municipios
Cidades da região sisaleira entram em alerta laranja por previsão de chuvas; veja quais

Foto: arquivo
As cidades da região sisaleira da Bahia entraram em alerta laranja por conta da previsão de chuvas fortes. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o aviso começa a valer às 10h neste sábado (23) e segue até a manhã de terça-feira.
É esperada chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h). Há, ainda, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O alerta é por conta de frente fria avança pelo litoral baiano, trazendo instabilidade climática para quase todas as regiões do estado. Das 417 cidades da Bahia, 410 receberam o alerta.
Na região sisaleira, entram na lista de alerta: Araci; Barrocas; Candeal; Cansanção; Conceição do Coité; Ichu; Itiúba; Monte Santo; Nordestina; Queimadas; Retirolândia; Santaluz; São Domingos; Serrinha; Teofilândia; Tucano; e Valente.

municipios
Esposa de traficante do BDM trai o marido e apanha; vídeo mostra tudo

Uma mulher apanhou de barrote após supostamente ter sido flagrada tendo conversas íntimas com outro homem. O autor do crime é o marido dela, um traficante do bairro de Tubarão, em Salvador.
O caso teria sido registrado na noite de segunda-ferira (24/3). O bandido fez questão de gravar tudo e ainda mandou para a sogra. A sessão durou pouco menos de dois minutos.
Não há informações se o caso foi registrado pela Polícia Civil. O traficante envolvido na ação faz parte da facção Bonde do Maluco.
municipios
PM acha roça com 90 mil pés de maconha em Filadélfia

Uma plantação de aproximadamente 90 mil pés de maconha em uma roça de três hectares foi achada pela Polícia Militar, na manhã desta quinta-feira (20/3), em Filadélfia, que fica a 100 quilômetros de Queimadas. Um homem, que não teve o nome revelado, acabou preso.
A plantação tinha potencial para a produção de 30 toneladas da droga. A ação, das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (CIPEs Caatinga e Semiárido), ocorre durante a Operação Força Total, que acontece ao longo do dia em todo o território nacional.
“Essa roça estava muito estruturada com sistema de irrigação e adubamento. Vale lembrar que 3 mil pés erradicados equivalem a uma tonelada da droga retirada de circulação, sendo que um quilo de maconha equivale a mil reais, ou seja, um prejuízo considerável para os envolvidos com o tráfico de drogas na Bahia”, destacou o major Érico, comandante da CIPE/Caatinga, que comandou a operação de hoje.
A apreensão do plantio da maconha é resultado de uma operação integrada da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Rede Nacional de Operações Ostensivas Especializadas (Renoe), e as polícias militares dos estados nordestinos para erradicar plantios de maconha e apreender drogas.
A parceria com a secretaria nacional surgiu diante da expertise na erradicação de plantios de maconha pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, unidade especializada da PM que atua no conhecido “polígono da maconha”.
No último domingo (16) na Ilha Redonda de Cima, em Curaçá, também região norte do estado, a PM erradicou cerca de 20 mil pés de maconha. Ao longo de 2024, a Cipe Caatinga erradicou 896 mil pés de maconha, evitando que a produção de 298 toneladas da erva chegassem ao mercado. A companhia apreendeu também 213 armas de fogo, realizou a prisão de 143 pessoas e recuperou 54 veículos.
municipios
Santaluz e Cansanção deixam estudantes sem transporte e jornalista cobra: ‘Resolvam’

As Prefeituras de Santaluz e Cansanção não estão disponibilizando transporte escolar para alunos. A situação foi mostrada pelo jornalista Jean Mendes, na noite desta quinta-feira (6/3).
De acordo com a apuração do jornalista, as aulas em Santaluz não começaram por falta de transporte escolar.
“Tá proibido estudar! Em Santaluz, pais têm me procurado para dizer que não tem transporte escolar. Ou seja, não tem aula e não tem previsão, segundo eles”, pontuou o jornalista.
Já em Cansanção, o transporte escolar não estaria sendo oferecido aos universitários, que precisam se deslocar para outros municípios.
“Eles não estão com os ônibus que vão para Paripiranga e senhor do Bonfim. Já são mais de três semanas de aulas perdidas”, destacou Jean.
“Quero saber o que está acontecendo. As duas gestões continuaram. Tem muita gestão por aí que já colocou transporte mesmo recebendo de outra administração. Quero que resolva o problema do povo”, completou o jornalista.
municipios
Jerônimo diz que vai apurar possíveis excessos em ação da PM que matou 12: ‘Averiguar se houve exagero’

