Connect with us

Queimadas

Homem diz ter sido agredido pela GCM de Queimadas: ‘Pedi pelo amor de Deus’; comandante se defende

Um homem identificado como Rubenildo Oliveira denunciou uma agressão que teria sofrido de guardas civis municipais de Queimadas. A vítima expôs a situação na tribuna da Câmara de Vereadores, na sessão desta terça-feira (7/10). Nominalmente, foi citado o nome do comandante da corporação, Gavião. O servidor público, no mesmo local, se defendeu da situação.

O caso, segundo Rubenildo, aconteceu no Hospital dr. Edson Silva, no mês de agosto. “Entrei com essa caixinha [de som] na mão e marquei minha ficha. Pediram para eu esperar e fui para a parte de fora. Quando penso que não, veio um guarda se alterando. Ele estava até armado. Eu tomo remédios para a ansiedade. Se alguém chega gritando, altera minha mente. Depois, chegou outro, chamado Gavião. Subiu no corrimão me imprensando nas grades. Eu pedi para me soltar, que não estava aguentando mais”, relembrou o homem.

Ainda de acordo com ele, foi preciso implorar para que as agressões parassem. “Esse Gavião me imprensou e eu pedi pelo amor de Deus, para me soltar. Ele me soltou e me empurrou, em uma baixada. Saí escorregando. Já veio ele e outro guarda, subindo em minhas costas, para tentar me algemar. Conseguiu colocar em um braço, mas depois tirou […] Eu saí e, quando voltei, já tinham outros guardas no hospital”, contou.

Após o episódio, Oliveira disse ter procurado a Polícia Civil. “O delegado disse que eu não tinha razão, que todos teriam dito que entrei com som alto no hospital. Retruquei e pedi as imagens das câmeras de segurança […] Na recepção, perguntei a uma menina se eu tinha feito isso. Ela me disse que não, que eu só tinha feito isso na saída. ‘Mas estava alto?’, perguntei. Ela disse que não. Sei que não posso entrar nesses locais com som. Sei que não pode”, pontuou, ainda na Câmara.

OUTRO LADO

Na tribuna, o chefe da GCM de Queimadas se explicou. Gavião admitiu que precisou conter Rubenilson, no episódio, porque ele estaria provocando tumulto no hospital.

“O cidadão é uma pessoa que eu não conhecia. Hoje, tenho noção da situação dele. A guarnição estava na ‘Feira do Pau’, atendendo ocorrência de surto psicótico. Nesse momento, o GCM Fredson, no hospital, me ligou pedindo apoio porque estava uma situação incontrolável no hospital. Me desloquei para o apoio e não sabia o que estava acontecendo. Lá, encontrei, na porta, o cidadão alterado, gritando e xingando”, se defendeu.

O GCM ainda relatou que foi agredido. “Recebi um xingamento e me identifiquei. Na sequência, ele deu uma cusparada no meu rosto. Isso é agressão a servidor público e é crime. Tive que conter o cidadão. Ninguém viu arma. Tentei de várias formas para que ele se acalmasse. Ele me desferiu um soco no rosto. O estado psicológico dele era tão alterado que quebrou o ‘enforca gato’. Ele disse que pegaria uma faca”, explicou o guarda.

Segundo o chefe dos GCMs de Queimadas, a Polícia Civil chegou a registrar o caso. “Ele [Rubenilson] foi à delegacia e fui intimado. Lá, constava lesão corporal contra minha pessoa. Tenho laudos dele, do CAPS, que mostra que ele perde a noção das coisas. Não estou dizendo que aconteceu, mas foi o que provavelmente aconteceu. Fredson presta serviço no hospital há 17 anos e não tem uma queixa. Houve testemunhas. Não teve agressão física, e nem vai acontecer”, finalizou.

Queimadas

Polícia Civil analisa imagens de câmeras para caçar assassino de ‘Meleca’, em Queimadas

A Polícia Civil analisa câmeras de segurança que podem ter flagrado, em Queimadas, o assassinato de Gustavo dos Santos, o “Meleca”. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira (6/10) pelo substituto da Delegacia Territorial, Eduardo Ataanderson.

“Estamos apurando os fatos, e faltam esclarecer as circunstâncias e possível motivação do caso. Diligências estão sendo tomadas, e as imagens estão sendo analisadas”, contou o delegado, ao Notícias de Queimadas e Região.

O NQ+ apurou que a Polícia Civil não descarta a possibilidade de o tráfico de drogas ter motivado o assassinato.

Gustavo estava sentado em um bar, na Praça da Liberdade, quando foi surpreendido por outro homem, que chegou a bordo de uma motocicleta e disparou pelo menos quatro tiros. O criminoso, que usava capacete, fugiu. Já “Meleca” morreu na hora.

