Queimadas
Lavagem de Queimadas: historiador ajuda a contar detalhes da festa; confira
O Notícias de Queimadas e Região publica, nesta quinta-feira, um texto do historiador Luís Eduardo Simões dos Santos. Nele, o pesquisador dala sobre a história da Lavagem de Queimadas, comemorada neste próximo final de semana.
Boa leitura!
***
Olá, meus queridos conterrâneos da cidade de Queimadas-Bahia.
Peço licença a todos para contar um pouco sobre a história da fascinante festa denominada Lavagem de Queimadas, que acontece no último domingo do mês de Maio, dando início às festividades de Santo Antônio.
Fontes históricas relatam sobre um movimento antigo, espontâneo, habitual e entusiástico de mulheres nos últimos anos da década de 1940, com a participação da saudosa, respeitada parteira e ex-vereadora Sinforosa Lírio, popularmente conhecida como “Mãe Sinforosa”, personalidade central que incentivou um número considerável de parturientes para realizar a “Lavagem da Igreja de Santo Antônio de Queimadas”.
Influenciadas por “Mãe Sinforosa”, jovens mulheres colocavam rodilhas (que são roscas de panos sobre a cabeça), para facilitar o transporte de latas de água, trazidas do Rio Itapicuru, para lavar o adro da Igreja de Santo Antônio, em preparação ao início da tão esperada e festejada TREZENA DE SANTO ANTÔNIO.
Com o tempo, aquele encontro de mulheres para lavar o adro da Igreja de Santo Antônio cresceu, empolgou e inspirou o povo Queimadense. A sociedade local da época, juntamente com integrantes da igreja católica, passaram a organizar a referida manifestação.
A paróquia cuidava da organização de pequenas feiras para movimentar o evento. O repertório musical ficava por conta das fanfarras. A lavagem da igreja começava a surgir com originalidade própria, o que revela que no início a Festa da Lavagem da Igreja de Queimadas era um evento marcadamente RELIGIOSO.
A fama da festa ultrapassou os limites territoriais de Queimadas. Muitas pessoas começaram a visitar a cidade na data do mês de Maio para conhecer a tão falada “Lavagem da Igreja”. A beleza da festa encantava visitantes e moradores da cidade.
Neste contexto, foi que o Prefeito da época, o Srº Abelardo Borges Simões de Oliveira, durante o exercício do seu mandato tampão, entre os anos de 1971-1972, tomou a iniciativa de organizar a avenida que faz a ligação entre o centro da cidade e o alto da Igreja de Santo Antônio. A mencionada avenida foi inaugurada no início dos anos de 1970, sendo devidamente urbanizada, o que garantiu melhor circulação de pessoas que apreciam a festa e facilitação na passagem do cortejo de manifestação cultural.
Além disso, urge salientar, por oportuno, que Abelardo Borges colocou em prática algumas inovações na festa da Lavagem, já que diversos tipos de manifestações culturais locais passaram a se apresentar, destacando-se a inserção de carroças enfeitadas no cortejo, apresentação de grupos folclóricos e desfile de pessoas fantasiadas.
Atualmente o badalado evento é oficialmente divulgado como “Lavagem de Queimadas”. Os trios elétricos não sobem mais até a Igreja de Santo Antônio. Os blocos acompanhados de trios elétricos modernizaram a festa, uma vez que desfilam nas vias principais da cidade, com atrações nacionalmente conhecidas, levando alegria, emoção e diversão para todos os foliões.
Falar da Festa da Lavagem, nosso patrimônio histórico, é recordar de histórias marcantes e memoráveis que integram o conjunto de manifestação cultural que pertence a todo povo de Queimadas.
Como perfeitamente explicitou Cecília Meireles, vejo que o tempo nos traz boas recordações da vida e nos deixa esquecer as tristes e difíceis, ou pelo menos abranda a sua intensidade.
Sejam bem-vindos turistas e conterrâneos que estão chegando na cidade. Recebam as bênçãos de Santo Antônio de Pádua e dos espíritos protetores.
Que Deus abençoe nossa
Festa!!!
Queimadas, Maio de 2024.
Fontes Consultadas:
Livro Santo Antônio das Queimadas de autoria de Antônio Nonato Marques.
Artigo intitulado “Um presente do Passado” de autoria de (Jesner A. Barbosa)
Livro Antologia de Poesias, contos e crônicas. Mônica Andrade de Oliveira
Queimadas
Caso Alberto: júri popular é adiado, e Edmilson Bispo é solto
O Tribunal de Justiça da Bahia soltou o policial militar Edmilson Bispo da Silva. Ele é acusado de matar o jovem Alberto dos Santos Pereira e passaria por júri popular nesta quarta-feira (5/11).
