Santa Luz
Justiça determina exame de sanidade mental no filho suspeito de matar ex-secretária de Santaluz
Do Portal do Casé, parceiro do Notícias de Queimadas e Região
O Tribunal de Justiça da Bahia mandou realizar um exame de sanidade mental em Filipe Lopes Cunha. Ele está preso desde o dia 9 de dezembro, suspeito de matar a própria mãe, em Salvador. A vítima foi Aline Maiane Ribeiro da Cunha, de 45 anos. A autorização para o exame foi assinada nesta segunda-feira (13), pelo juiz Paulo Sérgio Barbosa de Oliveira.
“Extrai-se que o denunciado fazia uso de remédios controlados e que ficou internado por um período de tempo em clínica psiquiátrica, cenário que revela dúvida acerca da sua higidez mental”, entendeu o magistrado. O chamado incidente de insanidade mental foi pedido pelo Ministério Público.
Na mesma decisão, o juiz ainda manteve Filipe preso. “A gravidade concreta do delito praticado pelo denunciado, que ceifou a vida da própria genitora com golpes de arma branca, revela a sua periculosidade, justificando a manutenção da sua segregação”, disse.
Paulo Sérgio Barbosa de Oliveira ainda lembrou que, caso esteja solto, Filipe pode cometer crime parecido: “Os depoimentos colhidos em sede policial que possui mania de perseguição, sem o uso correto da medicação prescrita por psiquiatra e que faz uso de substâncias ilícitas, cenário que demonstra um potencial risco para reiteração delitiva”, ponderou, na decisão.
O crime aconteceu na tarde do dia 9 de dezembro. Segundo a Polícia Civil, Filipe viajava no banco de trás de um carro dirigido pelo pai. Aline estava no banco do carona. Em um determinado momento, o suspeito sacou um canivete e desferiu os golpes nas costas e no pescoço da vítima.
O motorista se dirigiu ao Hospital Geral do Estado (HGE), onde foi constatado o óbito. Filipe se apresentou em uma unidade policial horas depois. Na delegacia, alegou que o pai teria atacado a mãe, versão descartada pela investigação, devido às circunstâncias do crime.
Segundo familiares, Felipe tem histórico de surtos psicóticos e estava internado até a semana passada. À Justiça foi solicitada a conversão da prisão em flagrante para prisão preventiva, baseada na gravidade dos fatos, o que aconteceu em audiência de custódia.
Por quase duas décadas, Aline teve um papel importante na administração pública de Santaluz, Nordeste da Bahia. Atuou nos governos dos ex-prefeitos Júnior do Max (2005-2012), Zenonzinho (2013 -2016) e Quitéria Carneiro (2017-2020), como gestora de cultura, depois como secretária de Cultura, Esporte e Juventude e como secretária de Assistência Social.
Santa Luz
Por falta de gerador, energia de ambulância é usada em hospital municipal de Santaluz; paciente morre
Funcionários do Hospital Municipal de Santaluz, no Nordeste da Bahia, precisaram adaptar a energia de uma ambulância por falta de gerador na unidade. A situação aconteceu na noite de terça-feira (7), após a cidade passsar por uma falta de abastecimento elétrico.
De acordo com apuração do Portal do Casé, parceiro do Notícias de Queimadas e Região, no momento do “apagão”, um idoso de 65 anos, Weliton de Souza Santos, que tinha problema cardíaco, recebia atendimento médico. Para manter os aparelhos funcionando, o gerador da ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) precisou ser usado.
Uma imagem, feita pelo radialista DJota, mostra o automóvel ligado na porta do Hospital Municipal. De dentro do veículo, uma extensão foi puxada.
O idoso que estava sendo atendido não resistiu. Apuração do Portal do Casé ainda aponta que, internamente, a avaliação feita por profissionais do hospital é que a falta de energia não alterou o estado de saúde do paciente.
Por meio de nota, a Prefeitura de Santaluz disse que “a equipe de profissionais realizou as medidas de suporte necessárias em prol do paciente, incluindo a realização de eletrocardiograma e via aérea avançada (intubação orotraqueal)”.
