Connect with us

Notícias Região

Falso médico que passou por Queimadas conta como matou delegada, sua noiva

Tancredo Neves Lacerda Feliciano de Arruda confessou que usou o cinto de segurança do veículo que viajavam para estrangular a noiva, a delegada Patrícia Neves Jackes Aires. A declaração foi dada durante a audiência de custódia, que decidiu pela prisão preventiva do acusado, na noite de segunda-feira (12).

Tancredo, que chegou a estudar medicina e passou pelo município de Queimadas, desmentiu a primeira versão dada por ele, de que o casal havia sido alvo de bandidos perto de Sapeaçu.

O corpo de Patrícia foi achado dentro do carro, modelo Renegade, às margens da BR-324, já no município de São Sebastião do Passé, Região Metropolitana de Salvador. A Polícia Civil já sabe que os dois saíram, na madrugada de domingo (11), do município de Santo Antônio de Jesus, a 190 km da capital.

VEJA, ABAIXO, PONTOS DO DEPOIMENTO DO ACUSADO

ANTES DO CRIME

Na noite do ocorrido, eu estava em santo Antônio de jesus, onde eu já tinha falado com ela que eu queria embora. Não estava aguentando algumas situações. Isso em casa. Patrícia é uma pessoa muito agressiva, sempre foi uma pessoa muito agressiva. Vou falar tudo que aconteceu. Eu tinha feito a minha mala para sair de casa. Quando eu falei isso, ela não deixou, pegou a arma. Tanto que quando vocês chegaram, a arma estava em cima da mesa. Depois de tudo o que aconteceu em casa, ela se acalmou mais, a gente decidiu sair, para rua. Falamos: ‘Vamos tentar de novo’. E aí, aconteceu tudo do jeito que eu falei.

Segundo Tancredo, ele sofria sérias ameaças da delegada – que, inclusive, colocava em jogo a vida de sua filha, uma criança fruto de relacionamento com outra mulher. A mãe da filha dele, inclusive, tem uma Medida Protetiva ativa contra o falso médico.

Patrícia tava me ameaçando com arma, ameaçando matar minha filha, matar minha mãe. A gente saiu mesmo assim, porque ela me ameaçava sempre. O ameaçar dela não me intimidava. Ela saía sem arma. Fomos para o bar e ela decidiu que a gente iria para Salvador. Nesse momento, estava tudo mais tranquilo. Eu não costumo ficar embriagado. Ela bebeu. Não usamos medicamentos. Ela, acho que não chegou a usar naquele dia, mas ela faz uso contínuo de alguns remédios. Ela decidiu que íamos para Salvador e eu disse: ‘Vamos passar em casa para pegar roupa não?’ Ela respondeu: ‘Você pega roupa de um amigo seu e eu compro biquini para ir à praia.

Ainda na versão do acusado, foi durante a viagem que Patrícia teria iniciado uma discussão, dentro do Renegade. É nesse momento do depoimento que ele desmente a própria versão dada ainda na madrugada do crime.

Parei em Sapeaçu para fazer xixi. Não teve assalto. Seguimos. Quando passou do primeiro pedágio, da BR-101, ela estava dormindo e não aconteceu nada. Ela estava descansando acordou. E eu comecei: ‘Patrícia, vamos aproveitar que estamos indo para Salvador, deixa eu passar um tempo lá’. E aí começou de novo com as ameaças, a gritaria. Só que, como falei com você, eu não tinha medo das ameaças, mas nesse dia ela puxou o volante e a gente foi parar onde a gente parou [no matagal]. Eu estava dirigindo. Ela puxou o volante e a gente entrou no mato. No mato, ela disse: ‘Tá vendo? Agora que eu vou botar para fud** em você. Vou acabar com a sua vida, vou matar sua mãe, seu pai, sua filha, seu irmão’. Coisas que ela já fazia, inclusive por telefone. Tem todos os registros de quando eu tentei me afastar. Ela já foi atrás de mim em Salvador, em Itamaraju, e não foi a primeira vez. Patrícia não aceitava o término de jeito nenhum, e eu não vou negar que amava ela. Mas sempre voltava o mesmo lugar de ameaças. Eram só palavras. Ela nunca tinha feito nada.