O repórter Jean Mendes apurou que, já no Fórum de Conceição do Coité, o Ministério Público não ouviu testemunhas em tempo hábil, o que motivou pedido de soltura do advogado do acusado, Vivaldo Amaral.
O juiz Gerivaldo Neiva foi além. Decretou a soltura do PM alegando excesso de prazo da prisão. Não há data para que o novo júri aconteça. Enquanto isso, o PM responde em liberdade. Ele terá medidas restritivas, como não se aproximar da família da vítima.
CLIQUE AQUI E ASSISTA À REPORTAGEM
CASO
O caso acometeu no dia 20 de julho de 2023, na zona rural de Queimadas. Segundo denúncia do Ministério Público, Alberto estava voltando do trabalho, com o irmão, quando os dois foram surpreendidos homens que estavam a bordo de um veículo. O carona desceu e mandou a dupla correr. O adolescente atendeu, mas a vítima se recusou e foi baleada várias vezes.
O PM foi preso em setembro de 2023 e, desde então, várias decisões judiciais em todas as instâncias, o mantiveram atrás das grades.
A primeira audiência de instrução e julgamento aconteceu em fevereiro de 2024. O irmão de Alberto, que sobreviveu ao ataque, confirmou que foi Bispo o atirador. Na segunda audiência, no mesmo ano, foi a vez de testemunhas de defesa afirmarem que estavam com o PM no horário em que a ação teria ocorrido.
Edmilson foi pronunciado ao júri popular, marcado para acontecer inicialmente em Queimadas. Porém, o MP pediu que ele acontecesse em Conceição do Coité.
Queimadas
Veja como vai funcionar a Moeda Itapicuru, que deve ser implementada em Queimadas
A Moeda Social Itapicuru, que deve ser implementada em Queimadas, foi apresentada oficialmente na noite de segunda-feira (3/11), na Câmara de Vereadores. Autoridades, empreendedores, parlamentares e moradores participaram do encontro.
Na prática, a iniciativa busca estimular o comércio local, fomentar o empreendedorismo e promover a circulação de recursos dentro do próprio município, fortalecendo os pequenos negócios e a economia solidária.
Funciona da seguinte forma: a moeda será igual ao real — ou seja, 1 Itapicuru valerá R$ 1 — e será usada, inicialmente, em projetos sociais. Os beneficiários poderão utilizá-la apenas no comércio local já cadastrado, garantindo que os recursos circulem dentro da própria cidade.
Segundo o Procurador Municipal, Henre Hermelino, o projeto vem sendo estudado desde fevereiro, com visitas a cidades onde já existem moedas sociais, como Indiaroba, em Sergipe. “O Executivo apresentou ao Legislativo, no final de agosto, o projeto de implantação da Moeda Social Itapicuru em Queimadas”. Caso passe na Câmara, o Projeto segue para sanção do prefeito.
Na cidade sergipana, a moeda é batizada de Aratu e foi criada em 2022. Ela circula também de forma virtual e reviveu o comércio local.
Estiveram presentes no evento o prefeito de Queimadas, Ricardo Lopes (PSD), o vice, André de Edivaldo, o presidente da Câmara, Gordo de Pininho (PSD), além de secretários, o presidente do BANCOSOL, Cosme Arisvaldo, além do coordenador estadual de Microcrédito e Finanças Solidárias, José Paulo Crisóstomo.
Queimadas
Rondesp acha muita droga em Queimadas e apreende menina
Tabletes de maconha, cocaína, balança de precisão e dinheiro em espécie foram achados com uma adolescente durante operação da Polícia Militar em Queimadas. O caso aconteceu na noite de domingo (2/11), no bairro Campo de Aviação.
A ação foi realizada pela Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT/Rondesp Nordeste) e pela 7ª Companhia Independente (CIPM/Monte Santo).
Segundo a PM, as guarnições faziam rondas na Rua Nova Queimadas quando receberam informação sobre tráfico de drogas na região. No local indicado, os agentes visualizaram um homem e uma adolescente. Ele conseguiu escapar, mas a jovem ficou no local, com uma mochila.
Além da adolescente, foram apreendidos dois tabletes de maconha, 358 papelotes de cocaína, uma pedra de crack, 34 frascos de “loló”, 121 comprimidos de ecstasy, munições de calibre 38, duas balanças e R$ 1305, em dinheiro.
O material e a menina, que não pode ter o nome revelado por ser menor, foram apresentados na Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim.
Queimadas
Capivaras são vistas em Queimadas e caso chama a atenção para preservação ambiental
Nos últimos dias capivaras são vistas nas margens do Rio Itapicuru, em Queimadas, surpreendendo moradores e despertando a curiosidade de quem passava pelo local. O registro do animal, considerado o maior roedor do mundo, reforça a importância da preservação dos ecossistemas aquáticos e das áreas verdes do município.