A falta de um gerador no hospital é um problema antigo. No início de 2024, o vereador Deon Lima apresentou uma emenda impositiva que obrigava a gestão municipal, comandada pelo prefeito e médico Arismário Barbosa Júnior (Avante), a comprar um gerador, no valor de R$ 160 mil. Isso não aconteceu.
VEJA A NOTA, NA ÍNTEGRA
A equipe da Secretaria de Saúde e do Hospital Municipal de Santaluz vem esclarecer que, na noite do dia 07/01/2025, deu entrada um paciente em estado de saúde grave. Imediatamente, a equipe de profissionais realizou as medidas de suporte necessárias em prol do paciente, incluindo a realização de eletrocardiograma e via aérea avançada (intubação orotraqueal).
Apesar de ter ocorrido uma queda de energia momentos após a chegada do paciente, foram implementadas medidas intensivas, considerando que dispomos de equipamentos de suporte avançado capazes de operar por determinado tempo sem energia elétrica.
Com receio de demora no retorno da energia, foi solicitado o apoio da Unidade Avançada do SAMU para suporte adicional, pois o equipamento oferece carga para manter os aparelhos em funcionamento.
Infelizmente, devido à complexidade do quadro de saúde do paciente, este veio a óbito.
Externamos os nossos sinceros sentimentos aos amigos e familiares.
E, por fim, informamos que a aquisição de um gerador para a nossa unidade hospitalar já está em processo de compra.
Santa Luz
Jovem natural de Santaluz é morto a tiros em bar; saiba detalhes
Um jovem de 22 anos natural de Santaluz foi morto a tiros em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. A vítima, identificada como Carlos Daniel de Araújo Santos, foi enterrada nesta segunda-feira (16).
Testemunhas disseram a agentes do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Camaçari) que o jovem estava em um bar, no bairro Ponto Parada, quando foi surpreendido por outro homem, que já chegou atirando.
Carlos Daniel morreu na hora. O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Camaçari.
De acordo com amigos, o jovem nasceu e foi criado em Santaluz. Ele se mudou para Camaçari para trabalhar.
Santa Luz
Filho suspeito de matar ex-secretária de Santaluz vai continuar preso
Filipe Lopes Cunha, suspeito de assassinar a própria mãe a golpes de canivete em Salvador, vai continuar preso. Ele passou por audiência de custódia na manhã desta quarta-feira (11) e teve a prisão em flagrante convertida em preventiva. O crime aconteceu na segunda-feira (9), e a vítima foi Aline Maiane Ribeiro da Cunha, ex-secretária de Assistência Social e também de Cultura do município de Santaluz, Nordeste da Bahia.
A audiência de custódia foi presidida pelo juiz Paulo Sérgio Ferreira Barros Filho. Ele atendeu pedido do Ministério Público, que solicitou a prisão preventiva para a “garantia da ordem pública”. O magistrado viu “existência de indício suficiente acerca da autoria e da materialidade através dos depoimentos dos policiais militares”.
“No caso concreto posto à nossa análise, tem-se que a gravidade concreta da conduta e a hediondez do delito, tendo o flagranteado [Filipe] matado uma pessoa, sendo a ação delituosa feita através de golpes de canivete contra a própria mãe, demonstram circunstâncias que necessitam de melhor salvaguarda à aplicação da lei penal, além de promover uma instabilidade no que tange à ordem pública, o que reforça a nossa convicção quanto à necessidade de sua custódia”, escreveu o juiz.
O magistrado ainda argumentou que Filipe tem “alto grau de periculosidade”. De acordo com ele, a prisão foi “como forma de evitar a reiteração de atos desta natureza, portanto, afigura-se pertinente a permanência da segregação […] não se revelando, neste momento, indicada a sua soltura”.
CRIME
O caso aconteceu dentro de um carro, na Avenida Barros Reis, em Salvador. Aline viajava com o filho – que estava no banco de trás – e com o marido, que estava ao volante. De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito sacou o canivete e desferiu os golpes nas costas e no pescoço da vítima. O marido se dirigiu ao Hospital Geral do Estado (HGE), onde foi constatado o óbito. O agressor fugiu. Horas depois, se apresentou em uma unidade policial.
