Queimadas
Vereador de Queimadas é acusado de assédio enquanto comandava pasta na Prefeitura: ‘apalpou os seios’

Reportagem: Jean Mendes, para o NQ+ e Portal do Casé.
O dia 7 de fevereiro de 2017 jamais será esquecido pela servidora pública Débora Ferreira de Andrade. Auxiliar do então secretário de Infraestrutura de Queimadas, Norte da Bahia, ela diz ter sofrido assédio sexual pelo chefe. O acusado é Lázaro José dos Santos Silva, hoje diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia e vereador licenciado da cidade. Hoje, o caso virou um processo cível que está parado no Tribunal de Justiça da Bahia. Sete anos depois, a mulher resolve abrir o jogo com exclusividade e contar, com detalhes, o que teria sofrido.
“Quando mudamos para o prédio da [secretaria da] Infraestrutura, eu ficava em antessala. Todos os dias, quando ele [Lázaro] chegava, queria cada vez mais mostrar intimidade comigo. Um dia, me chamou para a sala dele e pediu para trancar a porta. Ali, ele quis forçar um beijo. Eu me afastei e falei que era estupro. Ele se assustou, saí da sala e continuei trabalhando. Sofri várias situações. Eu sofria calada, por conta do meu esposo. Não sabia o que fazer”, diz.
No processo, que Débora tem contra o hoje diretor da SDE, consta que o dia 7 de fevereiro foi crucial, porque Lázaro teria pedido que a auxiliar instalasse, no computador, o WhatsApp Web – ferramenta que permite que o aplicativo de mensagens seja carregado sem que o celular esteja utilizado -.
“[…] após instalar o aplicativo, a Requerente foi surpreendida com uma mensagem enviada pelo Requerido afirmando que: ‘TENHO VONTADE DE TE DAR UNS AMASSOS’. Após a mensagem, o Réu foi em direção a Autora e apalpou seus seios, saindo em seguida da sala. O fato ocorreu no ambiente de trabalho, tendo a Requerente se apavorado e calado”, narra a peça acusatória, assinada pelo advogado de Débora, Cláudio José Morgado Leite.
AS MENSAGENS ÍNTIMAS
Por conta dos assédios, a mulher relata que começou a apresentar problemas de saúde. Foi em uma unidade hospitalar que, segundo ela, seu marido acabou descobrindo o crime. “Lázaro me mandou uma mensagem. Eu estava no hospital. Meu esposo viu e eu expliquei toda a situação”.
Nervoso, o marido de Débora começou a trocar mensagens com o então secretário de Infraestrutura de Queimadas, para fazer ele confessar. “Saí da Prefeitura agora. Estou na pizzaria. Comer alguma coisa”, escreveu Lázaro José, que pede para a mulher do outro lado explicar dois emoticons. “Foi o celular que deu erro aqui”, escreveu o marido de Débora, se passando por ela. Os “prints” estão disponíveis no processo.

Na mesma troca de mensagens, Lázaro afirma: “Achei que você se assustou com o que eu falei”. Ao receber a negativa, completa: “Então você topa?”. Ao ser instigado a reforçar o que teria afirmado anteriormente, o secretário recua: “não dá para repetir tudo. Sou tímido”. Ao ser novamente provocado a falar, confessa: “Falei que tinha coragem de lhe dar uns amassos. E você precisa dizer se pode”.

A conversa se desenrola, com o então secretário mandando mensagens para a auxiliar. O marido de Débora não sustenta a raiva e acaba mandando um áudio para Lázaro, que se defende: “Engano no ‘zap’. De quem é esse celular?”. Aqui, acaba a conversa.


