Connect with us

Queimadas

Vereador de Queimadas é acusado de assédio enquanto comandava pasta na Prefeitura: ‘apalpou os seios’

Reportagem: Jean Mendes, para o NQ+ e Portal do Casé. 

O dia 7 de fevereiro de 2017 jamais será esquecido pela servidora pública Débora Ferreira de Andrade. Auxiliar do então secretário de Infraestrutura de Queimadas, Norte da Bahia, ela diz ter sofrido assédio sexual pelo chefe. O acusado é Lázaro José dos Santos Silva, hoje diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia e vereador licenciado da cidade. Hoje, o caso virou um processo cível que está parado no Tribunal de Justiça da Bahia. Sete anos depois, a mulher resolve abrir o jogo com exclusividade e contar, com detalhes, o que teria sofrido.

“Quando mudamos para o prédio da [secretaria da] Infraestrutura, eu ficava em antessala. Todos os dias, quando ele [Lázaro] chegava, queria cada vez mais mostrar intimidade comigo. Um dia, me chamou para a sala dele e pediu para trancar a porta. Ali, ele quis forçar um beijo. Eu me afastei e falei que era estupro. Ele se assustou, saí da sala e continuei trabalhando. Sofri várias situações. Eu sofria calada, por conta do meu esposo. Não sabia o que fazer”, diz.

No processo, que Débora tem contra o hoje diretor da SDE, consta que o dia 7 de fevereiro foi crucial, porque Lázaro teria pedido que a auxiliar instalasse, no computador, o WhatsApp Web – ferramenta que permite que o aplicativo de mensagens seja carregado sem que o celular esteja utilizado -.

“[…] após instalar o aplicativo, a Requerente foi surpreendida com uma mensagem enviada pelo Requerido afirmando que: ‘TENHO VONTADE DE TE DAR UNS AMASSOS’. Após a mensagem, o Réu foi em direção a Autora e apalpou seus seios, saindo em seguida da sala. O fato ocorreu no ambiente de trabalho, tendo a Requerente se apavorado e calado”, narra a peça acusatória, assinada pelo advogado de Débora, Cláudio José Morgado Leite.

AS MENSAGENS ÍNTIMAS

Por conta dos assédios, a mulher relata que começou a apresentar problemas de saúde. Foi em uma unidade hospitalar que, segundo ela, seu marido acabou descobrindo o crime. “Lázaro me mandou uma mensagem. Eu estava no hospital. Meu esposo viu e eu expliquei toda a situação”.

Nervoso, o marido de Débora começou a trocar mensagens com o então secretário de Infraestrutura de Queimadas, para fazer ele confessar. “Saí da Prefeitura agora. Estou na pizzaria. Comer alguma coisa”, escreveu Lázaro José, que pede para a mulher do outro lado explicar dois emoticons. “Foi o celular que deu erro aqui”, escreveu o marido de Débora, se passando por ela. Os “prints” estão disponíveis no processo.

Na mesma troca de mensagens, Lázaro afirma: “Achei que você se assustou com o que eu falei”. Ao receber a negativa, completa: “Então você topa?”. Ao ser instigado a reforçar o que teria afirmado anteriormente, o secretário recua: “não dá para repetir tudo. Sou tímido”. Ao ser novamente provocado a falar, confessa: “Falei que tinha coragem de lhe dar uns amassos. E você precisa dizer se pode”.

A conversa se desenrola, com o então secretário mandando mensagens para a auxiliar. O marido de Débora não sustenta a raiva e acaba mandando um áudio para Lázaro, que se defende: “Engano no ‘zap’. De quem é esse celular?”. Aqui, acaba a conversa.

 

“Meu esposo começou a responder as mensagens. Lázaro falou que estava me esperando. Quando meu marido chegou, algumas pessoas viram o secretário saindo pelas portas dos fundos da lanchonete. Depois disso, ele começou a falar para meu esposo que tinha se equivocado, que sempre me respeitou. No dia seguinte, fui à delegacia”, relembra a mulher sobre o episódio na pizzaria.