Filipe ainda alegou que o pai teria atacado a mãe, versão descartada pela investigação, devido às circunstâncias do crime. Segundo familiares, Filipe tem histórico de surtos psicóticos e estava internado até a semana passada.
Por quase duas décadas, Aline teve um papel importante na administração pública de Santaluz. Atuou nos governos dos ex-prefeitos Júnior do Max (2005-2012), Zenonzinho (2013 -2016) e Quitéria Carneiro (2017-2020), como gestora de cultura, depois como secretária de Cultura, Esporte e Juventude e, mais recentemente, como secretária de Assistência Social.
O corpo de Aline chegou à Santaluz no final da tarde de terça-feira (10) e foi velado na Câmara de Vereadores. Na manhã desta quarta, foi enterrado.
ASSISTA À REPORTAGEM DE JEAN MENDES
Ver essa foto no Instagram
Santa Luz
Ex-secretária de Santaluz, empresária é morta a facadas em Salvador
Ex-secretária da Prefeitura de Santaluz, a empresária Aline Cunha foi assassinada a facadas nesta segunda-feira (9) em Salvador. A informação foi confirmada por amigos.
As primeiras informações apontam que Aline estava dentro de um veículo, com o marido e o filho. Em um determinado momento, houve uma confusão e ela acabou ferida.
A mulher foi encaminhada para o Hospital Geral do Estado, mas não resistiu. A Polícia Civil deve dar detalhes do crime nesta terça-feira.
Aline foi secretária de Cultura de Santaluz na gestão Quitéria e também trabalhou na gestão de Júnior do Max. O corpo deve ser enterrado em Santaluz, em data ainda não confirmada.
Santa Luz
Dois organizadores da ‘Batalha de Naipe’ em Santaluz são presos
Dois dos organizadores do evento “Batalha do Naipe”, que aconteceu no último domingo em Santaluz, foram presos nesta quarta-feira (4) – três dias depois do evento. A informação foi confirmada pelo Portal do Casé.
Os nomes não podem ser divulgados pela Lei de Abuso de Autoridade, mas o Portal do Casé também apurou que a dupla foi identificada como Diogo Matos e Luiz Carlos Mota. Foram eles os responsáveis pela organização do evento.
O pedido de prisão temporária, que vale por cinco dias, foi assinado pelo juiz titular da Vara de Santaluz, Joel Firmino Júnior.
Na manhã desta quarta, policiais militares do 16º Batalhão (BPM/Serrinha) foram aos endereços de Diogo e Luiz para o cumprimento dos mandados de prisão, mas eles não foram achados. À tarde, a dupla se apresentou às autoridades acompanhada de advogados.
CRIME
A “Batalha de Naipe”, que aconteceu em uma casa de shows, gerou revolta e polêmica porque várias crianças e adolescentes dançaram músicas que exaltam o erotismo, principalmente o corpo feminino.
Os vídeos foram postados nas redes sociais. Em um deles, uma menina – menor de idade – chega a levar um barbeador para o palco para a coreografia. A situação é acompanhada também por adultos. O Conselho Tutelar de Santaluz informou, por meio de nota, que recebeu uma denúncia sobre o caso.
Em entrevista ao Portal do Casé, a coordenadora do Conselho, Leiliane Teixeira, disse que os pais dos adolescentes, a dona do estabelecimento e os responsáveis devem ser ouvidos. “Notificamos os envolvidos. Vamos notificar os pais. Pelo que chegou para a gente, houve autorização dos pais. Por enquanto, identificamos oito crianças”, contou. O caso, segundo ela, também deve ser levado ao Ministério Público.
ASSISTA À REPORTAGEM DE JEAN MENDES
Ver essa foto no Instagram
Santa Luz
Enfermeira sofre acidente envolvendo três carros na BA-120
Três carros se envolveram em um acidente, na manhã desta quarta-feira (4), na BA-120. O caso aconteceu no limite entre os municípios de Queimadas e Santaluz, já no povoado conhecido como Rio do Peixe.
Segundo testemunhas, a motorista de um dos automóveis perdeu o controle da direção e capotou. Antes, atingiu os outros dois carros. Por sorte, ninguém ficou gravemente ferido.