“Meu esposo começou a responder as mensagens. Lázaro falou que estava me esperando. Quando meu marido chegou, algumas pessoas viram o secretário saindo pelas portas dos fundos da lanchonete. Depois disso, ele começou a falar para meu esposo que tinha se equivocado, que sempre me respeitou. No dia seguinte, fui à delegacia”, relembra a mulher sobre o episódio na pizzaria.
OS “AMASSOS”
Como mostrado na troca de mensagens, Lázaro fala em “amassos” na auxiliar. E foi dentro do prédio da Secretaria de Infraestrutura de Queimadas que os assédios se tornaram ainda piores.
No dia 14 de março, por volta das 16h, o Requerido chamou a Requerente em sua sala e quando esta entrou o mesmo fechou a porta com a chave, se aproximou da Requerente e beijou-lhe a boca a força, tendo esta lhe empurrado e perguntado se o mesmo havia enlouquecido, ouvindo como resposta que: ‘ESTAVA LOUCO POR ELA’. Após se livrar das garras do Requerido, a Requerente deixou a sala correndo”, narra o processo.
“O assédio e as investidas continuaram, levando a Requerente a passar mal, sendo levada para o hospital local, forçando a Requerente a registrar um Boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia de Queimadas”, complementa. “Em uma dessas situações, ele apalpou meus seios. Ele me forçou o beijo. Serrei os lábios e ele tentou morder. No meu braço, ficaram as marcas das mãos dele”, reforça Débora.
A mulher conta que só tomou coragem de levar o caso a público depois de sete anos. “Nós nunca nos calamos. Quando ele assumiu a pasta em Salvador [diretoria da SDE], fiquei indignada. Por qual motivo uma pessoa, que tem processo contra, provas que comprovam que sofri o assédio, e ele consegue [assumir o cargo]?”, questiona.
Hoje, Lázaro é diretor de Supervisão da Gestão e Suporte a Concessões de Centrais de Abastecimento e Mercados. Vereador licenciado de Queimadas, deve concorrer ao cargo ainda em 2024.
PREFEITURA
Após o caso ser registrado na Delegacia Territorial de Queimadas, Débora foi transferida de setor. “Conversei com o prefeito e disse que não queria continuar na secretaria com Lázaro. Ele ficou protelando. Fui à delegacia, prestei queixa e mostrei todo o conteúdo, desde os primeiros dias”, narrou. O chefe do Executivo Municipal em 2017 era André Andrade (PT), que continua como prefeito de Queimadas.
“Eu perguntei ao Lázaro se era verdade [a denúncia]. Ele disse que não. O processo não andou e deixei que cada um assumisse sua responsabilidade. Ele quem deve responder por isso”, argumentou André, procurado pela reportagem. Após deixar o cargo no primeiro escalão da Prefeitura, Lázaro José reassumiu o cargo de vereador e, quando Jerônimo Rodrigues venceu a eleição de 2022, foi nomeado para a SDE, em 2023.
Antes de ser transferida, Débora relembra que ainda chegou a ser ameaçada pelo chefe, Lázaro. “Um dia, ele me chamou e disse: ‘você sabe que é oposição. Você sabe que outras pessoas queriam ficar em seu lugar’. Eu disse a ele: ‘Lázaro, nunca lhe dei abertura para você fazer isso’. Ele me disse que a prefeitura estava pedindo para me colocar no almoxarifado com vários homens. E, lá, eu seria estuprada por vários mecânicos. Eu disse a ele: ‘já que você pode, faça isso'”.
O PROCESSO
Após o Boletim de Ocorrência ser registrado na Delegacia Territorial de Queimadas, o processo foi enviado ao Tribunal de Justiça da Bahia como cível, e não criminal. Na prática, cível propõe uma reconciliação entre as partes. “Já tivemos uma audiência, no ano de 2018. A defesa dele alegou que o juiz leigo foi tendencioso para minha parte”, recorda Débora.
Hoje, o processo está parado na Vara de Queimadas. A reportagem apurou que, até hoje, não foi encaminhada denúncia criminal contra o vereador por parte da Polícia Civil da Bahia.
O QUE DIZ O ACUSADO
Lázaro foi procurado pela equipe de reportagem do Portal do Casé. No primeiro contato, negou todas as acusações e se comprometeu a dar entrevista. Porém, horas mais tarde, declinou e enviou um vídeo, se defendendo.
“Em 2017, ao chegar na secretaria, encontrei uma pessoa que se dizia colaboradora. Ela não foi convidada por mim. Ela pediu ao prefeito a fazer parte da secretaria. Essa pessoa sempre teve comportamento duvidoso. Sempre tentou uma aproximação e não teve sucesso. Como sempre, seu esposo já tinha suspeita de alguma situação, não comigo, a obrigou a mudar de setor. Sua justificativa foi fazendo a acusação contra minha pessoa. Isso nunca aconteceu. Essa pessoa foi transferida”, contou.
O diretor da SDE ainda alegou que o caso tem conotação política. “Por uma tentativa de ganhar dinheiro fácil, entrou com uma ação na Justiça de Queimadas, solicitando mais de 30 mil reais. Exclusivamente, o objetivo é financeiro. Como não houve nenhuma decisão, hoje estão usando essa prerrogativa para me acusar e fazer defesa de um lado político. A pessoa é pré-candidata a vereadora, por outro lado político. Sempre trabalhei em instituições públicas e nunca desrespeitei nenhuma colaboradora”.