De comportamento dócil e hábitos sociais, as capivaras vivem geralmente em grupos próximos a rios, lagoas e barragens, alimentando-se de capim e plantas aquáticas. Elas são excelentes nadadoras e costumam buscar locais tranquilos para descanso e alimentação — características que encontram facilmente nas margens de rios e barragens das correntezas , e nas áreas próximas ao Rio Itapicuru.
Segundo educadores ambientais, a presença da capivara na região é um indicador positivo de equilíbrio ecológico, pois demonstra que ainda há fontes de água limpa e vegetação natural suficientes para abrigar a fauna silvestre. No entanto, o alerta também é para o cuidado: não se deve tentar capturar, alimentar ou se aproximar demais do animal, uma vez que se trata de uma espécie silvestre protegida por lei.
A aparição desperta não apenas a curiosidade, mas também a reflexão sobre a importância da convivência harmoniosa entre as comunidades humanas e o meio ambiente. Preservar as margens dos rios, evitar queimadas e o descarte de lixo são ações essenciais para que cenas como essa continuem sendo possíveis em Queimadas.
“Ver uma capivara tão próxima de nós é um sinal de que ainda temos um meio ambiente vivo. Precisamos cuidar para que ele continue assim”, comentou um morador que registrou o animal.
Queimadas
IDENTIFICADO! Acusado de violência doméstica é preso em Queimadas após descumprir medida judicial
Um homem foi preso pela Polícia Civil, nesta quarta-feira (29/10), pelo crime de descumprimento de medidas protetivas, em Queimadas. A ação foi coordenada pelo titular da Delegacia Territorial, Eduardo Ataanderson.
Por conta da Lei de Abuso de Autoridade, o nome do suspeito não pode ser divulgado ou confirmado pela Polícia Civil, mas o NQ+ apurou que trata-se de Edcarlos de Jesus Silva. Ele já está no Conjunto Penal de Juazeiro.
O crime de descumprir medidas protetivas acontece no âmbito da violência doméstica. O processo pelo qual Edcarlos responde está em segredo de Justiça, mas o NQ+ apurou que ele está sendo acusado de ameaça contra uma mulher.
Por ter ignorado uma das imposições judiciais, a Polícia Civil pediu a prisão de Edcarlos, o que foi atendido pelo juízo de Queimadas. O homem passou pelos procedimentos legais.
Até a publicação desta reportagem, a defesa de Edcarlos não tinha se manifestado sobre o assunto. O espaço está aberto.
Queimadas
CADÊ A STRADA PRETA? Idosa é atropelada por caminhonete, em Queimadas; motorista foge
Uma idosa de 79 anos foi atropelada enquanto estava sentada na porta de casa, em Queimadas. O caso aconteceu na tarde de domingo (26/10), e divinos Therezinha Ferreira.
Testemunhas disseram que o acidente aconteceu na Avenida Paulista. A idosa teria sido atingida por uma Strada, de cor preta, dirigida também por um idoso. Ele fugiu.
Therezinha foi encaminhada para o hospital Doutor Édson Silva. Segundo apuração do Notícias de Queimadas e Região, ela foi liberada da unidade hospitalar horas depois do acidente.
Policiais militares da 7ª Companhia Independente (CIPM) chegaram a fazer rondas, mas não acharam a Strada preta. Os familiares da idosa foram orientados a registrarem Boletim de Ocorrência na DT de Queimadas.
Queimadas
Lixo de milhões: Prefeitura de Queimadas planeja gastar R$ 7,3 mi com empresa para limpeza
Por: Jean Mendes
A Prefeitura de Queimadas planeja gastar R$ 7,3 milhões para contratar, por um ano, empresa responsável pela coleta de lixo e limpeza urbana. O aviso de licitação foi assinado pelo prefeito Ricardo Lopes (PSD) e divulgado no Diário Oficial do Município de sexta-feira (24/10). O edital está disponível para os interessados.
Dentre as justificativas para lançar a licitação multimilionária, a gestão municipal levou em consideração a “grande complexidade logística à execução dos serviços de coleta e limpeza, em razão da dispersão populacional e das condições de acesso em povoados e distritos mais afastados”.
Ainda de acordo com o edital, hoje, a coleta de lixo enfrenta cobertura parcial em áreas rurais, com registros de descarte inadequado. Além disso, são esperadas coletas de 26 toneladas de resíduos por dia, o que também reforça o pedido de aumento da frota de coleta.
O orçamento aponta 13 ações que devem ser realizadas pela empresa vencedora, como: poda de árvores, com diâmetros e tamanhos diferentes; transporte de material; limpeza manual de terreno. São previstos ainda uso de caminhões basculantes, pás e retroescavadeira.