OS “AMASSOS”

Como mostrado na troca de mensagens, Lázaro fala em “amassos” na auxiliar. E foi dentro do prédio da Secretaria de Infraestrutura de Queimadas que os assédios se tornaram ainda piores.

No dia 14 de março, por volta das 16h, o Requerido chamou a Requerente em sua sala e quando esta entrou o mesmo fechou a porta com a chave, se aproximou da Requerente e beijou-lhe a boca a força, tendo esta lhe empurrado e perguntado se o mesmo havia enlouquecido, ouvindo como resposta que: ‘ESTAVA LOUCO POR ELA’. Após se livrar das garras do Requerido, a Requerente deixou a sala correndo”, narra o processo.

“O assédio e as investidas continuaram, levando a Requerente a passar mal, sendo levada para o hospital local, forçando a Requerente a registrar um Boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia de Queimadas”, complementa. “Em uma dessas situações, ele apalpou meus seios. Ele me forçou o beijo. Serrei os lábios e ele tentou morder. No meu braço, ficaram as marcas das mãos dele”, reforça Débora.

A mulher conta que só tomou coragem de levar o caso a público depois de sete anos. “Nós nunca nos calamos. Quando ele assumiu a pasta em Salvador [diretoria da SDE], fiquei indignada. Por qual motivo uma pessoa, que tem processo contra, provas que comprovam que sofri o assédio, e ele consegue [assumir o cargo]?”, questiona.

Hoje, Lázaro é diretor de Supervisão da Gestão e Suporte a Concessões de Centrais de Abastecimento e Mercados. Vereador licenciado de Queimadas, deve concorrer ao cargo ainda em 2024.

PREFEITURA

Após o caso ser registrado na Delegacia Territorial de Queimadas, Débora foi transferida de setor. “Conversei com o prefeito e disse que não queria continuar na secretaria com Lázaro. Ele ficou protelando. Fui à delegacia, prestei queixa e mostrei todo o conteúdo, desde os primeiros dias”, narrou. O chefe do Executivo Municipal em 2017 era André Andrade (PT), que continua como prefeito de Queimadas.

“Eu perguntei ao Lázaro se era verdade [a denúncia]. Ele disse que não. O processo não andou e deixei que cada um assumisse sua responsabilidade. Ele quem deve responder por isso”, argumentou André, procurado pela reportagem. Após deixar o cargo no primeiro escalão da Prefeitura, Lázaro José reassumiu o cargo de vereador e, quando Jerônimo Rodrigues venceu a eleição de 2022, foi nomeado para a SDE, em 2023.

Antes de ser transferida, Débora relembra que ainda chegou a ser ameaçada pelo chefe, Lázaro. “Um dia, ele me chamou e disse: ‘você sabe que é oposição. Você sabe que outras pessoas queriam ficar em seu lugar’. Eu disse a ele: ‘Lázaro, nunca lhe dei abertura para você fazer isso’. Ele me disse que a prefeitura estava pedindo para me colocar no almoxarifado com vários homens. E, lá, eu seria estuprada por vários mecânicos. Eu disse a ele: ‘já que você pode, faça isso'”.

O PROCESSO

Após o Boletim de Ocorrência ser registrado na Delegacia Territorial de Queimadas, o processo foi enviado ao Tribunal de Justiça da Bahia como cível, e não criminal. Na prática, cível propõe uma reconciliação entre as partes. “Já tivemos uma audiência, no ano de 2018. A defesa dele alegou que o juiz leigo foi tendencioso para minha parte”, recorda Débora.

Hoje, o processo está parado na Vara de Queimadas. A reportagem apurou que, até hoje, não foi encaminhada denúncia criminal contra o vereador por parte da Polícia Civil da Bahia.

O QUE DIZ O ACUSADO

Lázaro foi procurado pela equipe de reportagem do Portal do Casé. No primeiro contato, negou todas as acusações e se comprometeu a dar entrevista. Porém, horas mais tarde, declinou e enviou um vídeo, se defendendo.