Queimadas
Novo centro de estética avançada é inaugurado em Queimadas; conheça a Clínica Dra Patrine Oliveira

Foi inaugurado, na manhã deste sábado (13/9), o mais novo espaço de beleza em Queimadas. A Clínica de Beleza e Estética Avançada Dr. Patrine Oliveira está localizada na Praça do Centenário, antigo laboratório DNA.
A biomédica Patrine Oliveira, que tem cinco anos de experiência na área, disse que, após se especializar em estética, fez um planejamento para que pudesse abrir o sonhado espaço. Hoje, realidade.
O novo espaço físico une os serviços de nutricionista, psicólogo, depiladora e esteticista.
A unidade contará com o trabalho de profissionais especializados em estética facial e corporal, estética, psicologia e nutrição, além de serviços como maquiagem e micropigmentação, tudo num espaço com muitas novidades.
Patrine Oliveira relatou que foram planos e sonhos e que, após a capacitação na área, ela traçou uma meta para que pudesse concretizar o que sempre planejou.
“Surgiu a oportunidade de um novo espaço mais amplo. Busquei na palavra de Deus e isso foi confirmado. Então, comecei a trabalhar e as portas foram se abrindo. O trabalho foi árduo e tive muito apoio e companheirismo da família, e o nosso esforço foi recompensado”, contou.
Cada detalhe do novo espaço foi cuidadosamente planejado para proporcionar aos pacientes a melhor experiência possível, combinando tecnologia avançada, conforto absoluto e atendimento impecável.
“Aqui, você não é apenas um paciente, mas parte de uma história construída com paixão pela estética e pelo bem-estar. Nossa missão é realçar sua beleza de forma natural e segura, elevando sua autoestima e confiança”, finaliza Patrine.
Queimadas
Polêmica da construção perto da barragem: família apresenta documentos da terra; confira

Sérgio Silva, que tenta construir na área perto da Barragem da Leste, em Queimadas, apresentou todos os documentos que, segundo ele, comprovam a propriedade da terra. A polêmica foi mostrada em reportagem do NQ+, nesta sexta (12/9). (CLIQUE AQUI E RELEIA)
“Já foram apresentados todos os documentos para o jurídico do município, que autorizou a fazer a organização da nossa área. Fomos notificados para tirar o alvará. Vamos apresentar tudo”, pontuou Sérgio.
VEJA A LISTA DE DOCUMENTOS QUE ELE APRESENTA:
– Recibo de compra e venda, datado de 1985;
– Atualização de documento, de 2025, comprovando que pagou a propriedade;
– Georreferenciamento;
– Descrição da parcela, com todos os detalhes;
– Memorial descritivo da propriedade;
– Certidão de débitos relativos a tributos federais;
– Declaração de confrontantes, do Sindicato dos Trabalhadores, com peso de escritura.
Ver essa foto no Instagram
Queimadas
Polêmica em Queimadas! Obra particular no acesso à Barragem da Leste acaba em troca de acusações; saiba tudo