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), disse nesta quarta-feira (5) que possíveis excessos da Polícia Militar na ação que deixou 12 mortos em Salvador serão investigados. A declaração foi dada em um podcast da própria gestão estadual.
“Aconteceu, em Fazenda Coutos, a morte de 12 pessoas. Essa comunidade tinha sido violentada e, por muito tempo, estava se queixando com a polícia. A inteligência detectou, por câmeras, a disputa de duas facções e uma delas se colocando como vencedora, querendo mandar, proibindo as pessoas de circular”, começou o chefe do Executivo.
O caso aconteceu na tarde de terça-feira. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, guarnições teriam recebido a informação de que traficantes do CV estariam em uma casa. No local os suspeitos foram localizados e houve troca de tiros. No confronto, 12 foram atingidos. Todos foram socorridos para o Hospital do Subúrbio, mas não resistiram. Fuzis, pistolas e munições foram apreendidos.
“Eles enfrentaram a polícia. Nós pedimos para que todo o estudo seja feito, para verificar se houve exagero da polícia. Hoje à tarde, o secretário dos Direitos Humanos, Felipe, se reuniu com Ministério Público e Defensoria, para zelar. O estudo está acontecendo para a gente averiguar se houve exagero”, completou o governador da Bahia, sobre o assunto.
“Isso foi fora do circuito e prova o que estávamos dizendo: a polícia estava atuando em toda a Bahia, independente de estar concentrada no Carnaval”, finalizou o petista.
municipios
Doze homens morrem durante ação da PM em Salvador

Doze pessoas morreram durante operação da Polícia Militar no bairro de Fazenda Coutos 3, Subúrbio de Salvador, na tarde desta terça-feira (4). A informação foi confirmada por fontes da PM.
Os primeiros detalhes apontam que as guarnições reforçaram o patrulhamento após um tiroteio na região. As guarnições teriam recebido a informação de que traficantes estariam participando de uma festa, em uma casa.
No local indicado, sustentaram ainda os PMs, os suspeitos foram localizados e houve troca de tiros. No confronto, 12 foram atingidos. Todos foram socorridos para o Hospital do Subúrbio, mas não resistiram.
Com o grupo, foram apreendidos revólveres, pistolas, fuzis e munições. A ação foi da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT/Rondesp BTS), com apoio de outras unidades da Polícia Militar.
Coincidentemente, a ação acontece 11 anos depois do caso ocorrido na Vila Moisés, no Cabula, onde 12 homens apontados pela polícia morreram. Naquela oportunidade, o Carnaval se aproximava.
ASSISTA À REPORTAGEM DE JEAN MENDES ABAIXO. NÃO SE ESQUEÇA DE CURTIR
Ver essa foto no Instagram
municipios
Corpo de pedreiro que sumiu em história misteriosa na região sisaleira é achado

O corpo do pedreiro Roque Lima dos Santos, que tinha desaparecido em Ichu, na região sisaleira da Bahia, foi localizado na tarde de quarta-feira (26). Ele estava com sinais de decomposição, em uma área de difícil acesso, na Fazenda Pedra Branca.
O corpo apresentava um lençol enrolado no pescoço, mas a família acredita que Roque tenha sido assassinado e a cena tenha sido montada. Laudos do Departamento de Polícia Técnica vão confirmar ou não essa hipótese.
VEJA AQUI A REPORTAGEM DE JEAN MENDES
Roque Lima dos Santos foi visto pela última vez no dia 2 de fevereiro, segundo familiares. Parentes disseram ao Notícias de Queimadas e Região que pertences do rapaz foram achados no dia 10, perto da casa que ele tinha na cidade.
A família do pedreiro sabe que ele esteve em um culto evangélico na cidade de Candeal, na noite que sumiu. Um rapaz deu carona para Roque e disse que deixou ele perto da residência. O pedreiro não foi mais visto.
Santos estava morando em Feira de Santana porque, em setembro, havia sido ameaçando pelo ex-companheiro da sua então namorada.
municipios
Com mais de 50 serviços para o homem do campo, GeoAgro inaugura moderno escritório; conheça

