Connect with us

Santa Luz

Má administração e risco de mortes: veja detalhes de ‘briga’ entre Prefeitura de Santaluz e empresa gestora de hospital

O Hospital Petronilho Evangelista dos Santos, em Santaluz, voltou a ser gerido pela Prefeitura após diversas denúncias de má administração por parte da Fundação Osório e Gonçalves, que também pode ser chamada de Terra Mãe. A ação só foi possível graças a uma decisão judicial, um pedido de tutela cautelar antecedente que pode ser revisto a qualquer momento. Na tarde de quarta-feira (20), o prefeito Arismário Barbosa Júnior (Avante) juntou aliados e foi à unidade retirar qualquer referência à Fundação Terra Mãe.

A administração do Hospital Municipal de Santaluz foi repassada para a iniciativa privada em outubro de 2023, na administração de Arismário, por meio de licitação com a aprovação da Câmara de Vereadores. Nesse período, foram diversas denúncias de atraso de salários, falta de medicamentos e descasos. No início de fevereiro, um bebê que tinha poucos minutos de nascido morreu após, segundo a mãe, negligência. Segundo a fisioterapeuta Priscila Alves, a tragédia aconteceu por uma série de erros do Hospital Municipal

Após a pressão, a Procuradoria de Santaluz reuniu diversos documentos comprovando a má gestão e ingressou com ações, no Ministério Público da Bahia e Tribunal de Justiça.

“O fundamento fático do pedido cautelar consiste em relatório da área técnica da Secretaria de Saúde Municipal que aponta o descumprimento de diversas cláusulas contratuais pela ré na execução do contrato administrativo. Dentre as principais denúncias da área técnica, se destacam: falta de medicamentos; falta de materiais e insumos médico-hospitalares; ineficiência na prestação de contas e atraso no pagamento de salários dos servidores da unidade”, destacou o juiz responsável por analisar o caso e conceder a tutela cautelar.

“Cabe ao poder público prestar o melhor serviço possível com as condições que dispõe, e o que se percebe, da análise detida dos argumentos e das provas anexadas aos autos, é de que o hospital envolvido tem revelado o oposto, isto é, mau atendimento, demora na prestação nos serviços, atrasos nos pagamentos aos funcionários, e o mais grave, possível exposição dos pacientes a risco de morte, ante a falta de medicações básicas”, entendeu.

Segundo o apurado pela reportagem do Portal do Casé, a Fundação Terra Mãe deve se afastar sob pena de multa por cada hora de descumprimento, no valor de R$ 100 mil, limitada a R$ 3 milhões, “até a conclusão do Processo Administrativo Sancionador ou até posterior deliberação judicial”.

PRESSÃO

A reportagem do Portal do Casé apurou ainda que a falta de um atendimento digno, a indisposição de medicamentos e a morte do bebê da fisioterapeuta Priscila foram ingredientes para que o prefeito Arismário Barbosa pedisse à procuradoria de Santaluz que colocasse um fim na administração da Terra Mãe à frente do Hospital Municipal. A tensão entre a gestão municipal e os diretores da empresa já vinha aumentando desde fevereiro.

A apuração da reportagem ainda mostra que diretores da Fundação Terra Mãe chegaram a viajar de Salvador para Santaluz para convencer Arismário a recuar, mas não adiantou. A empresa chegou, ainda, a anunciar uma Feira de Saúde, para março, incluindo ultrassonografia, ecocardiograma, colonoscopia, endoscopia digestiva, atendimento cardiológico e consultas com gestante de alto risco. Mas já era tarde demais.

Santa Luz

Trator que vai beneficiar comunidade do Porco, em Santaluz, é entregue

Um trator com reboque, arado e grade hidráulica foi entregue, na manhã deste domingo (30/3), à comunidade do Porco, em Santaluz.

De acordo com a presidente da associação local, Tânia de Pedro Paulo, o equipamento será de extrema importância para 46 associados.

“Agradeço ao presidente do PSD, Júnior do Max, e à ex-prefeita Quitéria pelo trator”, disse ela. Léo Reis também participou da entrega.

O agradecimento foi endossado pelo ex-vereador Pedro Paulo: “estou satisfeito. Aqui, está a prova para os que duvidavam que o trator viria porque a eleição passou”.

Júnior do Max fez questão de agradecer ao governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT); ao senador Otto Alencar (PSD); e ao deputado Otto Filho (PSD).

A entrega é a quarta em menos de um ano às associações de Algodões, Caldeirãozinho e Quixaba. “Nossos verdadeiros amigos não estão esquecidos”, finalizou Júnior.

CLIQUE AQUI E ASSISTA 

Continue Lendo...

Santa Luz

PF faz operação contra garimpo ilegal em Santaluz

Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (25), em Santaluz, Nordeste da Bahia. A operação, batizada de “Olhos D’ouro”, mira garimpeiros ilegais no povoado conhecido como Serra Branca.