Moradora de Santaluz, a condutora do veículo que causou o acidente é enfermeira, e deu plantão em Nordestina nesta noite de terça. Imagens gravadas por testemunhas mostram a enfermeira sendo retirada do seu carro.
Ver essa foto no Instagram
Santa Luz
‘Batalha de Naipe’ em Santaluz: crianças e adolescentes dançam músicas eróticas e caso vira revolta
Um evento intitulado “Batalha de Naipe” gerou revolta e polêmica em Santaluz, no Nordeste da Bahia. Isso porque várias crianças e adolescente dançaram músicas que exaltam o erotismo, principalmente o corpo feminino. O caso aconteceu no domingo (1), em um clube particular.
A “Batalha de Naipe”, que vem ganhando adeptos em todo o Brasil, reúne jovens que apresentam as coreografias. O chamado pagode baiano é o ritmo musical mais tocado nas apresentações. No caso de Santaluz, prêmios em dinheiro teriam sido distribuídos aos vencedores.
Os vídeos foram postados nas redes sociais. Em um deles, uma menina – menor de idade – chega a levar um barbeador para o palco para a coreografia. A situação é acompanhada também por adultos. O Conselho Tutelar de Santaluz informou, por meio de nota, que recebeu uma denúncia sobre o caso.
“Tomaremos as providências cabíveis. De fato, é constrangedor e indignante os vídeos e fotos expostos nas redes sociais, com músicas e videoclipes que divulgam apologia ao crime, drogas e conteúdos eróticos e sexuais, envolvendo crianças e adolescentes. Nosso lema é, e sempre será, proteger nossas crianças e adolescentes, e garantir seus direitos”, disse o órgão.
Em entrevista ao Portal do Casé – parceiro do Notícias de Queimadas e Região -, a coordenadora do Conselho, Leiliane Teixeira, disse que os pais dos adolescentes, a dona do estabelecimento e os responsáveis devem ser ouvidos. “Notificamos os envolvidos. Vamos notificar os pais. Pelo que chegou para a gente, houve autorização dos pais. Por enquanto, identificamos oito crianças”, contou. O caso, segundo ela, também deve ser levado ao Ministério Público.
ASSISTA, ABAIXO, À REPORTAGEM DE JEAN MENDES
Ver essa foto no Instagram
Santa Luz
Alvo de ação da PF, empresa não paga a trabalhadores e justiça bloqueia valores da Prefeitura de Santaluz
O Tribunal de Justiça da Bahia bloqueou pouco mais de R$ 3,7 milhões de contrato entre a Serravale Transportes e a Prefeitura de Santaluz, na região Nordeste da Bahia. A ação foi necessária após pouco mais de 80 trabalhadores comprovarem que prestaram, sem receber, serviços de transporte escolar, entre agosto e novembro. A decisão foi assinada pelo juiz Joel Firmino Júnior na última sexta-feira (22) e uma audiência foi marcada para 21 de janeiro.
Segundo o magistrado, o não recebimento dos valores compromete a subsistência dos autores e suas famílias. Além disso, entendeu que os trabalhadores comprovaram documentalmente a existência da relação contratual para prestação dos serviços.
O juiz, na decisão, ainda demonstrou preocupação porque há risco de dilapidação patrimonial e impossibilidade de recebimento futuro dos valores.
O prefeito de Santaluz é Arismário Barbosa Júnior (Avante), reeleito em outubro com pouco mais de 61% dos votos válidos. O Portal do Casé pediu posicionamento à gestão estadual sobre a decisão judicial, mas não teve retorno até a publicação desta reportagem.
O contrato entre a Prefeitura de Santaluz e a Serravale Transportes, que teve o valor total de R$ 8.127.058, é o mesmo que foi alvo de duas fases de operação da Polícia Federal, chamada de “Santa Rota”. Na primeira fase, em julho, os policiais estiveram inclusive na casa de Arismário.
A PF e a CGU apuram o motivo de a Serravale Transportes ter apresentado proposta com maior preço no pregão eletrônico, mas acabou sendo escolhida em face da inabilitação das outras nove empresas que apresentaram preços menores. Os investigadores falam em superfaturamento de R$ 3 milhões.