BRIGA NO CARRO

Ainda no depoimento de Tancredo, ele revela que assassinou a delegada usando o cinto de segurança do automóvel. Ele diz que não premeditou a execução.

Ela começou a vir para cima de mim. Tentei falar para, e ela não parou. Ela me deu um murro na testa. O lábio dela não fui eu quem toquei. Acho que foi na pancada do carro. Eu não estou negando nada não. Não sou monstro, não sou bicho. Foi o cinto [de segurança]. Ela veio para cima de mim e perdi a cabeça. Foi o cinto. Puxei o cinto para trás, só. Parei e perguntei se ela ia matar todo mundo, e ela disse: ‘Vou mesmo’. Enrolei o cinto no pescoço dela e puxei. Isso tudo aconteceu onde o carro estava, no mato. Não foi feito isso previamente.

FALSO TESTEMUNHO

O acusado, então, relembra que inventou a história de sequestro com medo de represálias da Polícia Rodoviária Federal.

A história foi acontecendo. Não tinha nem pé, nem cabeça. Se fosse premeditado, eu teria mais cabeça. Só saí do carro e nem sabia que ela estava morta. Mas ela tava desacordada. Saí do carro, que estava desligado. Saí e liguei para a polícia na mesma hora. Levei meu celular só. Fui para a BR ligar para a PRF. Quando foi apertando, achei a localização para mandar a vocês. Eu liguei a PRF e iria falar tudo, mas fiquei com medo de represália, por ela ser delegada.

DÍVIDAS

Por fim, Tancredo nega que a motivação do assassinato tenha sido dívidas, e confirma que estava com o casamento marcado, para esta quarta-feira (14).

Ameaça tem a torto e a direito nesse celular. Apertou a mente. Apertou a mente. Nunca peguei dinheiro a ela e não devolvi. Ela estava sem dinheiro para pagar o cartão, com mais de 20 mil reais […] Existe uma dívida dela comigo. A gente esava fazendo balanço de casa assim: ela pagando mais as coisas de casa. A motivação não foi dívida. Eu tenho dinheiro, R$ 148 mil na conta, de meu pai. Eu emprestei dinheiro para pagar o cartão dela […] Tem um PIX dela para mim só, de cinco mil. A gente iria casar no dia 14/8. Eu ganhava dinheiro com marketing. O último dinheiro que recebi […] não consigo me recordar.

Notícias Região

Secretário de Educação de Queimadas, Rogério Reis sofre acidente de carro

O secretário de Educação de Queimadas, Rogério Reis, sofreu um acidente de carro na tarde deste domingo (24), na BA-120. O caso aconteceu já no município de Santaluz.

Segundo as primeiras informações apuradas pelo Notícias de Queimadas e Região, ele dirigia seu veículo, modelo Compass, quando perdeu o controle da direção por conta de um pneu estourado. Em seguida, saiu da estrada e bateu contra uma barreira.

Rogério, que estava sozinho no automóvel, foi encaminhado para o Hospital Municipal de Santaluz e o estado de saúde é considerado estável.

O NQ+ acompanha todos os detalhes e qualquer novidade atualizará os leitores.

Continue Lendo...

Notícias Região

Major faz roda de conversa com PMs de Serrinha para tratar sobre feminicídio

Agentes do 16° Batalhão da Polícia Militar participaram, nesta terça-feira (5), de uma roda de conversa do Projeto Maria da Penha em Foco, capitaneada pela subcomandante do Batalhão de Policiamento de Proteção à Mulher (BPPM), major Paula Queirós.

O encontro aconteceu em Araci, na região sisaleira da Bahia, e a ideia era fortalecer a atuação no enfrentamento à violência contra a mulher.

A roda de conversa foi implementada pelo Tribunal de Justiça da Bahia e também tinha como objetivo auxiliar as unidades judiciais do estado a incrementar o cumprimento da meta nacional n° 8.

A meta quer identificar e julgar, até 31/12/2024, 75% dos casos de feminicídio distribuídos até 31/12/2022 e 90% dos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher distribuídos até 31/12/2022.

