Connect with us

municipios

Operação Urtiga: PMs investigados por formação de grupo de extermínio voltam ao trabalho

Três policiais militares investigados no âmbito da Operação Urtiga voltaram ao trabalho em março. A informação foi confirmada por fontes da própria corporação. Segundo apuração do Portal do Casé, os cabos Vagner Carneiro Firmo e Roger Gilliard Simões dos Santos, além do soldado Edson Araújo Bandeira, continuam lotados na 5ª Companhia do 12º Batalhão (BPM/Serrinha), situada em Santaluz.

A segunda fase da Operação Urtiga foi desencadeada em outubro de 2023, quatro meses após a primeira. A ação, da Corregedoria da Secretaria da Segurança Pública em parceria com o Ministério Público, investiga um grupo de extermínio, que também estaria praticando extorsão mediante sequestro na região dos municípios de Santaluz, Valente, Santa Bárbara, Cansanção, Nordestina e Conceição do Coité.

Além dos três PMs que voltaram às ruas, estão envolvidos no processo o também cabo da reserva remunerada, Wilton dos Santos Barbosa, e os policiais civis Getúlio Paranhos, delegado; e Sormane de Lima Souza, investigador. A Polícia Civil não confirma se, oficialmente, o delegado e o investigador voltaram a trabalhar. Nesta quarta-feira (13), porém, a delegada geral Heloísa Campos de Brito instaurou um Processo Administrativo Disciplinar para apurar a conduta de Getúlio Paranhos.

O Portal do Casé procurou oficialmente a Polícia Militar. Por meio de nota, a corporação se limitou apenas a informar que os policiais Firmo, Gilliard, Wilton e Bandeira respondem a Processos Disciplinares. A reportagem, porém, confirmou que o PAD foi instaurado em agosto. Na época, a corregedoria da PM deixou o quarteto sem as armas e fardas por até 60 dias, que não foram prorrogados. Além disso, a Justiça da Bahia também afastou todos os envolvidos na Urtiga dos trabalhos por 180 dias.

Também procuramos, mais de uma vez, o advogado de quatro dos acusados, Leonardo Guimarães, para que ele comentasse a volta aos trabalho do trio. Ele, porém, não deu retorno às mensagens.

Urtiga

Um dos fatos que está sendo apurado nesse processo é o homicídio que vitimou o empresário Rodrigo Oliveira de Jesus, encontrado dentro de um carro carbonizado na zona rural em Cansanção, em março de 2022. De acordo com o PM, os seis acusados atuaram em conjunto para cometerem o assassinato, com requinte de crueldade. O delegado Getúlio, inclusive, era titular da Delegacia Territorial da cidade.

Além dos policiais, também foram envolvidos no processo River Marlos da Silva Santos e Cleilton Oliveira de Souza, o “Neguinho Garimpeiro”.

Na segunda fase da Urtiga, em outubro, Sormane foi preso. Além disso, foram apreendidas, durante cumprimento de mandatos, seis pistolas dos calibres 380 e .40, mais de 100 munições, carregadores balísticos e celulares. Parte dos seis acusados já tinha sido alvo de mandados de busca e apreensão cumpridos na primeira fase, na região de Cansanção.

Também em outubro, a reportagem do Portal do Casé conversou com o advogado Leonardo da Silva Guimarães, que representa todos os policiais, exceto o cabo Wilton. Ele refutou a tese da acusação. “É um ‘disse que me disseram’. Nenhum elemento comprova os policiais na cena desse crime. Não há provas robustas. Processualmente falando, uma medida de prisão é muito estranha para isso”, comentou.

O advogado classificou os investigados como bons policiais. “A força correcional [da Secretaria da Segurança Pública] não conseguiu trazer nada. É a maior conjectura que já vi na vida. Isso é um desestímulo à atividade policial atuante. O processo fala ainda de uma suposta testemunha que fala em outras. Os policiais têm fichas irretocável e, de uma hora para outra, tiveram as vidas reviradas”, complementou Guimarães.

municipios

Júri popular absolve ‘Iuri Sheik’ de acusação de homicídio

O influenciador Iuri Santos Abrão, o “Sheik”, foi absolvido por unanimidade da acusação de homicídio contra William Oliveira, após júri popular que aconteceu nesta terça-feira (20). O julgamento aconteceu em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo da Bahia.

A denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA) apontava que “Sheik” matou o ex-sócio da Black Style durante uma briga em uma festa de paredão, no São João de 2019. Segundo o Ministério Público, o crime teve motivo fútil: Will teria se recusado a cumprimentar Sheik, que se irritou.

