Connect with us

Bahia

Médico acusado de matar ex-companheira é condenado a mais de 23 anos de prisão

Foi condenado pelo conselho de sentença a 23 anos, 4 meses e 20 dias de reclusão, o médico Antônio Marcos Rego Costa, autor do assassinato da ex-companheira, Gabriela Jardim Peixoto, de 35 anos.
O júri, que teve duração de cerca de 12 horas, foi realizado nesta quinta-feira (7), no Fórum Desembargador Filinto Bastos, em Feira de Santana, e presidido pela juíza Márcia Simões Costa, que aplicou a pena ao réu. O médico aguardou o julgamento preso no Conjunto Penal da cidade, para aonde voltou após a condenação por homicídio triplamente qualificado (22 anos de reclusão) e ocultação de cadáver (1 ano, 4 meses e 20 dias).
O corpo de Gabriella foi encontrado no dia 28 de agosto de 2021 em um matagal às margens da BR-116 norte, próximo à entrada do distrito da Matinha, após quase oito dias do desaparecimento. A partir do laudo pericial, a justiça entendeu que ela foi agredida, morta e teve seu cadáver ocultado pelo réu.
O que diz a defesa
A defesa composta pelos advogados Emmanuele Satti, Karla Oliver, Caio Vitor, Joari Wagner e Vinicius Gomes usou a tese de negativa de autoria. No desfecho do julgamento complexo, o advogado Antônio Carlos do Santos Filho, informou ao Acorda Cidade que vai recorrer da decisão tomada pelos sete jurados, destacando discordâncias com a dosimetria da pena e aspectos relacionados à aplicação de uma das qualificadoras, cujo pedido de exclusão partiu do Ministério Público.
“Era um júri muito difícil, nós sabíamos que seria muito difícil. Já havíamos conversado com a família dele, com o próprio Antônio Marcos, que seria um júri muito difícil em decorrência de tudo que existe nos autos desse processo. Mas, logicamente, nós tínhamos a esperança de convencer o corpo de jurados que Marcos não foi o autor do homicídio em que ele está sendo acusado”, destacou.
O advogado explicou que a tese central da defesa foi a negativa de autoria, baseada no testemunho enfático de Antônio Marcos, que sempre negou qualquer envolvimento no crime.
Ele enfatizou que a defesa acreditou na versão de Antônio Marcos, sugerindo que a morte de Gabriela pode ter sido decorrente do uso excessivo de álcool e cocaína, associado ao estresse do relacionamento, resultando em um ataque cardíaco, AVC ou derrame.
“O julgamento não tem a causa da morte da Gabriela, já que o laudo também não disse. Foi um dos pontos que a defesa se apoiou para buscar a absolvição dele, porque como foi relatado aqui durante todo o dia de hoje. Gabriela desde a sexta-feira vinha fazendo uso excessivo de álcool e cocaína, substâncias que juntamente com a tensão, o estresse que ela estava no dia que se pressupõe ter ocorrido a morte dela podem ter feito com que ela tivesse sofrido um ataque cardíaco, um AVC, um derrame, enfim, e tivesse morrido não pelas mãos de Antônio Marcos, mas em decorrência de um choque causado por conta da bebida e da droga, no caso da cocaína”, declarou.
A defesa destacou também que ainda não foi esclarecido quem levou o corpo de Gabriela até as margens da BR, e que, nas palavras dele, a ausência de sinais de lesão indicou para a defesa a possibilidade de a versão de Antônio Marcos ser verídica. O processo seguirá para a próxima instância, onde a defesa buscará reverter a condenação baseada em argumentos que questionam a materialidade do crime e a participação de seu cliente nos eventos que resultaram na morte de Gabriela.
“O corpo da Gabriela não apresentava, por exemplo, não apresentavam sinais de lesão no tocante a ter sido arrastado, por exemplo, da estrada para o matagal. O corpo não apresentava qualquer tipo de lesão, nenhuma fissura, nenhuma fratura, nenhuma perfuração, nenhuma marca de que ela foi arrastada. Por conta disso, a defesa acreditou na versão de Antônio Marcos de não ter cometido o crime e sustentou isso desde o início até o final do julgamento”, afirmou o advogado ao Acorda Cidade.
O que diz a acusação
A defesa optou por trabalhar com a tese negativa de autoria, um direito legítimo visando apresentar versões favoráveis ao acusado. No entanto, o promotor enfatizou que as provas contra o réu eram contundentes, e o Ministério Público tinha total convicção de que ele foi o responsável pelo crime, tanto no homicídio quanto na ocultação do cadáver.
O promotor de justiça Vitor Matias destacou em entrevista ao Acorda Cidade que a pena foi justa. Conforme mencionado acima, o réu foi sentenciado a 22 anos de reclusão por homicídio triplamente qualificado, além de 1 ano, 4 meses e 20 dias por ocultação de cadáver, totalizando 23 anos, 4 meses e 20 dias.
O laudo pericial, apesar de não fornecer a causa exata da morte, revelou indícios claros de violência.
“O laudo não diz exatamente a causa da morte, mas diz que a morte foi violenta porque houve no estado de decomposição do corpo, ele não estava uniforme. O pescoço já estava praticamente separado da cabeça, indicando que houve um estádio de decomposição mais avançado na região do pescoço. Isso era a prova de que o crime foi violento, de que a vítima foi violentada na região da cabeça e no pescoço”, explicou.
O promotor destacou que as evidências indicaram que não havia motivo plausível para o réu estar na BR, sugerindo que sua presença tinha o propósito sinistro de “desovar” o corpo. Uma alegação descabida, segundo Matias, tentou justificar a presença do réu naquele local como um passeio para uma chácara, argumento contestado pelo horário inconveniente (1h30 da manhã) e pelo convite que era originalmente destinado a outro momento.
“A prova do processo indica que não havia nenhum motivo para ele estar na BR, a não ser depositar o corpo, desovar, como a gente chama. Foi alegado uma tese completamente descabida de que ele estaria levando a vítima para passear numa chácara, sendo que era 1h30 da manhã e o convite para ir à chácara foi para o domingo de manhã”, enfatizou o promotor em entrevista ao Acorda Cidade.
O crime
 