Policiais militares foram acionados e isolaram a área do crime. O corpo de “Meleca” foi levado para o Instituto Médico Legal de Senhor do Bonfim.

Continue Lendo...

Queimadas

MATARAM ‘MELECA’: homem é executado a tiros dentro de bar em Queimadas

Um homem identificado como Gustavo dos Santos, conhecido como “Meleca”, foi morto a tiros, na tarde deste domingo (5/10), em Queimadas.

O caso aconteceu dentro de um bar, na Praça da Liberdade. Segundo testemunhas, a vítima foi seguida por um homem, que estava a bordo de uma motocicleta.

No estabelecimento, os disparos aconteceram. “Meleca”, que já estava sentado e recebeu pelo menos quatro tiros, morreu na hora, enquanto o atirador fugiu.

Policiais militares do 4° Pelotão/5ª Companhia do 16° Batalhão (BPM) foram acionados e isolaram a área do crime até a chegada do Departamento de Polícia Técnica.

O caso será investigado pela Delegacia Territorial de Queimadas.

Fontes da Polícia Civil apontam que “Meleca” tinha uma extensa ficha criminal, com passagens principalmente por tráfico de drogas.

Continue Lendo...

Queimadas

Major responsável pelo policiamento em Queimadas, Nordestina e outras cidades assume o comando da 7ª CIPM; veja o que muda

O major Tiago Fonseca Lima assumiu, nesta quinta-feira (2/10), o comando da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Monte Santo).

A unidade será responsável, além de Monte Santo, pelo policiamento em Cansanção, Itiúba, Nordestina e Queimadas. Essas quatro últimas deixam de pertencer ao 16º Batalhão da PM.

Na prática, a expectativa é que o policiamento seja reforçado nas cidades. “É melhorar aquilo que já existia. O estado está investindo em estrutura, como armamentos e viaturas”, disse o oficial ao radialista Edgar de Souza.

O major informou ainda que, com um novo curso de formação que está sendo finalizado, o número de PMs deve aumentar nas cidades da 7ª CIPM.

Estiveram na solenidade de assunção de comando políticos e policiais militares, incluindo o comandante de policiamento da Região Nordeste, coronel Daniel Figueiredo.

O novo comandante, que foi promovido a major em 2024, já conhece a região. Ele estava no 5° Batalhão (BPM/Euclides da Cunha).

Continue Lendo...

Queimadas

Carro capota na estrada do Espanta Gado, em Queimadas

Um carro, modelo Gol, capotou na estrada vicinal que liga o distrito do Espanta Gado, em Queimadas, ao município de Ponto Novo. O caso aconteceu na madrugada desta segunda-feira (29/9).

O Notícias de Queimadas e Região apurou que, no Gol, viajavam duas pessoas. O motorista perdeu o controle da direção e, em seguida, houve o capotamento. Por sorte, a dupla saiu do carro sem ferimentos.

A Guarda Civil Municipal foi acionada para registro da ocorrência.

O Gol tem placas de Bragança, no Pará. Os nomes das vítimas não foram revelados.

 

Continue Lendo...

Queimadas

GCM atira contra homem que brigava com o pai, em Queimadas; testemunhas confirmam legítima defesa

Um homem, que não teve o nome revelado, foi baleado por um guarda civil municipal em Queimadas, na tarde deste domingo (28/9). O servidor público agiu em legítima defesa.

O caso aconteceu na localidade conhecida como Gentil. Segundo testemunhas, a situação começou quando o homem brigou com o próprio pai, um idoso de 76 anos, em um bar – ambos usando uma faca.

Após a discussão e tendo apanhado com a bainha do facão, o rapaz saiu do estabelecimento, mas voltou minutos depois, também com um facão. Neste momento, a Guarda Civil Municipal já tinha sido acionada.

As testemunhas detalharam ainda que o homem que brigava com o pai tentou ferir o GCM, que foi obrigado a atirar contra a perna do agressor. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

O baleado foi levado para o Hospital dr. Edson Silva e deve ser transferido para uma unidade de maior porte. O estado de saúde é estável.

O caso deve ser investigado pela Delegacia Territorial de Queimadas. O nome do GCM também não foi informado.

Policiais militares do 4º pelotão (Queimadas)/5ª Companhia do 16º Batalhão (BPM) foram acionados e também registraram a ocorrência.

Continue Lendo...

Queimadas

Com homenagem a Iedo, Queimadas e Vitória Master empatam em 3×3

Na manhã deste domingo (28/9), o Estádio Municipal Jongão, em Queimadas, foi cenário de um empolgante amistoso de futebol master. Atletas de Queimadas enfrentaram o Esporte Clube Vitória, em uma partida equilibrada, que terminou empatada pelo placar de 3×3.

Os gols do time queimadense foram marcados por Nelio, Gil e Cloudes. Para o time do Vitória, marcaram Dinho – duas vezes – e Jorginho Capixaba. O clima de confraternização e homenagem tomou conta do estádio.