Os jurados, porém, acolheram a tese defensiva, que de Iuri tinha agido em legítima defesa. “Grudei nele e o primeiro disparo saiu. Ele girou e acredito que o segundo disparo tenha pego. Não atirei nas costas dele”, disse Iuri, no seu depoimento, nesta terça.

O influencer ficou pouco mais de um ano preso, mas teve habeas corpus concedido em 2020. Em junho de 2019, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP) informou que Iuri Sheik confessou ter atirado na vítima, depois que William Oliveira proferiu xingamentos quando Sheik tentou cumprimentá-lo na festa.

“Iuri, em uma situação de medo, tinha sido perseguido e agredido. O que ele fez foi se defender”, disse um dos advogados de defesa, no final do julgamento.

ASSISTA NA REPORTAGEM DE JEAN MENDES 

Continue Lendo...

municipios

Embasa suspende fornecimento de água em 13 municípios e nove localidades; veja lista

Treze municípios e nove localidades do Norte e Nordeste da Bahia terão o fornecimento de água suspenso nesta quarta-feira (21). A informação é da própria Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa).

De acordo com a estatal, a interrupção será necessária para realização de serviços de manutenção na Estação de Tratamento do Sistema Sisal/Pedras Altas.

O abastecimento será suspenso às 7h e deverá ser retomado gradativamente no início da noite da própria quarta-feira. Até que o fornecimento de água esteja totalmente normalizado, a Embasa recomenda o uso econômico da água dos reservatórios domiciliares.

Os municípios afetados são das regiões sisaleira e Bacia do Jacuípe. Veja a lista, abaixo:

Riachão do Jacuípe;
Gavião;
São Domingos;
Nova Fátima;
Pé de Serra;
Ichu;
Candeal;
Valente;
Capela do Alto Alegre;
Pintadas;
Mairi;
Várzea da Roça;
Várzea do Poço.

LOCALIDADES

Barreirinho (Santaluz);
Bonfim de Ipirá;
Alto Alegre (Ipirá);
Almas (Conceição do Coité);
Ipueirinha (Conceição do Coité);
São Roque (Conceição do Coité);
São Nicolau (Tanquinho);
Tomba (Santa Bárbara);
Peões (Retirolândia).

Continue Lendo...

municipios

ERRAMOS – Nota de retratação sobre o senhor Getúlio Paranhos, delegado de Polícia Civil

No último dia 15 de abril, ao trazer reportagem sobre dois policiais militares presos em mais uma fase da “Operação Urtiga”, o Notícias de Queimadas e Região ERROU ao informar, no final do texto, que o delegado de Polícia Civil Getúlio Queiroz Leal Paranhos Júnior já tinha sido preso. Isso nunca aconteceu. 

De acordo com o advogado do delegado, Leonardo Guimarães, o delegado “sempre exerceu suas funções com a dedicação e a probidade que o cargo exige. Sua conduta ilibada é reconhecida por todos que o conhecem e com quem convive”.

O defensor confirma que o servidor público, classe especial, chegou a ser alvo de mandado de busca e apreensão. Ele, porém, jamais foi preso.

“Em razão de sua posição de liderança na Polícia Civil, o nome do Autor foi, infelizmente, incluído entre os investigados pela Operação Urtiga. Em decorrência disso, foi determinada a busca e apreensão de aparelhos eletrônicos em sua residência, medida essa que, por si só, já causou constrangimento e abalo emocional”.

“Importante ressaltar que, apesar da investigação, jamais foi decretada qualquer medida restritiva de liberdade. A busca e apreensão teve o único propósito de verificar a possível ligação com os fatos investigados, e nenhum elemento foi encontrado que pudesse comprometer sua conduta“, completou.

Por conta do equívoco na informação sobre a prisão e no acreditar do jornalismo que ouve todos os lados, sem prejudicar inocentes, o Notícias de Queimadas e Região pede desculpas ao delegado Getúlio Queiroz Leal Paranhos Júnior. 

Continue Lendo...

municipios

Criadores de ovinos e caprinos calculam prejuízos milionários por ataques de cães

Criadores de bodes, ovelhas, cabras e até bois calculam prejuízos milionários por conta de ataques de cães ocorridos entre as regiões da Bacia do Jacuípe e do Sisal, na Bahia. Os valores são incalculáveis porque não havia um programa para registro oficial das mortes causadas por cachorros. Nos últimos meses, os fazendeiros têm a impressão que o problema aumentou. A reportagem do Portal do Casé ouviu esses produtores.