Segundo a denúncia do Ministério Público, o inquérito policial informa que no dia 23 de agosto de 2021, entre 00h01 e 03h00, o denunciado, com intenção de matar, motivado pelo sentimento de posse em relação à ex-companheira, agrediu-a fisicamente, levando-a a óbito, conforme laudo de exame de necropsia, laudo de exame pericial e relatório de local de encontro de cadáver.
Consta nos autos do inquérito policial, cujas informações foram obtidas pelo Acorda Cidade, que o denunciado e a vítima mantiveram um relacionamento amoroso por quase quatro anos, entretanto, cerca de 15 dias antes do caso, a vítima terminou o relacionamento em razão do ciúme excessivo do denunciado, o qual, conforme consta no inquérito, já havia a agredido fisicamente.
“Apurou-se que na noite do dia 22/08/21 a vítima e o denunciado se encontraram para tentar resolver a situação de separação de bens do casal, momento em que saíram a bordo de um veículo conduzido pelo denunciado, uma Nissan Frontier Vermelha, parando em um bar, onde ingeriram bebida alcoólica e utilizaram cocaína. Após saírem do bar, o denunciado e a vítima começaram a discutir, não concordando com o fim de relacionamento, tendo odenunciado agredido fisicamente a vítima, matando-a”, diz o inquérito.
Fonte: Acorda Cidade

Bahia

Homem é preso suspeito de matar criança de oito anos em Salvador

O suspeito de matar Aisha Vitória Santos da Silva, de oito anos, foi preso em flagrante, na manhã desta terça-feira (23). Ele, que não teve a identidade revelada por conta da Lei de Abuso de Autoridade, confessou a autoria do crime e foi preso no bairro de Pernambués, em Salvador, mesmo endereço onde o corpo foi encontrado.

Investigadores da 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central) localizaram, na casa do homem, uma boneca e um par de sandálias da vítima.

O suspeito foi conduzido para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde está sendo interrogado. Os laudos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) vão auxiliar no esclarecimento da causa da morte e confirmar se houve abuso sexual.

Moradores da região tentaram linchar o suspeito, mas ele acabou salvo por policiais civis. Uma operação com a Coordenação de Operações e Recursos Especiais e DHPP precisou ser montada para retirar o criminoso do local onde ele acabou preso.

Aisha Vitória foi encontrada morta no bairro de Pernambués, na manhã desta terça-feira (23). O corpo da menina foi achado na Travessa São Jorge.

Segundo a polícia Civil, a vítima tinha sinais de violência. Outro detalhe levantado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP/Central) é que o corpo de Aisha foi localizado perto da casa onde ela vivia com a família.

A criança desapareceu na segunda-feira, e familiares chegaram a fazer mobilizações nas redes sociais, usando a foro de Aisha.

Continue Lendo...

Bahia

Considerado perigoso, homem é preso com armas de guerra na Bahia

Um homem considerado perigoso foi preso pela Polícia Rodoviária Federal em Barreiras, Oeste do estado. O rapaz, que não teve o nome revelado por conta da Lei de Abuso de Autoridade, foi flagrado com fuzis, pistola e revólver, que estavam escondidos em um veículo dirigido por ele.