Na oportunidade, foi falado sobre o papel da Operação Ronda Maria da Penha e da criação do 1° Batalhão especializado em violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como sobre as leis de proteção às mulheres.

Continue Lendo...

Notícias Região

Homem morre dias após acidente na BA-120 e tia relembra encontro em Queimadas: ‘amor’

Um homem, Breno Mendonça, morreu na noite de sábado (2) no Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana. O rapaz estava internado desde o dia 21 de outubro após sofrer um acidente de carro.

Breno era natural de Conceição do Coité, onde seu corpo será enterrado, neste domingo. O automóvel que ele estava capotou na BA-120, entre Santaluz e Coité. A esposa da vítima também estava no carro, mas sobreviveu. Nesse período, Breno lutou pela vida, após um Traumatismo Craniano Encefálico.

Ex-candidato a prefeito de Conceição do Coité, Assis (PT) lamentou o ocorrido. “Convivemos diariamente durante meses que antecederam as últimas eleições municipais. Deveria ser meu ‘sombra’, mas foi também um amigo. Jovem, atavel, inteligente, apaixonado pela familia, cheio de sonhos. Partiu precocemente. Foi brilhar no Céu deixando profundas saudades”, escreveu Assis, no Instagram.

Tia de Breno, Roberta Farias relembrou do sobrinho enquanto eles estiveram em Queimadas.

“Breno sempre foi um sobrinho amoroso, carinhoso, alegre e festeiro. É assim que queremos lembrar sempre de você. Amor da Tia Beta. E esse nosso último momento foi registrado em um encontro da família Farias em Queimadas Ba. Set/2024. Vou guardar esse momento para sempre no meu coração. Que Deus te receba de braços abertos”, postou no Facebook.

Continue Lendo...

Notícias Região

Mães obrigam crianças a fazerem sexo em Salvador e acabam presas

Um vídeo estarrecedor. Nas imagens, uma mulher incentiva um menino de 10 anos a se relacionar sexualmente com outra criança, uma menina, de 8. O caso logo ganhou repercussão em Salvador e vizinhos reconheceram as vítimas: eram moradoras do bairro de Castelo Branco. Na noite de terça-feira (29), três pessoas suspeitas de incentivarem a gravação – duas mulheres e um homem – foram agredidas por populares e acabaram presas.

Os nomes dos presos não podem ser divulgados, até para não expor as crianças. De acordo com a Polícia Civil, o trio foi autuado por corrupção de menores, seguindo o Estatuto da Criança e do Adolescente. Todos são parentes. As crianças são primas. O homem e uma das mulheres, pais de um deles. A outra suspeita, mãe da segunda criança.

Depois que as imagens repercutiram, a menina foi obrigada a dizer, também em um vídeo, que a situação era brincadeira. “A gente só estava brincando. Não estávamos fazendo nada demais. Somos primos”, resumiu.

A tentativa de linchamento foi gravada por vizinhos. As imagens mostram os suspeitos tentando correr. Na confusão, um homem aparece com um facão. Policiais militares da 47ª Companhia Independente (CIPM/Pau da Lima) foram acionados e encerraram a pancadaria. A PM informou, por meio de nota, que os feridos foram encaminhados para uma unidade de saúde e, em seguida, para a Delegacia de Repressão a Crimes Contra Criança e Adolescente (DERRCA).

Depois da tentativa de linchamento, vizinhos invadiram a casa onde a família vivia. Dentro, uma situação deprimente a qual as crianças eram obrigadas a passar: insetos espalhados pelo imóvel, inclusive na alimentação.

ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO

As crianças devem ser acompanhadas por assistentes sociais. Mas o que explica uma mãe ser capaz de fazer isso com os próprios filhos, envolvendo a irmã e o marido? O psicólogo Gabriel Reis é categórico: a suspeita não tem “estrutura mental o suficiente para educar e criar os seus filhos emocionalmente saudáveis”.

“Em uma situação de abuso sexual, exposição, estimulação precoce da sexualidade, o ser humano pode passar e desenvolver vários problemas na sua vida mediante a situações traumáticas que envolvem a sexualidade. No caso do garoto, o que é que garantiria que ele, enquanto futuro adulto, não poderia pensar que teria direito de abusar e atravessar o limite da barreira de respeito das mulheres?”, questiona o psicólogo.