Segundo a PF, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em uma residência, um galpão comercial e uma propriedade rural, de onde está sendo retirado minério, conhecido como “rejeito”, para posterior extração de ouro.

Os investigados poderão responder pelos crimes de usurpação de bens da União, associação criminosa, posse de artefatos explosivos, extração ilegal de recursos minerais e uso/armazenamento ilícito de substância tóxica, perigosa e nociva.

Continue Lendo...

Santa Luz

Padrasto de menina que seria de Santaluz é morto após ser filmado

Um homem foi morto a facadas em Salvador, na noite de terça-feira (11), após cometer estupro contra uma menina que seria natural de Santaluz. A informação é do jornalista Jean Mendes.

O homicídio aconteceu no bairro do Vale das Pedrinhas e o nome do rapaz não foi revelado. Ele teria sido assassinado após vídeos dos abusos viralizarem nas redes sociais.

As imagens, gravadas por vizinhos, mostram o rapaz acariciando a menina e, também, por cima dela. A mãe da jovem acompanha tudo.

Informações extraoficiais de vizinhos apontam que a mãe seria conveniente com o crime porque teria saído de Santaluz para morar com o homem, que era responsável por manter financeiramente a família.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que não confirma oficialmente as informações. A mãe e a menina não foram mais vistas.

CLIQUE AQUI E ASSISTA À REPORTAGEM DE JEAN MENDES 

Continue Lendo...

Santa Luz

Van fica destruída ao ser atingida por incêndio na BA-120

Uma van, modelo Master, ficou completamente destruída após ser atingida por um incêndio, na noite desta sexta-feira (7/3), na BA-120.

Segundo testemunhas, o caso aconteceu entre os municípios de Valente e Santaluz. O motorista do automóvel, que não se feriu, percebeu a fumaça e conseguiu deixar a van a tempo.

CLIQUE AQUI E VEJA VÍDEO DESSA SITUAÇÃO 

Policiais militares do 16º Batalhão (BPM/Serrinha) foram acionados, e organizaram o trânsito.

Continue Lendo...

Santa Luz

Acusada de matar adolescente trans em Santaluz é condenada; saiba tudo

Laize de Almeida Silva, acusada de matar a garota trans que se identificava como Haila Vitória, de 15 anos, foi condenada a nove anos de prisão em regime inicialmente fechado. O júri popular aconteceu nesta quarta-feira (19) no Fórum de Santaluz, cidade onde o crime aconteceu.

O julgamento foi acompanhado pelo site Notícias de Santaluz. O portal apurou que a ré foi condenada a 12 anos de prisão, mas caiu para nove porque Laize é mãe de menores. A advogada dela deve recorrer da decisão.

A acusada está presa desde o dia em que o assassinato aconteceu, 24 de fevereiro de 2024. Em junho, a defesa de Laize pediu que acontecesse relaxamento de prisão, alegando que a ré é é mãe de duas crianças menores de 12 anos. O juiz negou.

Segundo a denúncia do Ministério Público, Laize estava em um bar, acompanhada, quando começou uma discussão com a adolescente. Cerca de 30 pessoas estavam no local. Haila foi esfaqueada e morreu na hora. A Polícia Militar foi acionada e prendeu a suspeita.

RELEMBRE O CASO AQUI, EM VÍDEO

Continue Lendo...

Santa Luz

Homem que matou a ex em Santaluz é condenado 22 anos depois

Vinte e dois anos depois, Ailton Santiago Cunha, de 46 anos, foi condenado por matar a ex-namorada em Santaluz. O júri popular aconteceu nesta quarta-feira (12), sob fortes protestos no fórum.

O crime aconteceu em agosto de 2002, no povoado Várzea da Pedrinha, e vitimou Ana Paula Oliveira Santos. Após uma discussão, Ailton esfaqueou a mulher. Ele chegou a ficar preso, mas foi libertado em 2007 e respondia ao crime em liberdade.

Ailton foi sentenciado a 20 anos de reclusão e já saiu do fórum na viatura do 16º Batalhão de Polícia Militar. Patentes de Ana Paula comemoraram a decisão dos jurados.

O feminicida também estava condenado por matar outra mulher, em 1999, no estado de São Paulo.

No julgamento desta quarta, a acusação ficou a cargo do promotor substituto Marco Antônio Chaves, com o Joel Firmino Júnior presidindo a sessão.

Continue Lendo...

Santa Luz

Morre Hiram Carvalho, ex-prefeito de Santaluz

Foto: Vem Ver Cidade

Ex-prefeito de Santaluz, Hiram Carvalho Barreto morreu nesta segunda-feira (27). A informação foi confirmada pelo atual chefe do Executivo, Arismário Barbosa Júnior (Avante).

“Hiram foi uma figura carismática e uma referência moral para o nosso município. Com sua liderança, governou Santaluz por duas gestões, deixando um legado de trabalho, comprometimento e amor pela nossa terra, que marcou profundamente a história política da cidade”, pontuou o prefeito.