Em Gavião, pequeno município entre os dois territórios de identidade, a maioria dos criadores cuida dos ovinos e caprinos para a própria existência. Outros, não. É o caso de Ademilton Cunha. Ele e sua família calculam que, nos último cinco anos, cerca de 100 animais foram mortos por cachorros. “É um prejuízo, tanto mental quanto financeiro. É triste, você cuidar com esforço, e ataques de cães, apenas durante uma noite, destruir um sonho”, conta.

A cidade de Gavião entrou no centro de uma polêmica porque, em março, o prefeito Laurindo Nazário (PSD) chegou a sugerir o abate de cachorros. Cortes feitos nas redes sociais inflamaram ainda mais o tema. Pressionado pelos criadores, ele deve enviar à Câmara Municipal um Projeto de Lei para pelo menos tentar amenizar os prejuízos dos fazendeiros e pequenos criadores do município.

“O jurídico vai fazer as correções necessárias. Nós queremos estipular um prazo para os criadores de cães, sem donos. Vamos recolher esse animais e colocar em um abrigo. Se o dono não aparecer, vamos colocar para adoção. Os que continuarem matando o rebanho, se identificado o dono, esse dono será responsabilizado por cobrir as despesas na propriedade. Se não encontrar, a Prefeitura vai criar um fundo especial para cobrir esses danos”, conta.

Gavião possui uma das maiores feiras de ovinos e caprinos da região. Na semana passada, entre sexta-feira e domingo, aconteceu a 6ª Feira Agropecuária. A reclamação dos expositores é sempre a mesma – ataques de cães. E não é um problema só da cidade.

“A gente vem sofrendo. Até a feira, aqui, era mais cheia. Os produtores estavam mais a vontade. A gente fica triste, mas a gente está buscando que a lei ajude a gente. O governador está assumindo uma pasta com a gente”, pontua o prefeito de Nova Fátima, Assis Porto.

ASSISTA À REPORTAGEM DE JEAN MENDES 

Continue Lendo...

municipios

Morre terceira vítima da tragédia envolvendo tio e sobrinho na BA-416

Morreu a terceira vítima da tragédia ocorrida na BA-416, entre Valente e São Domingos. Dolores Dias Morais, de 64 anos, chegou a ser socorrida para o Hospital Clériston Andrade, mas não resistiu ainda na tarde de quarta-feira (7/5).

A informação é do Calila Notícias. De acordo com a publicação, Dolores viajava no carro dirigido por Aderito Lopes dos Santos, que morreu na hora ao se chocar contra o veículo conduzido pelo sobrinho dele, o tecladista Adson Ruan da Cruz Santos.

Ao lado de Dolores, estava o marido dela. Edvaldo Carneiro Morais, também ferido gravemente, também foi levado para o HCGA com fraturas no fêmur.

Os automóveis, modelos Palio e Siena, colidiram frontalmente, mas as circunstâncias devem ser apuradas pelas autoridades. Dolores tinha, segundo o Calila Notícias, quatro filhos, que moram em São Paulo. Não há informações sobre data e local do enterro.

Continue Lendo...

municipios

Trágica coincidência: tio e sobrinho morrem após colisão entre carros que dirigiam, em São Domingos

Tio e sobrinho morreram após os carros que dirigiam se chocarem na BA-416, que liga os municípios de Valente e São Domingos. O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (7/5), segundo apurou o NQ+.

As vítimas foram identificadas apenas pelos prenomes: Derito, que dirigia um Palio, e o sobrinho dele, Ruan. O rapaz conduzia um Siena.

Tio e sobrinho não resistiram. Foto: redes sociais

Os automóveis se colidiram frontalmente, mas as circunstâncias devem ser apuradas pelas autoridades.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas tio e sobrinho não resistiram aos ferimentos. Não há informações se outras pessoas viajavam nos dois automóveis.

Continue Lendo...

municipios

Ossada que pode ser de menino sumido há mais de um ano é achada em Campo Formoso

A ossada que pode ser de uma criança desaparecida há pouco mais de um ano foi achada na zona rural de Campo Formoso, Norte da Bahia.

O material foi localizado em um lixão, na sexta-feira (2/5), e já está no Departamento de Polícia Técnica.

A ossada pode ser do menino quilombola Pedro Sousa Santos, de seis anos. No dia 15 de dezembro de 2023, ele brincava na porta de casa, no povoado Gameleira do Dida, quando desapareceu sem deixar rastros.

Buscas foram feitas, mas o pequeno nunca foi achado. É o DPT quem vai confirmar se os ossos pertencem a Pedro.