“É uma situação em que nos chama muito atenção ao mesmo tempo que gera uma revolta pela falta de estrutura mental suficientes e básicas da mãe que cria as crianças. Portanto, é importante que você, pai, mãe, ficar atento a qualquer tipo de abuso que seus filhos possam ser expostos. É importante manter uma barreira de observação, acompanhamento, do que eles assistem, com quem anda”, orienta o especialista.

ASSISTA À REPORTAGEM 

Continue Lendo...

Notícias Região

Velório e enterro de Ariel da Martins acontecem na manhã desta segunda; veja detalhes

O corpo do vereador José Ariel Rodrigues (MDB), de Queimadas, será velado e enterrado nesta segunda-feira (28). A informação foi confirmada ao Notícias de Queimadas e Região por familiares do parlamentar.

Inicialmente, havia a expectativa de que o velório acontecesse ainda na noite deste domingo, mas o corpo do edil – que era conhecido como Ariel da Martins – foi liberado somente por volta das 20h, de Senhor do Bonfim.

Ainda de acordo com os familiares, o enterro está programado para acontecer às 10h, no Cemitério Santo Antônio. Antes, o corpo será velado no salão nobre da Câmara de Vereadores de Queimadas.

ACIDENTE

Ariel, que foi o vereador mais votado de Queimadas nas eleições deste ano, morreu na noite de sábado, após acidente de motocicleta, já no município de Itiúba. Ele chegou a ser socorrido.

Uma testemunha disse que Ariel pilotava seu veículo e não viu o momento em que outra motocicleta reduziu a velocidade, para passar por um redutor de velocidade. O piloto da outra moto passa bem.

Continue Lendo...

Notícias Região

Tragédia! Vereador de Queimadas, Ariel da Martins morre após acidente de moto

O vereador de Queimadas, José Ariel Rodrigues de Oliveira (MDB), morreu após acidente de motocicleta. A informação foi confirmada por meio de nota, da própria Câmara Municipal, na manhã deste domingo (27).

O acidente aconteceu na rodovia que liga os municípios de Monte Santo e Itiúba. A motocicleta que Ariel pilotava, da marca BMW, colidiu contra outra moto, modelo Honda Hepsol.

O parlamentar chegou a ser socorrido para o Hospital de Senhor do Bonfim, mas não resistiu. Não há informações sobre horário e local do enterro.

Durante todo o sábado, Ariel da Martins, como era chamado, compartilhou no seu Instagram fotografias de um passeio, a bordo da mesma moto que sofreu o acidente. Ele e amigos estiveram em várias cidades da região para encontros de motociclistas.

Ariel, que era casado e deixa filhos e esposa, foi o vereador mais bem votado de Queimadas, na eleição deste mês. Ele, que assumiu o mandato neste ano, recebeu 1.077 votos para a próxima legislatura. Seu suplente para, a partir de 2025, é Ito da Ambulância.

ASSISTA À REPORTAGEM, DE JEAN MENDES 

Continue Lendo...

Notícias Região

Vereador de Queimadas, Ariel da Martins sofre acidente de moto; veja detalhes

O vereador de Queimadas, José Ariel Rodrigues de Oliveira (MDB), sofreu um acidente de motocicleta na noite deste sábado (27).

A informação foi confirmada ao Notícias de Queimadas e Região por um amigo do parlamentar, que esteve com ele antes do caso.

As primeiras informações apontam que Ariel pilotava sua moto, em uma rodovia na região do município de Itiúba, quando se chocou com outra motocicleta, modelo Honda Repsol.

Ariel da Martins, como é conhecido, foi atendido e encaminhado para um hospital de Senhor do Bonfim. As primeiras apurações ainda apontam que ele teria sido regulado para o Hospital Universitário de Petrolina. O estado de saúde do vereador não foi revelado.

Durante todo o sábado, Ariel compartilhou no seu Instagram fotografias de um passeio, a bordo da mesma moto que sofreu o acidente. Ele e amigos estiveram em várias cidades da região para encontros de motociclistas.

Ainda não há informações sobre o que teria ocasionado o acidente, ou sobre o estado de saúde do outro motociclista.