A PRF informou que fazia uma fiscalização de rotina, na última sexta-feira (19), quando ordenou a parada de um carro, modelo Mobi. Os agentes perceberam que o motorista estava nervoso, o que elevou desconfianças.

Ao inspecionar as luzes do painel, pontuou o órgão, a equipe notou que o aparelho multimídia estava mal encaixado e um forro preto, não condizente com as características do veículo, estava atrás do equipamento. Por conta das respostas do condutor, os PRFs retiraram o aparelho de som e acharam o arsenal.

No total, foram apreendidos quatro fuzis calibre 556, duas carabinas calibre 9mm, duas pistolas calibre 9mm e um revólver. Além das armas, foram achados vários carregadores e acessórios, como supressores e handstop.

O suspeito foi conduzido para a Delegacia de Polícia Federal de Barreiras. Ele revelou que havia entrado no veículo carregado com as armas em Luís Eduardo Magalhães, ainda no Oeste da Bahia, e que deveria entregá-lo em Salvador.

Continue Lendo...

Bahia

Governo da Bahia anuncia concursos para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros

Vai ter concurso para as forças de segurança da Bahia. A confirmação foi feita nesta segunda-feira (22) pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). Além dos certames, o Governo do Estado vai convocar mais de três mil agentes, para reforço no policiamento.

Na Polícia Militar, serão convocados 2 mil soldados e 512 reservistas. Foi anunciado também concurso para 100 vagas, somente para oficiais. Ainda terão 16 vagas para os quadros de saúde da corporação.

Já para o Corpo de Bombeiros Militar, o Governo da Bahia anunciou convocação de 500 soldados e 100 reservistas. O próximo concurso será para 90 oficiais e 24 para o quadro de saúde.

Para o Departamento de Polícia Técnica, o governador anunciou a convocação de 575 peritos, e prometeu contratação de 166 pessoas, via Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Nesse mesmo esquema, serão contratadas 19 pessoas para a Polícia Civil.

O anúncio foi feito no Centro de Operações da Secretaria da Segurança Pública, com a presença do secretário, Marcelo Werner; da delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini; e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho.

“É um anúncio que traz reforço nas quatro forças de segurança. Mais investimento, mais policiais e mais sonhos realizados”, enfatizou o secretário.

Continue Lendo...

Bahia

Ônibus que saiu de Monte Santo tomba e deixa seis feridos na BR-324

Seis pessoas ficaram feridas, após um ônibus tombar na BR-324, na manhã desta quinta-feira (16). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu perto de Amélia Rodrigues, a 90 km de Salvador, no sentido capital.

Ainda de acordo com a PRF, o motorista do coletivo perdeu o controle da direção, e o ônibus tombou em um matagal. Os feridos tinham lesões consideradas leves e ninguém corre risco de morte. Todos foram atendidos por equipes da Via Bahia, que administra a rodovia.

Outras nove pessoas, que também viajavam no ônibus, saíram sem ferimentos. A PRF vai apurar as causas do acidente.

O ônibus, da empresa São Matheus, saiu da cidade de Monte Santo, com destino a Salvador.

Continue Lendo...

Bahia

Contas de luz vão ficar mais caras na Bahia a partir de segunda-feira

A conta de luz dos baianos vai ficar mais cara a partir da próxima segunda-feira (22). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou um reajuste médio de 1,53% para as tarifas da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).

De acordo com a Aneel, o reajuste médio para os consumidores cativos atendidos em baixa tensão, como residências, será de 1,62%; e para os atendidos em alta tensão, como indústrias, será de 1,28%. A Coelba atende a 6,6 milhões de unidades consumidoras em todo o estado.

O Reajuste Tarifário Anual (RTA) é um processo comum previsto em contratos de concessão. Nesses casos, são repassados os custos com compra e transmissão de energia e os encargos setoriais que custeiam políticas públicas estabelecidas por meio de leis e decretos.

Continue Lendo...

Bahia

Homem invade casa e mata idosa a golpes de pá

Uma idosa de 74 anos foi morta a golpes de pá por um homem que invadiu sua residência nas primeiras horas desta terça-feira (02) no distrito Bonfim, em Ipirá município do território da bacia do jacuipe.

Segundo o Ipirá Notícias, o crime aconteceu na rua São José, por volta de 0h30. Os vizinhos chamaram a Polícia Militar após ouvirem o barulho de um homem exigindo que idosa entregasse dinheiro e celular.

A vítima foi encontrada caída ao chão com ferimento na cabeça. No local foi encontrada uma pá usada para matar a idosa.

Após o crime, o indivíduo fugiu em destino não informado. Não há informações se algum pertencesse da idosa foi levado ou não pelo criminoso.

Continue Lendo...