ASSISTA À REPORTAGEM COMPLETA, DE JEAN MENDES

Continue Lendo...

municipios

Jornalista cobra lei para punir donos de animais que causam acidentes nas estradas; ‘Quem é pago para legislar não está nem aí’

O jornalista Jean Mendes cobrou dos deputados estaduais da Bahia algum Projeto de Lei que registre os animais que são deixados soltos em rodovias na Bahia. Nos últimos dias, mortes de pessoas têm ocorrido após carros ou motocicletas se chocarem contra vacas, cavalos ou jumentos.

“Só consigo pensar em registrar o animal em nome do dono. Tem que ter uma lei para isso. Assim como vacina contra a aftosa, coloca um registro. Quem é pago para legislar, parece que nem está aí para isso. Claro, muitas vezes anda de helicóptero. É preciso fazer alguma coisa”, disse o jornalista.

Na madrugada desta segunda-feira (14/4), Ivana Caroline Andrade e a advogada Cicleide Madureira morreram após o carro que elas estavam se chocar contra uma vaca, na BR-407. Três homens, que também viajavam, ficaram feridos. O grupo morava em Itiúba.

“Todos os dias chegam informações de pessoas que perdem a vida da mesma forma. Vamos aguardar para ver se alguma coisa acontece”, completou Jean Mendes.

Há casos também de mortes nas rodovias que cortam Serrinha, Conceição do Coité e Santaluz.

ASSISTA 

Continue Lendo...

municipios

Itiúba de luto: mulheres morrem após acidente na BR-407

Duas mulheres morreram e três homens ficaram feridos após o carro que estavam se chocar contra uma vaca na BR-407, entre Ponto Novo e Itiúba. O caso aconteceu na madrugada desta segunda-feira (14/4).

Ivana Caroline Andrade e a advogada Cicleide Madureira não resistiram aos ferimentos. Já João dos Santos, Marcelo Ferreira e Danilo Cerqueira foram encaminhados para hospitais da região. Não há informações sobre o estado de saúde.

O grupo saiu de Itiúba com destino a Salvador. O impacto da batida foi tão grande que o motor do carro, modelo Cobalt, chegou a se soltar.

A tragédia chama a atenção para, mais uma vez, a situação de animais soltos nas estradas da região sisaleira da Bahia. Mortes já foram registradas em cidades como Conceição do Coité e Serrinha, por exemplo.

ASSISTA À REPORTAGEM DE JEAN MENDES

Continue Lendo...

municipios

Prefeito de Gavião defende abate de cachorros na cidade: ‘Mata esse desgraçado’

O prefeito de Gavião, na Bacia do Jacuípe, Laurindo Nazário (PSD), criou polêmica ao defender o abate de cachorros na cidade. A fala do chefe do Executivo aconteceu no dia 17 de março, na Câmara de Vereadores, mas começou a repercutir neste final de semana.

Na oportunidade, Nazário comentava sobre ataques praticados por cachorros contra ovelhas. Ele sugere que os tutores dos responsáveis pelos ataques paguem as despesas. Caso isso não aconteça, o cachorro deve, na sua visão, ser abatido. “Se pegar matando a criação, força o dono a pagar. Se não, já sabe quem é o cachorro. Mata esse desgraçado. Mata! Vai deixar a sua filha com fome porque o cachorro matou a ovelha? O cachorro é santo? Santo o que, rapaz?!”, diz.

O prefeito ainda compara o abate de cachorros com bovinos infectados com a chamada doença da vaca louca. “Quando ela está fica louca, o que faz com ela? Não sacrifica? E o cachorro que está na roça matando a criação, não pode fazer isso? Porque o cachorro é santo? Precisamos pensar diferente”, completa.

Já no fim do discurso, Laurindo acaba confrontado por um vereador. Ele volta a repetir a ideia. “Se a castração resolvesse, estávamos sossegados. Você sabe quanto é para castrar? Vou deixar de atender o hospital, consertar o carro, dar manutenção, para criar cachorro velho? Castração não resolve. Não é o caminho castração. Falei e repito: se o cachorro matar ovelha vou procurar saber quem é o dono. Se não der jeito, dou jeito no cachorro”.

A fala do chefe do Executivo Municipal foi compartilhada por defensores de animais, nas redes sociais. Por conta da repercussão negativa, as redes sociais da Prefeitura e de Laurindo foram desativadas. Neste sábado (12), o Portal do Casé, parceiro do NQ+, procurou a assessoria de imprensa da gestão municipal. O órgão prometeu dar um posicionamento, via jurídico, o que não tinha acontecido até a publicação desta reportagem.

O abate de cachorro é crime, previsto na legislação brasileira. O autor pode ser condenado a até um ano de prisão.

ASSISTA À REPORTAGEM 

Continue Lendo...

Recentes