Connect with us

Cansanção

Cansanção: prefeita, marido e filha são condenados a até nove anos de prisão por lavagem de dinheiro

O ex-prefeito de Cansanção, Ranulfo da Silva Gomes; a esposa dele, a atual prefeita Vilma Rosa de Oliveira Gomes; e a filha do casal, Pollyana Oliveira Gomes, foram condenados a até 9 anos de prisão por lavagem de dinheiro provenientes do que o Ministério Público Federal (MPF) chamou de “organização criminosa contra a Administração Pública”. O órgão investigou o grupo por fraudes a licitações, desvio de recursos públicos, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O grupo foi alvo da “Operação Making Of”, deflagrada em 2015, ano em que Ranulfo ainda era prefeito de Cansanção. A partir das apurações, foram instaurados quatro inquéritos para investigar supostas fraudes nos contratos firmados entre a Prefeitura e empresas ligadas à família. Segundo o MPF, o então prefeito “estruturou uma organização criminosa, visando controlar as contratações realizadas pelo município, objetivando frustrar o caráter competitivo das licitações e direcionar contratos às empresas em nome de ‘laranjas'”.

A sentença foi proferida pelo juiz federal Fábio Moreira Ramiro, na quarta-feira (21). Na análise do mérito, o magistrado confirmou que as empresas vencedoras de várias licitações eram ligadas, mesmo que indiretamente, ao Grupo Gomes. “O laudo pericial atesta que no período da gestão de Ranulfo, os valores pagos às empresas por ele controladas chegaram ao montante de R$ 26.536.757,06, provenientes das fraudes realizadas nos certames”. A prática, segundo o juiz, “superfaturava produtos adquiridos pelo município, gerando enorme prejuízo”.

No decorrer do processo, segundo o juiz, o procurador de Cansanção que trabalhou com Ranulfo desde 2011 afirmou que o alertou, na época, avisando que a Prefeitura não poderia contratar empresas de seu grupo ou pertencentes aos seus familiares, “mas que não lhe foi dada a menor importância pelo então prefeito”.

Já Vilma Gomes foi citada no processo porque o Ministério Público Federal apurou que, enquanto secretária da Saúde, “também praticava atos típicos do crime de lavagem de dinheiro”, repassando vários valores para empresas do grupo. “Não existe, nos autos, uma só prova contábil capaz de embasar esse expressivo número de transações financeiras entre as empresas pertencentes à família Gomes, e entre os seus próprios membros”, escreveu o magistrado.

A hoje prefeita teria solicitado as contratações das empresas pertencentes a Ranulfo, além de ter autorizado inúmeros contratos e pagamentos para empresas vinculadas a familiares. “De igual modo, não existe uma só prova capaz de explicar o motivo dessas transações bancárias, o que leva a concluir que, pelo elevado número das movimentações financeiras, e pelos seus valores, não passavam de práticas efetivadas com o propósito de dissimular a verdadeira origem dos recursos que alimentavam essas contas”, ressaltou o juiz.

Pollyana foi condenada por utilizar “as contas bancárias da empresa Taveira Comercial de Combustíveis, cujo nome de fantasia é Auto Posto Gomes, com o propósito de que a empresa pudesse participar livremente das licitações do município de Cansanção”. Segundo o MPF, “efetuou o seu registro em nome de terceiros, o que, à primeira vista, fazia com que a sua participação nos processos licitatórios e a sua vinculação com o município não tivesse nenhum óbice legal”.

CONDENAÇÕES E DEFESA

Ranulfo foi condenado a nove anos, 10 meses e três dias de reclusão e 246 dias-multa, em regime inicialmente fechado. Já Vilma e Pollyana devem cumprir a mesma pena, em regime semiaberto: sete anos, um mês e 15 dias de reclusão, além de 146 dias-multa. O juiz federal, porém, não mandou prender imediatamente pai, mãe e filha. “Concedo aos acusados o direito de recorrerem em liberdade, haja vista o fato de que não se encontra presente, in casu, qualquer das hipóteses que autorizam a prisão preventiva”.

A reportagem do Portal do Casé tentou contato com a assessoria da Prefeitura de Cansanção, mas não tinha obtido resposta até a publicação desta matéria. O espaço está aberto para a manifestação dos citados.

No decorrer do processo, Ranulfo se defendeu das acusações. Ele pediu a absolvição, “alegando atipicidade das condutas”. “Além disso, afirma ser atípica a conduta por ele praticada, tendo em vista ser inadequada a acusação por lavagem dinheiro em montante superior ao que teria sido obtida a título de vantagem ilícita com a prática da infração penal antecedente”.

Em um dos depoimentos, tentou argumentar sobre as transações financeiras entre as suas outras empresas com o posto TAVEIRA, “alegando que todas elas eram clientes do posto, tendo, ainda, confirmado que o posto TAVEIRA recebeu mais de sete milhões do município de Cansanção, visto que o posto, de fato, forneceu combustível como contraprestação”.