A segunda fase aconteceu em outubro, quando buscas foram realizadas em endereços ligados ao deputado estadual Marcinho Oliveira (União Brasil).
Santa Luz
PF faz mais uma ação contra garimpo ilegal em Santaluz
Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos, na manhã desta sexta-feira (22), em mais uma ação da Polícia Federal contra garimpos ilegais no Nordeste da Bahia. A ação, batizada de “Despesca”, foi realizada no município de Santaluz.
A operação é um desdobramento da “Operação Insistência”, deflagrada em dezembro quando foram cumpridos mandados de busca e apreensão em um conglomerado de garimpos localizados em uma fazenda, no povoado de Serra Branca, bem como no endereço de seu atual proprietário.
Os nomes dos responsáveis pelo garimpo não foram informados pela Polícia Federal.
Nesta fase da investigação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em sítios, situados na redondeza dos garimpos, onde se instalaram plantas que utilizam uma técnica para extração de ouro do “rejeito” de minério oriundos de garimpos ilegais.
A PF apurou que o ouro é extraído do “rejeito” através do procedimento da lixiviação, com a utilização de grande quantidade de Cianeto de Sódio. O uso da substância, altamente tóxica e controlada pelo Ministério do Exército, pode causar grande impacto para a saúde humana e para o meio ambiente local.
Os investigados irão responder pelos crimes de usurpação de bens da União, associação criminosa, posse de artefatos explosivos, extração ilegal de recursos minerais e uso/armazenamento ilícito de substância tóxica, perigosa e nociva.
As penas, somadas, podem chegar a 19 anos de reclusão.
Santa Luz
Empresas de Santaluz são condenadas a pagar R$ 36 mil a trabalhador vítima de acidente
A Vara Trabalhista de Conceição do Coité julgou procedente, em decisão na última quarta-feira (13), uma reclamação trabalhista movida contra a MAP Sistemas de Serviços LTDA e Santa Luz Desenvolvimento Mineral LTDA. O nome do trabalhador será preservado.
Segundo a alegação judicial, o trabalhador sofreu um acidente em 2021, que causou lesão no tornozelo, sendo diagnosticada rotura parcial do tendão fibular. Embora não tenha resultado em incapacidade laboral, o juiz considerou o dano grave e deferiu indenização por danos morais no valor de R$ 36 mil.
Além disso, o trabalhador teve direito às diferenças salariais por exercer função de auxiliar de topografia desde abril de 2022, com salário de R$ 1.569,24, superior ao anterior, de R$ 1.458,00. Também foram deferidos reflexos sobre horas extraordinárias e FGTS + 40%.
“Essa sentença destaca a importância da vigilância e do conhecimento dos direitos trabalhistas para garantir que os trabalhadores sejam respeitados e protegidos. É fundamental que os trabalhadores estejam cientes de suas prerrogativas e direitos para evitar abusos e exploração”, disse a advogada Raiane da Silva França Batista.
Ainda cabe recurso da decisão.
-
Notícias Região3 meses ago
Vereador de Queimadas, Ariel da Martins sofre acidente de moto; veja detalhes
-
Queimadas10 meses ago
Urgente! Dois homens são mortos a tiros de grosso calibre em Queimadas
-
Notícias Região9 meses ago
Jovem de Queimadas morre eletrocutado em Castro Alves
-
Queimadas8 meses ago
Jovem de Queimadas morre em Minas Gerais e família pede ajuda
-
Queimadas4 meses ago
Tragédia em Queimadas: homem morre atropelado por trator pilotado pelo próprio irmão
-
Queimadas1 ano ago
Homem é encontrado morto em estrada na zona rural de Queimadas
-
Santa Luz8 meses ago
Acidente com jovens de Queimadas deixa mortos na BA-120
-
Queimadas4 meses ago
Homem morre eletrocutado em Queimadas; veja detalhes
-
Queimadas1 ano ago
Homem Natural de Queimadas é assassinado em balada de União da Vitória com vários golpes de faca
-
Cansanção6 meses ago
Jovem é morto a pedradas pelo próprio colega em Cansanção