídeo enviado à reportagem do Notícias de Queimadas e Região.

CLIQUE AQUI E ASSISTA

O furto de fios é rentável para os criminosos, porque são usados principalmente para ligações. Os que possuem cobre também são vendidos.

Além de problema para a população, os furtos também são prejuízo para a Companhia de Eletricidade da Bahia.

Policiais militares do pelotão de Itiúba já foram informados da série de furtos.

Continue Lendo...

Itiúba

Morre idoso que viralizou após ser agredido pelo filho em Itiúba

Morreu, neste domingo (2/3), Rosalvo Pereira, de 94 anos. A história dele viralizou no mês passado, ao ser agredido pelo próprio filho dentro de casa em Itiúba.

Familiares disseram ao NQ+ que Rosalvo morreu de causas naturais, na própria residência. Ele já não estava se alimentando bem. Não há informações sobre data e local do enterro.

CRIME

Rosalvo e a esposa foram gravados, em vídeo, sendo agredidos pelo próprio filho. Eugenio Pereira da Silva chegou a ser preso, mas foi solto dias depois.

As imagens mostram que o suspeito já chega no local gritando com os pais. Primeiro, ele ameaça o idoso. Depois, carrega a idosa contra a própria vontade.

Continue Lendo...

Itiúba

Preso homem filmado agredindo os pais em Itiúba

O homem flagrado, em vídeo, agredindo os pais idosos em Itiúba foi preso nesta quarta-feira (12) pela Polícia Civil. Eugênio Pereira da Silva foi localizado no povoado Anselmo.

A informação foi confirmada por fontes policiais ao repórter Jean Mendes. O suspeito foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, já que tinha uma espingarda em casa.

Eugênio deve responder também pelo crime de maus-tratos, já que o vídeo do crime repercutiu bastante na região após reportagem do Notícias de Queimadas e Região.

As imagens mostram que o suspeito já chega no local gritando com os pais. Primeiro, ele ameaça o idoso. Depois, carrega a idosa contra a própria vontade.

Vizinhos confirmam que essa não foi a primeira situação de maus-tratos. Nesta semana, policiais militares chegaram a fazer rondas na região, mas Eugênio não tinha sido achado.

CLIQUE E ASSISTA À REPORTAGEM DE JEAN MENDES 

Continue Lendo...

Itiúba

Ação! PM leva grupo à delegacia após briga generalizada em Itiúba

Uma confusão generalizada na zona rural de Itiúba acabou com três pessoas conduzidas à delegacia, no final da noite de sábado (8).

Agentes da 2ª Companhia/2º Pelotão do 16° Batalhão da PM informaram que foram acionados por volta das 23h, com a informação de que dois homens estavam brigando, no povoado Adro de São Gonçalo. No local, a situação foi confirmada.

Segundo a PM, no momento em que ouviu que o marido seria conduzido à delegacia, a esposa de um dos homens tentou puxar o fuzil de um dos soldados. Ela, porém, foi contida e também levada à unidade policial.

No local, a Polícia Militar ainda foi informada de que um dos rapazes que estava na confusão teria agredido, momentos antes, a enteada, de 15 anos. A jovem não tinha lesões corporais aparentes.

Toda a situação foi apresentada na delegacia.

Continue Lendo...

Itiúba

Homem é filmado maltratando os pais em Itiúba; assista

Um homem foi flagrado, em vídeo, maltratando os pais, idosos, dentro de casa. A situação aconteceu no povoado Ancelmo, em Itiúba, na última sexta-feira (7).

As imagens, obtidas pelo repórter Jean Mendes, mostram que o suspeito já chega no local gritando com os pais. Primeiro, ele ameaça o idoso. Depois, carrega a idosa contra a própria vontade.

Vizinhos confirmam que essa não foi a primeira situação de maus-tratos. Porém, as testemunhas possuem medo de denunciar o rapaz à Polícia Civil.

“Esse caso precisa ser investigado e é preciso que secretarias da Prefeitura se envolvam. Vou continuar acompanhando os detalhes dessa história”, disse Jean Mendes.

ASSISTA TUDO AQUI

Continue Lendo...

Itiúba

Itiúba vai gastar R$ 930 mil com quatro bandas para o Carnaval; veja detalhes

A Prefeitura de Itiúba vai gastar R$ 930 mil com contratação de quatro bandas que vão se apresentar no Carnaval da Cidade. Nadson O Ferinha, Toque Dez, Batista Lima e Silfarley já foram anunciados, na última terça-feira (4).

O Carnaval de Itiúba acontece nos dias 3 e 4 de março. Os contratos com as empresas que representam os artistas, assinados pelo prefeito Zé do Rádio (MDB), já foram publicados no Diário Oficial do Município.

Levantamento do Notícias de Queimadas e Região aponta que o cachê mais caro será de Nadson O Ferinha, que receberá R$ 350 mil. Toque Dez vai embolsar R$ 250 mil. Batista Lima cantará por R$ 180 mil. Já Silfarley assinou contrato de R$ 150 mil.

Toque Dez e Batista Lima sobem ao palco no dia 3. Ambos devem ser apresentar por 1h30, cada. No dia seguinte, será a vez de Nadson O Ferinha, também com show de 1h30; e Silfarley, que deve cantar por 2h.

Os valores que serão pagos às empresas responsáveis por montagem de palco e som, por exemplo, ainda não foram divulgados.