Ariel foi o vereador mais bem votado de Queimadas, na eleição deste mês. Ele, que assumiu o mandato neste ano, recebeu 1.077 votos para a próxima legislatura.

Continue Lendo...

Notícias Região

PM de Serrinha recebe nova viatura, que vai atender Queimadas e outras 18 cidades

Uma viatura da Polícia Militar, nova e semiblindada, foi entregue ao 16º Batalhão (BPM/Serrinha), na quinta-feira (24). O veículo, modelo Duster, será usado pela Ronda Maria da Penha – que combate a violência contra a mulher.

Segundo os agentes da unidade, a viatura vai ampliar o serviço prestado às mulheres moradoras dos 18 municípios da área de responsabilidade – incluindo Queimadas, Santaluz, Conceição do Coité e Retirolândia.

“A palavra de ordem é Gratidão a Deus!”, disse a sargento Rita Santos, comandante da Ronda.

Na semana passada, 127 viaturas foram entregues à Polícia Militar, Polícia Civil e Departamento de Polícia Técnica. O aporte foi de R$ 26 milhões.

“É fundamental a gente fazer uma entrega, e com o governo Lula, sensível ao tema da segurança, com um ministro que conhece por dentro o tema da lei. Isso nos dá segurança naquilo que estamos fazendo”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues, na oportunidade.

Continue Lendo...

Notícias Região

Criminoso do Norte da Bahia passa a integrar o ‘Baralho do Crime’

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) da Bahia atualizou as cartas do “Baralho do Crime” – que apresenta os criminosos mais procurados – com três foragidos da Justiça procurados por homicídio, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. Um deles atua no Norte do estado.

A carta ‘Cinco de Paus’ passa a ser representada por Luciano Silva Costa, conhecido como “Titio”, que atua na região de Maniçoba, distrito rural da cidade de Juazeiro. Ele é suspeito de ser o responsável por vários homicídios motivados pelo controle do tráfico de drogas na região.

O novo ‘Oito de Copas’ é Anderson Jesus Moreira, o “Mascote”, procurado pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo com atuação em Maragogipe, Nazaré, no Recôncavo Baiano, e no bairro de Valéria, em Salvador. 

Francisco Ferreira Henriques Rabelo, conhecido como “Chiquinho”, passa a ilustrar o ‘Quatro de Copas’. O criminoso possui mandados de prisão pelos crimes de homicídio e tráfico de drogas com atuação nos municípios de Camaçari, Dias D’ Ávila, Simões Filho, Lauro de Freitas, Eunápolis e Itamaraju.

Qualquer informação pode ser denunciada, de forma anônima, através do Disque Denúncia da SSP (181).

Continue Lendo...

Notícias Região

PF faz ação na região sisaleira para combater família suspeita de tráfico internacional de droga

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (10), uma operação para combate ao tráfico internacional de drogas. Foram cumpridos dois mandados de prisão, nove mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens e ativos financeiros.

A ação, batizada de “Roots”, ocorreu nos munícipios de Conceição de Coité, região sisaleira da Bahia; Navegantes, Santa Catarina; e Buri, São Paulo. Os nomes dos investigados não foram revelados por conta da Lei de Abuso de Autoridade.

Segundo a PF, a investigação teve início em 26 de dezembro de 2022, com a apreensão em San Miguel, no Chile, de mais de 70 kg de DMT (dimetiltriptamina), aproximadamente 198 kg de mescalina e cerca de 358 kg de cannabis (maconha). No mesmo dia, o responsável pelo recebimento da carga ilegal no país foi localizado e preso.

Os investigadores perceberam a declaração pela empresa exportadora, no Brasil, de que a substância encaminhada era o extrato da raiz de mimosa acácia. A PF descobriu que, na verdade, se tratava de mimosa hostilis, indicando que havia a intenção em burlar a fiscalização chilena, já que a mimosa hostilis (substância psicodélica) é controlada pelos órgãos fiscalizatórios.

Os investigados, que fazem parte do mesmo grupo familiar, também encaminharam a droga para diversos outros países como Bulgária, Canadá e Argentina.

Continue Lendo...

Recentes