“Em 2017, ao chegar na secretaria, encontrei uma pessoa que se dizia colaboradora. Ela não foi convidada por mim. Ela pediu ao prefeito a fazer parte da secretaria. Essa pessoa sempre teve comportamento duvidoso. Sempre tentou uma aproximação e não teve sucesso. Como sempre, seu esposo já tinha suspeita de alguma situação, não comigo, a obrigou a mudar de setor. Sua justificativa foi fazendo a acusação contra minha pessoa. Isso nunca aconteceu. Essa pessoa foi transferida”, contou.

O diretor da SDE ainda alegou que o caso tem conotação política. “Por uma tentativa de ganhar dinheiro fácil, entrou com uma ação na Justiça de Queimadas, solicitando mais de 30 mil reais. Exclusivamente, o objetivo é financeiro. Como não houve nenhuma decisão, hoje estão usando essa prerrogativa para me acusar e fazer defesa de um lado político. A pessoa é pré-candidata a vereadora, por outro lado político. Sempre trabalhei em instituições públicas e nunca desrespeitei nenhuma colaboradora”.

Queimadas

ASSISTA! Estudantes são transportados na caçamba de carro, em Queimadas; secretário nega ser escolar

Pelo menos seis jovens com uniforme escolar foram flagrados na caçamba de uma caminhonete às margens da BA-120, em Queimadas. O caso foi registrado na sexta-feira (4/4).

As imagens mostram que o carro, modelo Strada, trafega com alguns alunos, inclusive, em pé. O flagrante aconteceu próximo ao Colégio Estadual Santo Antônio das Queimadas.

O Notícias de Queimadas e Região procurou o secretário da Educação de Queimadas para saber se o veículo faz parte da frota regular de transporte escolar.

Israel Lima negou que a Strada estivesse fazendo transporte escolar. Ele considera que, provavelmente, os estudantes estivessem de carona no momento do flagrante.

CLIQUE AQUI E ASSISTA 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transportar pessoas na caçamba de veículos é infração gravíssima, com sete pontos na carteira de habilitação do motorista.

Continue Lendo...

Queimadas

Prefeitura de Queimadas faz limpeza completa no Cemitério do Santo Antônio após reclamação

A Prefeitura de Queimadas está realizando limpeza completa no Cemitério do Santo Antônio. Nesta sexta-feira (4), inclusive, o secretário de Infraestrutura, Fábio da Silva Oliveira, foi ao local conferir de perto a ação dos operários.

Nesta semana, uma moradora que foi ao cemitério reclamou das más condições do equipamento público, por meio de um vídeo postado nas redes sociais. O matagal estava alto. “Olha isso aqui, cheio de mato. Para passar aqui, passamos pelo meio do mato. Olha a situação”, pontuou. Hoje, a situação já está bem diferente.

 

O secretário de Infraestrutura pontuou ao Notícias de Queimadas e Região as dificuldades que está enfrentando nos primeiros meses, especialmente por conta de várias máquinas que foram deixadas inutilizadas pela ex-gestão municipal.

O titular da Seinfra, porém, fez questão de dizer que obras estão sendo realizadas, especialmente as emergenciais envolvendo estradas que ligam distritos e povoados à sede de Queimadas.

Continue Lendo...

Queimadas

PMs do 16º BPM passam por instrução para usar fuzil israelense

Após receberem uma quantidade de fuzis israelenses 5.56, policiais militares do 16° Batalhão (BPM/Serrinha) estão participando um curso de manuseio no Clube de Tiro Sisaleiro, localizado no município de Conceição do Coité. O evento segue até quinta-feira (3/4).

Com a presença de instrutores e policiais da Rondesp, a capacitação permitirá o melhor desempenho dos agentes ao manusear o armamento, considerado uma referência mundial.

O rigoroso padrão de treinamento incluiu aulas teóricas e práticas com foco no manuseio seguro e eficiente da nova arma. Os policiais irão aprender sobre desmontagem, montagem, limpeza e manutenção do fuzil, além de técnicas de tiro e procedimentos operacionais.