A manhã também foi marcada por uma homenagem a Iedo Morgado, ex-atacante de 56 anos, natural de Queimadas. Ele defendeu a camisa rubro-negra entre 1987 e 1990. Amigos e ex-atletas prestaram reconhecimento ao ex-jogador, com a entrega de uma camisa do Vitória, com assinatura de todos os participantes do jogo.

IEDO

Iedo não teve a vida de astro como jogador. Mas também fez o seu sucesso nos gramados nordestinos. Ele estourou em 1987, jogando pelo Vitória. Franzino, rápido e muito habilidoso, caiu nas graças da torcida rubro-negra.

“O sucesso no Vitória foi muito rápido. A realização de um sonho para mim. Sempre fui torcedor do time e queria muito vestir aquela camisa. Meu primeiro gol pelo Vitória foi veiculado no Fantástico. Uma emoção muito forte. Tive uma identificação muito grande com a torcida. Já joguei na Fonte Nova cheia. Mais de 70 mil pessoas gritando o meu nome. Algo inesquecível”, contou ao Notícias de Queimadas e Região.

No Leão, Iedo Morgado conquistou o bicampeonato baiano em 89 e 90. Ele fez parte de um dos grandes times do Vitória na década de 90, que tinha ainda Roberto Gaúcho, Missinho, Hugo e André Carpes.

Mas também muitos dissabores. Fatos acumulados que fizeram o ex-atacante, que mexia com os corações nervosos das torcidas nordestinas, ter problemas cardíacos, que acabaram resultando num Acidente Vascular Cerebral (AVC).

“Em 2015, eu pedi para sair do Estanciano-SE, e um mês depois tive um AVC. Perdi os movimentos do lado esquerdo todo. Foram oito meses de cadeiras de rodas. Deus me deu oportunidade de não morrer. Tive um AVC hemorrágico. Ainda tenho sequelas, ando com um pouco de dificuldade. Tive que me afastar do futebol. Mas hoje esse Iedo é muito mais feliz do que o outro”, pontuou.

O Iedo do Esporte Clube Vitória, Treze e do futebol nordestino segue, mas, hoje, aos 56 anos, é muito mais o Iedo pai de Jade, Rainara e Nicolas, e o esposo de Ranuzia. Mora em Estância, Sergipe, e se diz muito feliz.

Hoje, aquele Iedo rápido e elétrico dos gramados, caminha passos mais comedidos, revela ter no coração os clubes pelos quais ele atuou e sabe que tem um pé na história do nosso futebol.

CARTA DA FAMÍLIA

A família de Iedo pediu um espaço ao NQ+ para enviar uma homenagem ao ex-atleta. Segue, abaixo, na íntegra.

***

Eu sou, sem dúvida, a pessoa mais suspeita para falar de painho e da sua carreira. Sou uma eterna aprendiz e admiradora. Cresci ouvindo as suas histórias, sempre carregadas de amor, e, confesso, muitas vezes me questionei se não era injusto não ver o nome dele nos grandes holofotes até hoje. Mas tenho certeza de algo: a sua trajetória é um tesouro que será guardado e contado para as próximas gerações da nossa família, e eu farei questão de ser a iniciadora dessa conversa.

Será um prazer imenso contar aos meus filhos e netos sobre os gols de bicicleta que o avô fazia; o gol de cabeça que ele marcou lá do meio de campo (sim, do meio de campo!); ou de como ele era apegado à bola de um jeito que parecia que ela o amava, chegando nele para que ele fosse a atração principal e finalizasse os gols incríveis que marcou.

Vou falar também de como ele sempre deu a volta por cima diante das barreiras que a vida colocou no meio do seu caminho, e mesmo assim, se manteve firme e fiel à sua paixão de ser jogador.

Com certeza, os meus olhos vão marejar quando eu começar a falar da parte da vida dele em que o vi se dedicar dia e noite para levar o seu projeto de vida aos bairros mais esquecidos da cidade onde cresci, para aquelas crianças que não tinham a oportunidade de conhecer um profissional como ele. E ele fazia isso com tanto amor.

Estarei chorando ao falar que ele chamava todos aqueles meninos de filhos e que a sua maior satisfação era saber que estava lhes dando a possibilidade de sonhar com uma carreira digna.

​É uma honra imensa para mim como filha ter participado de jogos onde painho era treinador do time, e ver como ele misturava o profissionalismo de técnico com a capacidade de fazer os jogadores entregarem o melhor de si, mesmo quando estavam com os salários atrasados, inclusive o dele.

​Hoje, infelizmente, depois de um AVC que acabou chegando de maneira tão precoce, eu me questiono se era justo com alguém como meu pai, que carrega a bola no lugar do coração. Mas, sem dúvida, o legado dele é algo que vai ficar para a história na geração da família Morgado.

