Connect with us

Queimadas

Homem diz ter sido agredido pela GCM de Queimadas: ‘Pedi pelo amor de Deus’; comandante se defende

Um homem identificado como Rubenildo Oliveira denunciou uma agressão que teria sofrido de guardas civis municipais de Queimadas. A vítima expôs a situação na tribuna da Câmara de Vereadores, na sessão desta terça-feira (7/10). Nominalmente, foi citado o nome do comandante da corporação, Gavião. O servidor público, no mesmo local, se defendeu da situação.

O caso, segundo Rubenildo, aconteceu no Hospital dr. Edson Silva, no mês de agosto. “Entrei com essa caixinha [de som] na mão e marquei minha ficha. Pediram para eu esperar e fui para a parte de fora. Quando penso que não, veio um guarda se alterando. Ele estava até armado. Eu tomo remédios para a ansiedade. Se alguém chega gritando, altera minha mente. Depois, chegou outro, chamado Gavião. Subiu no corrimão me imprensando nas grades. Eu pedi para me soltar, que não estava aguentando mais”, relembrou o homem.

Ainda de acordo com ele, foi preciso implorar para que as agressões parassem. “Esse Gavião me imprensou e eu pedi pelo amor de Deus, para me soltar. Ele me soltou e me empurrou, em uma baixada. Saí escorregando. Já veio ele e outro guarda, subindo em minhas costas, para tentar me algemar. Conseguiu colocar em um braço, mas depois tirou […] Eu saí e, quando voltei, já tinham outros guardas no hospital”, contou.

Após o episódio, Oliveira disse ter procurado a Polícia Civil. “O delegado disse que eu não tinha razão, que todos teriam dito que entrei com som alto no hospital. Retruquei e pedi as imagens das câmeras de segurança […] Na recepção, perguntei a uma menina se eu tinha feito isso. Ela me disse que não, que eu só tinha feito isso na saída. ‘Mas estava alto?’, perguntei. Ela disse que não. Sei que não posso entrar nesses locais com som. Sei que não pode”, pontuou, ainda na Câmara.

OUTRO LADO

Na tribuna, o chefe da GCM de Queimadas se explicou. Gavião admitiu que precisou conter Rubenilson, no episódio, porque ele estaria provocando tumulto no hospital.

“O cidadão é uma pessoa que eu não conhecia. Hoje, tenho noção da situação dele. A guarnição estava na ‘Feira do Pau’, atendendo ocorrência de surto psicótico. Nesse momento, o GCM Fredson, no hospital, me ligou pedindo apoio porque estava uma situação incontrolável no hospital. Me desloquei para o apoio e não sabia o que estava acontecendo. Lá, encontrei, na porta, o cidadão alterado, gritando e xingando”, se defendeu.

O GCM ainda relatou que foi agredido. “Recebi um xingamento e me identifiquei. Na sequência, ele deu uma cusparada no meu rosto. Isso é agressão a servidor público e é crime. Tive que conter o cidadão. Ninguém viu arma. Tentei de várias formas para que ele se acalmasse. Ele me desferiu um soco no rosto. O estado psicológico dele era tão alterado que quebrou o ‘enforca gato’. Ele disse que pegaria uma faca”, explicou o guarda.

Segundo o chefe dos GCMs de Queimadas, a Polícia Civil chegou a registrar o caso. “Ele [Rubenilson] foi à delegacia e fui intimado. Lá, constava lesão corporal contra minha pessoa. Tenho laudos dele, do CAPS, que mostra que ele perde a noção das coisas. Não estou dizendo que aconteceu, mas foi o que provavelmente aconteceu. Fredson presta serviço no hospital há 17 anos e não tem uma queixa. Houve testemunhas. Não teve agressão física, e nem vai acontecer”, finalizou.

Queimadas

Fechando o cerco! PM e GCM reforçam blitz contra motos irregulares em Queimadas e prometem punir quem ‘pratica desordem’

A Polícia Militar e Guarda Civil Municipal de Queimadas fecharam o cerco contra motocicletas irregulares na cidade. Nesta sexta-feira (14/11), várias blitze educativas foram realizadas.