Tudo começou com um vídeo, que viralizou na cidade. Nele, duas mulheres aparecem usando a água da Barragem da Leste, em Queimadas, para lavar roupas. Em cerca de seis minutos, a dupla e o cinegrafista amador denunciam que alguém estaria tentando fechar o acesso para o local. Por qual motivo? O que está por trás dessa situação? O Notícias de Queimadas e Região apurou a fundo toda a situação.
Nesta sexta-feira (12/9), a reportagem esteve no local e apurou que uma briga envolvendo vizinhos, até com envolvimento político, serve como plano de fundo. É que a família dona da propriedade que dá acesso ao rio quer retomar uma obra. Esse serviço, de acordo com eles, não impossibilita o acesso à barragem e serve para organizar o local. A questão é que vizinhos querem que tudo continue como está, com o acesso livre.

Barragem da Leste é um dos destinos turísticos mais procurados de Queimadas. Foto: Cidicleiton Souza
Na última quinta-feira, a Prefeitura de Queimadas embargou a obra. Agora, a Secretaria responsável espera um parecer da Procuradoria do Município para autorizar ou não a construção.
Uma das donas do terreno, que também funciona um bar, é Girleide Silva. Ela e o irmão, Sérgio Silva, estão à frente da organização da obra.
“Em 2019, minha irmã teve suspeita de câncer. Aqui, tinha um ambulante que vendia com meu pai. Meu pai, então, chamou meu irmão, Sérgio, para entregar o bar para ele. Se não quisesse, iria arrendar para o ambulante. Meu pai foi claro: ‘estou entregando, Sérgio. Eles querem fazer uma festa. Converse para ver como será isso’. Meu irmão procurou esse ambulante e disse: ‘temos duas despesas, nossas. Alvará e segurança”, sustenta Girleide.
A mulher, para ilustrar o início de toda a confusão, ainda relembra a época em que o caso foi levado à Prefeitura.
“O ambulante queria colocar bebidas. Meu irmão, então, disse que não iria fazer [a festa] porque meu pai trabalhou esses anos todos. A esposa do ambulante entrou também na situação. Ela afirmou: ‘quando coloco uma coisa na cabeça, eu faço’. Aí, entrou a política. Foi na Prefeitura, fez reunião e começaram a construir aqui. Meu pai disse: ‘o ambulante eu aceito, mas construção não. O rio é público, mas a propriedade até chegar no rio é minha'”, sustenta Girleide. “Tem política envolvida. Desde quando começou. Temos fotos de políticos prometendo isso aqui na casa do ambulante”, diz.
A família até tentou, há alguns anos, fazer essa mesma obra, alegando organização do terreno. O problema é que, segundo eles, a gestão municipal então comandada por André Andrade (PT) não deixou. Guardas municipais teriam sido enviados para encerrar as ações do cercado.
“Antes, fizemos uma cerca para organizar. Estamos retomando para melhorar nossa propriedade. Será uma área grande, aberta. Não vou fechar”, garante Sérgio.
OUTRO LADO
Jussara de Jesus é contra a construção da cerca. Para ela, a ideia da família é restringir a entrada do povo na Barragem da Leste. Ela ainda denuncia que a construção seria realizada para ser feita uma área VIP no local.
“A gente não está sendo impedido de realizar nossas atividades no rio. A gente quer, porém, que tudo fique como está. Para mim, é estranho. Eles falaram que iria cercar para fazer área VIP, para ter mais barulho. Aqui, ‘paredão’, não tem limite. Eles têm que fazer o evento deles e a gente ficar de braço cruzado?”, comenta.
No local, a reportagem do NQ+ também encontrou um grupo, também contra a construção. “O certo é não deixar fechar. Aqui, nunca existiu cerca. Nasci e me criei aqui. Querem fazer uma área privada. Cadê o prefeito e vereadores? Isso aqui é órgão do governo. É federal. Se as autoridades não tomarem providências, vamos fechar a estrada”, prometeram.
“Nunca fomos ameaçados. Eles querem cercar para ninguém ter acesso. Como vem alguém na porta, dizendo que vai cercar e que vai deixar apenas um trecho? Me criei aqui nessa barragem. Tem anos que meu avô possui essa casa. São anos e anos. Agora quer fechar uma área dessa, gente? Estão dizendo que, se a gente quiser, vamos ter que passar por um beco”, finaliza Jussara.
Agora, o caso deve ser levado ao Tribunal de Justiça da Bahia.
Ver essa foto no Instagram
Queimadas
Homicídio de ‘Jhow mecânico’: Polícia Civil começa a ouvir testemunhas e levanta possibilidades