De acordo com o comandante de Policiamento da Região Nordeste, coronel Macedo Júnior, o objetivo da capacitação é proporcionar mais agilidade e segurança aos profissionais que atuam diariamente no combate à criminalidade e na proteção da sociedade.

“O investimento do Governo do Estado em trazer essas armas é de suma importância para o efetivo. A adaptação e proficiência técnica para o trabalho da Polícia Militar da Bahia é crucial no manuseio correto dos novos e modernos armamentos adquiridos”, disse o oficial.

Ainda de acordo com Macedo, nesta primeira etapa, os PMs irão passar por aulas teóricas

“O efetivo está conhecendo melhor o material com o qual irá trabalhar, pois, não basta somente recebermos a arma, temos todo o aparato de instrução para posteriormente lidar com as circunstâncias no dia-a-dia, explicou o coronel Macedo ao Portal Raízes.

É importante frisar que o Clube de Tiro Sisaleiro, local onde está ocorrendo o curso de instrução dos PMs, é um destaque na região, tendo uma estrutura diferenciada e profissional.

A equipe de socorristas Águia Resgate também foi acionada e está disponível para qualquer eventualidade, demonstrando a preocupação do CTI (Clube de Tiro Sisaleiro) em proporcionar conforto, segurança e conhecimento aos participantes.

Fonte: Rafaela Rodrigues 

Continue Lendo...

Queimadas

Médico dá dicas para pais de adolescentes e exemplifica série da Netflix

Qual a sua relação com seu filho adolescente? Essa é a principal reflexão que o psiquiatra Maike Araújo deixou, nesta sexta-feira (28/3), ao comentar a série “Adolescência”, lançada pela Netflix.

“Essa série traz questões seríssimas da adolescência e do contato com pais. Traz também questões muito graves, como bullyng, o efeito negativo das telas e as mídias sociais. Além disso, essa série reforça que muitas escolas, cuidadores e professores não estão preparados para lidar com muitas das questões da adolescência”, contou o médico, em vídeo postado nas redes sociais.

“É uma fase difícil, de mudanças hormonais e, muitas das vezes, não estamos atentos aos sinais. Importante que os pais estejam mais alertas aos comportamentos e amizades dos seus filhos, ao conteúdo que utilizam nas redes sociais, como seus filhos interagem na sociedade. É importante que você esteja perto do seu filho”, indicou.

Por fim, o médico questionou: “Quando foi a última vez que você olhou no olho do seu filho e teve uma conversa? Você conversa com seu filho sobre assuntos delicados? Você tem saído com seu filho? Você tem dividido tempo com ele? Ou você simplesmente mora no mesmo teto e acha que ele está coberto por você. O conteúdo da série é apenas a realidade de um adolescente frustrado com a rotina”.

Maike Araújo atende também na Clínica UltraMed, em Queimadas. Para marcar uma consulta é só ligar: (75) 3644-1259.

ASSISTA AO VÍDEO

Continue Lendo...

Queimadas

PASSA NADA! PM apreende mais um carro com restrição de roubo, em Queimadas

Mais um veículo roubado foi recuperado pela Polícia Militar em Queimadas. Desta vez, a ação foi realizada no bairro do Alto do Santo Antônio, na tarde desta quinta-feira (27/3).

Segundo a PM, uma guarnição do 4° pelotão/Queimadas – 5ª Companhia do 16º Batalhão (BPM/Serrinha) fazia rondas no âmbito da “Operação Harpia” quando abordou um carro, modelo Mobi.

O condutor do automóvel disse que não tinha Carteira Nacional de Habilitação, por ter 16 anos. O pai dele, então, foi chamado.

Durante as buscas, a PM descobriu sinais de adulteração no chassi e placas do veículo. O dono, de 36 anos, disse que comprou o Mobi no distrito do Espanta Gado, por R$ 36 mil.