O maior valor, pouco mais de R$ 2 milhões, será destinado para a varrição das ruas de Queimadas.
“Os quantitativos definidos para a contratação dos serviços de limpeza urbana e coleta de resíduos sólidos no Município de Queimadas, abrangendo sede, distritos e povoados, foram estabelecidos com base em criterioso estudo técnico de dimensionamento operacional, elaborado pela engenheira sanitarista responsável, e em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, justificou, ainda.
O edital foi assinado pelo secretário de Infraestrutura, Transportes, Obras e Serviços Públicos, Fábio da Silva.
Queimadas
“Fez foi ‘arrastar’”: transporte escolar deixa oito alunos para trás, em Queimadas; coordenador explica
Oito estudantes de Queimadas foram deixados para trás, na Praça da Bandeira, pelo motorista do transporte escolar. O caso aconteceu na noite de quarta-feira (22/10), enquanto chovia na cidade.
Os próprios alunos gravaram um vídeo e encaminharam ao Notícias de Queimadas e Região. A reportagem não vai identificá-los, nem o motorista. “Ele não quis levar a gente. Quando um aluno chegou no ônibus, ele fez foi ‘arrastar’”, disse um dos estudantes.
CLIQUE AQUI E ASSISTA AO VÍDEO
Segundo uma testemunha, os oito – incluindo seis menores – estavam em um quiosque na Praça da Bandeira esperando a chuva passar. Quando foram para a frente do CMQ, o motorista partiu.
Os alunos, moradores da região do Gregório, dizem que, dentro de uma hora, o transporte escolar foi disponibilizado.
Coordenador do transporte escolar de Queimadas, Léo Coelho confirmou ao NQ+ que houve a intercorrência. Segundo ele, o motorista teria pedido para os oito estudantes embarcarem na frente do CMQ, e não foi atendido.
Ainda de acordo com Coelho, o próprio condutor voltou para pegar os oito e deixá-los em segurança, no Gregório.
“Eu estava no horário e esperei mais cinco minutos. Os alunos que estavam no quiosque vieram para a frente do CMQ, menos eles. Esses oito queriam que eu fosse buscar lá no quiosque. Ainda esperei mais”, disse o condutor por meio de áudio enviado ao coordenador.
Queimadas
Homem agride companheira com mordida, em Queimadas, e casamento acaba
Um homem, sem identidade revelada, agrediu a companheira com uma mordida em Queimadas. O caso aconteceu onde o casal vivia, na noite de segunda-feira (20/10), no Rio do Peixe.
A vítima, que não será identificada, disse que se desentendeu com o rapaz após ingerirem bebidas alcoólicas. Em seguida, ele a mordeu na altura do peito.
O suspeito fugiu ao ver a chegada de guarnição da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Monte Santo).
A situação acabou em fim de relacionamento. A vítima recolheu seus pertences e voltou à cidade de origem, Itiúba.
Queimadas
AÇÃO RÁPIDA: GCM de Queimadas recupera celular furtado durante cavalgada
A Guarda Civil Municipal de Queimadas recuperou, na manhã de segunda-feira (20/10), um celular que havia sido furtado durante uma cavalgada. O crime aconteceu na noite do domingo, na localidade conhecida como Sem Terra.
Após o crime, apurou o Notícias de Queimadas e Região, a GCM fez diligências para tentar recuperar o bem e conseguiu, horas depois. Detalhes da operação não foram informados por questões de segurança.
A vítima foi orientada a prestar queixa na Delegacia Territorial de Queimadas para reaver o bem.
A GCM de Queimadas disponibiliza um número para acionamento, 24 horas por dia: 153.
-
Notícias Região1 ano agoVereador de Queimadas, Ariel da Martins sofre acidente de moto; veja detalhes
-
Queimadas2 anos agoUrgente! Dois homens são mortos a tiros de grosso calibre em Queimadas
-
Queimadas9 meses agoMorre ‘Negão’, esfaqueado pelo próprio irmão em Queimadas
-
Notícias Região2 anos agoJovem de Queimadas morre eletrocutado em Castro Alves
-
Queimadas8 meses agoAçougueiro morre após ser atropelado por carro, em Queimadas
-
Queimadas8 meses agoUrgente! Um morre em ação da Rondesp em Queimadas; veja quem
-
Queimadas1 ano agoJovem de Queimadas morre em Minas Gerais e família pede ajuda
-
Queimadas1 ano agoTragédia em Queimadas: homem morre atropelado por trator pilotado pelo próprio irmão
-
Queimadas2 anos agoHomem é encontrado morto em estrada na zona rural de Queimadas
-
Queimadas1 ano agoHomem morre eletrocutado em Queimadas; veja detalhes