A Polícia Civil já começou a ouvir as testemunhas para elucidar o homicídio que vitimou Valdemir de Jesus dos Santos, de 42 anos. O caso aconteceu na tarde de quarta-feira (3/9), em Queimadas.
As oitivas iniciaram nesta quinta. A Polícia Civil não descarta nenhuma possibilidade e também não comenta sobre o andamento das apurações para não atrapalhar as investigações.
O titular da DT de Queimadas, Eduardo Ataanderson, está à frente do caso, bem como os demais servidores da unidade.
Valdemir de Jesus, conhecido como “Jhow”, era mecânico e trabalhava no mesmo imóvel que foi assassinado, na Praça do Centenário. Ele foi surpreendido por dois homens, armados e encapuzados, que estavam a bordo de um carro.
Queimadas
VÍTIMA IDENTIFICADA: homem é morto a tiros por encapuzados, em Queimadas

Um homem, identificado como Valdemir de Jesus dos Santos, de 42 anos, foi morto com vários tiros dentro de casa, em Queimadas, na tarde desta quarta-feira (3/9). O caso aconteceu na Praça do Centenário.
No local, vizinhos não quiseram relatar ao Notícias de Queimadas e Região detalhes do crime, com medo de represálias.
O NQ+ apurou que o assassinato foi cometido por dois homens, encapuzados, que chegaram a bordo de um carro. Pelo menos um desceu, invadiu o imóvel e cometeu o crime.
“Jhow”, como era conhecido, era mecânico e trabalhava no mesmo local onde foi morto.

Policiais militares do 4º Pelotão/5ª Companhia do 16° Batalhão (BPM) foram acionados e isolaram a área área a chegada do Departamento de Polícia Técnica. A Guarda Civil Municipal também foi deslocada.
O caso será investigado pela Delegacia Territorial de Queimadas.
Queimadas
Shows, missas e mais: veja todos os detalhes da festa no Espanta Gado, em Queimadas

O distrito do Espanta Gado, em Queimadas, se prepara para a tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora das Dores. Haverá programação sagrada e profana, com shows de grandes atrações da música brasileira.
Com o tema “Maria Mãe da Esperança, que Guia Seus Filhos ao Coração de Jesus”, a Igreja Católica já começa os festejos no dia 6 de setembro, com missa. As atividades seguem até dia 15.
VEJA, ABAIXO, A PROGRAMAÇÃO
SHOWS
A Prefeitura de Queimadas preparou uma grande festa para homenagear a padroeira, no dia 21 de setembro.
Limão com Mel e Asas Livres comandam a noite, que terá ainda apresentações de Diel, Shirley Lima, Rosivaldo Silva e Tinno Flow.
FEIRA
Por conta as festividades, as feiras de dois domingos serão transferidas para a sexta-feira anterior, de acordo com decreto da Prefeitura.
A feira do dia 15 de setembro foi transferida para o dia 13. Mesma situação da semana seguinte, quando a feira do dia 21 será no dia 19.
Queimadas
Toda errada! PM apreende XRE 300 adulterada, em Queimadas