A GeoAgro, especializada na regularização de imóveis rurais e projetos de crédito rural, inaugurou um novo escritório no Centro de Valente, neste sábado (22). Moderno e com investimento em sistema de gestão, o imóvel já está pronto para atender clientes. No Centro do município, a GeoAgro está na Rua Braz do Amaral, número 66.
A GeoAgro foi fundada em 2018 pelo técnico em agropecuária e especialista em agrimensura, Cris Emanoel. Ele, inclusive, assume a responsabilidade técnica da empresa. Com o passar dos anos, aumentou o leque. Na empresa, o produtor rural consegue mais de 50 serviços, como: CCIR, ITR, avaliação e titulação de imóveis, projetos agropecuários, licença ambiental, divisão de terra, loteamentos, consórcio e seguro agrícola.
A empresa tem parcerias para elaboração de projetos de crédito rural, com o Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica; convênio para fiscalização de operações de crédito rural, pelo Sicoob e Caixa; contrato de prestação de serviço, junto ao CONSISAL, onde estão sendo georreferenciados mil imóveis para titulação.
CLIQUE AQUI E ASSISTA AO VÍDEO
A GeoAgro também conta com execução de contrato com a Secretária de Desenvolvimento Rural (SDR), do Governo da Bahia.
A firma tem como lema “da regularização ao crédito rural”. “É uma frase abrangente, com a ideia de mostrar os serviços que realizamos. Ou seja: desde a regularização – pegamos o imóvel bruto – e depois proporciona acesso ao crédito”, destacou Cris Emanoel, durante a inauguração deste sábado.
Autoridades, clientes e funcionários da GeoAgro foram prestigiar o evento. “A gente sabe da parceria da GeoAgro para que que a secretaria ande. Precisamos dos serviços. A agricultura agora está menos desassistida. De fato, temos uma assistência. Que bom que foi em Valente”, comemorou o secretário de Agricultura de Valente, Adevaldo Silva.
“Às vezes, as pessoas não entendem a burocracia. As políticas públicas precisam ser acessadas. E, para isso, precisa de documentos”, destacou o ex-prefeito Ismael Ferreira, sobre a necessidade da GeoAgro na vida do homem do campo.
municipios
PM prende um e faz grande apreensão de drogas em Andorinha

Um homem foi preso com grande quantidade de drogas em Andorinha, no final da tarde desta quinta-feira (20).
A ação foi da 2ª Companhia do 6º Batalhão da Polícia Militar e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Caatinga).
Segundo a PM, guarnições receberam denúncia sobre tráfico de drogas na Rua do Curral e foram averiguar a situação.
No local indicado, ainda segundo a PM, dois homens correram ao avistar as viaturas. Um deles acabou alcançado. Com ele, todo o material foi achado.
Foram apreendidos três quilos de maconha, 608 papelotes de cocaína, oito recipientes de vidro com lança perfume, balanças de precisão e máquinas de cartão de crédito.
municipios
Sete morrem e oito ficam feridos após batida entre van e caminhão na BR-324, em Jacobina

Sete pessoas morreram e oito ficaram feridas após colisão entre uma van e um caminhão na BR-324, entre os municípios de Jacobina e Caém, Norte da Bahia. A tragédia aconteceu na tarde de terça-feira (18) e, entre as vítimas fatais, está uma criança.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) já sabe que a van saiu de Sobradinho e, quando entrou no contorno de Caém, foi atingida pelo caminhão. Cinco pessoas morreram ainda no local. Duas foram socorridas para uma Unidade de Pronto Atendimento e para o Hospital Regional Vicentina Goulart, mas não resistiram.
As identidades das vítimas não foram reveladas, assim como o estado de saúde dos feridos.
Ver essa foto no Instagram
O prefeito de Sobradinho, Cleivynho Sampaio, lamentou a tragédia. “Estou acompanhando a situação dos feridos que foram encaminhados para o Hospital de Jacobina e disponibilizando todo suporte da Prefeitura às famílias que perderam seus entes queridos”, disse, nas redes sociais.
Todos os mortos estavam na van, que é da Cooperativa de Transporte Alternativo de Sobradinho. As 15 pessoas que estavam no automóvel voltavam de uma viagem à Irecê. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Jacobina.
municipios
Construção do Hospital e Maternidade do Sisal é autorizada; investimento ultrapassa os R$ 180 mi