“O objetivo é trazer a segurança para os moradores da nossa cidade, através dessa parceria com a GCM. O intuito é orientar o pessoal que ajeite as lanternas das motocicletas, use capacete, ajuste as placas e retrovisor. As blitze não são para punir o cidadão, trabalhador, mas aquele que vem praticando desordem”, pontuou o comandante do 3° pelotão da 7ª CIPM em Queimadas, subtenente Dionei

“Estamos visitando as escolas, fazendo o papel de polícia preventiva também. É mais força para o cidadão. É nosso papel gerir isso”, comentou.

E a novidade já rendeu frutos. Nesta sexta-feira, uma motocicleta com queixa de furto foi recuperada na cidade. O condutor foi liberado.

“Apreendemos, em média, 60 motos e mais quatro carros [em um mês], alguns com restrição. Fazemos apreensões também de alguns que estavam sem retrovisor. A gente orienta, depois faz a liberação na legalidade”, finalizou o comandante.

Continue Lendo...

Queimadas

Operação em Queimadas: polícia prende dois, suspeitos de homicídio e estupro

Dois homens, investigados pelos crimes de homicídio e estupro, foram presos durante a operação deflagrada pela Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, em Queimadas, na manhã desta quinta-feira (13/11).

Os nomes dos presos não podem ser divulgados pela polícia por conta da Lei de Abuso de Autoridade. O Notícias de Queimadas e Região apurou que o primeiro preso tem iniciais J.D.J.S.S. Ele é investigado por homicídio doloso.

O NQ+ apurou ainda que esse homem teria participado do assassinato de Arleyson Endreson Nunes Cruz Santos, executado a tiros em fevereiro no bairro do Cemitério dos Crentes, em Queimadas.

O outro preso, S.C.D.B., é investigado por estupro de vulnerável. Os detalhes desse crime não foram dados.

Na mesma operação, os policiais cumpriram cinco mandados de busca e apreensão – inclusive contra estes dois homens presos – e pelo crime de violência doméstica.

A ação foi da 19ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin/Senhor do Bonfim), com apoio da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Monte Santo) e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Nordeste).

A operação contou com um delegado, 11 investigadores, um escrivão e 12 policiais militares.

Continue Lendo...

Queimadas

Urgente! Megaoperação policial em Queimadas prende suspeito de homicídio e faz buscas

As Polícias Civil e Militar fazem, nesta quinta-feira (13/11), uma megaoperação para cumprimentos de mandado de prisão em Queimadas. Nas primeiras horas da manhã, as viaturas já estavam na cidade.

Até às 8h40, a ação estava em andamento. Segundo apuração do Notícias de Queimadas e Região, pelo menos um homem, de 27 anos foi preso, em um bairro da sede. Ele responde por homicídio qualificado. Os detalhes desse crime ainda não foram passados.

Os policiais, em seguida, foram para o distrito do Espanta Gado. A Guarda Civil Municipal dá apoio na operação.

Fazem parte da ação policiais da 7ª Companhia Independente (CIPM/Monte Santo), da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Nordeste) e da 19ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin/Senhor do Bonfim).

O NQ+ acompanha os detalhes da operação e trará atualizações assim que ocorrerem.

Continue Lendo...

Queimadas

Dois ficam feridos após moto se chocar contra animal solto, em Queimadas

Dois homens ficaram feridos após a motocicleta que estavam se chocar contra um burro, na zona rural de Queimadas, na noite de domingo (9/11). As vítimas foram identificadas apenas pelos prenomes: Edvaldo e Edielson.

Os dois contaram já no Hospital dr. Edson Silva que estavam em um evento, no povoado Cancelas, quando resolveram retornar para casa, no Gregório. No caminho, o condutor foi surpreendido pelo animal, que estava solto na estrada.