Uma motocicleta, modelo XRE 300, foi apreendida na tarde desta quinta-feira (28/8) pela Polícia Militar, em Queimadas, por suspeita de adulteração. O dono foi encaminhado à delegacia.
Policiais militares do 4° pelotão/5ª Companhia do 16° Batalhão (BPM/Serrinha) receberam denúncia anônima de que o veículo, com sinais de adulteração, estava em uma oficina, às margens da BA-120.
No local, os policiais constataram a irregularidade. O dono da XRE disse que comprou o veículo em Retirolândia, por R$ 18 mil.
A PM constatou que o veículo tinha adulteração no chassi, motor e placa. Agora a Polícia Civil deve identificar de quem verdadeiramente pertence a moto.
Queimadas
Espingardas são apreendidas pela Polícia Civil em Queimadas durante investigação sobre homicídio

Duas espingardas, uma faca e um facão foram apreendidos durante ação da Polícia Civil em Queimadas, na manhã desta quinta-feira (28/8). O dono do material foi preso, mas pagou fiança e foi liberado.
O NQ+ apurou que os policiais foram até um imóvel, na Fazenda Gentil, para cumprir mandado de busca e apreensão. No local, achou as espingardas, facão, faca, chumbo e pólvora.
J.C.B de J foi encaminhado para a delegacia. Essas apreensões têm relação com a investigação de um homicídio. Por estar em segredo de Justiça, o NQ+ não pode dar detalhes.
A operação foi coordenada pelo titular da Delegacia Territorial de Queimadas, Eduardo Ataanderson Santos Andrade, e contou com a participação de policiais da 19ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (COORPIN/Senhor do Bonfim).
Queimadas
Três GCMs são alvos da Polícia Civil por suposta tortura em Queimadas; veja detalhes

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos, na manhã desta quinta-feira (28/8), na operação deflagrada pela Polícia Civil em Queimadas. A informação foi confirmada ao NQ+ por fontes ligadas à investigação.
Apuração do Notícias de Queimadas e Região aponta que a ação policial investiga suposto crime de tortura praticado por uma guarnição da Guarda Civil Municipal. Os nomes dos servidores serão preservados porque não foram presos.
Três celulares foram apreendidos e devem passar por perícia. O Notícias de Queimadas e Região também apurou que armas foram achadas na ação, mas todas estavam registradas nos órgãos competentes e não foram apreendidas.
A ação foi realizada pela Delegacia Territorial de Queimadas, com apoio da 19ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin/Senhor do Bonfim).A
Até a publicação desta matéria, a Prefeitura de Queimadas não tinha se manifestado sobre o assunto.
Queimadas
Urgente! Polícia faz operação em Queimadas e mira GCMs

A Polícia Civil faz uma operação, na manhã desta quinta-feira (28/8), em Queimadas. Segundo apuração do NQ+, os alvos são pelo menos três guardas civis municipais, que ainda não tiveram os nomes revelados.
Até a publicação desta reportagem, não havia a informação se os mandados expedidos pelo Tribunal de Justiça da Bahia e cumpridos pelos agentes eram de prisão ou apenas de busca e apreensão.
A ação é realizada pela Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI).
O Notícias de Queimadas e Região acompanha todos os detalhes e, ainda nesta quinta, deve trazer atualizações sobre o caso.
-
Notícias Região11 meses ago
Vereador de Queimadas, Ariel da Martins sofre acidente de moto; veja detalhes
-
Queimadas1 ano ago
Urgente! Dois homens são mortos a tiros de grosso calibre em Queimadas
-
Notícias Região1 ano ago
Jovem de Queimadas morre eletrocutado em Castro Alves
-
Queimadas8 meses ago
Morre ‘Negão’, esfaqueado pelo próprio irmão em Queimadas
-
Queimadas7 meses ago
Urgente! Um morre em ação da Rondesp em Queimadas; veja quem
-
Queimadas6 meses ago
Açougueiro morre após ser atropelado por carro, em Queimadas
-
Queimadas1 ano ago
Jovem de Queimadas morre em Minas Gerais e família pede ajuda
-
Queimadas1 ano ago
Tragédia em Queimadas: homem morre atropelado por trator pilotado pelo próprio irmão
-
Queimadas2 anos ago
Homem é encontrado morto em estrada na zona rural de Queimadas
-
Queimadas1 ano ago
Homem morre eletrocutado em Queimadas; veja detalhes