O pai do adolescente não soube dizer quem teria sido o vendedor. O carro foi apresentado na Delegacia Territorial de Queimadas.

Esse foi o segundo carro com sinais de furto/roubo apreendido na cidade em uma semana. No último dia 19, um HB20 que tinha sido levado em Salvador foi recuperado pela Polícia Militar. Vale registrar também as apreensões de bens com restrições judiciais.

Continue Lendo...

Queimadas

Calango raro é achado em Queimadas; veterinária comenta

Um animal preto, com listras pelo corpo e que rasteja. Foi essa característica encontrada por moradores da região conhecida como Japão, em Queimadas, na tarde desta quinta-feira (27/3).

O réptil deixou pessoas assustadas, já que a espécie nunca tinha sido vista.

O Notícias de Queimadas e Região ouviu a veterinária de Animais Silvestres e Exóticos, Bruna Lopes. Ela confirmou que o réptil achado em Queimadas é um calango-liso, também conhecido como calango-coral.

A profissional salientou que o bichinho não é venenoso e não apresenta risco aos humanos.

Não há muitos trabalhos acadêmicos sobre o calango-coral, mas ele é considerado endêmico, ou seja, encontrado apenas em alguns locais do Brasil, como nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

A veterinária orienta que o animal não seja capturado.

Continue Lendo...

Queimadas

Briga na Festa dos Vaqueiros: mãe e filha denunciam homem por agressões em Queimadas; ele se defende

Uma briga generalizada envolvendo um homem e uma garota trans durante a Festa dos Vaqueiros, na noite de domingo no Parque de Exposições de Queimadas, acabou com pessoas feridas e troca de acusações. Nesta segunda-feira (24/3), o Notícias de Queimadas e Região ouviu os dois lados da história.

O rapaz envolvido na situação quis se identificar apenas pelas iniciais do nome: M.L. “Uma senhora ‘cismou’ e começou a falar sobre minha pessoa. Ela apontava para mim e o povo segurando. Eu fiquei ‘na minha’. Eu sabia que era comigo porque uma colega me falou. Depois, chegaram mais pessoas me apontando. Fui perguntar o que estava acontecendo. Essa pessoa veio para cima de mim e trocamos murros e chutes. Depois, me separaram”, contou ele.

Uma das pessoas que estava no grupo oposto ao de M.L foi a garota trans Ana Júlia. “Minha filha me contou que a briga teria começado porque o M.L queria bater numa mulher na festa e o murro acabou atingido ela. Julia tirou satisfações e ele disse que, se estava no meio, ia apanhar também. Assim começou a briga, que lá foi separada pelos policiais”, detalhou Maiara de Souza Matos, mãe da trans.

Depois da confusão no Parque de Exposições, Maiara precisou levar a jovem para o Hospital dr. Edson Silva. Segundo ela, M.L e outro homem, que seria seu irmão, as agrediram.

“Depois da briga, por um desentendimento dos dois na festa, fui levá-la ao hospital. No caminho, bem próximo à unidade de saúde, chegou o espancador com o irmão. Eles começaram a bater de novo na minha filha. Eu, tentando impedir as agressões, acabei apanhando também”, relatou. Maiara mostra os hematomas que ficaram pelo seu rosto. Já Ana Júlia teve escoriações pelo corpo. Ambas já estão em casa.

M.L nega que tenha agredido mãe e filha depois da primeira confusão, na festa. “Chamei um colega para pegar um remédio de dor de cabeça. Ela tentou me agredir novamente e saímos no murro novamente. A polícia me pegou, me derrubou no chão e me liberou […] Briguei novamente com a pessoa. Depois disso, fui embora”, sustentou.

Mãe e filha já registraram queixa na Delegacia Territorial de Queimadas e vão fazer exame de corpo de delito.

Continue Lendo...

Queimadas

GALERIA DE FOTOS! Cavalgada e missa marcam dia do vaqueiro nos Festejos de São José

O festejo de São José teve mais um grande momento religioso e cultural, realizado na manhã deste domingo (23), com a realização do dia dedicado aos vaqueiros “Heróis do Sertão”.