Bahia

Prefeituras de Queimadas e Itiúba distribuem peixes para a Semana Santa

A Prefeitura de Queimadas distribuiu, nesta quinta-feira (28), peixes para as famílias em situação de vulnerabilidade social, em antecipação à Semana Santa.

O alimento tradicional, símbolo de renovação e celebração, chegará às mesas das famílias mais necessitadas, de acordo com a gestão municipal.

Equipes de apoio, junto com a primeira-dama Katia Andrade, estiveram na distribuição, não apenas para entregar os peixes, mas também para garantir a segurança, organização e qualidade do processo.

Em Itiúba, ação parecida. Na quarta-feira (27), foram disponibilizadas 20 toneladas de peixe para famílias inscritas no Programa Bolsa Família. Foi a maior distribuição para essa época do ano da história do município.

Continue Lendo...

Bahia

Ação conjunta acha roça de maconha escondida em sítio de fachada em cidade da região sisaleira

As Polícias Federal e Militar erradicaram, na manhã desta quarta-feira (27), uma roça de maconha na cidade de Andorinha, região sisaleira da Bahia. O plantio, que renderia cerca de duas toneladas do entorpecente, estava em um sítio usado de fachada como criação de ovinos e caprinos.

Um criminoso foi preso e outro fugiu. O nome dele não foi divulgado. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, a droga seria comercializada em toda a Bahia, por uma facção com atuação nas cidades de Juazeiro, Senhor do Bonfim, Andorinha e Campo Formoso.

Ações de inteligência de combate ao narcotráfico, com utilização de drones, localizaram o plantio ilegal. No sítio, uma casa de grande porte, com câmeras, era usada para dar suporte aos criminosos. Um roteador mandava sinal de internet para os traficantes, quando estavam na mata.

A plantação contava com sistema de irrigação. No local foi também desmontado um acampamento, onde os policiais militares e federais encontraram fogão, botijão, roupas camufladas, uma grande quantidade de alimentos, remédios, fertilizantes e defensivos agrícolas.

COMBATE

O comandante do Policiamento na Região Norte, coronel PM Valter Araújo, ressaltou a integração com a Polícia Federal. “Seguimos unidos na repressão ao tráfico de drogas”, completou o oficial.

O delegado da PF, Amaro Guimarães, informou que o homem natural de Pernambuco, encontrado no sítio, será ouvido na Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro.

“Ele será autuado por tráfico de drogas e prestará depoimento. As investigações continuam. Nosso objetivo é identificar e prender os outros integrantes da organização criminosa”, explicou.

Participaram da operação equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Caatinga), da Polícia Federal, do 6° Batalhão da PM (Senhor do Bonfim) e da 54ª Companhia Independente (CIPM/Campo Formoso).

Continue Lendo...

Bahia

Chuva cai forte em cidades da região sisaleira; veja vídeos

A chuva caiu forte em cidades da região sisaleira da Bahia nesta terça-feira (26). Os municípios mais atingidos, pelo menos até o início da noite, foram Valente e Santaluz.

Em Valente, em poucos minutos de chuva já no final da tarde, ruas do Centro ficaram alagadas e moradores já contabilizam alguns prejuízos. Um posto de combustíveis precisou ser fechado.

Em Santaluz, situação parecida. Segundo moradores, após 1h30 de chuva, algumas localidades já ficaram alagadas.

Em Queimadas, nuvens se formaram também durante a noite, mas a chuva não caiu. A previsão do Climatempo aponta que, nesta quarta, deve chover ao longo do dia.

VEJA O VÍDEO: 

Continue Lendo...

Bahia

Bahia registra 18 mortes por dengue em 2024

A Bahia registrou a 18º morte por dengue em 2024. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (18) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O óbito foi notificado na cidade de Santo Antônio de Jesus, na região do recôncavo baiano, onde já havia acontecido outra morte pela doença neste ano.

A informação chega após a capital baiana entrar em estado de epidemia de dengue. Além de Salvador, outras 272 cidades declararam epidemia pela doença, o que representa 65% do estado. Já outras 34 cidades estão em risco e 7 em estado de alerta.

Ao todo, 62.478 casos prováveis da enfermidade foram notificados até a última segunda-feira (18). O número é bastante superior aos 12.479 notificados no mesmo período em 2023, sendo registrado um crescimento de 440,7% de casos.

As mortes por dengue na Bahia aconteceram nas cidades de Jacaraci (4), Piripá (3), Vitória da Conquista (3), Barra do Choça (1), Feira de Santana (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Santo Antônio de Jesus (2), Santo Estêvão (1) e Campo Formoso (1).

O estado obteve também dois óbitos por chikungunya, que aconteceram nas cidades de Teixeira de Freitas e Ipiaú. Até o momento não foi confirmada nenhuma morte por Zika.

Continue Lendo...

Recentes