Os homens foram socorridos e atendidos no Hospital de Queimadas. A dupla, que não estava sob efeito de bebida alcoólica no momento do acidente, está estável. Mesmo assim, Edielson foi encaminhado para outra unidade hospitalar, de maior porte.

O burro foi apreendido por populares até que o dono se identifique e explique o motivo de o animal estar solto.

Continue Lendo...

Queimadas

‘Fui chamado de corno, na minha porta’, diz homem acusado de agredir idoso em Queimadas

Régis Mendes, morador do Tanque das Pedras, em Queimadas, usou as redes sociais para se defender da acusação de ter agredido um idoso. O caso aconteceu na manhã de sábado (8/11), e foi relatado pelo Notícias de Queimadas e Região.

De acordo com Régis, ele estava em casa quando foi surpreendido por Antônio Diógenes Carneiro, de 65 anos.

“Essa pessoa [envolvida na situação] sou eu. Fui agredido na minha porta. Fui chamado de corno e de outros nomes, aqui, na minha porta. O cidadão se diz machucado. Eu também fiquei machucado pelo cidadão”, disse ele, mostrando o braço machucado.

Antônio dá outra versão para o caso. Segundo ele, a discussão com Régis começou por conta de um colchete – que estaria fazendo com que animais entrassem em sua propriedade -. Após a discussão, o idoso disse que foi surpreendido por golpes de enxada. Ele ficou com várias marcas pelo corpo.

O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.

Continue Lendo...

Queimadas

Idoso é espancado com enxada após discussão por colchete, em Queimadas

Um idoso de 64 anos foi espancado por outro homem em Queimadas, na manhã deste sábado (8/11). A vítima, Antônio Diógenes Carneiro, foi atacada por uma enxada, na localidade conhecida como Tanque da Pedra.

A vítima contou ao Notícias de Queimadas e Região que discutiu com o agressor por conta de um colchete – aberto pelo suspeito e que estaria fazendo com que animais entrassem em sua propriedade -.

Após a discussão, Antônio disse que foi surpreendido por golpes de enxada. Ele ficou com várias marcas pelo corpo.

O idoso, que fez uma cirurgia recentemente, foi ao Hospital dr. Edson Silva, onde foi atendido.

O outro homem envolvido na situação terá o nome preservado. Por meio das redes sociais, ele disse que Antônio foi até a porta da sua residência para “um desafio”.

A Guarda Civil Municipal foi acionada e fez rondas em busca do suspeito, sem sucesso. O caso será registrado na Delegacia Territorial de Queimadas.

*Atualizada às 11h28

 

Continue Lendo...

Queimadas

Vítima identificada: homem tem fratura exposta após acidente, em Queimadas

Um homem, identificado como Crispiniano Dantas de Oliveira, ficou ferido após a motocicleta que pilotava se chocar contra um carro, em Queimadas. O caso aconteceu na noite desta quinta-feira (6/10).

O acidente, que deixou uma fratura exposta na vítima, aconteceu na região das Populares, na estrada para quem segue rumo à Barragem de Queimadas.

As circunstâncias da colisão ainda serão apuradas, mas testemunhas já sabem que o motorista do carro e motociclista estavam em direções opostas.

Crispiniano foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital dr. Edson Silva e seu estado de saúde é estável. Ele deve ser transferido.

Policiais militares da 7ª Companhia Independente estiveram na unidade de saúde e registraram a ocorrência. Não há informações se o motorista do carro fugiu.

Continue Lendo...

Queimadas

Homem é preso com moto roubada, em Queimadas

Um homem foi preso com uma motocicleta roubada, em Queimadas. O flagrante foi realizado pela Polícia Militar, na noite de quarta-feira (5/11), na Rua Alda Martins.

Agentes da 7ª Companhia Independente (CIPM/Monte Santo) disseram que faziam rondas no local quando perceberam um motociclista fazendo manobras perigosas. Então, resolveram abordá-lo.