​Finalizo meu depoimento como uma filha emocionada com esta homenagem. De alguma forma, este é um jeito dele lembrar e ter a certeza de que ele marcou e fez história no futebol!

​Minha eterna gratidão a todos por este momento. E se alguém que está vendo esta homenagem hoje não teve o prazer de ver o meu pai dando o show dele em campo, assista no YouTube: “Os gols de Iedo Morgado”. Acreditem, vocês nunca viram nada parecido no futebol.

​Obrigada por este momento lindo!

Ass: Filha Jade Morgado, mas falo em nome de Raynara Morgado (filha), Nycolas Manoel (filho) e Ranúzia Morgado (esposa).

Continue Lendo...

Queimadas

Homem é esfaqueado após discussão por celular, em Queimadas

Um homem de 33 anos, identificado apenas pelas iniciais J.M.S.A, foi esfaqueado após uma discussão em Queimadas. O caso aconteceu por volta das 21h de sexta-feira (26/9), na Avenida Padre Edmilson Gomes Sobrinho.

Aos policiais militares do 4º pelotão (Queimadas)/5ª Companhia do 16º Batalhão (BPM), a vítima informou que a briga começou após ser acusada de furtar o celular do autor, que já está identificado mas não foi preso.

J.M.S.A foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e encaminhado para o Hospital dr. Edson Silva. Ele não corre risco de morrer.

O caso deve ser investigado pela Delegacia Territorial de Queimadas, que deve registrar o crime como lesão corporal.

Continue Lendo...

Queimadas

Morre Ronald Bello, ex-coordenador do PBF em Queimadas

O autônomo Ronald Bello da Silva, de 49 anos, morreu após ficar dias internado em Salvador. Bastante conhecido em Queimadas, ele procurou o Hospital dr. Edson Silva. Em seguida, foi regulado para a capital baiana.

Ronald era proprietário da Bello Store, vendedora de perfumaria na cidade. Além disso, trabalhou na gestão do prefeito Tarcísio como coordenador do Programa Bolsa Família (PBF), no ano de 2013.

Ao Notícias de Queimadas e Região, a família de Ronald descartou a possibilidade de infarto, mas disse que a causa da morte ainda não foi informada.

O corpo do autônomo, era solteiro e não tinha filhos, será velado no auditório do PAFAC de Queimadas, em data e horário ainda não detalhados.

Continue Lendo...

Queimadas

Noite de louvor e adoração! Dia da Cultura Evangélica reúne multidão em Queimadas

Louvor e shows musicais marcaram a abertura das comemorações à Cultura Evangélica, que acontece até essa quarta-feira (24/9), em Queimadas.

Na noite desta terça-feira (23), com intensa participação de fiéis das diversas igrejas evangélicas do município e região, o evento lotou a Avenida Nonato Marques.

Além dos shows de grandes nomes da música gospel, as comemorações da Cultura Evangélica representam dias de clamor, paz e alegria, voltados para a pregação do Evangelho.

Artistas locais levaram o público ao delírio. Em seguida, MC Juninho se apresentou. Uma das atrações mais esperadas da noite, Valesca Mayssa emocionou o público com suas canções.

Foram muitas as demonstrações de fé, amor e esperança emanadas em cada gesto de união e solidariedade ao longo da noite. Nesta quarta-feira (24), haverá shows de Forrozão Moria e a Banda Som e Louvor.

Para o prefeito Ricardo Lopes (PSD), é importante valorizar a cultura evangélica, pois faz parte de uma comunidade que exerce uma forte presença em todas as áreas da cidade. “Temos muitos evangélicos na cidade, e iniciativas como essa ajudam a implementar e fortalecer uma cultura de paz, promovendo a harmonia entre todas as religiões”, diz.

As comemorações da Cultura Evangélica são uma realização da Ordem de Pastores Evangélicos de Queimadas, com o apoio da Prefeitura.

Continue Lendo...

Queimadas

PM NELES! Som automotivo é apreendido em Queimadas durante festa, na madrugada

A Polícia Militar apreendeu um veículo, com som automotivo, que estava perturbando o sossego público por volta de 1h, em Queimadas. A ação aconteceu na madrugada desta terça-feira (23/9), em um espaço próximo ao Parque de Exposições.

Policiais militares do 4º pelotão (Queimadas)/5ª Companhia do 16º Batalhão (BPM) foram acionados pelo Centro Integrado de Comunicação (Cicom), porque vizinhos estavam incomodados com a situação. No local, confirmaram a ocorrência.

No endereço indicado, a PM constatou que o som automotivo estava alto. Por conta da contravenção penal, automóvel e som foram recolhidos para o pátio do 4º pelotão. Além disso, as pessoas que estavam no evento foram dispersadas.

Continue Lendo...

Recentes