Neste tipo de evento, é comum os municípios receberem auxílio financeiro por meio de emendas parlamentares.

Continue Lendo...

Itiúba

Líder de facção é preso em Itiúba; veja quem é ele

Apontado pela Polícia Civil como liderança de um grupo criminoso com atuação em Juazeiro que movimentou quase R$ 1 milhão em um ano, um homem de 33 anos foi preso por posse ilegal de arma de fogo em Itiúba, Nordeste da Bahia. A ação aconteceu na quinta-feira (30), mas neste domingo (2) a reportagem do Portal do Casé, parceiro do NQ+, confirmou a identidade do suspeito: Carlos Antônio Ferreira Bezerra.

A Secretaria da Segurança Pública informou que Bezerra estava com dois mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Mesmo assim, ele respondia em liberdade condicional. O homem estava morando em Itiúba com a companheira. Responsável pela gestão financeira do grupo, ela também acabou presa. O nome, porém, não foi confirmado por fontes da Polícia Civil.

“Durante as investigações, constatou-se que a quadrilha, investigada por tráfico, homicídios e lavagem de capitais, apresentou uma movimentação financeira de mais de R$ 997 mil no período de um ano, sendo representado pelo sequestro de valores e bloqueio de 18 contas bancárias”, informou o titular da 7ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/Juazeiro), delegado Flávio Andrade Martins.

Com Carlos, foi achada com uma pistola 9 mm e 91 munições do mesmo calibre. A Operação, batizada de Lomanto, contou com o apoio de equipes do Núcleo de Inteligência da 17ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), da Delegacia de Homicídios de Juazeiro, da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Norte) e da Coordenação de Apoio Técnico e Tático (CATTI/Norte) e CATTI/Senhor do Bonfim.

Apuração do Portal do Casé aponta que Carlos Antônio já foi preso pelo menos duas vezes por tráfico de drogas, em Juazeiro. Na primeira, em 2015, foi flagrado com 135 pedras de crack, pesando 65 gramas, além de duas embalagens de cocaína.

Já em 2021, novo caso. Carlos foi abordado, enquanto dirigia um veículo, por policiais militares no Centro de Juazeiro. Com ele, havia uma arma de fogo niquelada, calibre 38, marca Taurus, com três cartuchos intactos do mesmo calibre. Além disso, os PMs localizaram também várias pedras de crack. Em juízo, o acusado disse que o revólver seria para proteção pessoal.

Continue Lendo...

Itiúba

Caso Davi: ossada de menino sumido há três anos é enterrada; família pede justiça

Foi sob pedidos de Justiça que o corpo de Davi Lima da Silva foi enterrado, no Cemitério Bosque da Paz, neste sábado (18), Salvador.

O garoto tinha 11 anos quando desapareceu, em 2021, no povoado Varzinha das Olarias, em Itiúba, Nordeste da Bahia. A ossada dele foi achada somente em novembro de 2024, em uma mata fechada nas proximidades de onde o garoto foi visto pela última vez.

Para o pai, Edson da Silva, não há dúvidas que houve crime. “Não tem possibilidade de meu filho ter corrido e chegado naquele local sozinho. Por favor, intercedam nesse caso. Que se resolva”, pediu.

A mãe de Davi, Lilia Lima, conseguiu falar poucas palavras, ainda enquanto os restos mortais estavam sendo velados. “Que essas pessoas paguem. Peço que as autoridades nos ajudem a concluir esse caso, porque ainda não está concluído”.

Madrinha e tia do menino, Joelma Maria reforçou o pedido da irmã: “A gente precisa descobrir quem fez isso com essa criança. Não temos condições disso. Queremos justiça. Dos homens pode ser falha, mas a de Deus não”, resumiu.

O caso está sendo investigado pela Delegacia Territorial de Itiúba. Oficialmente, a Polícia Civil não dá detalhes sobre as apurações. Também em novembro, a titular do Departamento de Polícia do Interior (Depin), Rogéria Araújo, informou que o inquérito tinha sido realizado por diversos delegados, em conjunto.

Continue Lendo...

Itiúba

Caso Davi: laudo confirma que ossada encontrada em Itiúba é do garoto

Fontes da Polícia Civil confirmaram nesta terça-feira (14) que a ossada encontrada na zona rural de Itiúba, Nordeste da Bahia, pertence a Davi Lima Silva, de 11 anos. A criança estava desaparecida há três anos e oito meses.

Os familiares já foram informados e as investigações sobre o caso, um dos maiores mistérios da Bahia, irão continuar.

Os ossos foram encontrados em novembro de 2024 por vaqueiros, em uma área de difícil acesso, no povoado Varzinha das Olarias. Foram eles os responsáveis por fazer as primeiras gravações da ossada.

Até então, a Polícia Civil da Bahia não havia comentado o caso e, em março de 2024, realizou a reconstituição no local.

Davi desapareceu no dia 28 de março de 2021, e foi visto pela última vez no mesmo povoado onde a ossada foi encontrada, entre as casas da tia e avó. Filho único de Lilia Lima e Edson Alves, o menino morava em Salvador, mas estava acostumado a visitar a família na região.

Várias operações dos Bombeiros, Polícia Militar e voluntários foram realizadas, mas a criança nunca foi achada.

Continue Lendo...

Recentes