Durante as consultas, os PMs perceberam que o veículo tinha restrição de roubo. O condutor disse que comprou a motocicleta em Valente. Ele foi autuado e encaminhado para a Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim.

A moto, modelo CG 160, foi levada para o pátio da Polícia Militar em Queimadas.

Continue Lendo...

Queimadas

Caso Alberto: júri popular é adiado, e Edmilson Bispo é solto

O Tribunal de Justiça da Bahia soltou o policial militar Edmilson Bispo da Silva. Ele é acusado de matar o jovem Alberto dos Santos Pereira e passaria por júri popular nesta quarta-feira (5/11).

O repórter Jean Mendes apurou que, já no Fórum de Conceição do Coité, o Ministério Público não ouviu testemunhas em tempo hábil, o que motivou pedido de soltura do advogado do acusado, Vivaldo Amaral.

O juiz Gerivaldo Neiva foi além. Decretou a soltura do PM alegando excesso de prazo da prisão. Não há data para que o novo júri aconteça. Enquanto isso, o PM responde em liberdade. Ele terá medidas restritivas, como não se aproximar da família da vítima.

CLIQUE AQUI E ASSISTA À REPORTAGEM

CASO

O caso acometeu no dia 20 de julho de 2023, na zona rural de Queimadas. Segundo denúncia do Ministério Público, Alberto estava voltando do trabalho, com o irmão, quando os dois foram surpreendidos homens que estavam a bordo de um veículo. O carona desceu e mandou a dupla correr. O adolescente atendeu, mas a vítima se recusou e foi baleada várias vezes.

O PM foi preso em setembro de 2023 e, desde então, várias decisões judiciais em todas as instâncias, o mantiveram atrás das grades.

A primeira audiência de instrução e julgamento aconteceu em fevereiro de 2024. O irmão de Alberto, que sobreviveu ao ataque, confirmou que foi Bispo o atirador. Na segunda audiência, no mesmo ano, foi a vez de testemunhas de defesa afirmarem que estavam com o PM no horário em que a ação teria ocorrido.

Edmilson foi pronunciado ao júri popular, marcado para acontecer inicialmente em Queimadas. Porém, o MP pediu que ele acontecesse em Conceição do Coité.

Continue Lendo...

Queimadas

Veja como vai funcionar a Moeda Itapicuru, que deve ser implementada em Queimadas

A Moeda Social Itapicuru, que deve ser implementada em Queimadas, foi apresentada oficialmente na noite de segunda-feira (3/11), na Câmara de Vereadores. Autoridades, empreendedores, parlamentares e moradores participaram do encontro.

Na prática, a iniciativa busca estimular o comércio local, fomentar o empreendedorismo e promover a circulação de recursos dentro do próprio município, fortalecendo os pequenos negócios e a economia solidária.

Funciona da seguinte forma: a moeda será igual ao real — ou seja, 1 Itapicuru valerá R$ 1 — e será usada, inicialmente, em projetos sociais. Os beneficiários poderão utilizá-la apenas no comércio local já cadastrado, garantindo que os recursos circulem dentro da própria cidade.

Segundo o Procurador Municipal, Henre Hermelino, o projeto vem sendo estudado desde fevereiro, com visitas a cidades onde já existem moedas sociais, como Indiaroba, em Sergipe. “O Executivo apresentou ao Legislativo, no final de agosto, o projeto de implantação da Moeda Social Itapicuru em Queimadas”. Caso passe na Câmara, o Projeto segue para sanção do prefeito. 

Na cidade sergipana, a moeda é batizada de Aratu e foi criada em 2022. Ela circula também de forma virtual e reviveu o comércio local.

Estiveram presentes no evento o prefeito de Queimadas, Ricardo Lopes (PSD), o vice, André de Edivaldo, o presidente da Câmara, Gordo de Pininho (PSD), além de secretários, o presidente do BANCOSOL, Cosme Arisvaldo, além do coordenador estadual de Microcrédito e Finanças Solidárias, José Paulo Crisóstomo.

Continue Lendo...

Recentes