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, autorizou nesta terça-feira (18), em Serrinha, a licitação para a construção do Hospital e Maternidade Regional do Sisal. O equipamento será o primeiro de alta complexidade da região e receberá investimento superior a R$ 180,4 milhões — R$ 60 milhões do Governo Federal e R$ 120,4 milhões do Governo Estadual. A data de inauguração ainda não foi informada.
“Nossa intenção é primeiro fortalecer a saúde regional. Depois, com essa rede de maternidades, de hospitais em toda a Bahia, reduzir as distâncias para que as pessoas não andem quilômetros até Salvador, até Feira [de Santana] para serem atendidas”, enfatizou o governador.
A agenda nesta terça incluiu, ainda, a assinatura de credenciamento junto ao Hospital Municipal de Serrinha para a realização de cirurgias eletivas, no valor anual de mais de R$ 3,5 milhões.
A Secretaria da Saúde (Sesab) também foi autorizada a adotar medidas para a cessão de kit parto, kit odontológico e equipamentos para o Hospital Municipal de Serrinha. Uma ambulância também foi entregue e servirá à rede de assistência do município.
Com 255 leitos, incluindo 45 de cuidados intensivos e semi-intensivos adulto, materno e neonatal, o Hospital e Maternidade Regional do Sisal oferecerá estrutura moderna com quartos PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto), Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, Banco de Leite Humano, Centro de Parto Normal e serviços de acolhimento para vítimas de violência.
Além de 60 leitos de internação cirúrgica, 15 de internação pediátrica, urgência e emergência, centro cirúrgico, serviço de bioimagem, endoscopia, nutrição e outros serviços.
Secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana completou que uma das estratégias da política estadual de regionalização é dar amparo ao município, para que ele tenha estrutura para acolher casos com menor gravidade. “Quando a gente traz hospitais para as macrorregiões, a gente diminui a distância e regula o paciente dentro da própria região. Mas uma estratégia muito importante dentro do programa Mãe Bahia, é a ampliação dos recursos para os hospitais locais, para que eles possam ter maior resolutividade”.
O Programa Mãe Bahia, com investimentos superiores a R$ 820 milhões, incluirá ainda ambulatórios de alto risco em policlínicas de Jequié, Ilhéus e Vitória da Conquista, ampliando o acesso a cuidados especializados e consolidando a Bahia como referência nacional na assistência materno-infantil.
-
Notícias Região5 meses ago
Vereador de Queimadas, Ariel da Martins sofre acidente de moto; veja detalhes
-
Queimadas1 ano ago
Urgente! Dois homens são mortos a tiros de grosso calibre em Queimadas
-
Notícias Região12 meses ago
Jovem de Queimadas morre eletrocutado em Castro Alves
-
Queimadas10 meses ago
Jovem de Queimadas morre em Minas Gerais e família pede ajuda
-
Queimadas4 semanas ago
Urgente! Um morre em ação da Rondesp em Queimadas; veja quem
-
Queimadas2 meses ago
Morre ‘Negão’, esfaqueado pelo próprio irmão em Queimadas
-
Queimadas2 semanas ago
Açougueiro morre após ser atropelado por carro, em Queimadas
-
Queimadas7 meses ago
Tragédia em Queimadas: homem morre atropelado por trator pilotado pelo próprio irmão
-
Queimadas1 ano ago
Homem é encontrado morto em estrada na zona rural de Queimadas
-
Queimadas7 meses ago
Homem morre eletrocutado em Queimadas; veja detalhes