Os vaqueiros saíram em cavalgada do Parque de Exposição. Passando pelas principais ruas da cidade, foram puxados pelo “paredão” Neguinho de Raimunda, com os aboiadores Zé de Nano e Cebola. A cavalgada foi encerrada na Capelinha de São José, onde os vaqueiros foram acolhidos pelo Frei Francisco e demais católicos, que foram prestigiar aquele momento de dedicação e de fé do homem do campo.

Os vaqueiros chegaram montados nos seus cavalos, vestidos de gibão, botas, coletes e chapéu de couro, trazendo no semblante a bravura do homem.

O objetivo principal da Missa do Vaqueiro é mostrar, através da figura do vaqueiro, a bravura, a dedicação e a fé do sertanejo, valorizando a cultura popular.

O Frei Francisco fez a celebração da missa. Logo após, fez a benção com água benta aos cavaleiros e seus cavalos, abençoando todos os presentes.

“Sou imensamente grato por poder viver essa tradição tão linda, onde a fé e a devoção se encontram nas ruas da nossa cidade. A união de todos, cavaleiros, e toda a comunidade, foi um reflexo da força e do amor que temos por São José”, pontuou o padre Francisco.

“Agradeço a Deus por nos proporcionar esse momento de paz e união, e peço que ele continue nos abençoando com saúde, proteção e prosperidade. Que São José continue a interceder por nós, e que possamos sempre celebrar sua bondade e misericórdia com corações gratos”, completou.

“Nós, todos os anos, estamos participando, sempre com um principal objetivo em apoiar esses movimentos que envolvem o vaqueiro. Entendo que é um momento que lhes trazem grande alegria, encontro de amigos, que mantém viva essa tradição. Não podemos deixar morrer o amor pela vida do campo e o trabalho imensurável do vaqueiro”, disse Wilson Marques, do grupo Coragem.

Além dos vaqueiros, participaram do evento secretários, vereadores, prefeito Ricardo Lopes (PSD), além de empresários.

À tarde, teremos diversos concursos e, à noite, a festa com muita música de vaquejada, como manda o figurino.

VEJA GALERIA DE FOTOS


 

Continue Lendo...

Queimadas

Motociclista fica ferido após de chocar contra caminhão em Queimadas

Um homem de 54 anos, Audemir Lima Pereira, ficou ferido após a motocicleta que pilotava se chocar contra um caminhão na BA-120, no bairro Alda Martins, em Queimadas, na noite desta sexta-feira (21/3).

Segundo testemunhas, Audemir foi surpreendido pelo motorista do caminhão, que freou bruscamente. Ele usava capacete e, mesmo assim, levou uma forte pancada na cabeça.

O caminhoneiro não fugiu e prestou apoio. Ele contou à Polícia Militar que foi surpreendido por um carro, modelo Siena, que surgiu em sua frente. Por isso, precisou frear.

Audemir foi encaminhado para o hospital dr. Édson Silva e seu estado de saúde requer cuidados.

Continue Lendo...

Queimadas

Carro roubado em Salvador é apreendido pela PM em Queimadas

Um carro, modelo HB20 e que tinha registro de roubo em Salvador, foi recuperado em Queimadas. A ação foi realizada por policiais militares já na entrada do município, na BA-120, durante a tarde de quarta-feira (19/3).

Os PMs, do 4° pelotão/Queimadas – 5ª Companhia do 16º Batalhão (BPM/Serrinha), receberam a informação de que um carro clonado estava circulando na região. Ao avistar o automóvel, os agentes fizeram a abordagem. Uma mulher, de nome não divulgado, dirigia o veículo.

Segundo a PM, durante as buscas, foi constatada a irregularidade. A condutora, que não tinha Carteira de Habilitação, informou que adquiriu o HB-20 em Cansanção, e que não sabia ter sido fruto de roubo. Ela e o bem foram apresentados na Delegacia Territorial de Queimadas.

Continue Lendo...

Recentes