Pollyana disse em juízo ser a única “gestora da Taveira, após seu pai ter assumido o mandato de prefeito”. Seus advogados pediram sua absolvição alegando também a inépcia da denúncia, “sob o fundamento de que a exordial acusatória não descreve de maneira suficiente os fatos e o elemento subjetivo do tipo penal de lavagem de dinheiro”.

Também pedindo absolvição, a defesa de Vilma chegou a alegar não “ter movimentado recursos apontados como ilícitos por meio de sua conta bancária”. Isso “afastaria, no seu entender, a etapa de ‘ocultação’ de tais recursos, necessária à configuração do crime de lavagem de dinheiro. Além disso, afirma ser atípica a conduta por ele praticada, tendo em vista ser inadequada a acusação por lavagem dinheiro em montante superior ao que teria sido obtida a título de vantagem ilícita com a prática da infração penal antecedente”.

Cansanção

Polícia prende suspeito de pelo menos três furtos em Cansanção

Um homem de 24 anos, de iniciais F.de J, foi preso na tarde de quarta-feira (14/5) em Cansanção. Ele tinha mandado de prisão em aberto por cometer vários furtos em estabelecimentos comerciais do município.

A Delegacia Territorial de Cansanção apurou que o suspeito cometeu pelo menos três crimes parecidos, todos para sustentar o vício em drogas. Ele tinha mandado de prisão em aberto desde março, e foi achado na frente de casa.

F.de J fez exames no Instituto Médico Legal de Senhor do Bonfim e, em seguida, foi encaminhado para o Presídio de Juazeiro. Agora, a Polícia Civil investiga se o suspeito cometeu outros crimes em Cansanção.

Continue Lendo...

Cansanção

Cansanção: tiroteio, perseguição e morte durante ação da CIPE

Um homem, que não teve a identidade revelada, morreu após troca de tiros com a Polícia Militar em Cansanção, na manhã desta sexta-feira (11/4). O caso aconteceu por volta das 9h e o comparsa do criminoso conseguiu escapar.

As primeiras informações apontam que a dupla estava em um carro, modelo HB-20, que fugiu de uma abordagem da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Nordeste) em Monte Santo.

A perseguição só terminou no Centro de Cansanção, após o condutor do HB-20 chocar o automóvel contra um poste.

No confronto, segundo a PM, um dos criminosos ficou ferido. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Municipal Senhora Santana, mas não resistiu aos ferimentos.

No veículo, foram achadas armas, escudos, munições e dois coletes à prova de balas. A situação chamou a atenção na cidade. Testemunhas gravaram vídeos da ação da Polícia Militar.

 

Sem se identificar, um caminhoneiro contou detalhes da perseguição. “Eu estava saindo no sentido Itiúba. Depois, o carro passou correndo do meu lado. Depois, veio outro com a porta aberta. Parecia coisa de filme”, argumentou.

Continue Lendo...

Cansanção

Homem é preso com arma tentando despistar a PRE em Cansanção

Um homem de 30 anos, que não teve o nome revelado, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo em Cansanção. O caso aconteceu na madrugada deste domingo (30/3).

Policiais do 16º Batalhão faziam rondas pela Rua Luiz Gomes da Silva quando perceberam um veículo, modelo Voyage, passando por trás do posto da Polícia Rodoviária Estadual. A ação chamou a atenção.

Durante a abordagem, os policiais encontraram com o motorista uma pistola calibre 380 e munições. Como ele não tinha registro, foi encaminhado para a Delegacia Territorial.

O preso disse que comprou o armamento por R$ 7 mil. Ele vai passar por audiência de custódia.

Continue Lendo...

Cansanção

PM em ação! Arma e drogas são apreendidas após mulher ser deixada para trás pelo marido

Uma mulher de 23 anos, de iniciais E de J da S, foi presa com arma e drogas em Cansanção, na manhã deste domingo (9/3). O caso aconteceu na localidade conhecida como Fazenda Soquete.

Policiais militares do 1º pelotão disseram que faziam rondas quando foram acionados, com a informação de que disparos de arma de fogo estavam sendo dados perto do povoado Jiboia. No local indicado, um casal foi visto perto de um veículo, modelo Gol.

Ainda segundo os PMs, ao perceber a presença da guarnição, o homem correu para o matagal e deixou a mulher, sua esposa, para trás.

No automóvel, foram apreendidos uma espingarda, tabletes e potes com cocaína, balanças de precisão, recargas de chumbo e dois celulares.

A mulher e o material foram conduzidos para a delegacia.

Continue Lendo...

Cansanção

Dezenove cabeças de gado são furtadas em ataques a fazendas na zona rural de Cansanção

Dezenove cabeças de gado foram furtadas, em dois dias seguidos, em fazendas na zona rural de Cansanção. Segundo testemunhas, as situações ocorreram na Fazenda Brito e Fazenda Lagoa do Boi, na quinta e sexta-feira.