As circunstâncias da morte ainda serão apuradas. Fontes disseram ao Portal Notícias de Santaluz que Hiram saiu para visitar alguns terrenos de sua propriedade e já foi encontrado sem vida.

Não há informações sobre data e horário do enterro do ex-prefeito.

Continue Lendo...

Santa Luz

Pau quebrou! Briga generalizada e agressão a mulheres em Santaluz; VÍDEOS

Uma briga generalizada foi gravada, em vídeos, na cidade de Santaluz. A informação foi confirmada ao Notícias de Queimadas e Região por testemunhas. O caso aconteceu no domingo (19), mas as imagens só foram divulgadas nesta quarta (22).

Os vídeos foram borrados pela reportagem, para não expor mulheres que foram agredidas na situação. Não há informações sobre a motivação da selvageria.

O primeiro flagrante mostra duas mulheres brigando, com os homens tentando separar. Elas se agarram nos cabelos.

Outro vídeo mostra que um homem tenta dar vários socos em uma jovem. No mesmo momento, outro rapaz também tenta esmurrar uma segunda mulher. O vídeo ainda registra testemunhas tentando acalmar a situação, com muita gritaria.

Ainda segundo testemunhas, o caso aconteceu no estacionamento da praça de alimentação de Santaluz, a poucos metros de onde acontecia um show de pagode.

Não há informações se o caso foi registrado na Delegacia Territorial de Santaluz.

CLIQUE AQUI E ASSISTA TUDO!

Continue Lendo...

Santa Luz

Motociclista morre após acidente na BA-120, entre Queimadas e Santaluz

Um homem, de prenome José, morreu após a motocicleta que estava se chocar contra um veículo na BA-120, entre Queimadas e Santaluz. O caso aconteceu na noite de quinta-feira (16), perto do povoado Rio do Peixe.

A vítima morava no povoado Rua da Palha e, horas antes, foi visto pela rodovia pilotando a motocicleta. O motorista do carro envolvido na colisão foi encaminhado para o Hospital Municipal de Santaluz e passa bem.

Uma perícia vai determinar os detalhes da batida. O corpo de José foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Serrinha, após o óbito ser confirmado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Continue Lendo...

Santa Luz

Justiça determina exame de sanidade mental no filho suspeito de matar ex-secretária de Santaluz

Do Portal do Casé, parceiro do Notícias de Queimadas e Região

O Tribunal de Justiça da Bahia mandou realizar um exame de sanidade mental em Filipe Lopes Cunha. Ele está preso desde o dia 9 de dezembro, suspeito de matar a própria mãe, em Salvador. A vítima foi Aline Maiane Ribeiro da Cunha, de 45 anos. A autorização para o exame foi assinada nesta segunda-feira (13), pelo juiz Paulo Sérgio Barbosa de Oliveira.

“Extrai-se que o denunciado fazia uso de remédios controlados e que ficou internado por um período de tempo em clínica psiquiátrica, cenário que revela dúvida acerca da sua higidez mental”, entendeu o magistrado. O chamado incidente de insanidade mental foi pedido pelo Ministério Público.

Na mesma decisão, o juiz ainda manteve Filipe preso. “A gravidade concreta do delito praticado pelo denunciado, que ceifou a vida da própria genitora com golpes de arma branca, revela a sua periculosidade, justificando a manutenção da sua segregação”, disse.

Paulo Sérgio Barbosa de Oliveira ainda lembrou que, caso esteja solto, Filipe pode cometer crime parecido: “Os depoimentos colhidos em sede policial que possui mania de perseguição, sem o uso correto da medicação prescrita por psiquiatra e que faz uso de substâncias ilícitas, cenário que demonstra um potencial risco para reiteração delitiva”, ponderou, na decisão.

O crime aconteceu na tarde do dia 9 de dezembro. Segundo a Polícia Civil, Filipe viajava no banco de trás de um carro dirigido pelo pai. Aline estava no banco do carona. Em um determinado momento, o suspeito sacou um canivete e desferiu os golpes nas costas e no pescoço da vítima.

O motorista se dirigiu ao Hospital Geral do Estado (HGE), onde foi constatado o óbito. Filipe se apresentou em uma unidade policial horas depois. Na delegacia, alegou que o pai teria atacado a mãe, versão descartada pela investigação, devido às circunstâncias do crime.

Segundo familiares, Felipe tem histórico de surtos psicóticos e estava internado até a semana passada. À Justiça foi solicitada a conversão da prisão em flagrante para prisão preventiva, baseada na gravidade dos fatos, o que aconteceu em audiência de custódia.

Por quase duas décadas, Aline teve um papel importante na administração pública de Santaluz, Nordeste da Bahia. Atuou nos governos dos ex-prefeitos Júnior do Max (2005-2012), Zenonzinho (2013 -2016) e Quitéria Carneiro (2017-2020), como gestora de cultura, depois como secretária de Cultura, Esporte e Juventude e como secretária de Assistência Social.

Continue Lendo...

Recentes