Na madrugada de quinta (20), o ataque foi na Fazenda Brito. Cinco animais foram colocados em um veículo e levados por um grupo. O local onde o gado estava fica próximo ao Campo do Zé do Júlio.

Já nesta sexta, também de madrugada, 14 cabeças de gado foram levadas, desta vez na Fazenda Lagoa do Boi. O modo de agir da quadrilha foi bastante parecido ao do ataque na Fazenda Brito.

Moradores da zona rural de Cansanção pedem reforço no patrulhamento, que é realizado pelo 16º Batalhão de Polícia Militar.

Continue Lendo...

Cansanção

Homem flagrado furtando Tadalafila em farmácia de Cansanção; assista

Um homem foi flagrado furtando Tadalafila, remédio para disfunção erétil, em Cansanção. O caso aconteceu na segunda-feira (27), mas o rapaz já teria cometendo ação parecida em outros locais.

Imagens de câmeras de segurança mostram que o rapaz entra no local e fala com um atendente. Com uma certa descontração, pede o remédio.

Em seguida, ao invés de ir para o caixa, deixa a cestinha no centro da loja e sai. O momento em ele guarda o remédio na roupa é quase imperceptível.

A medicação é usada para disfunção erétil e pode ser encontrada por vários valores. Neste caso, não há informações acerca do prejuízo dado.

CLIQUE AQUI E ASSISTA 

Continue Lendo...

Cansanção

Vereador de Cansanção, ‘Zé Valmir’ morre aos 48 anos

O vereador de Cansanção, José Valmir Pereira Oliveira (MDB), de 48 anos, morreu na tarde deste domingo (26). A informação foi confirmada ao Notícias de Queimadas e Região por amigos do parlamentar.

“Zé Valmir”, como era conhecido, estava internado em Feira de Santana após descobrir um câncer no cérebro. Em dezembro do ano passado, deu entrada no Hospital Nossa Senhora Santana com perda de consciência.

O parlamentar foi eleito com 445 votos nas eleições de 2024, após tentar várias vezes. O corpo deve ser enterrado em Cansanção, nesta segunda.

“Zé Valmir” chegou a ser diplomado em dezembro, mas a posse já aconteceu de forma híbrida. Agora, quem assume a cadeira é Datinho.

Continue Lendo...

Cansanção

Jovem de 18 anos morre após salto dentro de rio em Cansanção

Um jovem de 18 anos morreu após se chocar contra uma pedra, que estava em um rio, em Cansanção. A vítima foi identificada como Diego Simões Santos Cordeiro. A informação foi confirmada na quinta-feira (23).

Diego estava internado no Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, desde o último dia 5. Ele se pendurou em uma árvore e, ao cair no rio, bateu contra a pedra. A pancada foi maior no estômago.

O rapaz passou por cirurgia, mas não resistiu.

Por meio de nota, a prefeita de Cansanção, Vilma Gomes, lamentou o ocorrido. “A perda de um jovem com tantos sonhos é uma dor irreparável, que atinge profundamente todos nós”, disse, por meio das redes sociais.

“Neste momento de luto, quero expressar minha solidariedade à família, aos amigos e a todos que tiveram o privilégio de conhecer Diego. Que Deus o receba em sua infinita bondade”, completou a chefe do Executivo.

Continue Lendo...

Cansanção

Barbeiro é morto a tiros em Cansanção

Um barbeiro, identificado como Fernando Silva, foi morto a tiros na noite de sábado (28), em Cansanção. O caso aconteceu na localidade conhecida como Jiboia.

As primeiras informações passadas para policiais militares do 16° Batalhão apontam que a vítima teria tentado separar uma confusão. Na discussão, Fernando teria recebido os tiros. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Nossa Senhora Santana, mas não resistiu.

O caso será investigado pela Polícia Civil. A Delegacia Territorial de Cansanção também apura se uma briga que Fernando teria tido com outro homem dias antes do crime pode ter motivado o homicídio.

O corpo do homem foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Senhor do Bonfim. Fernando era dono de uma barbearia e considerado trabalhador por amigos e familiares.

Continue Lendo...

Cansanção

Armado com faca, homem assalta correspondente bancário em Santaluz

A Polícia Civil de Santaluz investiga um assalto cometido contra um correspondente bancário. O crime aconteceu no final da tarde de terça-feira (17).

A vítima contou que um homem, armado com uma faca, entrou no estabelecimento fazendo ameaças e pedindo dinheiro. Pouco mais de R$ 1000 foi levado pelo bandido.

Policiais militares do 16° Batalhão (BPM) chegaram a fazer rondas na região central da cidade – onde o caso ocorreu -, mas ninguém foi preso.

Continue Lendo...

Recentes